Últimas indefectivações

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Lixívia 7 (Benfica -1 jogo)

Tabela Anti-Lixívia:
Sporting.............17 (0) = 17
Benfica............ 12 (-4) = 16
Corruptos....... 17 (+2) = 15

Os dois jogos disputados, não tiveram casos graves, alguns foras-de-jogo mal decididos em Alvalixo, mas sem influência no jogo... A expulsão do jogador do Guimarães foi justa.

O 'caso' da jornada foi mesmo o adiamento do União-Benfica. Construir um Estádio de futebol, num local propício a Nevoeiro dá nisto...
Agora, a questão mais importante parece ser o regulamento!!! É engraçado, já que em Portugal, os regulamentos foram feitos para não serem respeitados...!!! Então no Tugão, é prática corrente, abrir-se excepções... mas aparentemente, existe uma vontade justiceira, em fazer respeitar do regulamento deste vez, principalmente na parte onde é dito, que a partida adiada, seja disputada nas 4 semanas seguintes...!!!
Noutra parte do regulamento de competições, também diz que todas as equipas têm direito a 72 horas de descanso entre jogos, mas esse pormenor, parece que não é muito importante...!!!
Vejamos: nas próximas 4 semanas o Benfica, não tem nenhum 'buraco' de 72 horas, para encaixar o jogo do União. O Tondela-Benfica, já está marcado para Sexta-feira (já que na Terça-feira seguinte, jogamos com o Galatasaray na Luz), portanto na Quarta-feira anterior não dá... E após o jogo no Cazaquistão, vamos jogar a Braga numa Segunda-feira, logo nessa Quarta-feira também não dá...
Sendo assim, o mais fácil e lógico seria adiar o jogo para Dezembro, após o fim dos jogos da fase de grupos da Champions...
A única solução, para evitar o adiamento tão prolongado, seria marcar o União-Benfica para um fim-de-semana de Taça de Portugal. A 3.ª eliminatória da Taça de Portugal já foi sorteada, e já tem os jogos marcados, além disso disputa-se dentro de pouco tempo... e além do Vianense-Benfica, tinha-se que adiar o União-Rio Ave.
Agora, seria possível marcar o União-Benfica para o fim-de-semana da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, como ainda não foi sorteada (nem se sabe se as duas equipas se vão qualificar) seria mais fácil, 'encaixar' o jogo... mas como as competições são organizadas por instituições diferentes, duvido que isso aconteça...
Qualquer outra solução, que implique o Benfica, por em causa o nosso futuro na Champions, e no Campeonato, é inaceitável...

Anexos:
Benfica
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Tiago Martins, Nada a assinalar
2.ª-Arouca(f), D(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (1-2), (-3 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-2), Jorge Ferreira, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
4.ª-Belenenses(c), V(6-0), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Corruptos(f), D(1-0), Soares Dias, Prejudicados, (-1 ponto)
6ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Rui Costa, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Guimarães(c), V(3-0), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Marítimo(f), E(1-1), Hugo Miguel, Nada a assinalar
3.ª-Estoril(c), V(2-0), Duarte Gomes, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), V(1-3), João Capela, Nada a assinalar
5.ª-Benfica(c), V(1-0), Soares Dias, Beneficiados, (+2 pontos)
6.ª-Moreirense(f), E(2-2), Vasco Santos, Nada a assinalar
7.ª-Belenenses(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Tondela(f), V(1-2), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, (0-1), Sem influência no resultado
2.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Manuel Oliveira, Nada a assinalar
3.ª-Académica(f), V(1-3), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
5.ª-Nacional(c), V(1-0), Veríssimo, Beneficiados, Impossível contabilizar
6.ª-Boavista(f), E(0-0, Soares Dias, Nada a assinalar
7.ª-Guimarães(c), V(5-1), Rui Costa (Hélder Malheiro), Nada a assinalar
Épocas anteriores:

O que vai mudar com o 'Football Leaks'?

"Além do 'voyeurismo' associado ao 'Football Leaks', há duas dimensões mais: a do caminho do dinheiro e a de eventuais ilegalidades.

O fenómeno do Football Leaks está a marcar o futebol português e a suscitar a atenção da Europa. Em Espanha, por exemplo, aquilo que mais interessaria, segundo a comunicação social, era conhecer os termos exactos do contrato de Iker Casillas...
Há três vertentes, neste caso, que devem ser identificadas e separadas: uma dimensão voyeurista, que resulta da curiosidade em saber os detalhes de operações normalmente vedadas aos olhos da opinião pública; uma outra que pode resultar da eventual ilegalidade de alguns passos dados nas operações contratuais; e uma terceira, que dotará os comuns mortais de instrumentos capazes de tornar perceptíveis os caminhos do dinheiro nos negócios do futebol. Seja como for, estamos perante matéria de interesse, capaz de fazer luz sobre matérias sensíveis e normalmente reservadas. Quando o fenómeno Wikileaks incendiou as relações internacionais, os principais jornais do mundo decidiram que os factos trazidos à luz eram mais importantes do que a forma como tinham sido obtidos. E, segundo esse princípio, e contrariando a vontade especialmente do Governo dos Estados Unidos, foram publicados muitos segredos embaraçosos. Com que consequências? Houve debate alargado em relação a algumas práticas erradas e vários comportamentos acabaram por ser alterados. Esse foi o mérito da Wikileaks e, mutatis mutandis, esse poderá ser, também (excluindo o voyeurismo, de que o contrato de Jorge Jesus é outro exemplo) o benefício a colher do Football Leaks.
Futebol e eleições
Em dia de eleições, ao contrário do que vinha sendo norma, houve jogos de futebol dos principais clubes portugueses, a contar para o Campeonato Nacional. A resposta à contestação a esta decisão, feita em muitos casos através de uma indignação histérica e plena de demagogia, foi dada pela redução da abstenção. Afinal, o futebol não foi uma força contra a participação democrática, ninguém terá deixado de votar pelo facto de haver jogos. Já o tinha escrito, perante a calendarização das competições europeias e das datas FIFA, não haveria alternativa a esta solução de se jogar a 4 de outubro. E, como ficou à vista de todos, os jogos não foram nem intrusivos da consciência democrática nem dissuasores do voto.

Crónica de um prejuízo anunciado
«A Sporting SAD está agora convencida de que o projecto com o qual o jogador (Carrillo) se encontra comprometido não é o nosso.»
Comunicado Sporting Clube de Portugal
Acabou mal a novela André Carrillo. Acabou mal para o jogador, que não deverá jogar mais no Sporting e acabou ainda pior para o clube, que perdeu a mais-valia desportiva que o peruano representa e não terá nenhum benefício financeiro quando este partir. Os leões optaram por seguir uma linha dura, de antes quebrar que torcer. Resta saber o que ganharam com isso. Se calhar, nada.

(...)
Problema sério
A irresponsabilidade criminosa, em Madrid, de um punhado de idiotas da claque do Benfica vai custar caro ao clube da Luz. E não valerá a pena dizerem, os encarnados, que não reconhecem as claques. O mal está feito (como tem sido feito, em forma de petardos e tochas, ao longo dos últimos anos) e há que encontrar, com carácter de urgência, uma solução que inviabilize a entrada nos estádios destes marginais que nada acrescentam ao espectáculo. A situação não é fácil, mas carece de uma resposta enérgica e corajosa. Mais de Madrid é que não!"

Maldade galesa na hora da humilhação
Inglaterra fora do (seu) Mundial de râguebi, País de Gales e Austrália a caminho dos quartos-de-final e a rivalidade a tornar-se evidente no gozo com que o 'Wales on Sunday' carregou na humilhação da selecção da rosa. 'You Beauties!' foi a formula encontrada pelo jornal de Cardiff para elogiar os australianos...

José Manuel Delgado, in A Bola

Os arruaceiros

"Não há bela sem senão. Ao derrotar o A. Madrid, que perdeu a segunda partida europeia, no Calderón, nos últimos 28 jogos, o Benfica não pôde regressar a Lisboa sem uma mágoa: a causada pelo comportamento daqueles energúmenos que sempre se juntam às claques de futebol não para assistirem aos jogos mas para promoverem as arruaças que sentem dificuldade em concretizar noutras circunstâncias.
Uma criança ferida, atingida por material pirotécnico, é o balanço mais negro da postura dos anormais, que o Benfica vai ter de pagar com língua de palmo. E muito por dois motivos que ultrapassam a responsabilidade dos criminosos. O primeiro tem a ver com a Liga, com a Federação e com todos os agentes com poder para minimizar o mal incluindo as forças policiais, que não identificam e não punem os baderneiros. Nos estádios portugueses, basta atentar na benignidade com que se revistam os espectadores 'problemáticos' e no 'nevoeiro' que se instala sobre os relvados no início de alguns desafios, para se confirmar que brincamos com o fogo. Felizmente, a UEFA não.
O segundo motivo é o da tolerância do próprio Benfica à acção dos crónicos autores dos desacatos. Ao clube, seria fácil identificá-los e barrar-lhes o acesso aos recintos, o que só não faz porque se acha absurdamente, que um emblema que reclama ter 6 milhões de adeptos não pode perder duas ou três dezenas de doentes mentais. Foi bom ouvir Luís Filipe Vieira aplicar a "essa gente" a designação que bem lhes assenta: a de "arruaceiros". Mas melhor será que, perante o peso das consequências, o Benfica acorde de vez para o flagelo e o destrua."

Alexandre Pais, in Record