Últimas indefectivações

sábado, 15 de junho de 2013

Na final...

Tal como eu previ, ontem, a dupla Benfiquista Teresa Portela e Joana Vasconcelos, tinha mais hipóteses nos 200m do que nos 500m da véspera.
Amanhã vamos ter as nossa meninas na Final do K2 200m. A prova é curta, a largada será muito importante, mas muito sinceramente acho que é melhor não esperar medalhas... Eu sei que estamos no início do novo ciclo Olímpico, mas para já não estou a gostar da 'química' desta embarcação. É uma opinião perfeitamente subjectiva, mas temos que encontrar a melhor combinação possível, entre os K1, K2 ou K4, não é fácil fazer várias provas no mesmo fim-de-semana... a Teresa Portela em Londres sabe bem disso!!!
Amanhã também vamos ter o João Ribeiro na final do K4 1000m.

PS1: Parabéns ao João Pereira pelo 8.º lugar no Europeu de Triatlo, excelente resultado, condizente com a boa temporada que está a efectuar. Foi pena a ausência do João Silva lesionado. O Miguel Arraiolos foi 13.º, o Hugo Ventura 29.º, e o Bruno Pais 36.º...

PS2: Muitos parabéns ao Jean-Jaques pela entrada no Hall Fame da FIBA. Reconhecimento totalmente merecido, a um dos melhores Basquetebolistas de sempre a actuar em Portugal... que tivemos o privilégio de observar ao vivo, no antigo Pavilhão n.º2 !!! Pessoalmente, o afundanço na cara do Dominique Wilkins em Almada, será eterno!!!

Eliminados - Fim de época

Valongo 6 - 5 Benfica

Mais uma exemplo de como as regras, em Portugal, em alguns locais, são suspensas temporárias... isto acontece em situações extra-desportivas, e como não podia deixar de acontecer, durante os jogos de várias modalidades, principalmente se a modalidade tiver árbitros!!! Nada de novo portanto... Desde do sorteio da Taça, que era previsível este ambiente... Hoje, começou no aquecimento!!! O álibi para todo este terrorismo, foi o jogo da Luz para o Campeonato, onde vários jogadores do Valongo se lesionaram... mas só acredita nessas histórias quem quiser. Como já escrevi noutras ocasiões, com este adversário: vomitam ódio ao vermelho... Hoje o comportamento animalesco (sim, animalesco) começou no treinador... se por acaso jogarem com os Corruptos na Final 4, vão perder por mais de 8-0, passivamente, como tem sido normal...!!!
Hoje valeu tudo, tudo com a permissividade dos apitadeiros, a quantidade de faltas longe da bola, com cotoveladas, agarrões, rasteiras... jogarem constantemente a bola com os patins (deitarem-se à frente da bola dentro da área...), mais de uma vez, foi sempre a andar... O Benfica foi obrigado a apresentar uma estratégia passiva defensivamente, chegámos mesmo a defender em quase quadrado na 1.ª parte, para evitar contactos, por isso chegámos em vantagem ao intervalo nas faltas (mesmo com todas as faltas perdoadas...), mas no início da 2.ª parte, começou o festival do mergulho e do penalty, e a vantagem das faltas foi-se rapidamente... Nunca conseguimos passar para a frente do marcador, tivemos sempre a correr atrás do marcador. Como hoje o aproveitamento nas nossas bolas paradas foi menor do que no fim-de-semana do título Europeu, perdemos... confirma a tese que para ganhar estes jogos, só sendo perfeito...  Pelo menos 3 dos golos do Valongo (outro foi um auto-golo do Cacau), resultaram de erros dos apitadeiros !!! Metade... Contratem jogadores, treinadores, mudem de dirigentes, e o resultado será o mesmo...

É um fim de época, imerecido, para uma época com o título máximo Europeu, é uma despedida imerecida para alguns jogadores... mas este é desporto que temos. Não basta ser melhor, temos que ser 1000 vezes melhor, e mesmo assim, não sei...

Em países civilizados, gente com comportamentos animalescos na bancada, é identificada, e expulsa dos recintos desportivos, em Portugal dão graça ao jogo!

Adenda: Deixo aqui uma amostra do que se passou... antes, durante e depois do jogo. Repito animais, e podem vir queixar-se para a caixa de comentários à vontade.

1.º jogo da Final


Sporting 5 - 1 Benfica

Jogo equilibrado (0-0 até aos 27min), onde o Benfica demonstrou as debilidades que já se esperava. Defendemos bem, mas não conseguimos ser tão ofensivos como podemos ser... O favorito continua a ser o Sporting, mas como foi provado a diferença não é tão grande como alguns querem fazer passar.
O jogo foi decidido na expulsão do Diece (minuto 33). O nosso jogador perdeu a cabeça, num lance onde ele se esqueceu da nova regra do Futsal: faltas contra o Sporting só nos primeiros 4 minutos, depois vale tudo!!!
Tal com o ano passado, mais um jogador expulso na Final do Play-off... é fácil expulsar jogadores do Benfica, esta época tem sido um festival... se juntarmos os castigos, às ausências por lesão, ou aos jogadores como o Joel que tem jogado bastante limitado, não é fácil de montar uma equipa competitiva.
Voltámos a demonstrar muitas dificuldades no 5x4 a nosso favor. Erros infantis. O último título dos Lagartos, foi ganho, neste pormenor do jogo. Mesmo sendo muito inferiores ao Benfica em jogo jogado na altura - e com muita ajuda dos apitadeiros!!! Hoje, em situação inversa, podendo equilibrar os resultados nesta situação, não conseguimos... Admitindo que nos próximos jogos, vamos levar as decisões para os últimos minutos, sem eficácia no 5x4, ofensivo, ou defensivo, será impossível triunfar...

PS1: Uma nota para o comportamento dos adeptos lagartos, que tiveram mais preocupados com os adeptos do Benfica no Pavilhão, do que em apoiar a sua equipa... típico!!!

PS2: Só para deixar registado, que não mudei de opinião: sou contra o 5x4, uma equipa que em 4x4 não consegue ganhar o jogo, não o devia ganhar em 5x4. Mas como a regra o permite, temos que o saber aproveitar... ou pelo menos devíamos saber.