Últimas indefectivações

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Vermelhão: Competência... sem deslumbrar, mas com eficiência

Paços de Ferreira 1 - 3 Benfica



Estava com muito receio em relação a esta partida. O Benfica efectuou 2 jogos muito competitivos na última semana: no jogo com os Corruptos, terminámos com o meio-campo de rastos; com o Zenit é verdade que o jogo acabou por ter um ritmo lento, mas houve tensão, e no final, com o golo, houve muita adrenalina libertada!!! Quando temos partidas sucessivas, a equipa não é afectada pelo cansaço no 1.º jogo, ou mesmo no 2.º... só a partir do 3.º ou 4.º jogo consecutivo, é que as pernas começam a ficar pesadas. E este jogo em Paços tinha tudo para 'enganar' os Benfiquistas!!!
As supostas facilidades, devido às muitas lesões em Paços, não se notaram em campo... Aliás, se calhar até obrigou o treinador do Paços, a uma estratégia mais ofensiva, com maior pressão... em vez do habitual, 'esperar pelo erro do adversário'!!! E como foi visível, motivação não faltou aos jogadores do Paços...
E como acabou por confessar Rui Vitória no final da partida, tivemos 4 a 5 jogadores com Febre esta semana, que estiverem em dúvida, até ao início da partida...!!!
Ao contrário de outros jogos, hoje, fomos eficazes. Marcámos logo na primeira oportunidade... o mesmo aconteceu com o Paços (numa jogada que começa com uma falta clara sobre o Almeida). O jogo foi muito disputado a meio-campo, com muitas faltas, com várias entradas da equipa médica do Paços, resumindo: pouco ritmo. Mesmo assim remate perigoso do Renato e cabeçada muito perigosa do Lindelof. Perto do intervalo, penalty sobre o Jonas, e golo... na altura certa!!!
A 2.ª parte foi melhor, acabámos por chegar ao golo num livre lateral pelo Lindelof. A partir daí, o Paços subiu, e o Benfica acabou por criar várias oportunidades... o 4.º golo esteve sempre muito perto. Nos últimos 10 minutos, acabámos por abrir alguns espaços, e o Júlio César foi obrigado a algum trabalho...
O golo do Diogo Jota, é um grande remate, mas o Júlio está demasiado adiantado. Lindelof a confirmar ser o Central em melhor forma no Benfica. O Almeida teve muitas dificuldades, até porque o Pizzi jogou muito pelo meio... deixando o André muitas vezes em inferioridade numérica. Mais um bom jogo do Eliseu (sendo dele a 'culpa' por deixar fugir o Jota no golo!!!).
Samaris e o Renato, com muitas dificuldades nas transições defensivas, porque apareciam muitos jogadores adversários na suas áreas de acção. Pizzi a confirmar o abaixamento de forma... Carcela, bem no 1.º golo, mas precisa de ser mais consequente. Bem nas ajudas defensivas.
Jonas e Mitro acabaram por ter 'pouca' bola no 1.º tempo, faltou o 4.º golo na 2.ª parte...!!!
Ainda deu para dar minutos ao Salvio e ao Semedo...
Não é preciso ser Bruxo, para saber que nos próximos dias, vai-se falar muita da arbitragem deste jogo!!! Faz parte da 'tradição'! O mais incrível é que o árbitro até esteve razoavel, nas principais decisões! E os supostos erros são em jogadas muito difíceis de analisar... Pessoalmente, acho que foi demasiado permissivo disciplinarmente, com as faltas constantes, principalmente no 1.º tempo, que o Paços fez, sistematicamente, sempre que a bola entrava em zona perigosa, com entradas cínicas, para parar o jogo...
Agora, nos penalty's uma coisa ninguém o pode acusar: nenhum dos lances é escandaloso, independentemente das decisões.
- O Bruno Moreira simulou 2 vezes, é inacreditável a quantidade de repetições do lance com o Samaris, quando é evidente que houve mergulho...(sendo que no início da jogada tenho dúvidas sobre um fora-de-jogo, mas não houve repetições); com o Jardel, existe contacto, mas ele só caiu porque quis...;
- No 1.º lance com Jonas o penalty é duvidoso, o Jonas não precisava de saltar para 'sacar' o penalty, as pernas dos defesas estavam lá... agora o Jonas quando está no ar, parece-me que é tocado, e como não estava apoiado, acabou por cair... mas não existe uma imagem clara; no início do 2.º tempo, existe outro lance com o Jonas, e é até pela forma como o defesa do Paços se 'mexe', parece-me ter sido penalty, mas não houve repetições aproximadas...!!!
Agora, independentemente da analise a estes lances, existe outro, onde o erro é evidente: no golo do Paços o André Almeida sofre falta. Este não é um lance duvidoso, é mais do que evidente. O André salta para jogar a bola de cabeça, e é empurrado... o jogador do Paços não tenta jogar a bola, está só preocupado em impedir o André de 'cortar' a bola, o que consegue...
Mas tenho a certeza que pouca gente, se vai preocupar com este lance...
Estamos novamente na liderança, pelo menos até Segunda... A equipa vai descansar, vamos ter uma semana para preparar o jogo de Sábado com o União, temos vários jogadores para recuperar: Gaitán, Fejsa (parece que vai estar disponível para o União)... e talvez o Lisandro. E é só isso, que nos deve preocupar...
Também se vai discutir muito, os cartões do Renato (Jardel, Almeida). Pessoalmente, prefiro ter o Renato com o União... do que arriscar jogar sem ele... e com o Fejsa de regresso, teremos mais opções para o meio-campo...

Só mais uma !!!

Benfica 3 - 0 Castêlo da Maia
25-16, 25-21, 25-22

2-0 na eliminatória, estamos a 1 vitória da Final esperada do Campeonato (a Fonte também está em vantagem de 2-0 sobre o Sp. Espinho). A equipa não se ressentiu da jornada Europeia, e acabámos por dominar sempre a partida, só no início do 3.º Set estivemos um pouco desconcentrados...

Excelente vitória...

Madeira SAD 25 - 26 Benfica
(13-14)

Vitória muito importante, neste 1.º jogo dos Quartos-de-final dos Play-off.
Sem o Tiago Pereira e o Belone (o Flávio Fortes saiu para Espanha!!!), com 10 exclusões de 2 minutos (os adversários tiveram 6), com 7 Livres de 7 metros contra (só 3 foram golos!!!)(fizemos 5/5 nos 7 metros!!!), estar quase sempre na frente, deixar o adversário adiantar-se no marcador 23-22, e mesmo assim ainda ter forças e cabeça para ir buscar a vitória.
A primeira parte foi equilibrada, com trocas de líder, mas estávamos em vantagem ao intervalo. Excelente arranque no 2.º tempo, tivemos 4 golos de vantagem, mas com tantos minutos a jogar em inferioridade numérica... os Madeirenses passaram para a frente... Mas ainda fomos a tempo de rectificar.
O Borrágan esteve muito bem, o Pais fez 100% nos remates 7/7. Fizemos 72% dos 9 metros (11/17), algo raro...

A nossa 'obrigação' no campeonato, é chegar às Meias-finais, temos 2 jogos na Luz, para concretizar o objectivo. Depois nas outras competições logo se vê!!!

Goleada

Benfica 11 - 2 Cambra

Goleada normal perante o último classificado, garantindo a manutenção da vantagem de 10 pontos no Nacional.
O grande destaque da noite, foi mesmo o regresso do João Rodrigues, após uma paragem muito longa... e já agora, o Adroher continua a marcar que se farta!!!

Intermitências !!!

Benfica 99 - 91 Ovarense
29-13, 23-22, 23-26, 24-30

Foi um jogo estranho, onde em vários momentos do jogo, parecia que o Benfica ia dar um 'capote', mas logo a seguir, a equipa 'aparvava' (essencialmente na defesa) e deixava a Ovarense aproximar-se!!!
Temos que reconhecer que o Cook está a jogar melhor, mesmo assim...! Grande jogo do Carlos...

O Wilson não foi opção por lesão, se calhar as más exibições na Taça Hugo dos Santos já foram consequência deste problema?! Mesmo assim o Lonkovic voltou a ter poucos minutos, porquê?!

Acabou a Fase Regular, terminámos em 1.º, garantimos a vantagem em relação a todos os adversários, até à Final.

Durante a semana foi anunciado o empréstimo do Cláudio Fonseca, que vai para Espanha!!! Parece que foi o próprio jogador a pedir para sair, algo que até se compreende tendo em conta a sua pouca utilização. Vamos ver se não vai ser necessário mais um jogador '5' no plantel, tanto o Gentry como o Radic têm tido lesões...

Regresso com goleada

São João 0 - 7 Benfica

Após uma longa de paragem do campeonato, regressámos com uma vitoria clara...
A paragem foi importante, o Benfica estava a jogar mal, a maior parte dos jogadores estiveram ao serviço das suas Selecções, portanto estiveram em acção, não houve poupanças físicas, mas pelo menos 'limparam' a cabeça. Vamos ter um final de temporada, com muitas competições, é importante os jogadores estarem com 100% de disponibilidade física e mental...

Uma bela discussão

"Jonas e Renato Sanches estão no onze da semana da Liga dos Campeões. Trata-se de uma distinção sob a égide da UEFA que é quem organiza estas cenas. Ambos se viram com todo o mérito na equipa dos melhores da semana porque, para alegria da Luz, nem um nem outro se cansaram de trabalhar e de expor abundantemente em campo as respectivas artes no jogo com o Zenit.
Jonas é um veterano e Renato Sanches é um adolescente. É a eles que o Benfica deve parte significativa do despertar para a vida que lhe compete. Para a luta nas provas em que ainda está envolvido e que são três. Isto depois de um arranque de época francamente constrangedor.
Uma das belas discussões correntes entre adeptos do Benfica é o da afectuosa e sempre empolgante eleição do 'melhor jogador' da equipa. Sobretudo pelo que fez naqueles primeiros meses em que, sozinho, arrastou para cima uma equipa que se arrastava para baixo, é verdade que Nicolas Gaitán tem vindo a ser apontado como sendo ele o verdadeiro artista a primeira figura da Luz num patamar muito acima dos demais.
Mas não, o maravilhoso Gaitán não é o melhor jogador deste Benfica 'de transição', tal como anunciou Luís Filipe Vieira em Junho, quando quis precaver os fãs para as inevitáveis "dores de crescimento". Que Gaitán é um fora de série, ninguém duvida. Mas é um fora de série intermitente, é esse o seu pecadilho.
Quando Gaitán 'aparece' em todo o seu esplendor, é uma coisa do outro mundo. Quando 'desaparece' - e desaparece algumas vezes - é uma frustração. Quem nunca nos falha é Jonas.
Jonas seria sempre um jogador extraordinário, mesmo que a sua função não fosse a de marcar golos, na qual, diga-se, é competentíssimo. Braulio Vásquez, director do Valencia, responsável pela contratação de Jonas em 2011, esteve entre o público da Luz na última terça-feira e resumiu em poucas palavras a actuação do jogador brasileiro frente ao Zenit de São Petersburgo: "Jogou tanto que, às vezes, até parecia um trinco." Está tudo dito? Não.
Também se poderia acrescentar à discussão que o melhor jogador deste Benfica não é Gaitán nem é Jonas. É Renato Sanches, como muito provavelmente o tempo se encarregará de esclarecer. E daqui saúdo as "dores de crescimento" de Renato Sanches,que continua a crescer, a crescer... Mas cala-te boca, não se vá estragar o rapaz com elogios."

Vitória: afinal o nome faz sentido

"Quando a pré-temporada do Benfica terminou, em Agosto, o nome do treinador dos encarnados servia para piadas. Não era Rui Vitória. Era antes Rui... derrotas. Ainda há dias, numa conferência de imprensa, o episódio foi lembrado, sem que o técnico perdesse a habitual compostura. Só que as coisas são sempre o que são. E as previsões catastróficas que em determinado momento foram feitas, afinal, não se concretizaram. Muito pelo contrário.
Chegados aqui, com apenas um terço da época por disputar, o treinador do Benfica é aquele que em Portugal tem maior percentagem de jogos ganhos. Com Rui Vitória no banco, as águias já fizeram 35 partidas oficiais (entre Supertaça, Campeonato, Champions, Taça de Portugal e Taça CTT e conseguiram 25 vitórias, 2 empates e 8 derrotas. Ou seja. 71,4% dos jogos foram ganhos.
O Sporting não tem um registo muito diferente. Com Jorge Jesus, os leões já realizaram 38 desafios oficiais (Supertaça, playoff da Champions, Liga Europa, Campeonato, Taça de Portugal e Taça CTT), tendo alcançado o seguinte saldo: 26 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. Ou seja, com mais 3 jogos, JJ tem mais um triunfo do que Rui Vitória. Conclusão: 68,4% de triunfos.
O FC Porto, que vai no terceiro treinador (Lopetegui, Rui Barros, José Peseiro), está distante dos rivais. Fez 37 jogos, a contar para cinco competições diferentes, e venceu 23. Saiu vitorioso, portanto, em 62,1% dos encontros.
A performance de Rui Vitória está ao nível daquilo que o Benfica vinha fazendo nos anos anteriores, e só por isso já merece ser destacada - independentemente de se apreciar muito ou pouco o seu ideário futebolístico e sem prejuízo de até poder vir a terminar a época sem qualquer título."

O anti-herói

"As bancadas vibram com os golos de Jonas, as fintas de Gaitán e o poder de Renato Sanches, mas há nesta recuperação do Benfica uma longa lista de anti-heróis que merecem um lugar na história desta temporada, seja ela qual for. Um deles é André Almeida, um jogador discreto e eficiente, seja em que posição for, seja em que missão for.
Frente ao Zenit, lá estava de novo André Almeida. Outra vez titular como lateral-direito, não se limitou a tapar um lugar que muitos acreditam que será de Nélson Semedo dentro de pouco tempo. Sofreu uma pancada na primeira parte e aguentou até ao fim, arrancando dois amarelos a Criscito, e com isso assumindo um papel de destaque na vitória por 1-0. Correu mais de 11 quilómetros nos 90 minutos nenhum outro jogador do Benfica chegou perto. Números de um jogador que se recusa a ser apenas mais um. Por paradoxal que possa parecer. é com jogadores assim que se fazem as revoluções. São eles o cimento que junta os craques, que permite a solidez e constância de uma equipa em alturas de indefinição. Com apenas 25 anos e cinco de clube, André Almeida teve sempre um papel importante em cada época. Nesta, com Rui Vitória, não foge à regra."

Benfiquismo (XX)

Em Coimbra, era assim que o Benfica era recebido...!!!

Redirectas XXXV - Estamos de Acordo RGS

Esta a imagem que todos nós queremos tornar a ver repetida. Um sonho de décadas. Rui Gomes da Silva no seu artigo desta semana propõe um ciclo de três anos para que esse objectivo possa ser uma realidade. Eu numa das minhas Redirectas passadas: a XXVII para ser mais preciso perguntei: "Quanto vale um título de campeão europeu?" e desafiei: "...façam do Glorioso de novo uma potência do futebol mundial temida por todos.". Corrija-me se estou enganado senhor Rui Gomes da Silva, mas um ciclo de três anos subentende que as nossas jóias da coroa devem permanecer nos quadros do clube pelo menos durante esses três anos. Eu seria mais ambicioso e diria cinco (daqui a cinco anos o Renato Sanches terá ainda somente 23 anos por exemplo) mas compreendo os três. Já é um muito bom início pois três anos em futebol é na realidade muito tempo. A nação Benfica unida em torno deste desígnio seria imparável. Mas novamente tenho de mencionar que uma cláusula de 80 milhões não garante nada visto que os montantes movimentados hoje em dia no mundo do futebol colocam esses valores como secundários. E num horizonte de três anos muito mais.
O novo pacote de direitos televisivos anunciado para a Premier League é obsceno: £5.136 mil milhões de libras por três anos só para as transmissões para o Reino Unido. Este valor representa €6.646 mil milhões de euros. Dá ou não o que pensar? Acham que 80 milhões de euros vão segurar o nosso Renato?