Últimas indefectivações

sábado, 7 de outubro de 2017

Nulla in mundo pax sincera

"Lembro-me de ter dez ou onze anos e folhear o livro Benfica, 85 anos de história, escrito por Carlos Perdigão, António Manuel Morais e José de Oliveira. Nos anos seguintes li e reli a obra, o que me despertou a curiosidade por querer saber mais sobre a história do nosso clube. Sendo filho de um benfiquista cujo gosto por partilhar os seus vastos conhecimentos sobre o Glorioso é inexcedível, calculo que a posse daquele livro e a vontade de agradar ao meu pai tenha sido a simbiose perfeita para querer aprofundar a minha cultura benfiquista desde tenra idade.
Em 1994, por altura do 90.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, os autores citados e João Loureiro dedicaram o seu tempo e sabedoria à publicação do extraordinário Benfica, 90 anos de glória, um livro de grande formato, com mais de trezentas páginas, que perscrutei avidamente.
Desde então li integralmente inúmeros livros sobre o Benfica, incluindo a obra inspiradora e monumental de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva, de 1954, sobre a história do SLB nos seus então 50 anos de vida, ou o 100 anos de lenda, de Carlos Perdigão, só para citar os melhores.
Em nenhum deles consta o tetracampeonato. Nem mesmo em nenhum dos cinco livrinhos que tive o prazer de escrever, nem mesmo de outro de que fui organizador, apesar de o último ter sido escrito e publicado em 2016. Em nenhum!
E esse tetra e os seus protagonistas figurarão certamente em todo e qualquer livro ainda por escrever sobre a história do Benfica.
A contestação dos obreiros do tetra passados escassos meses dessa conquista, pro infundada que possa ser, é legítima. Já os insultos nem sequer merecerão uma triste nota de rodapé."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!