Últimas indefectivações

sábado, 3 de agosto de 2019

As 7 conquistas do SL Benfica na Supertaça

"A Supertaça Cândido de Oliveira é a única competição nacional em que o SL Benfica não é o clube com mais troféus conquistados, podendo igualar o Sporting CP no número de títulos conquistados no próximo Domingo. Irei aqui recordar cada uma das sete Supertaças que o SL Benfica tem no seu museu.
Supertaça 1980
Esta Supertaça surgiu no meio de circunstâncias especiais. Na época anterior, tinha-se atingido o auge de uma guerra entre Porto e Lisboa declarada por José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa, então treinador e director desportivo do FC Porto, respectivamente. Depois do Sporting ter conquistado o seu 15º campeonato, Benfica e FC Porto marcaram encontro naquela que foi uma das finais da Taça de Portugal mais tensas da história do futebol, que ficou marcada por várias particularidades, entre as quais, a presença de adeptos do Sporting nas bancadas a torcer pelo rival de Lisboa.
O Benfica venceria a final por 1-0 e essa conquista marcou um encontro com os leões para a Supertaça na abertura da época seguinte. Depois de um empate a duas bolas em Alvalade (golos de Carlos Manuel e César), o Benfica acabaria por conquistar a primeira Supertaça da sua história ao vencer a segunda mão na Luz por 2-1, com golos de Nené e Vital. O húngaro Lajos Baroti foi o treinador que deu a primeira Supertaça Cândido de Oliveira ao Benfica.
Supertaça 1985
O FC Porto sagrar-se-ia campeão nacional na época anterior, que ficaria marcada pela morte de José Maria Pedroto. O Benfica tinha realizado o seu pior campeonato dos últimos anos, mas conquistaria a Taça de Portugal com uma vitória por 3-1 sobre os azuis e brancos (dois golos de Manniche e um de Nunes), marcando novo encontro no início da época seguinte para a Supertaça.
A primeira mão disputada no Estádio da Luz teria uma vitória da equipa encarnada por 1-0 com um golo de Diamantino. Na segunda mão disputada nas Antas, a equipa encarnada conseguiu segurar a vantagem trazida de Lisboa, conquistando assim a segunda Supertaça da sua história. John Mortimore foi o técnico que deu esta conquista ao clube.
Supertaça 1989
Depois do Benfica ter conquistado o seu 28º campeonato com um dos melhores registos defensivos da história (apenas 15 golos sofridos em 38 jogos), a equipa encarnada seria surpreendentemente derrotada pelo Belenenses na final da Taça de Portugal por 2-1.
Assim, ambas as equipas voltaram a defrontar-se na Supertaça da época seguinte. Aí o Benfica, sob o comando técnico do regressado Sven-Goran Eriksson, acabaria por conquistar a sua terceira Supertaça sem grandes dificuldades, com duas vitórias por 2-0 (golos de Vata e Lima na Luz e de Magnusson e um auto-golo no Restelo) sobre a equipa de Belém.
Supertaça 2005
Depois do Benfica ter quebrado o jejum de 11 anos ao conquistar o campeonato 04/05 sob o comando técnico de Giovanni Trapattoni, a equipa acabaria por falhar o objectivo da dobradinha ao perder no Jamor contra o Vitória FC por 2-1. Assim, haveria novo encontro entre ambas as equipas na abertura da época seguinte.
Num jogo típico de início de temporada, com pouca intensidade e poucas ocasiões de perigo, um golo solitário de Nuno Gomes na segunda parte acabaria por dar ao Benfica a quarta Supertaça da sua história. Foi o único troféu conquistado por Ronald Koeman ao serviço do SL Benfica.
Supertaça 2014
Depois de uma temporada quase perfeita, o sucesso do clube acabaria por ter o seu preço com a equipa a perder cinco jogadores titulares. Com uma equipa de remendos, apresentaram-se no Estádio Municipal de Aveiro para defrontar o Rio Ave FC na Supertaça. Apesar de terem tido muitas ocasiões, o nulo permaneceu teimoso no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Chegadas as grandes penalidades, o guarda-redes Artur Moraes, que passara a pré-temporada debaixo de fogo perante os rumores da contratação de um novo guarda-redes, acabaria por se assumir como herói ao defender três grandes penalidades e dar a quinta Supertaça ao Benfica. Seria a primeira supertaça e o oitavo troféu conquistado por Jorge Jesus ao serviço dos encarnados.
Supertaça 2016
Depois de uma segunda metade da época anterior de grande nível, o Benfica chegaria ao primeiro tricampeonato em 40 anos, iniciando a temporada 2016/2017 com um confronto contra o SC Braga na Supertaça, numa altura em que o interesse dos encarnados no campeão europeu Rafa era notícia diária nos jornais.
O Benfica abriu o marcador bastante cedo no jogo com um golo do estreante Franco Cervi. Depois de um período de maior ascendente da equipa arsenalista, os encarnados acabariam por resolver o jogo já no último quarto de hora do jogo com golos de Jonas e Pizzi. Foi o terceiro troféu conquistado por Rui Vitória ao serviço do Benfica.
Supertaça 2017
Depois do primeiro tetracampeonato da sua história e do desinvestimento no plantel no Verão junto com uma pré-temporada horrível, a equipa partia para a Supertaça debaixo de fogo. A conquista sobre o Vitória de Guimarães acabou por ser o ponto mais alto de uma época decepcionante em todos os aspectos.
O Benfica já vencia por 2-0 no primeiro quarto de hora do jogo com golos de Jonas e Seferovic, com Raphinha a reduzir para os vitorianos já perto do intervalo. A cerca de 10 minutos do fim, Raúl Jiménez faria o 3-1 final e conquistava a sétima e última Supertaça até ao momento. Foi o 20º troféu conquistado por Luisão ao serviço do Benfica, coroando-o como o jogador mais titulado da história do clube."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!