Últimas indefectivações

sábado, 7 de outubro de 2017

Vantagem...

Benfica 28 - 24 Gwardia Opole
(15-12)

4 golos de vantagem para o 2.º jogo na Polónia sabe a pouco!!! Fomos melhores, somos melhores, mas alguns erros na finalização (basta recordar a última jogada ao poste...), deixaram a eliminatória em aberto... Até porque a arbitragem anti-caseira que hoje levámos, na Polónia, vai-se transformar numa arbitragem super-caseira, seguramente...!!!
Será importante o Cavalcanti começar a ser opção e o Terzic ganhar mais minutos, porque os Polacos são muito pesados, e usam e abusam do caparro...!!!

Provavelmente o melhor jogo do João Pedro da Silva, continuando a sua missão de sacrifício, 'tapando' todos os buracos do plantel... Boa entrada do Espinha no jogo, mas lá, precisamos do Figueira a 110%!!!!

Recordo que a Liga Polaca teve à pouco tempo uma equipa Campeã Europeia, é verdade que o Benfica tem-se dado relativamente bem com adversários polacos nas últimas épocas, mas estamos a disputar uma eliminatória com um adversário que tem um 'ambiente' competitivo mais exigente do que nós...



PS: No Hóquei em Patins, vencemos esta tarde a Final da Elite Cup, depois de derrotar o Sporting por 4-1. Na Quinta vencemos com dificuldade o Valongo nos penalty's, ontem eliminámos com facilidade a Oliveirense por 7-3... e hoje, nova vitória...
A integração do Vieirinha, está-se a fazer com sucesso como era esperado... o Tiago Rafael já está disponível e jogou... o Pedro Henriques 'arrisca-se' a ser titular, o empréstimos fez-lhe muito bem... O Benfica precisa de todo o plantel disponível, pois a época vai ser longa e as armadilhas serão muitas...!
Agora, o facto de termos vencido este importante torneio de pré-época não quer dizer nada... O ano passado jogámos muito mal neste torneio, e depois fizemos uma época bem 'positiva', que só não deu títulos, porque outras variáveis entraram dentro do rinque!!!!

Menos 'isto' e mais 'equipa'

"É precisamente pela mesma a razão que andam tão satisfeitos os adeptos do City e tão insatisfeitos os adeptos do Benfica. A razão tem um nome completo, chama-se Ederson Santana de Moraes. Os de Manchester vivem encantados com o seu novo guarda-redes e não se cansam de partilhar alguns dos muitos soberbos momentos com que têm vindo a ser contemplados pelo internacional brasileiro no seu ano de estreia no futebol inglês. Os da Luz, no extremo oposto da escala da satisfação, digerem com enorme dificuldade a saída de Ederson que foi, provavelmente, o jogador mais valioso que passou pelo Benfica nos últimos largos anos.
Por "valioso" não se entenda a soma considerável pelo qual foi vendido no último mercado de Verão mas a sua capacidade prática em termos de assegurar séries imensas de resultados positivos. Ninguém duvida de que a arte de Ederson contribuiu de modo decisivo para os títulos conquistados pelo Benfica na temporada e meia em que foi titular sem discussão da baliza encarnada. Terá até contribuído mais para o "tri" e para o "tetra" o incrível registo de defesas "de golo" assinadas por Ederson do que, por exemplo, o incrível registo do número golos marcados nas balizas adversárias levando a marca de autor do excepcional Jonas. Aliás, no esplendor dos seus 33 anos, Jonas continua a marcar golos em quase todos os jogos em que alinha pelo Benfica. Jonas é uma máquina. Benfiquistas, não embirrem com o Jonas. Melhor dito, benfiquistas, não embirrem com ninguém. Vamos mas é atirar-nos à Taça de Portugal quando passar esta coisa da selecção. Depois, logo se verá.
Grimaldo voltou a jogar depois de mais um período entregue a cuidados médicos e a verdade é que tem demorado a reencontrar-se consigo próprio e com a equipa. Grimaldo é um lateral-esquerdo de qualidade muito acima da média, é um facto. O outro facto é que se tem visto pouco a jogar nestes dois primeiros meses da temporada. E é pena. Já a falar tem estado bem. Ainda esta semana, na ressaca do empate consentido no Funchal, disse o espanhol em defesa própria e dos colegas: "Isto é uma equipa unida". É justamente essa a questão. Menos "isto" e mais "equipa" é o que se quer.
A demagogia em torno das chamadas claques segue imparável. O Porto insurgiu-se oficialmente contra uma possível suspensão do líder da sua claque em consequência dos cânticos humorísticos – sim, humorísticos – entoados pelos Super Dragões a propósito da tragédia da Chapecoense. O Porto considera qualquer penalização a Fernando Madureira como um verdadeiro escândalo visto que "o cântico não foi da autoria da claque". Ora aqui está um caso para a Sociedade Portuguesa de Autores resolver quando se pensava que seria um caso para uma qualquer outra entidade de cariz menos intelectual apreciar."

Supertaças !!!

Pois é, mais duas Supertaças:
Hoje, foram as meninas do Hóquei em Patins, ao vencerem o Stuart Massamá, por 4-1 (Rita Lopes (2), Inês Vieira, Marlene). A 5.ª Supertaça da secção...
Ontem, tinham sido as meninas do Rugby (sevens), ao vencerem nas meias-finais o Sport Clube do Porto por 22-5, e na Final o Sporting, por 12-10...

PS: No Futsal feminino, nova vitória do Benfica sobre o Sporting, desta vez na 3.ª jornada do Campeonato, por 2-3...

Derrota...

Sporting 5 - 2 Benfica

Alguns erros infantis e outros erros alheios na base desta derrota!
Com o 'regresso' do Porco do Albuquerque ao banco dos lagartos, a pocilga fica cheia..!!! Hoje, com o Benfica em vantagem foi um fartar de pouca vergonha, constantemente a pressionar e a coagir a equipa de arbitragem... só ficaram mais 'descansados' quando passaram para a frente!!!
No Amarelo ao Robinho nem sequer existiu falta, o Robinho chega primeiro à bola, a bola ainda ressalta no adversário, seria reposição lateral a favor do Benfica; no 2.º golo dos Lagartos há uma falta claríssima do Varela, fazendo um bloqueio, agarrando o jogador do Benfica, permitindo ao Cary ficar sozinho (algo que poucos minutos antes tinha sido 'assinalado' pelo árbitro)....; e depois ainda o penalty no 2.º tempo... Isto além do critério das faltas: os Lagartos chegaram ao fim com 4 faltas em todo o jogo!!! Basta recordar as palavras do treinador Campeão da Europa, sobre os 'critérios' nos jogos do Sporting!!!

Dito isto, o Benfica tem que afinar melhor as 'subidas' do Roncaglio, não podemos ter tantas perdas de bola... mesmo que algumas tenham sido de ressalto!!!
Sem o Chaguinha, perdemos o principal 'motor' da equipa, mas temos demonstrado melhor critério na saída... mas tem faltado 'presença' junto da baliza adversária... Hoje, ainda acertámos demasiadas vezes nos postes!!!
O Robinho precisa de um rápido 'curso' de Lagartice: as últimas épocas do Ricardinho no Benfica, ficaram marcadas por uma série de expulsões do Mágico nos jogos com os Lagartos, o Robinho tem que perceber que as 'regras' são diferentes... e não pode cair nas provocações!!!

Só recordar que o ano passado não perdemos um único jogo com os Lagartos, e só ganhámos a Taça!!! Pode ser que este ano seja ao contrário...

PS: As palavras do Porco Cagão no final do jogo, só devem servir para preparar os play-off´s ainda com maior vontade!!

Gabriel em directo...

Douglas em directo...

Uma Semana do Melhor... Graças a Deus!

Benfiquismo (DCXIX)

Mister...

Tem havido progresso

"Acontece assim por todo o lado, mas quando acontece ao Benfica é sempre especial

O vice-presidente da mesa da Assembleia Geral do Benfica passou um mau bocado na última reunião magna dos sócios do clube da Luz. O acontecimento, que se previa corriqueiro antes das derrotas com o CSKA, o Boavista e o Basileia e antes deste último empate com o Marítimo, ficará para a história como a assembleia das cadeiras pelo ar tendo em conta que, de facto, houve mesmo cadeiras voando como exibição prática - um tanto excessiva, é verdade - de um certo descontentamento de alguns associados pela carreira da equipa que se tem excedido em maus resultados fazendo com que a demonstração e a aprovação das boas contas da SAD fossem completamente submersas pela onda da insatisfação popular.
Acontece assim por todo o lado, mas quando acontece no Benfica é sempre especial, porque o Benfica é o maior clube português. Duque Vieira, é assim que se chama o vice-presidente da mesa da AG do Benfica, veio a público dias depois da dita assembleia para deitar água na fervura com palavras de bom senso e, no seu bondoso esforço, saiu-se com uma frase tão bonita quanto especialmente verdadeira: "Temos uma claque maravilhosa!".
Tal como em qualquer hipermercado, ou em qualquer grande superfície do género, logo surge junto à caixa 4 – e, por regra, fardado e ofegante – o diligente empregado que respondeu correndo ao apelo do altifalante que convocava com urgência "o funcionário da padaria à caixa 4", também o director de comunicação do Sporting correu para o seu discreto posto de trabalho mal ouviu o superior chamamento vindo do outro lado da 2.ª Circular. Tudo isto porque, ao contrário do que seria de esperar, não é o Sporting que é tematicamente o seu ganha-pão. Tematicamente, o seu ganha-pão é o Benfica.
Considerou, portanto, o funcionário da padaria em sentido figurado que, em sentido literal, estava o já citado dirigente do Benfica a confessar que o Benfica tinha uma claque ilegal. E disse: "Afinal têm claques ou não?". Têm, pois. Embora o significado da palavra ‘claque’ já não remeta para o teatro do século XIX quando se contratavam pessoas para bater palmas ou para não bater palmas – consoante os interesses do pagador – ainda vai remetendo a mesma palavra ‘claque’ para os aficionados amadores de espectáculos desportivos que até pagam o que for preciso para bater palmas ou não bater palmas aos seus clubes de futebol predilectos.
A diferença moderna está em pagar ou não pagar, e nem sempre foi assim. Há dois mil anos, em Roma, o imperador Nero não abria a boca para cantar se não tivesse diante de si uma plateia de quinhentos soldados das suas legiões e os coitados estavam lá por obrigação. Neste capítulo tem havido progresso.

Uma falha na realização da Sport TV
Coroando com a sua respeitabilidade a cerimónia em curso
O Sporting-FC Porto foi um jogo intenso e de qualidade. O clássico de Alvalade teve transmissão a cargo da Sport TV e a realização televisiva, como vem sendo regra, esteve ao nível das mais altas expectativas que sempre rodeiam estes transes do futebol.
Foi, necessariamente, uma câmara indiscreta da Sport TV que, decorrendo o intervalo do jogo, conseguiu descobrir lá pelo relvado aquele momento especial em que Adrien recebia os aplausos de gratidão das bancadas tendo unicamente ao seu lado a mais alta figura da hierarquia da casa disponível para a ocasião, o roupeiro Paulinho.
Já no minuto de silêncio em memória do árbitro José Pratas falhou rotundamente a realização da Sport TV ao não nos mostrar, a nós, os seus assinantes, a imagem de Estado que se impunha: os presidentes do Sporting e do FC Porto lado a lado coroando com a sua respeitabilidade a cerimónia em curso.
Isto porque pedir um grande plano de Pinto da Costa nessa ocasião, enfim, já era pedir demais."

Jogo Limpo... Assembleia, Futebol & afins

Svilar é o futuro e terá de ser o presente

"Queimar etapas do guarda-redes belga será um risco

Tenho defendido a teoria de que a baixa mais relevante do Benfica da última época foi Ederson. Mais do que Nélson Semedo, Lindelof ou Mitroglou, o guardião brasileiro fazia a diferença numa posição onde habitualmente se releva tão-só a performance entre os postes e a saída aos cruzamentos. 
Ederson não era apenas bom ou muito bom nessas competências, acrescia um valor na leitura de jogo – quantas vezes abandonava os postes, antecipando cenários e preenchendo o espaço entre uma linha defensiva subida e a área a proteger - e também no pontapé longo com uma precisão que permitia o lançamento de perigosos ataques – e até jogadas específicas como era o pontapé de baliza com o avançado adiantado em relação ao setor defensivo adversário, não estando em posição de fora de jogo.
Ederson partiu e a "opção lógica" Júlio César cedo ficou comprometida com uma lesão em Londres. Veio Varela e a fífia no Bessa aniquilou as esperanças do internacional sub-21. Voltou Júlio César mas percebe-se que o brasileiro já não oferece aquilo que o Benfica precisa.
Que fazer? Svilar é um miúdo supertalentoso mas… é um miúdo. Estará em condições de assumir a baliza? Na Luz, há a plena convicção de que será capaz. Svilar é a aposta para o futuro. A conjuntura obriga, porém, à antecipação do seu processo de integração, fazendo com que a sua estreia na Taça de Portugal com o Olhanense possa não ser apenas isso mesmo, uma estreia, mas o primeiro de muitos jogos… consecutivos. Esperemos para ver.

Portugal sério como Santos para chegar ao Mundial
A dupla jornada com Andorra e Suíça soa a pacote turístico, mas está muito longe disso. Para a Selecção Nacional é uma corrida de 100 metros que só admite um resultado: o 1.º lugar do grupo. Pensar que Andorra é um doce, é um erro. Seriedade e competência são essenciais."

Jornal... 3832

Qual crise?

"Não estamos a jogar ao nosso melhor nível, não há dúvida!

Não estamos a jogar ao nosso melhor nível, não há dúvida! Estamos com uma frente de ataque pouco dinâmica e eficaz, reveladora da falta de rotinas e habituação entre os novos figurinos do último terço do terreno.
E, evidentemente, precisamos de novos reforços defensivos, onde incluo a necessidade urgente de um novo guardião da baliza, que deverá chegar já em Janeiro na reabertura do mercado de transferências. 
Deste ponto de análise a falar-se de uma crise no Benfica vai um passo gigante. Como pode estar em crise um clube que é tetracampeão e que ganhou o único título já disputado esta época? Como se pode falar de crise quando apresentamos as melhores contas de sempre?
Estamos a 5 pontos da liderança. Fé e cabeça fria.
Em crise estão aqueles que não levantam troféus há demasiados anos…"

Diferentes estados de espírito

"O Sporting, que não ganha há quatro jogos, atravessa bom momento. O FC Porto, que não vence há quatro anos, vive momento de euforia.

Venha a paragem do campeonato nacional, para realizar os jogos da selecção Paragem positiva, para quem sendo campeão, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça (tudo nos últimos quatro meses) está em crise, como é o caso do Benfica.
O Sporting, que não ganha há quatro jogos, atravessa um bom momento. Já o FC Porto, que não vence há quatro anos, atravessa um momento de euforia.
Gosto quando os estados de espírito estão em linha com a grandeza dos emblemas. De facto, temos que melhorar muito para continuar a vencer. Mais que a distância pontual para os rivais (que já é alguma) preocupa a falta de consistência nas exibições.
Como me escrevia um amigo, benfiquista de eleição, através de SMS no passado domingo findo o jogo com o Marítimo, «devia estar a sentir-me mais novo, dado que voltamos a 2008». Devia-se ter rido da graça genuína do meu amigo... mas não consegui. Culpa minha porque baixo o sentido de humor quando o Benfica não ganha. Reconheço até que, ultimamente, habituado a ganhar quase tudo, dei como um direito adquirido essa posição natural dos astros.
É este sentimento que teremos que inverter, mas que só poderá ser conseguido com vitórias dentro de campo. O ruído, muito dele patético, algum provocado pelos nossos rivais, não irá abrandar, e só as vitórias (e boas exibições) farão com que desapareça. Para dormir descansado, terei mesmo que acreditar que vai ser assim, e pedir para o ser rapidamente.
Esta semana joga a Selecção Nacional, claro que quero que Portugal vença, embora não raras vezes pense que o meu País é o Benfica. Lá estarei, com custo, contra o Seferovic. É preciso despachar (com vitórias) Andorra e Suíça, porque temos um jogo importante contra o Olhanense.
Quando era miúdo, disse uma vez à minha mãe que as minhas paixões eram a minha família e o Benfica. A minha mãe, com a sua serenidade educativa retorquiu: «Eu sei filhote, mas a ordem não é essa». Por isso, e por muito mais razões, é preciso que o Benfica volte a ganhar.
Bons indicadores das modalidades que parecem ter equipas para lutar pelos principais troféus. Sinal mais, para a Supertaça de Basquetebol, e o excelente arranque do Andebol."

Sílvio Cervan, in A Bola

Nulla in mundo pax sincera

"Lembro-me de ter dez ou onze anos e folhear o livro Benfica, 85 anos de história, escrito por Carlos Perdigão, António Manuel Morais e José de Oliveira. Nos anos seguintes li e reli a obra, o que me despertou a curiosidade por querer saber mais sobre a história do nosso clube. Sendo filho de um benfiquista cujo gosto por partilhar os seus vastos conhecimentos sobre o Glorioso é inexcedível, calculo que a posse daquele livro e a vontade de agradar ao meu pai tenha sido a simbiose perfeita para querer aprofundar a minha cultura benfiquista desde tenra idade.
Em 1994, por altura do 90.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, os autores citados e João Loureiro dedicaram o seu tempo e sabedoria à publicação do extraordinário Benfica, 90 anos de glória, um livro de grande formato, com mais de trezentas páginas, que perscrutei avidamente.
Desde então li integralmente inúmeros livros sobre o Benfica, incluindo a obra inspiradora e monumental de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva, de 1954, sobre a história do SLB nos seus então 50 anos de vida, ou o 100 anos de lenda, de Carlos Perdigão, só para citar os melhores.
Em nenhum deles consta o tetracampeonato. Nem mesmo em nenhum dos cinco livrinhos que tive o prazer de escrever, nem mesmo de outro de que fui organizador, apesar de o último ter sido escrito e publicado em 2016. Em nenhum!
E esse tetra e os seus protagonistas figurarão certamente em todo e qualquer livro ainda por escrever sobre a história do Benfica.
A contestação dos obreiros do tetra passados escassos meses dessa conquista, pro infundada que possa ser, é legítima. Já os insultos nem sequer merecerão uma triste nota de rodapé."

João Tomaz, in O Benfica