Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Quando reabrem os shopp... perdão, os estádios?


"Terminou, finalmente a temporada 2020-2021, e há uma conclusão óbvia: o Benfica não vive sem adeptos. Quantos golos a mais teriam sido marcados na baliza sul com a Luz cheia, estivesse em campo o Seferovic, o Darwin ou o Manuel Luís Goucha? Quantos empates teriam sido vitórias? Como teria sido a exibição no Bessa? Quantas assistências teriam feito o Grimaldo e o Diogo Gonçalves, quantos desarmes mais teria feito o Otamendi? A pandemia afectou vários sectores, mas nenhum sofreu tanto como o Benfica. O Barbas ser obrigado a fechar o restaurante, ele até aceita. O Barbas ser obrigado a fechar o restaurante e ainda ser impedido de entrar no Estádio da Luz já se torna intolerável.
Há outras teorias que pretendem encontrar uma justificação para o fracasso total da época do Benfica. O ataque da covid-19 dentro do balneário, erros de arbitragem, erros do treinador, erros do presidente. Há opiniões para todos os gostos. Não há treinadores de bancada porque estão fechadas, mas não faltam treinadores de Twitter e Facebook absolutamente convictos das suas certezas inabaláveis. Na vida, eu tenho apenas duas: um dia hei de morrer e mesmo depois de o meu coração parar de bater continuarei apaixonado pelo Benfica.
Perder não faz parte do nosso ADN e quando acontece é normal colocar tudo em causa. Eu próprio teria sido capaz de rescindir contrato com todos os jogadores e equipa técnica depois da derrota com o Gil Vicente. Assim como teria assinado contrato vitalício com toda a gente depois dos 5-0 ao Sporting na Supertaça. Para se perceber o que mudou em menos de dois anos não basta olhar para o relvado a maior diferença está nas bancadas."

Pedro Soares, in O Benfica

Taça da Vergonha


"Lamentavelmente, o árbitro foi o principal protagonista da final da Taça de Portugal.
Ao tomar uma decisão absurda, aparentemente sancionada pelo VAR, condicionou de forma irremediável a partida, limitando a capacidade do Benfica para fazer face a um adversário já de si forte e organizado.
Como disse Jorge Jesus, o Sporting de Braga teve mérito na forma como aproveitou um erro do qual, não teve culpa. A partir daí, contra dez, foi de facto melhor. Ninguém sabe o que aconteceria se não tivesse havido expulsão. O que é certo é que, assim, o jogo ficou manchado.
Não estou nada seguro de que tenha sequer existido falta de Helton Leite sobre Abel Ruiz. O que tenho a certeza, e toda a gente viu menos o Sr. Nuno Almeida e quem o assistia no VAR, é que o avançado do Sporting de Braga tentou contornar o nosso guarda-redes no sentido da bandeirola de canto, não estando enquadrado com a baliza. A não haver toque, seria cartão amarelo para o espanhol por simulação. Existindo toque, era livre contra o Benfica e amarelo para Helton. Expulsão? Só por manifesta incompetência, perturbação ou até estupidez, para não dizer outras coisas.
O que fica é uma Taça de Portugal perdida. Tal como já ficara um campeonato, onde as arbitragens, só em grandes penalidades por assinalar, nos terão subtraído uns oito pontos. Talvez não dessem para chegar ao título, mas pelo menos dariam para o acesso directo à Champions League, na vez de um clube que teve a seu favor 16 penáltis(!!!), alguns dos quais verdadeiramente ridículos.
Ao fim de tantos anos, o futebol português ainda é o que era. Até quando?"

Luís Fialho, in O Benfica

Gloriosas campeãs


"Luís Filipe Vieira é o presidente responsável pelo nascimento do futebol feminino do SL Benfica e os resultados estão à vista. Lembro-me das suas palavras no início do projeto e da ambição - ser campeão nacional e participar na Liga dos Campeões. A promessa foi cumprida. Curiosamente, a participação na Champions precedeu a conquista do campeonato, que só foi retardada devida à maldita pandemia. Graças a uma planificação exemplar levada a cabo pela Direcção, sobretudo pelo vice-presidente, Fernando Tavares, o grupo de trabalho foi de uma dedicação e entrega exemplares. Primeiro com Luís Andrade ao leme, depois com Filipa Patão, a equipa só teve um objectivo - conquistar a Liga. Lembro-me bem das finais com Sporting e Famalicão, sem esquecer todos os adversários que abrilhantaram a conquista histórica.
Uma palavra especial para as nossas capitãs - Darlene, Sílvia Rebelo e Pauleta. Num plantel em que sobressaiu o colectivo, algumas individualidades destacaram-se - Carolina Vilão, Catarina Amado, Andreia Faria, Ana Vitória, Nycole, Cloé Lacasse e Francisca Nazareth, esse verdadeiro talento que espalha magia por todos os relvados. Lúcia Alves foi uma das revelações, pela sua adaptação a lateral-esquerda, tal como o papel de Matilde Fidalgo nas laterais. Sem esquecer as intransponíveis Carole Costa e Ana Seiça. Ou ainda as jovens centrocampistas, Beatriz Cameirão e Christy Ucheibe.
Sempre insatisfeita, a Direcção aproveitou o mercado de janeiro para reforçar a equipa, contratando a extraordinária guarda-redes e internacional brasileira, Letícia, e a matadora Marta Cintra."

Pedro Guerra, in O Benfica

Futebol social


"O papel dos clubes de futebol no desenvolvimento social e na sustentabilidade é, cada vez mais, necessário, importante e reconhecido.
Necessário, porque os problemas sociais se agravam, das injustiças às exclusões e segregações, mesmo em democracias avançadas e países desenvolvidos. As soluções tradicionais do Estado social, da filantropia e das solidariedades organizadas, parecem esgotar as suas soluções e mostram falta de eficácia em diversas situações onde é preciso uma capacidade de inovar e, sobretudo, um grande poder comunicacional e de motivação massiva.
Importante, porque o alcance dos clubes de futebol nas nossas sociedades é imenso e em grande escala. Chegam onde mais ninguém vai e são ouvidos, por isso podem ser excelentes veículos de transformação social e assumir a sua importância na vida actual, para além das dimensões desportiva e lúdica, nas dimensões comunitária, ambiental e social.
Reconhecido, porque há várias décadas que países com Ligas de referência europeia, como o Reino Unido, Espanha, Alemanha e outros, habituaram a opinião pública a que a chamada indústria do futebol está atenta aos problemas da vida e dá um importante retorno à sociedade. Também em Portugal a Liga criou a Fundação Futebol e tem estimulado o papel dos clubes nos domínios do social e do ambiente. Este prémio e disso um exemplo prático e feliz. Obrigado pelo galardão, o prémio honra-nos e motiva-nos a continuar este sonho solidário de todos os benfiquistas!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
1.º título de campeão nacional do Benfica no futebol feminino. O sorteio ditou um Sporting-Benfica na última jornada e, por altura do apito inicial, bastar-nos-ia um empate para assegurar o título. A vitória concludente, por 0-3, abrilhantou a notável conquista. O futebol feminino dá ainda os primeiros passos no clube, imperando a excelência desde que foi dado o mote. Parabéns!

2
Triunfos, ambos no Porto, nas meias-finais do Campeonato de hóquei em patins. Na quarta-feira houve jogo: se ganharmos estamos na final, caso contrário teremos mais duas oportunidades para selar o apuramento;

13
Finais perdidas da Taça de Portugal (12 com a designação 'Taça de Portugal') em 42 presenças (38). A taxa de aproveitamento de finais continua alta, mas importa retomar o trilho das vitórias o mais rápido possível numa competição que continua a ser imensamente acarinhada pelos adeptos apesar de sucessivamente desvalorizada pelo organizador (afunilamento dos participantes nas rondas iniciais, calendarização desinteressante, modelo de meias-finais menos 'arriscado', degradação do estádio Nacional e segunda final consecutiva noutro palco);

26
Seferovic terminou a temporada com 26 golos em competições oficiais (22 no Campeonato), a um do seu melhor registo de águia ao peito (2018/19), sendo o melhor marcador da equipa na época que agora findou. São números assinaláveis tendo em conta que, dos 48 jogos em que foi utilizado, apenas em 32 deles alinhou na condição de titular. Em quatro temporadas soma 69 golos (54 na Liga, 75 incluindo jogos particulares), situando-se na 34.ª posição no ranking dos goleadores benfiquistas em competições oficiais (25.º no Campeonato e 43.º considerando todos os jogos)."

João Tomás, in O Benfica

Desmentido


"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que é falso que o jogador Darwin Nuñez se sinta enganado por quem quer que seja no Benfica, tal como escreve hoje o jornal "Record".
O atleta uruguaio iniciou o seu processo de recuperação no Benfica Campus após intervenção cirúrgica, tal como estava previsto, uma reabilitação que seguirá os trâmites normais neste tipo de situações."

Mira apontada a duas finais


"A temporada 2020/21 caminha a passos largos para o seu final, mas há ainda títulos por conquistar.
Neste fim de semana disputaremos o acesso às finais dos campeonatos de futsal e hóquei em patins.
No futsal somos os campeões em título e queremos muito chegar à final e termos a oportunidade de lutar por manter esse estatuto. Para tal precisaremos de eliminar o Fundão nas meias-finais, assim como o fizemos no percurso triunfal em 2018/19 na mesma fase da prova. Já se disputou o primeiro encontro, em que vencemos, por 0-3, no reduto adversário. O segundo jogo está agendado para amanhã, às 18h00, na Luz. Caso seja necessário, o desafio derradeiro das meias-finais será realizado no domingo, também no nosso pavilhão.
No hóquei lideramos as meias-finais por 2-1 numa contenda com o FC Porto. Os primeiros dois jogos ocorreram na casa dos portistas e vencemos ambos, porém saímos derrotados do terceiro encontro, na Luz. Domingo, às 15h00, terá início a quarta ronda da eliminatória de acesso à final, também em nossa casa. Uma vitória para as nossas cores garantirá a presença na final, sendo que, em caso de derrota, haverá ainda um quinto jogo no Dragão.
No andebol realizar-se-á a penúltima jornada do Campeonato, na qual teremos um dérbi, na Luz, com o Sporting, marcado para amanhã, às 15h00.
Quanto às equipas femininas, já só restam em competição as de hóquei em patins e andebol. Só esta última entrará em ação nos próximos dois dias, deslocando-se a Leça da Palmeira no sábado e recebendo o Juve Lis no domingo.
A nossa equipa feminina de andebol encontra-se no terceiro lugar da tabela classificativa, a dois pontos dos líderes Madeira SAD e Alavarium, quando estão por disputar quatro jornadas. Recordamos que a temporada passada, incompleta devido à pandemia, ficou marcada pelo regresso muito aguardado do Benfica ao escalão maior, pouco depois da reativação da secção. É por isso de enaltecer que em 2020/21 ocupemos já posições cimeiras.
De Todos Um, o Benfica!"

O Cantinho Benfiquista #57 - Começamos e Acabamos Mal

Julian Weigl | O alemão poderá dançar ao som dos “blues”


"Vários são os nomes na porta de saída com alguma mais valia financeira para o SL Benfica, entre eles Rafa, Odysseas Vlachodimos, Alex Grimaldo e Julian Weigl. A falha no acesso à Liga dos Campeões na temporada passada e a não garantia da qualificação para a edição deste ano fez soar os “alertas financeiros” da Luz.
A juntar a esta falta de encaixe financeiro, soma-se o investimento no plantel na época passada – cerca de 98,5 milhões de euros -, pelo que terá de haver saídas para equilibrar as contas. E o alemão é um dos jogadores mais falados nos últimos dias, inclusive pela imprensa britânica.
De acordo com o jornal britânico The Telegraph, existe um possível interesse do Chelsea FC no médio alemão dos encarnados como alternativa a Declan Rice, inglês do West Ham United FC. Os Hammers pedem ao clube liderado por Roman Abramovich cerca de 80 milhões de euros, montante que o russo considera bastante elevado.
Como tal, surgiram várias alternativas “em cima da mesa”, entre elas Julian Weigl e Aurélien Tchouaméni, do AS Mónaco. Ainda, um fator importante para o interesse dos Blues em Weigl é o facto deste já ter trabalhado com o atual treinador do clube inglês, Thomas Tuchel, no Borussia Dortmund.
Segundo o Transfermarkt.pt, Julian Weigl tem um valor de mercado a rondar os 20 milhões de euros, montante pago pelo SL Benfica aos alemães em janeiro de 2020. Na época que terminou há poucos dias, o médio somou mais de 2.900 minutos, marcando apenas um golo – na Liga Europa, frente ao KKS Lech Poznan.
Com estes rumores, começa a crescer a dúvida no seio dos adeptos benfiquistas sobre quem vai ser o seu sucessor. Será necessário ir ao mercado ou existem opções dentro do plantel? A verdade é que existem escolhas para todos os gostos, em ambos os cenários.
Dentro do plantel das águias, encontramos dois jogadores que podem fazer a posição ‘6’ ocupada esta época por Weigl: Andreas Samaris e Gabriel. A verdade é que se um tem vários problemas físicos e falta de ritmo de jogo (Samaris), o brasileiro não tem a confiança total de Jorge Jesus e como tal também deve estar na porta de saída.
No entanto, a principal alternativa ao médio alemão pode ser Florentino Luís, um jogador da casa que esteve emprestado ao AS Mónaco durante a época passada e que se vai apresentar às ordens de Jorge Jesus no início da pré-época.
O internacional sub-21 fez apenas nove jogos pela formação de Niko Kovac, perdendo espaço para Tchouaméni, o jovem francês de grande valor que está integrado na Equipa do Ano da Liga Francesa e que venceu o prémio de melhor jogador jovem da competição, superando Camavinga (Rennes FC) e Caqueret (Olympique Lyonnais).
Ainda assim, espera-se que Jorge Jesus aposte no médio português, mas já fez saber junto de Luís Filipe Vieira que pretende reforçar o meio-campo encarnado com mais um ‘6’ e um ‘8’."

Fever Pitch - João, Miguel & Pedro... Trio!

Fever Pitch - João & David... Inglaterra!