Últimas indefectivações

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Vermelhão: Arranque...

Benfica 2 - 0 Maccabi Haifa


Jogo morno, que valeu pelo golão do Grimaldo...!

A pressão do Maccabi, com uma marcação 1x1 em grande parte do campo, surpreendeu os jogadores do Benfica! Ficámos um pouco à espera do golo, sem fazer muito por isso, porque também não arriscámos muito... e quando se 'cheirava' a oportunidade 'decidimos' quase sempre mal, com o Neres 'à cabeça'!!!


A equipa já não consegue fazer a pressão asfixiante, que fizemos nos primeiros jogos, ou então tem ordens para não 'arriscar' tanto, para não dar espaço nas costas, como aconteceu nos golos sofridos com o Paços e com o Vizela! Quando conseguimos 'acampar' junto da área do Maccabi, as oportunidades apareceram, mas falhava sempre alguma coisa...


No início do 2.º tempo, tudo mudou... e a entrada do Musa foi decisiva! O rapaz pode ter algumas limitações, mas o toque de primeira nas tabelas, é muito bom... Não acerta sempre, mas tem 'intenção' naquilo que faz! Além disso, é 'rato' nas disputas físicas e pelo ar, algo que o Gonçalo ainda não tem...!!!

O primeiro golo nasce exactamente numa dessas situações... com as duas equipas encaixadas defensivamente, os desequilíbrios estavam difíceis de encontrar, e foi uma tabela do Musa, que o João Mário deixou 'passar' para o Grimaldo, que 'transformou' o Rafa em ponta-de-lança!!!

E logo a seguir, bomba teleguiada do Grimaldo... Muito provavelmente golo da jornada, e candidato a golo do ano na Champions!!!

Com alguns jogadores fisicamente limitados, começamos a gerir imediatamente, a entrada do Aursnes foi indicativa disso! A primeira vez, que o Roger alterou o esquema da equipa, jogámos os últimos 25 minutos, com um trio no meio-campo!!! Talvez, um pronúncio daquilo que vamos ter nos jogos com a Juventus e o PSG, talvez uma variação para quando for necessário gerir vantagens curtas... Por acaso, até acho que não soubemos 'aproveitar' esta superioridade no meio-campo, os jogadores mostraram alguma falta de rotinas neste novo esquema... O que até é normal, já que nunca tinham jogado assim... Notei muita dificuldade em 'fechar' as Laterais, com este desenho tático! Também é verdade, que na parte final, sem o Rafa e sem o Neres e sem o João Mário, o nosso potencial ofensivo não era o mesmo!

O Gri mereceu o prémio MVP, e além do golo e da assistência, até jogou bem (com uma excepção parva, no final da primeira parte)!!! Mas houve outras boas exibições. Começo com o estreante 'teenager': António Silva (aka Tony Silva, ou aka Tó Silva...), grande jogo! E até podem tentar diminuir a performance dizendo que foi contra o Maccabi, mas isso será somente azia!!! Temos aqui Ouro... e digo mais, quando os lesionados recuperarem, não sei quem vai para o banco!!! A defender, no ar, na relva, no contacto físico e com a bola no pé, a fintar e a passar, praticamente perfeito!!!
Dito isto, o Nico também fez uma boa exibição, principalmente no 2.º tempo... Bah, estilo Duracel: E dura, dura, dura...!!! Hoje, a dupla Tino/Enzo jogou os 90 minutos, o Enzo até fez alguns grandes passes, alguns malabarismos... mas o Tino na minha opinião, esteve melhor, pareceu-me mais solto (com a excepção daquele passe no início do 2.º tempo)!
Lá na frente, tenho 'quase' a certeza que o Neres jogou condicionado! Nos primeiros minutos, já andava a fazer alongamentos quando a bola estava longe... Não deve ser grave, mas está com algum problema muscular! Com isto não quero afirmar, que todos os erros do Neres, foram consequência duma suposta lesão, mas ajudou...
O trio português da frente (Mário, Rafa, Ramos) teve muita dificuldade em ultrapassar o 'físico' da defesa adversária... Às vezes, não se pode ir às bolas todas, não se pode estar constantemente a criar linhas de desmarcação, é preciso 'esperar' e ocupar os espaços deixado livres!!!
E já agora, o Ody com pouco trabalho, acabou por ser decisivo!!!

Uma palavra para o Maccabi: são uma equipa muito bem treinada, com mecanismos bem definidos, e sendo claramente o plantel mais fraco deste grupo, duvido que sejam goleados em todos os jogos. Fisicamente têm presença, e são ambiciosos...


Não foi inocente a referência na conferência de imprensa do Roger, à importância do foco em Famalicão! Num jogo, antes da deslocação a Turim, sem dois titulares, castigados, sendo que enquanto o Ramos até pode ter dois substitutos directos, o João Mário, não tem ninguém de características iguais no banco!!! A partida de sábado à tarde tem que ser encarada como a Final da Champions!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!