Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Futebol social


"O papel dos clubes de futebol no desenvolvimento social e na sustentabilidade é, cada vez mais, necessário, importante e reconhecido.
Necessário, porque os problemas sociais se agravam, das injustiças às exclusões e segregações, mesmo em democracias avançadas e países desenvolvidos. As soluções tradicionais do Estado social, da filantropia e das solidariedades organizadas, parecem esgotar as suas soluções e mostram falta de eficácia em diversas situações onde é preciso uma capacidade de inovar e, sobretudo, um grande poder comunicacional e de motivação massiva.
Importante, porque o alcance dos clubes de futebol nas nossas sociedades é imenso e em grande escala. Chegam onde mais ninguém vai e são ouvidos, por isso podem ser excelentes veículos de transformação social e assumir a sua importância na vida actual, para além das dimensões desportiva e lúdica, nas dimensões comunitária, ambiental e social.
Reconhecido, porque há várias décadas que países com Ligas de referência europeia, como o Reino Unido, Espanha, Alemanha e outros, habituaram a opinião pública a que a chamada indústria do futebol está atenta aos problemas da vida e dá um importante retorno à sociedade. Também em Portugal a Liga criou a Fundação Futebol e tem estimulado o papel dos clubes nos domínios do social e do ambiente. Este prémio e disso um exemplo prático e feliz. Obrigado pelo galardão, o prémio honra-nos e motiva-nos a continuar este sonho solidário de todos os benfiquistas!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!