Últimas indefectivações

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Águia: Maccabi...

Nene: Maccabi...

Golaço...!!!

A Verdade do Tadeia #650 - Um já está. Faltam dois (ou três)

BI: Maccabi...

Benfica After 90 - Maccabi...

BnR: Maccabi...

Bigodes: Maccabi...

5 minutos: Maccabi...

Nota 10 para a canhota de Grimaldo


"O Benfica chegou às 10 vitórias em 10 jogos na temporada, derrotando (2-0) o Maccabi Haifa na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa de Schmidt, que voltou a apostar praticamente no mesmo onze, teve dificuldades numa primeira parte monótona, mas no segundo tempo a qualidade do pé esquerdo do espanhol, autor de um golaço e uma assistência, desequilibrou a partida

A bola foi cortada para fora da área do Maccabi Haifa, indo parar, sensivelmente, a meio do meio-campo dos campeões de Israel. O objeto mais cobiçado foi recolhido por Alejandro Grimaldo, que lhe deu dois toques, os quais a fizeram avançar alguns metros.
Perante a passividade dos visitantes, o lateral espanhol ajustou a sua passada, qual saltador que sabe exatamente onde colocar os apoios para chegar nas melhores condições possíveis ao momento do impulso. Coordenação motora aplicada, Grimaldo aproximou-se da bola para colocar-lhe o pé por baixo, num gesto que domina.
Ela saiu-lhe da bota esquerda com força, começando por contrariar a lei da gravidade e subir repentinamente, para logo em seguida fazer-se valer da força que nos atrai a todos para o centro da terra: desceu com a mesma violência da ascensão, entrando, com estrondo e obediência, na baliza do guardião Josh Cohen.
O golaço com que Grimaldo selou a vitória, por 2-0, do Benfica frente ao Maccabi Haifa surgiu aos 54 minutos, quatro depois de o mesmo pé esquerdo refinado do espanhol ter assistido Rafa Silva para que o supersónico português abrisse o marcador. Para chegar à 10.ª vitória em 10 partidas nesta temporada, e entrar a ganhar no grupo H da Liga dos Campeões, a canhota que disfere mísseis teleguiados do ex-Barcelona foi o fator decisivo.
A continuação da campanha totalmente vitoriosa do Benfica surgiu apesar de uma primeira parte frouxa, com pouca energia e escassa criação de oportunidades de golo. Roger Schmidt apostou praticamente no mesmo onze, com Bah no lugar de Gilberto como única alteração, e a verdade é que a etapa inicial dos portugueses foi desinspirada.
Num grupo onde também há PSG e Juventus, é evidente que bater os israelitas era condição indispensável para sonhar com a fase seguinte, mas o Maccabi deixou uma imagem competente na Luz. Sem grandes executantes, a equipa visitante conseguiu baixar o ritmo do duelo no primeiro tempo, mostrando algum critério e capacidade para ligar o seu futebol e provocar incómodo no Benfica.
A única verdadeira ocasião de golo dos 45 minutos iniciais surgiu aos 30', quando Enzo Fernández lançou a vertigem de Rafa Silva. O campeão da Europa em 2016 tirou dois adversários do caminho e disparou para defesa atenta de Joshua Cohen. No outro lado do campo, a tranquilidade, assertividade na antecipação e conforto de bola de António Silva, de 18 anos e em estreia na Champions, eram notas de destaque.
O descanso chegou com apenas três remates enquadrados com alguma das duas balizas, expressão clara da pouca ação junto das áreas a que se assistiu. Ao intervalo, Schmidt tirou Gonçalo Ramos, muito fora do jogo, e colocou Musa, talvez menos finalizador, mas sempre disponível para tocar e conectar futebol ofensivo.
A segunda metade começou com um susto para o Benfica, com Florentino a ser desarmado por Mohammed Fani, mas o possante Pierrot, que talvez estivesse em posição adiantada, não conseguiu finalizar de forma eficaz na cara de Vlachodimos. Pouco depois, vieram os golos que desbloquearam a partida.
Aos 50', um apoio frontal bem ao estilo de Musa colocou a bola em Rafa, que soltou imediatamente para Grimaldo. O internacional português já foi criticado por não ser o mais voraz competidor, mas mal colocou a bola no espanhol, foi logo agressivo a correr para a área, onde se juntou a Neres e Musa. O preciso cruzamento de Grimaldo foi desviado por Rafa para o 1-0.
Nos quatro minutos que mediaram o primeiro do segundo golos, António Silva foi protagonista com um corte in extremis a evitar que Pierrot se isolasse, ainda conseguindo sair a jogar para Vlachodimos. Na ação seguinte, Grimaldo olhou para a baliza adversária e esmagou a bola para fixar o 2-0 final.
Nos 30 minutos em que ainda se jogou, Rafa Silva levou, em duas ocasiões, o jogo para a dimensão em que quase só ele vive, um espaço em que a velocidade se multiplica e as arrancadas parecem feitas em cima de uma bicicleta. Nenhuma delas deu golo, mas foi um aviso para a capacidade de um atacante especialista em acelerar, travar e voltar a arrancar, sempre com passinhos pequeninos e de bola colada ao pé.
Enquanto o Benfica desperdiçava algumas oportunidades para o 3-0 — Musa rematou desenquadrado em boa posição, Enzo acertou no poste —, António Silva ia ganhando o aplauso da Luz. Numa das últimas ações do embate, o jovem central ganhou a frente ao seu rival direto, controlando a saída da bola com a tranquilidade que se costuma dizer que têm os veteranos, mas que na verdade é possuída pelos que têm qualidade, independentemente do que digam os documentos de identificação.
Numa noite em que se terá tornado mais evidente que, com um ciclo tão exigente de jogos em poucos dias, Roger Schmidt terá de começar a mexer no seu quase imutável onze em breve, o Benfica prolongou o sorriso que tem agarrado à cara desde que começou a época. Sem a inspiração coletiva de outras noites, a canhota de Grimaldo foi o atalho para os três pontos."

SL Benfica 2-0 Maccabi Haifa FC: Obrigação cumprida


"A Crónica: Estão De Volta Os Dez Minutos À SL Benfica

Onde vemos facilidade, por vezes, está uma armadilha. Na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, o SL Benfica olhou para o Maccabi Haifa FC como uma questão que não só não estava resolvida como foi complicada.
De facto, passadas as pré-eliminatórias, esta é a fase da prova em que é preciso apertar os cintos. No entanto, se agora é que é a doer, então para já foi possível ultrapassar o primeiro jogo sem abrir feridas.
Esperava-se, desde logo, que a fase de grupos da Liga dos Campeões trouxesse aos encarnados batalhas em que a armadura pode não ser proteção suficiente para as investidas de oponentes classificados. Só que Adamastor também assustou pelo aspeto, mas foi conquistado pelo sentimento.
Impunha-se então cumprir e vencer o Maccabi Haifa FC, adversário mais acessível do grupo, mas a saudade dos israelitas pela Liga dos Campeões afeta-lhes os sentimentos desde a época 2009/10, a última em que participaram na prova.
E não é de descurar a transcendência de quem sente falta de ouvir o hino da Champions. As notas da melodia mais ansiada do futebol deram ao Maccabi Haifa FC a inspiração para se equivalerem a um SL Benfica incapaz de mostrar superioridade.
As águias, depois de dois jogos a começar em desvantagem, não quiseram arriscar à frente o que a defesa podia não conseguir resolver atrás. Mesmo assim, o momento alto do primeiro tempo pertenceu ao SL Benfica. A carta enviada por Enzo a Rafa com um convite ao golo acabou extraviada.
Ainda estavam nos bares os últimos das filas para as bifanas, quando Frantzdy Pierrot só não marcou, porque ao avançado da equipa israelita lhe faltaram as forças que um bom suplemento ao intervalo que lhe teria dado.
Só que, de repente, vieram os famosos “dez minutos à SL Benfica”. Nesse tempo, deu para Grimaldo assistir Rafa para o primeiro golo. Em compensação pelos serviços prestados aos colegas e com o estádio a gritar-lhe “chuta!”, encheu o pé e o remate de fora de área fez a bola subir e descer num ápice até acordar a coruja que descansava no ninho.
Com esses momentos de brilhantismo que destoam do resto do jogo, o SL Benfica fechou o resultado e marcou a diferença para a equipa de menos nome no grupo H. Seguem-se agora a Juventus FC e o Paris Saint-Germain FC. Com a malha apertada, pertencer ou não à raia graúda da Champions é questão para decidir com italianos e franceses.

A Figura
Rafa Silva Inquieto, procurou esticar o jogo do SL Benfica até à frente quando, em posse, a equipa parecia desinspirada. Fez um golo e foi o motor ofensivo da equipa.

O Fora de Jogo
Gonçalo RamosFoi presa fácil de Seck e Batubinsika, os centrais do Maccabi Haifa FC. Nem com Rafa a chamar a si as atenções foi capaz de aproveitar. Ficou a dever um pouco às diagonais curtas que, em certos momentos teve espaço para executar.

Análise Tática – SL Benfica
A mudança mais comum no onze do SL Benfica voltou a acontecer. Alexander Bah entrou para o lado direito da defesa em detrimento de Gilberto.
Rafa apresentou-se nas costas de Gonçalo Ramos no 4-2-3-1. O 27 do SL Benfica foi fazendo a diferença em velocidade num jogo onde os encarnados não conseguiram prolongar os ataques tanto quanto o costume.
De salientar que, nos pontapés de baliza, por vezes, João Mário apareceu ao centro e Rafa à esquerda. Por certo, na cabeça de Roger Schmidt estava dar a Rafa uma zona propícia a ter espaço para aproveitar uma segunda bola e esgueirar-se para a baliza.
Com a entrada de Aursnes, o SL Benfica passou a jogar em 4-3-3. Florentino e Enzo subiram para jogarem como médios interiores.

11 Inicial e Pontuações
Odysseas Vlachodimos (5)
Alexander Bah (5)
Nicolás Otamendi (6)
António Silva (6)
Álex Grimaldo (7)
Florentino (6)
Enzo Fernández (6)
David Neres (5)
João Mário (6) 
Rafa Silva (8)
Gonçalo Ramos (5)
Subs Utilizados
Petar Musa (4)
Fredrik Aursnes (5)
Chiquinho (-)
Diogo Gonçalves (-)

Análise Tática – Maccabi Haifa FC
Em 4-3-3, o Macabbi Haifa FC preocupou-se em fazer uma marcação bastante cerrada a Rafa. Ali Mohamed adiantou-se mais um pouco para condicionar Florentino.
Nas dinâmicas ofensivas, destaca-se o papel de Chery. A jogar como médio ofensivo mexeu-se bastante para receber a bola, caindo, inclusivamente, perto dos corredores laterais. Uma vez na posse do esférico, o jogador proveniente do Suriname tentou definir o último passe da equipa.
Partindo da direita, Dean David procurou bastante o meio. Do outro lado, o extremo-esquerdo, Dolev Haziz, ficou mais encarregue da largura e acompanhar Bah, garantindo, em alguns momentos, uma linha de cinco.
As cautelas com a exploração da profundidade por parte do SL Benfica foram grandes. O guarda-redes Josh Cohen apresentou-se bastante subido, mostrando-se pronto a anular a exploração das costas da defesa.

11 Inicial e Pontuações
Josh Cohen (5)
Daniel Sundgren (4)
Abdoulaye Seck (6)
Dylan Batubinsika (6)
Sean Goldberg (5)
Neta Lavi (6)
Ali Mohamed (5)
Tjaronn Chery (5)
Dolev Haziza (4)
Dean David (4)
Frantzdy Pierrot (5)
Subs Utilizados
Mohammed Abu Fani (4)
Omer Atzili (4)
Suf Podgoreanu (-)
Nikita Rukavytsya (-)
Sun Menahem (-)

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
BnR: Na segunda parte o Benfica experimentou um sistema tático diferente, com Aursnes a jogar como médio defensivo. Por que é que decidiu fazer essa alteração?
Roger Schmidt: Sabíamos que o Maccabi Haifa FC corre muitos riscos quando está a perder e para nós era bom termos três médios à frente dos centrais para podermos controlar as bolas verticais e termos gente suficiente na área. Queríamos, no fundo, facilitar a tarefa ao Enzo e ao Florentino. Sabíamos que íamos conseguir momentos de contra-ataque. O objetivo foi estabilizar um pouco mais a defesa.

Maccabi Haifa FC
Não foram colocadas questões ao treinador do Maccabi Haifa FC, Barak Bakhar."

Numerologia!


"16 jogos. ✅
10 jogos oficiais. ✅
100% vitórias. ✅
47 golos marcados. ✅
11 golos sofridos. ✅
E mais importante, mais um jogo europeu e mais uma partida em que o Benfica apenas vê um cartão amarelo durante os 90 minutos, mostrando de forma clara a disparidade de critério na liga portuguesa."

Rafa (vivinho da) Silva | Se não rejuvenesceu, pelo menos parece


"Como É Que Descreves O Desempenho De Rafa Neste Início De Temporada?

Ainda me recordo, sem grande saudosismo, da significativa insistência com que muitas pessoas apontavam Rafa à sempre anunciada, mas nunca concretizada saída do Sport Lisboa e Benfica.
Desta é que era, certamente. Diziam alguns. Eu incluído. Mas não foi. Rafa ficou e agora afigura-se complicado para qualquer adepto com dois olhos minimamente funcionais nas órbitas contrapor a permanência do internacional (quando calha) português.
O “27” das águias parece ter ganho um novo fôlego sob a alçada de Roger Schmidt. Desde logo, parece ter ganho novo alento e novo ânimo nos trabalhos diários, com claro reflexo na energia e entrega que se têm feito notar em campo jogo após jogo.
Psicológica e emocionalmente, Rafa aparenta estar rejuvenescido. Estando-o, a qualidade que abunda nele vem ao de cima com toda a naturalidade de um jogador que sempre pareceu estar a mais numa liga menos.
Todavia, para as exibições de qualidade e influentes de Rafa Silva neste início de temporada muito tem contribuído a liberdade de que tem gozado nas costas de Gonçalo Ramos. Além de veloz em corrida, é também veloz na execução e tem definido ligeiramente melhor do que anos anteriores.
Isso permite-lhe ser o dínamo ideal na posição de “10” – numa noção moderna de “10”. Consegue receber sempre com qualidade, é rápido nas rotações e difícil de travar quando arranca. Decidindo bem no último passe, será sempre um jogador perigosíssimo naquela posição.
E tem-no sido. A chegada de Draxler poderá dar-lhe algum descanso (apesar de ser o de João Mário o lugar mais quente neste momento), mas o Rafa que se tem apresentado em campo esta época parte à frente de qualquer jogador para tão importante e tão badalada posição “10”. A continuar assim, já sabem, para o ano vai sair. Ai!, isso é certinho, desta é que é. Ou não."

Clickbait...!!!


"O despedimento de Tuchel do Chelsea foi noticiado há sensivelmente 1h30m. Segundo o Record , o clube inglês não quer saber do treinador campeão em Portugal, nem do treinador que ficou em segundo lugar. Inacreditável a rapidez com que se lançam este tipo de cartadas. Nem pensam! Atiram logo o barro à parede. Que lixo de jornalismo."

Campeão...


"«Sem o Benfica não teria feito o que fiz. [...] Quero agradecer ao Presidente por estar a apostar na natação». Diogo Ribeiro 🥇🥇🥇
Mentalidade de campeão ❤️"

Alucinações!


"Podemos adiantar sem qualquer reserva que Rui Costa não saiu do Benfica Campus todo o dia, tal como sempre faz em dias de jogos da Youth League em que o SL Benfica participa.
É mentira atrás de mentira. Não sabem viver de outra forma. Mas mesmo dando de barato o que este aldrabão diz, não vemos na foto o Rui Costa e muito menos dá para escutar o teor da conversa, porque é apenas uma foto. Boato que morre à nascença.
É o desespero!!
#40anosdisto"

A velha e gasta tática de condicionamento da equipa de arbitragem já chegou aos jogos europeus. Não têm vergonha na cara.

Alberto Mota, in Facebook

Promessas!!!

Vermelhão: Arranque...

Benfica 2 - 0 Maccabi Haifa


Jogo morno, que valeu pelo golão do Grimaldo...!

A pressão do Maccabi, com uma marcação 1x1 em grande parte do campo, surpreendeu os jogadores do Benfica! Ficámos um pouco à espera do golo, sem fazer muito por isso, porque também não arriscámos muito... e quando se 'cheirava' a oportunidade 'decidimos' quase sempre mal, com o Neres 'à cabeça'!!!


A equipa já não consegue fazer a pressão asfixiante, que fizemos nos primeiros jogos, ou então tem ordens para não 'arriscar' tanto, para não dar espaço nas costas, como aconteceu nos golos sofridos com o Paços e com o Vizela! Quando conseguimos 'acampar' junto da área do Maccabi, as oportunidades apareceram, mas falhava sempre alguma coisa...


No início do 2.º tempo, tudo mudou... e a entrada do Musa foi decisiva! O rapaz pode ter algumas limitações, mas o toque de primeira nas tabelas, é muito bom... Não acerta sempre, mas tem 'intenção' naquilo que faz! Além disso, é 'rato' nas disputas físicas e pelo ar, algo que o Gonçalo ainda não tem...!!!

O primeiro golo nasce exactamente numa dessas situações... com as duas equipas encaixadas defensivamente, os desequilíbrios estavam difíceis de encontrar, e foi uma tabela do Musa, que o João Mário deixou 'passar' para o Grimaldo, que 'transformou' o Rafa em ponta-de-lança!!!

E logo a seguir, bomba teleguiada do Grimaldo... Muito provavelmente golo da jornada, e candidato a golo do ano na Champions!!!

Com alguns jogadores fisicamente limitados, começamos a gerir imediatamente, a entrada do Aursnes foi indicativa disso! A primeira vez, que o Roger alterou o esquema da equipa, jogámos os últimos 25 minutos, com um trio no meio-campo!!! Talvez, um pronúncio daquilo que vamos ter nos jogos com a Juventus e o PSG, talvez uma variação para quando for necessário gerir vantagens curtas... Por acaso, até acho que não soubemos 'aproveitar' esta superioridade no meio-campo, os jogadores mostraram alguma falta de rotinas neste novo esquema... O que até é normal, já que nunca tinham jogado assim... Notei muita dificuldade em 'fechar' as Laterais, com este desenho tático! Também é verdade, que na parte final, sem o Rafa e sem o Neres e sem o João Mário, o nosso potencial ofensivo não era o mesmo!

O Gri mereceu o prémio MVP, e além do golo e da assistência, até jogou bem (com uma excepção parva, no final da primeira parte)!!! Mas houve outras boas exibições. Começo com o estreante 'teenager': António Silva (aka Tony Silva, ou aka Tó Silva...), grande jogo! E até podem tentar diminuir a performance dizendo que foi contra o Maccabi, mas isso será somente azia!!! Temos aqui Ouro... e digo mais, quando os lesionados recuperarem, não sei quem vai para o banco!!! A defender, no ar, na relva, no contacto físico e com a bola no pé, a fintar e a passar, praticamente perfeito!!!
Dito isto, o Nico também fez uma boa exibição, principalmente no 2.º tempo... Bah, estilo Duracel: E dura, dura, dura...!!! Hoje, a dupla Tino/Enzo jogou os 90 minutos, o Enzo até fez alguns grandes passes, alguns malabarismos... mas o Tino na minha opinião, esteve melhor, pareceu-me mais solto (com a excepção daquele passe no início do 2.º tempo)!
Lá na frente, tenho 'quase' a certeza que o Neres jogou condicionado! Nos primeiros minutos, já andava a fazer alongamentos quando a bola estava longe... Não deve ser grave, mas está com algum problema muscular! Com isto não quero afirmar, que todos os erros do Neres, foram consequência duma suposta lesão, mas ajudou...
O trio português da frente (Mário, Rafa, Ramos) teve muita dificuldade em ultrapassar o 'físico' da defesa adversária... Às vezes, não se pode ir às bolas todas, não se pode estar constantemente a criar linhas de desmarcação, é preciso 'esperar' e ocupar os espaços deixado livres!!!
E já agora, o Ody com pouco trabalho, acabou por ser decisivo!!!

Uma palavra para o Maccabi: são uma equipa muito bem treinada, com mecanismos bem definidos, e sendo claramente o plantel mais fraco deste grupo, duvido que sejam goleados em todos os jogos. Fisicamente têm presença, e são ambiciosos...


Não foi inocente a referência na conferência de imprensa do Roger, à importância do foco em Famalicão! Num jogo, antes da deslocação a Turim, sem dois titulares, castigados, sendo que enquanto o Ramos até pode ter dois substitutos directos, o João Mário, não tem ninguém de características iguais no banco!!! A partida de sábado à tarde tem que ser encarada como a Final da Champions!!!

Vitória do anti-jogo!

Benfica 0 - 1 Maccabi Haifa


Resultado inacreditável, numa partida onde a equipa inferior ganhou, com o Benfica a entrar demasiado confiante, a jogar contra um muro, a sofrer um golo na primeira vez que passaram o meio-campo, e a jogar mais de 50 minutos, com 10, após a expulsão do Zan!!! E mesmo assim, a massacrar, desperdiçando golos, decidindo quase sempre mal... e ainda, dois golos anulados, o 2.º sem qualquer justificação!!!

O ano passado também perdemos o 1.º jogo, em Kiev, mas este foi diferente! Mas mesmo assim, aquilo que mais de irritou, foi o anti-jogo execrável executado pelo adversário... vergonhoso!

Património em Campo


6 de Setembro


5 de Setembro


A culpa é do árbitro

A Verdade do Tadeia #649 - Aí está a Liga dos Campeões

Zero: Pré-Champions...

Voltar à serenidade

Mauro Xavier, in Record

Joga o Benfica!


"E é isto que sempre magoará os rivais. Por muito que tentem (mas tentam? só sabem chafurdar), nunca chegarão a este nível.
O Benfica cura todos os males."

Há VAR e VAR, há ir e... rou(V)ar


"Épa, santa incompetência, por amor de Deus!! Se este VAR não for para a "jarra" então o CA é conivente. Esperemos por uma explicação do Fontelas Gomes."