Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de junho de 2021

Ação redobrada: Crianças sempre!


"Sabemos que são difíceis os tempos que correm. Isso não é novidade, mas a nossa resiliência também não! Para mais, o pior poderá já ter passado no que à saúde diz respeito, todos o queremos e todos acreditamos nisso, mas as ondas de choque da terrível pandemia começam a fazer-se sentir na vida das famílias e assim continuarão a desafiar-nos, impacto após impacto, por algum tempo.
Aprender-se-á nos manuais de História que uma vez mais o jogo cruel da seleção natural pôs à prova a resistência e o engenho humanos. O Benfica soube pensar além de si próprio e superar-se na sua ação humanista, atuando de forma pronta e musculada.
O Benfica agiu, como sempre. Porque o Benfica tem uma coisa dentro de si, a que os benfiquistas gostam de chamar Mística, e que o obriga a superar-se a cada obstáculo do caminho e a acreditar nas pessoas e dar-lhes tudo de si para que se realizem plenamente e protagonizem na vida de cada um a divisa de excelência que a todos nos impele: "De Muitos Um!", cada um de nós!
Por isso, para isso, o Sport Lisboa e Benfica instituiu a Fundação Benfica há 12 anos, tendo já envolvido em projetos de apoio e desenvolvimento social mais de 210 000 beneficiários em 10 países desde então, com um crescimento de atividade e escala, impactando diretamente mais de 34 000 pessoas em 2020, a maioria das quais em Portugal.
O foco dos projetos da Fundação são as crianças e jovens, combatendo todas as formas de exclusão e a pobreza infantil e promovendo a sua inclusão educativa como passaporte para o futuro. Em Portugal, a Fundação atua junto de diferentes públicos, do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e ensino profissional, sendo já bem conhecidos dos benfiquistas projetos como:
- "Para ti Se não faltares!"
- "Community Champions League"
- "Hat-Trick: Treinar, Jogar e Vencer"
- "Benfica Faz Bem"
- "KidFun – Educação para Valores"
- "Show Racism the Red Card"
Mas o Benfica é enorme e olha para o país como um todo, por isso, não descurando a aposta central na educação, leva ainda a Fundação a acompanhar as dores do país, levando-lhes como bálsamo a solidariedade infinita dos benfiquistas e a vontade indómita de vencer, sem nunca desistir, que nos caracteriza. Por isso mantemos e intensificamos ainda a nossa ação em projetos de Desporto Inclusivo como:
- "Walking Football" – Seniores (+50)
- "Futebol Adaptado" – pessoas portadoras de deficiência
- "Futebol de Rua" – jovens apoiados por projetos sociais
- "Welcome through Football" – refugiados
Mas também e crescentemente no futuro, nas áreas da sustentabilidade e educação ambiental com projetos nascidos da nossa reação aos terríveis incêndios de 2017, que mantemos ainda hoje como prevenção porque a memória benfiquista não é curta, como não é fugaz ou apenas de circunstância a nossa ação. O projeto "Faz da tua Escola um viveiro!" é disso um exemplo vivo, como o é a ação contínua da Fundação Benfica ao longo de todo o ano ao nível da assistência humanitária e do projeto Benfica Contigo.
São estes os projetos que mantemos durante esta dura provação, depois de uma reação à pandemia que levou o Benfica a duplicar o investimento social e a superar-se num apoio efetivo de mais de 1 200 000 euros ao SNS em material indispensável ao salvamento de tantas e tantas vidas por entre a trágica pandemia que ceifou a vida a tantos dos nossos entes queridos.
Redobraremos a nossa ação porque da solidariedade ativa e da tenacidade das organizações e dos cidadãos depende o futuro de todos nós e porque já todos sabem, benfiquistas ou não, que o nosso Benfica é fiável, sabe fazer e faz. Mais, está sempre lá quando é preciso!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!