Últimas indefectivações

sábado, 3 de agosto de 2019

Hat-trick de Cardozo ao Sporting



"Óscar Cardozo marcou a inacreditável quantia de 12 golos ao Sporting! Um exterminador de "lagartos" que ainda hoje nos deixa tantas saudades. A sua mais gloriosa noite terá sido para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal em 2013/14, Numa bela noite de verão na Luz, o Tacuara marcou 1, 2, 3 (!) golos a Rui Patrício e deixou as bancadas vermelhas em euforia. O jogo seria épico, um 4-3 com o jogo já a ser decidido no prolongamento, com um golo estranho de Luisão, já que cabeçeou no chão e Rui Patrício deixou passar a bola entre as pernas.
Veremos quem será o héroi de amanhã na Supertaça, mas seja qual for, que busque inspiração no nosso Paraguaio preferido, que já está a ir no bom caminho."

Pré-condição para ter tacho na descomunicação social desportiva...!!!!

"“Não somos um canal de clube nem da FPF. É o canal do futebol português. Vamos ter debates e análises dos principais momentos do futebol e das principais equipas, mas nunca o vamos fazer numa perspectiva clubística. Já há oferta suficiente no mercado em relação a isso.” - Nuno Santos, Director do Canal 11.
A Federação Portuguesa de Futebol lançou esta semana o Canal 11, cujo objectivo é tratar o futebol de um modo diferente, distante do que acontece nos outros canais como SIC, TVI, CMTV e outros. A ideia é de salutar, pode ser uma pedrada no charco que é o lodo existente no desporto em Portugal. 
Para atingir esse objectivo - de elevar a discussão do jogo, sem clubites exacerbadas - é contudo necessário ter profissionais competentes e isentos. Pedimos que sejam isentos, não que vistam o manto da isenção. É sabido que os jornalistas gostam muito de levar a “liberdade de expressão” aos extremos, sobretudo quando lhes convém. Não podem é estar à espera que comentários feitos no passado sejam apagados e deixados de ser tidos em conta.
Damos o exemplo de Sofia Oliveira, que integra o projecto do Canal 11. Ali veste o manto da isenção, quer tratar os clubes por igual. Pena que no passado tenha uma série de comentários insultuosos e de má fé para com o Sport Lisboa e Benfica. Antes de ir para o Canal 11, trabalhou no Sporting, primeiro no Jornal e depois na Televisão. Esteve também nos quadros da YoungNetwork Group, empresa que geriu durante algum tempo a comunicação do Sporting, a qual dispendia mais de meio milhão de euros ao ano. Esta empresa foi a responsável pela montagem de uma máquina de propagada, construída para atacar e destruir o Benfica, seja através de blogs (Mister do Café), seja através de perfis falsos nas redes sociais e comentários televisivos.
Outra das caras do Canal 11 é Pedro Sousa, que foi “apenas e só” Director de Comunicação do Sporting Clube de Portugal.
Se se olhar à equipa do Canal, torna-se evidente que o facto de existirem jornalistas que passaram pela estrutura do Sporting e do Porto é considerado algo normal e recorrente. Mas quantos profissionais com passado no Benfica integram o projecto? Curiosa questão.
Quem se segue? Carlos Rodrigues Lima? Bernardo Ribeiro? Pedro Candeias? Todos estes colaboraram activamente no ataque ao Benfica, seja divulgando emails, seja levantando dúvidas infundadas, seja colocando em causa a idoneidade de funcionários do Benfica, sem direito ao contraditório e em plena praça pública, escondendo-se através das suas contas das redes sociais.
O Polvo pergunta qual o critério principal de recrutamento para o Canal 11. Se a competência e integridade, se o passado no Sporting ou Porto, ou se o clubismo doentio e ódio a determinados clubes? Não pedimos que sejam integrados elementos ligados ao Benfica, apenas exigimos que não tomem as pessoas por parvas.
Estamos atentos."

Até na Playstation !!!

A História Gloriosa - #3 - Amoreiras, saída de Cosme Damião e novos heróis | 1924-1934

Antevisão conjunta...

A música da Supertaça: o tirolirofica e o tirolirorting

"A saudosa Amália Rodrigues, a nossa musa eterna, falou-nos certa vez de dois tipos que se juntavam na esquina e tocavam alegremente, sem preocupações, distraindo quem passava nas proximidades e quem arranjava prontamente motivo para sorrir. SL Benfica e Sporting CP fazem-no desde 1 de Dezembro de 1907, quando numa tarde tenebrosa de chuva austera se puseram os dois na Feiteira, em Carcavelos, e tocaram para todos os que ali passavam nos seus afazeres. Gentes curiosas foram-se amontoando à sua volta – não era todos os dias que por ali se juntavam dois fulanos a fazer barulho – e, a pouco e pouco, foram ficando. Pouca noção tinham de que estariam a testemunhar a mais bonita parelha do futebol luso: no Domingo, será o 307º concerto dos amigos, agora famosos e símbolos de Portugal, companheiros na longa luta pela bonitização do futebol, infelizmente tão fora de moda que a ideia agora é fazer do derby eterno um evento de ódio e confronto.
O tirolirofica e o tirolirorting assumiram-se como o dueto mais talentoso da musicalidade, chegando a fama às colónias, sedentas das paixões da metrópole: os principais fãs dão pelo nome de Eusébio da Silva Ferreira e Fernando Peyroteo, que se tornaram como o mais presente nas exibições (29 presenças) e o que mais palmas bateu (48 bolas nas redes), respectivamente. Ambos nascidos nas Áfricas, representam a larga falange de apoio aos amigos lisboetas além-mar, sinal da sua importância no contexto da portugalidade contemporânea, pontos de contacto da cultura lusitana e com grande capacidade de influência no imaginário das populações. Benfica e Sporting, em conjunto, sempre produziram as melodias mais bonitas. Tirolirofica a tocar a concertina e Tirolirorting a dançar o solidó, e vai de trocar e troca de novo, qualquer esquina é sitio para se tocar o perfeito fado do futebol português.
No Algarve, o primeiro apresenta-se em melhor estado. O agente Bruno Lage tem tratado bem da sua figura, tem-lhe entregue méritos que com uma pré-epoca em cima se encaminham para a consolidação dos apresentados em 2018/2019. Aos abandonos de Félix e Jonas, ouvinte habitual, a musicalidade do artista chegou a Espanha e Raul De Tomas aterra em Lisboa prometendo muitas palmas. A engrenagem Rúben Dias/Ferro, a dinamização do meio-campo onde se apresentam Gabriel, Samaris, Florentino, Fejsa e Taarabt para dois lugares e a manuntenção de Pizzi e Rafa nos desequilíbrios exteriores asseguram bons prenúncios.
O amigo Tirolirorting é que custa a encontrar o bom caminho, ainda que o holandês Keizer tenha conseguido recompor, a pouco e pouco, a compostura do artista já metido numa série de problemas extra-palco. As enxaquecas e vícios de Tirolirorting fizeram dele um músico amorfo, afundado há anos numa espiral de futilidades várias que só são esquecidas nestes encontros: se o concerto de Domingo é importante para Tirolirofica, o seu significado e importância agiganta Tirolirorting, ansioso por concertos desta estirpe ao lado do seu amigo de sempre. Bruno Fernandes, que se perfila actualmente como seu maior fã, arrisca-se a assistir ao último certame. Outras melodias além da Mancha devem convencê-lo antes do fecho do mercado, mas que não o façam até Domingo: a sua presença é essencial na perfomance de Tirolirorting. Muita da qualidade do concerto depende de Bruno e do seu lugar na plateia. Com a sua presença na primeira fila, gritando e gesticulando de contentamento, a actuação do ídolo eleva-se para níveis fora do habitual.
É do interesse geral que estejam reunidas todas as condições para que a concertina e o solidó fluam da melhor forma, que os músicos sintam a confiança para explanar todo o seu talento sem quaisquer complexos. Se é verdade que a sua relação se deteriorou ultimamente – a fama não foi amiga, os parasitas espreitam a cada… esquina – a mais bonita amizade não se mete em causa por certos públicos e as suas tentativas de sabotar os concertos mais apaixonantes do futebol português.

Uma nota: excelente iniciativa da FPF, com a criação do canal 11 e a entrevista conjunta a Bruno Lage e Marcel Keizer. O futuro tem que ser este."

Benfiquismo (MCCLI)

Off-Record!!!

As 7 conquistas do SL Benfica na Supertaça

"A Supertaça Cândido de Oliveira é a única competição nacional em que o SL Benfica não é o clube com mais troféus conquistados, podendo igualar o Sporting CP no número de títulos conquistados no próximo Domingo. Irei aqui recordar cada uma das sete Supertaças que o SL Benfica tem no seu museu.
Supertaça 1980
Esta Supertaça surgiu no meio de circunstâncias especiais. Na época anterior, tinha-se atingido o auge de uma guerra entre Porto e Lisboa declarada por José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa, então treinador e director desportivo do FC Porto, respectivamente. Depois do Sporting ter conquistado o seu 15º campeonato, Benfica e FC Porto marcaram encontro naquela que foi uma das finais da Taça de Portugal mais tensas da história do futebol, que ficou marcada por várias particularidades, entre as quais, a presença de adeptos do Sporting nas bancadas a torcer pelo rival de Lisboa.
O Benfica venceria a final por 1-0 e essa conquista marcou um encontro com os leões para a Supertaça na abertura da época seguinte. Depois de um empate a duas bolas em Alvalade (golos de Carlos Manuel e César), o Benfica acabaria por conquistar a primeira Supertaça da sua história ao vencer a segunda mão na Luz por 2-1, com golos de Nené e Vital. O húngaro Lajos Baroti foi o treinador que deu a primeira Supertaça Cândido de Oliveira ao Benfica.
Supertaça 1985
O FC Porto sagrar-se-ia campeão nacional na época anterior, que ficaria marcada pela morte de José Maria Pedroto. O Benfica tinha realizado o seu pior campeonato dos últimos anos, mas conquistaria a Taça de Portugal com uma vitória por 3-1 sobre os azuis e brancos (dois golos de Manniche e um de Nunes), marcando novo encontro no início da época seguinte para a Supertaça.
A primeira mão disputada no Estádio da Luz teria uma vitória da equipa encarnada por 1-0 com um golo de Diamantino. Na segunda mão disputada nas Antas, a equipa encarnada conseguiu segurar a vantagem trazida de Lisboa, conquistando assim a segunda Supertaça da sua história. John Mortimore foi o técnico que deu esta conquista ao clube.
Supertaça 1989
Depois do Benfica ter conquistado o seu 28º campeonato com um dos melhores registos defensivos da história (apenas 15 golos sofridos em 38 jogos), a equipa encarnada seria surpreendentemente derrotada pelo Belenenses na final da Taça de Portugal por 2-1.
Assim, ambas as equipas voltaram a defrontar-se na Supertaça da época seguinte. Aí o Benfica, sob o comando técnico do regressado Sven-Goran Eriksson, acabaria por conquistar a sua terceira Supertaça sem grandes dificuldades, com duas vitórias por 2-0 (golos de Vata e Lima na Luz e de Magnusson e um auto-golo no Restelo) sobre a equipa de Belém.
Supertaça 2005
Depois do Benfica ter quebrado o jejum de 11 anos ao conquistar o campeonato 04/05 sob o comando técnico de Giovanni Trapattoni, a equipa acabaria por falhar o objectivo da dobradinha ao perder no Jamor contra o Vitória FC por 2-1. Assim, haveria novo encontro entre ambas as equipas na abertura da época seguinte.
Num jogo típico de início de temporada, com pouca intensidade e poucas ocasiões de perigo, um golo solitário de Nuno Gomes na segunda parte acabaria por dar ao Benfica a quarta Supertaça da sua história. Foi o único troféu conquistado por Ronald Koeman ao serviço do SL Benfica.
Supertaça 2014
Depois de uma temporada quase perfeita, o sucesso do clube acabaria por ter o seu preço com a equipa a perder cinco jogadores titulares. Com uma equipa de remendos, apresentaram-se no Estádio Municipal de Aveiro para defrontar o Rio Ave FC na Supertaça. Apesar de terem tido muitas ocasiões, o nulo permaneceu teimoso no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Chegadas as grandes penalidades, o guarda-redes Artur Moraes, que passara a pré-temporada debaixo de fogo perante os rumores da contratação de um novo guarda-redes, acabaria por se assumir como herói ao defender três grandes penalidades e dar a quinta Supertaça ao Benfica. Seria a primeira supertaça e o oitavo troféu conquistado por Jorge Jesus ao serviço dos encarnados.
Supertaça 2016
Depois de uma segunda metade da época anterior de grande nível, o Benfica chegaria ao primeiro tricampeonato em 40 anos, iniciando a temporada 2016/2017 com um confronto contra o SC Braga na Supertaça, numa altura em que o interesse dos encarnados no campeão europeu Rafa era notícia diária nos jornais.
O Benfica abriu o marcador bastante cedo no jogo com um golo do estreante Franco Cervi. Depois de um período de maior ascendente da equipa arsenalista, os encarnados acabariam por resolver o jogo já no último quarto de hora do jogo com golos de Jonas e Pizzi. Foi o terceiro troféu conquistado por Rui Vitória ao serviço do Benfica.
Supertaça 2017
Depois do primeiro tetracampeonato da sua história e do desinvestimento no plantel no Verão junto com uma pré-temporada horrível, a equipa partia para a Supertaça debaixo de fogo. A conquista sobre o Vitória de Guimarães acabou por ser o ponto mais alto de uma época decepcionante em todos os aspectos.
O Benfica já vencia por 2-0 no primeiro quarto de hora do jogo com golos de Jonas e Seferovic, com Raphinha a reduzir para os vitorianos já perto do intervalo. A cerca de 10 minutos do fim, Raúl Jiménez faria o 3-1 final e conquistava a sétima e última Supertaça até ao momento. Foi o 20º troféu conquistado por Luisão ao serviço do Benfica, coroando-o como o jogador mais titulado da história do clube."

Seferovic, o coordenador da pressão

"Na antevisão à Supertaça na Rádio Estádio referi-me à importância de Seferovic sobretudo no momento defensivo, e na forma como as características sem bola do suíço entroncam naquele que será o plano estratégico de Lage – Asfixiar – Pressionar para assim retirar a bola ao Sporting. 
Seferovic que tem muitas dificuldades técnicas e de tomada de decisão com bola, é o oposto sem esta. Quer ofensivamente quer defensivamente, é um jogador que dá muito à sua equipa sempre que não tem de tocar na “menina”. 
Na pressão encarnada, é ele o homem que que tudo determina – e pode vê-lo por gestos a orientar acção dos colegas:
"

Afinal, o tal pontapé de baliza de Odysseas e Rúben Dias não se deve fazer. Mas pode fazer-se. Confuso? Sim, mas o IFAB vai esclarecer

"O IFAB - International Football Association Board - decidiu esclarecer as dúvidas sobre o novo pontapé de baliza, que permite que a bola seja jogada dentro da área e rapidamente devolvida para as mãos do guarda-redes, (...)

Depois de alguma controvérsia relativa à forma como eram executados alguns pontapés de baliza (nomeadamente por Vlachodimos: bola picada para a cabeça do defesa, que depois a devolvia, permitindo que ele a agarrasse), o IFAB decidiu agora esclarecer que - por força das dúvidas existentes quanto à possibilidade do procedimento ferir não a letra mas o "espírito da lei" - haverá oportunamente uma reunião do seu Sub-Comité Técnico, no sentido de se pronunciar, em definitivo, sobre a questão.
Até que isso aconteça, a solução provisória encontrada foi "neutral":
- Por enquanto, este tipo de lances não serão nem permitidos nem penalizados.
Ou seja, se ocorrerem, o árbitro apenas ordenará a repetição do pontapé de baliza.
Opinião pessoal:
- A decisão do IFAB é oportuna e correta.
O procedimento, em si, é de legalidade técnica inabalável (isso é claro e evidente), mas a verdade é que explora uma lacuna na lei, cujo espírito é, precisamente, o de permitir que o jogo tenha mais dinâmica e menos perdas de tempo.
Fica a clarificação."

Prestígio

"Conquista da International Champions Cup faz mais pelo prestígio do Benfica do que três Supertaças seguidas

Este fim de semana o Benfica pode vencer o mais prestigiado torneio internacional de pré-época e a Supertaça portuguesa. Com franqueza, não deve haver um benfiquista que não prefira vencer mais a Supertaça da paróquia do que o mais prestigiado torneio internacional de Verão. De facto, a primeira prova oficial da época, com grande repercussão nas conversas tidas no adro da igreja, é para os adeptos mais importante do que uma vitória que levaria o Benfica a ser falado em todo o mundo. Mas é assim a nossa realidade. Verdade que o Benfica ainda não ganhou qualquer das duas, será até difícil a conquista de qualquer uma. No caso da International Champions Cup porque o Man. United pode vencer o Milan por três golos num jogo disputado em Inglaterra, no segundo caso porque a planificação da época leonina parece ter por principal objectivo a conquista da Supertaça Cândido Oliveira.
O Benfica, sem fazer um deslumbrante jogo frente ao Milan, conseguiu uma excelente vitória, que o deixa na luta por um troféu improvável. Na noite (tarde) de Vlachodimos, houve talento, entrega e sorte. Como afirmava esta semana em entrevista n'A Bola o organizador do torneio, o Benfica já não é só o clube das comunidades de emigrantes, o seu prestígio e capacidade de mobilização estão em crescendo.
Com todo o respeito e carinho pela diáspora, há hoje muito mais mercado internacional para o Benfica potenciar o seu prestígio internacional. A vitória neste torneio faz mais por este prestígio do que três Supertaças seguidas.
Bruno Fernandes foi mantido em repouso activo, sem ser vendido, para o jogo da Supertaça com o Benfica. Fez bem o Sporting em atribuir esta importância ao rival na planificação da época, já que a prova não tem muita.
Um Benfica - Sporting é sempre um aperitivo com uma história especial para começar uma época oficial. Deverá ser um bom jogo, numa altura em que parecem ser, nesta fase, as duas melhores equipas portuguesas. O Sporting, mesmo sem vencer nos jogos de pré-época, mostrou qualidade em algumas partes dos jogos que assisti. O FC Porto parece, com alguns atrasos, lesões e contratempos, mais concentrado no seu desígnio russo para evitar (maiores) embaraços financeiros. Seguro de que a partir de domingo à noite estes clubes (Benfica e Sporting) têm na sua posse todos os troféus nacionais, e disso se podem orgulhar ambos."

Sílvio Cervan, in O Benfica