Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vermelho, vermelhão

"O sócio do Benfica Pedro Proença acrescentou mais uma linha a vermelho carregado na sua complicada relação com o clube do coração.
Nos últimos três campeonatos, a equipa de Jesus perdeu 13 pontos em 15 possíveis, com o seu associado como juiz de campo. E no reencontro da Choupana, quase um ano depois do golo de Maicon, nem faltaram os cartões vermelhos para prolongar a sua influência na vida encarnada por mais duas ou três jornadas. Com os escalpes de Cardozo e Matic, sobe a sete o número de jogadores do Benfica abatidos em campo pelo melhor árbitro do Mundo, ou seja, sete vezes mais do que em comparação com o FC Porto no mesmo número de jogos."

Doze-a-dois na tarde do furacão vermelho!!!

"Quinta jornada do Campeonato Nacional, no Campo Grande. Dois treinadores húngaros. Avançados temíveis. O FC Porto estreava um guarda-redes (no espaço de sete dias sofreu 18 golos!). O Benfica e Julinho foram irresistíveis.

Dia 7 de Fevereiro de 1943. Acabam de cumprir-se 70 anos. Campo Grande, em Lisboa, Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Quinta jornada do Campeonato Nacional. O árbitro era Vasco Ataíde, de COimbra, e vão ver que um destes dias surgirá por aí, pela boca de algum trapalhão, comparado ao pobre e inocente Inocêncio Calabote.
A verdadeira história de Calabote contá-la-ei um destes dias. Porque, ao contrário do que certa propaganda faz constar, nunca houve um 'Caso Calabote'. Houve, isso sim, um 'Caso Guiomar'. Ficará para outra altura. A efeméride a isso aconselha.
Chegava o Benfica à quinta jornada com quatro vitórias: 3-2 ao União de Lisboa, no Lumiar; 1-0 ao Olhanense, no Campo Padinha, em Olhão; 8-3 ao Vitória de Guimarães, no Campo Grande; 3-2 ao União do Barreiro, no Campo de Santa Bárbara, no Barreiro.
Grandes rematadores tinha esse Benfica. Valadas, extremo-esquerdo, que possuía um pontapé poderoso; Julinho, que marcou 202 golos, em 200 jogos; Rogério Lantres de Carvalho, o inesquecível Rogério 'Pipi', figura ímpar da história do Clube, acabado de chegar vindo de Chelas.
O FC Porto visitava a capital nesse dia 7 de Fevereiro. Pela segunda vez no Campeonato já que, na primeira jornada, fora copiosamente derrotado nas Salésias, pelo Belenenses: 0-4. Depois recebera o Sporting, na Constituição (2-2), fora ao Campo Santana, em Matosinhos, dar 4-0 ao Leixões e, também na Constituição, batera o Olhanense, por 3-2.
Da qualidade dos seus avançados, também o FC Porto não se podia queixar: Correia Dias que marcou a brutalidade de 200 golos em 167 jogos pelos 'azuis-e-brancos'; Araújo e o madeirense Artur de Sousa, conhecido por Pinga, figura maior de toda a história do Futebol português.
Ah! Esse jogo do Campo Grande prometia ser uma bela peleja!

Entremos em campo...
Entremos é um forma de dizer, entram eles, ou entraram que é mais correcto. E entraram assim:
BENFICA - Martins; Gaspar e César Ferreira; Jordão, Albino e Francisco Ferreira 'cap.'; Manuel da Costa, Julinho, Teixeira e Valadas.
FC PORTO - Luís Mota; Alfredo e Guilhar 'cap.'; Anjos, Nunes e Baptista; Póvoas, Gomes da Costa, Correia Dias, Pinga, Araújo.
Rogério 'Pipi' ainda não conquistara o seu lugar ao sol. Mas jogava Teixeira, o 'Marreco', natural dos Açores, um poço de força.
Como treinadores, dois húngaros: Janos Biri, pelo Benfica, um metódico do treino, nascido em Budapeste, que fora guarda-redes do Boavista e que passou pelas mais diversas equipas do Futebol português; Lipo Herczka, pelo FC Porto, um durão que já tinha passado pelo Benfica, entre 1935 e 1939 e fora responsável pelo primeiro Tricampeonato dos 'encarnados - voltaria em 1947 para substituir precisamente Janos Biri.
Pois... mas essa tarde foi de Biri. De Biri e de toda a equipa do Benfica. E de Julinho, claro está!
Nunca se tinha visto nada assim entre os dois clubes. E nunca mais se verá, certamente.
Aos 4 minutos, Valadas fez o primeiro golo. Pobre Luís Mota, o guarda-redes em que ninguém acreditava e viera substituir o extraordinário Mihaly Siska! Era o seu jogo de estreia. Ao intervalo já a diferença era pesada: 4-0. Golos de Valadas (31m), Teixeira (39m) e Manuel da Costa (44m, de 'penalty'). Nada a fazer. Na defesa portista a confusão é total. A rapidez dos avançados do Benfica torna-se estonteante, uma verdadeira tortura para os seu adversário. No primeiro minuto da segunda parte, Alfredo faz autogolo, mas Póvoas, aos 48m, atira para a baliza certa. Ânimo de pouca dura: Julinho (55m), Manuel da Costa (58m, de penálti) e de novo Julinho (60 e 61m) põem o resultado nuns inconcebíveis nove-a-um !!! E faltava meia-hora para jogar.
O público avermelhava de satisfação e de orgulho.
Aos 64m, Nunes é expulso. O furacão Benfica abranda. Araújo reduz para 2-9 (67m). Então o vendaval volta a soprar. Destruída, a equipa do FC Porto, ainda se sujeita a mais três golos: Julinho (75m), Francisco Ferreira (77m) e Teixeira (85m).
Doze! Doze-a-dois!
O Benfica lança-se para o título. Pelo caminho regista mais goleadas: 6-2 à Académica, 5-2 ao Unidos de Lisboa, 7-1 ao União Barreiro... Sofre derrotas pesadas - Vitória de Guimarães, no Campo da Amorosa (1-5) e Belenenses nas Salésias (2-5), mas na segunda volta não permite desforra ao FC Porto e vence nas Constituição por 4-2.
A equipa de Lipo Herczka perde na jornada seguinte, em casa, com o Unidos de Lisboa por humilhantes 2-6. Luís Mota é crucificado: nunca mais voltou a jogar na equipa principal. Termina o campeonato em 7,º (10 equipas) e é eliminado da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal (0-7). Resultados de pesadelo...
O Benfica faz a dobradinha: vence o Vitória de Setúbal na final da Taça, por 5-1. E os setubalenses festejam o feito de terem sido a primeira equipa da II Divisão a chegar à final.
Quanto ao doze-a-dois é coisa que já não se usa..."

Afonso de Melo, in O Benfica

O ego de Proença

"Ao contrário do que os benfiquistas dizem, Pedro Proença não quer prejudicar o Benfica. Simplesmente não é um bom árbitro. Falta-lhe inteligência para gerir o jogo em ocasiões críticas. Em lugar de acalmar os jogadores, enerva-os.
No famoso dérbi da Luz do ano passado, antes do fora-de-jogo fatal, expulsara Emerson com algum exagero. Ora, num dérbi, um árbitro deve procurar terminar o jogo com 11 jogadores para cada lado, salvo factos excepcionais.
Também em Setúbal, há 3 semanas, expulsou de forma insensata dois jogadores do Vitória.
No jogo da Madeira, voltou a não estar à altura. Sabendo a polémica que rodeara o jogo, e vendo no fim o nervosismo dos jogadores dos Benfica, devia ter tentado com inteligência esfriar os ânimos. Mas fez o contrário: lançou gasolina no fogo. Num lance que qualquer mediano árbitro inglês teria resolvido sem dramas, mostrando o amarelo a Cardozo por picardia com um adversário que atrasava a marcação de um canto, mostrou-lhe o vermelho. E depois as coisas precipitaram-se. Levou com uma garrafa, enervou-se, e expulsou Matic em jeito de ‘’vingança’’.
Por que razão Pedro Proença apita melhor lá fora? Porque em Portugal acha-se a estrela do espectáculo, quer mostrar que manda e que não tem medo dos clubes (em especial do Benfica). E este vedetismo prejudica-o muito.
Lá fora arbitra melhor porque é mais humilde, não pretende tanto ser vedeta, e é mais cauteloso.
Os bons árbitros são os que evitam os problemas. Ora, nos estádios portugueses, Proença já provou ser um autêntico especialista em arranjar problemas. Com ele há sempre ‘’casos’’. Bastaria isso para não poder considerar-se um bom árbitro."

Lixívia 18

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........46 (-6 ) = 52
Corruptos......46 (+4 ) = 42
Braga...........30 ( +1 ) = 29
Sporting.........19 (+6 ) = 13

Será preciso, muita, muita, muita, mas mesmo muita falta de vergonha no focinho, para voltar a nomear o Desdentado, esta época, para outro jogo do Benfica... Talvez esta seja a melhor prenda, que o Benfica recebeu nesta jornada!!! Em contrapartida, vamos ter que jogar as próximas jornadas sem dois dos nossos melhores jogadores, e se o Cardozo neste momento tem substitutos, a ausência do Matic, nem que seja um só jogo, pode ser problemática...!!!
O branqueamento feito aos roubos dos apitadeiros, manifesta-se de várias maneiras, uma das mais irritantes, é a simples ocultação de factos, na sombra de outras factos, supostamente explicáveis!!! Por exemplo, no jogo da Luz com os Corruptos a época passada, para alguns, o único erro, foi o golo em fora-de-jogo - a culpa até foi do fiscal-de-linha!!! -, a fatal clara sobre o Witsel no início da jogada que acabou no golo do empate Corrupto, não aconteceu; a não-expulsão do Djalma, não aconteceu; a ridícula expulsão do Emerson, não aconteceu; a falta na recuperação de bola que deu o 1.º golo aos Corruptos, não aconteceu; as faltas não assinaladas junto da área dos Corruptos, não aconteceram; etc., etc., etc... No Domingo, o critério técnico e disciplinar foi totalmente inverso, ao que o mesmo Porco Desdentado, utilizou em Setúbal - no tal jogo que violou os regulamentos da Liga!!! -, expulsando nesse jogo dois jogadores do Setúbal, demonstrando um zelo, que desta vez não teve, permitindo praticamente tudo aos adversários do Benfica, deste facto ninguém fala; da invenção de uma regra, que impede o Benfica de marcar um livre a meio-campo rapidamente, ninguém vai falar; até os 2 penalty's vão ser esquecidos!!! Se no 1.º o Desdentado pode estar tapado - o fiscal tinha que marcar... -, no 2.º, sobre o Gaitán, não marcou porque não quis... Se em Setúbal marcou o contacto sobre o Varela, quando este está apoiado, não marcou este contacto sobre o Nico, repito: porque não quis (ouvir os grunhidos de gente acéfala, a defender que não foi falta porque o Gaitán não chegaria à bola, dá vontade de os empalar, num pau com bicos, embebido em álcool!!! A bola até podia estar na outra área, se a bola tivesse dentro do campo, em jogo, seria sempre falta... Se o Nico tivesse saltado para as costas do defesa, ou se o defesa tivesse ganho a posição, não seria falta, mas neste caso o Claudemir viu que não chegava à bola, deslocou-se em direcção ao Gaitán, e empurrou-o premeditadamente...)!!! Repito: ninguém vai falar destas coisa. Vão dizer que o Cardozo foi bem expulso e no Matic as imagens não são conclusivas!!! Esta vai ser a argumentação dos Porcos Corruptos, dos Porcos avençados, dos Porcos Lagartos, e do Desdentado e da sua pandilha...!!!
Sim, o Cardozo foi 'totó' - como já afirmei na crónica ao jogo -, no limite aceita-se a expulsão, mas aquilo que é inaceitável, é o comportamento do Desdentado. Muitos outros apitadores fazem o mesmo, mas isso não o desculpa. Vê-se na repetição que ele nunca tirou os olhos do Cardozo, logo quando o Cardozo derruba o adversário, ele 'salta' que nem a Pipi das meias-altas, sprintando em direcção ao Cardozo, com um contentamento enorme!!! Se ele viu o anti-jogo do Marçal - mostrou-lhe depois o 2.º amarelo -, então qual a razão para não ter intervindo imediatamente, prevenindo a reacção do Cardozo?!!! A resposta é simples: ele queria que o Cardozo perdesse a cabeça...!!! E já agora, o derrube do Cardozo ao Marçal, foi isso mesmo um derrube. Quando um jogador faz uma falta daquelas durante o jogo, ninguém reclama a expulsão do jogador, ninguém afirma que houve uma agressão... admito que com o jogo parado é mais grave, mas naquela 'dança' do anti-jogo, estava-se a lutar pela bola... A reacção ao vermelho, foi condenável, vai carregar o castigo, mas não se compara a outras reacções muito mais graves, que passaram completamente impunes na Justiça desportiva Portuguesa, inclusive pelo actual CD da FPF... Recordo que poucos minutos antes da expulsão, o Cardozo rematou à baliza, um defesa desviou a bola para canto e o Desdentado marcou pontapé de baliza, logo a seguir viu o Nico a ser derrubado na área... e isto foi só em 3 minutos!!! Não desculpando a reacção, explica, como é que é fácil perder a cabeça, com um filho-da-puta daqueles, eu teria feito muito pior (ou melhor, conforme a perspectiva)!!!
A expulsão do Matic prova vários pontos: o espírito vingativo da Besta Desdentada, a falta de carácter da Bosta Desdentada... Não prova incompetência, porque ele sabia perfeitamente o que estava a fazer. Ele tem ouvido as preces do seu líder ideológico  Vitinho Pereira (e não é o Presidente do Conselho de Arbitragem!!!), e só o quis homenagear !!! Os roncos do simulador Candeias e do Criminoso Presidente Alves... só reforçam aquilo que ando a dizer há muito tempo: o desporto Português está cheio de gentinha sem carácter. O Matic não faz falta nenhuma, é o adversário que salta nas costas do Matic, é inclusive o Candeias que com o ombro levanta o braço do Matic, para depois se queixar do queixo !!!
A Sport TV ainda tentou criar um suposto penalty do Luisão, mas teve azar, já que não existiu qualquer falta.
Mesmo com o Benfica a não jogar bem, nos primeiros minutos, porque depois até acabamos por criar uma quantidade absurda de oportunidades, quase todas falhadas, e com o Nacional a jogar com uma dose de cavalo da amarelinha, este jogo, com um árbitro minimamente impacial tinha sido ganho. Nenhum equipa no Mundo, ganha um Campeonato com 30 jogos perfeitos, nenhuma, nem o Barça... Diminuir a importância do Roubo, para atacar o Jesus ou a Direcção é indigno...
Irrita-me profundamente que inclusive Benfiquistas venham evocar o suposto Benfiquismo do Proença: o Pai dele, era um grande Benfiquista, com cativo no antigo Estádio da Luz, até inscreveu-o o filho como sócio, mas o filho não devia ser dele... O homem não tem um pingo de Benfiquismo no sangue, nunca teve!!! O curriculum prova-o:


Este é o tal jogo, onde o Pintinho pede o Proença ao Pinto de Sousa, uma Supertaça em Guimarães, contra o Leiria!!!


 O Cosme bem tentou, mas a coisa correu mal... eu avisei aqui, que as doses de cavalo de amarelinha, que os Corruptos têm tomado, nos últimos jogos, com a obsessão de ultrapassar o Benfica no número de golos marcados, tem os seus efeitos!!! E desta vez, com o Olhanense, a preparado para a luta - algo também raro!!! -, nem com as ajudas do sócio Cosme conseguiram ganhar... falharam muitos golos, é verdade, o Bracali não abriu as pernas - como outros -, eles não estão habituados a grandes exibições dos guarda-redes adversários, nós por outro lado estamos habituados - é quase obrigatório!!! -, portanto percebemos o sabor amargo da não-vitória!!!
Não vi o jogo todo, falaram de uma agressão do Jackson nos primeiros minutos, mas não consegui ver. Agora vi a placagem do Mangala ao Targino, que nem amarelo levou. Já li alguns a defenderem que o Targino não ficava isolado, muito sinceramente é completamente indiferente se o Targino ficava isolado, porque uma falta daquelas é para vermelho directo. Se repararem bem na repetição, a bola já não está lá... No último minuto dos descontos, também assisti com alguma nostalgia mórbida, a mais uma boa defesa do Bracali, num cabeceamento do Lucho, com dois jogadores Corruptos em fora-de-jogo declarado!!! Mas não foi golo...!!!
O penalty é o costume: se fosse o Alex Sandro (ou o Rolando ou outro qualquer...) não era, como foi a favor dos Corruptos já foi !!! Mais um esclarecimento: este é um daqueles penalty's que eu acho não serem acções deliberadas, mas que normalmente em Portugal são marcadas...
adenda: No golo dos Corruptos, não consigo ter a certeza que o Mangala toca no Bracali, eu sei que na Luz, com o Braga, o Benfica viu um golo parecido ser mal anulado, desta vez, como não tenho a certeza 'dou' o beneficio da dúvida!!!

Os Lagartos e os Brácaros perderam... não houve casos de arbitragem. Estou na expectativa para saber, quanto tempo vai ser necessário, ao CD da FPF decidir, em relação ao cobarde ataque nas bancadas da Pedreira, por parte dos Corruptos disfarçados de adeptos do Braga, aos adeptos do Paços... parece que agora é proibido festejar golos da nossa equipa, nos Estádios dos adversários!!! Mais um exemplo claro da regressão cultural....

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
10ª-Olhanense(c) V(2-0), Rui Silva, Nada a assinalar
11ª-Sporting(f) V(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Marítimo(c) V(4-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
13ª-Estoril(f) V(1-3), Duarte Pacheco, Nada a assinalar
14ª-Corruptos(c) E(2-2), João Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Moreirense(f) V(0-2), Capela, Nada a assinalar
16ª-Braga(f) V(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Setúbal(c) V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
18ª-Nacional(f) E(2-2), Proença, Prejudicados, (2-4), (-2 pontos)

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
10ª-Moreirense(f) E(2-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
11ª-Benfica(c) D(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Nacional(f) E(1-1), Soares Dias, Nada a assinalar
13ª-Paços de Ferreira(c) D(0-1), Rui Silva, Nada a assinalar
14ª-Olhanense(f) V(0-2), Hugo Pacheco, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Beira-Mar(c) V(1-0), Cosme, Nada a assinalar
16ª-Guimarães(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, (1-2), (+1 ponto)
17ª-Rio Ave(f), D(2-1), Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado
18ª-Marítimo(c) D(0-1), Duarte Gomes, Nada a assinalar

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
10ª-Braga(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Moreirense(c) V(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12ª-Setúbal(f) V(-3), Proença, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
13ª-Nacional(c) V(1-0), Rui Costa, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
14ª-Benfica(f) E(2-2), João Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Paços de Ferreira(c) V(2-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
16ª-Gil Vicente(c) V(5-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Guimarães(f) V(0-4), Marco Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
18ª-Olhanense(c) E(1-1), Cosme Machado, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
10ª-Corrutpos(c) D(0-2), Xistra, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Académica(f) V(1-4), Soares Dias, Nada a assinalar
12ª-Estoril,(c) V(3-0), Nuno Almeida, Beneficiados, (3-1),Sem influência no resultado
13ª-Moreirense(c) V(1-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
14ª-Nacional(f) D(3-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
15ª-Setúbal(c) V(4-1), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Benfica(c) D(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar(f) E(3-3), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, (4-2), (+1 ponto)
18ª-Paços de Ferreira(c) D(2-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar

LINK's
16ªjornada
17ªjornada

Épocas anteriores: