Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Caminho para o Jamor

Bom sorteio... vamos receber o Leixões do Kennedy na Luz, e em caso de vitória jogamos as Meias-finais (a duas mãos) com o Estoril ou com a Académica, com o 2.º jogo na Luz!
A minha única exigência era jogar na Luz os Quartos-de-final, o mês Janeiro, com os jogos da Taça da Liga, pelo meio, será outros mês sobrecarregado com partidas, portanto é sempre bom poupar nas deslocações...

O Sporting vai ter um caminho mais dificultado para chegar à final: Chaves e provavelmente o Guimarães... Mas mesmo assim, antecipo um potencial problema: com o actual ambiente, e com os actuais dirigentes do Sporting, um Benfica-Sporting no Jamor será muito, mas muito complicado!!!

Estoril-Académica / Benfica-Leixões
Covilha-Guimarães / Chaves-Sporting

PS: Aqui deixo a base do 'caneco', que o Babalu e o seu rebanho tão desesperadamente querem ignorar!!!

Uma tarde vermelha que acabou verde...

"70 anos se cumprem sobre o aparecimento de uma linha avançada do Sporting que ganhou o nome de «Cinco Violinos». A sua história é profundamente ligada à história do Benfica, pois fizeram parte da mesma rivalidade infinita. Foi contra os encarnados que conquistaram o seu primeiro título.

O Benfica acaba de vencer o Sporting, na Luz, nada como recordar um Benfica-Sporting. Este, que aqui recordo, teve vitória dos leões. Já sabem que, para mim, as vitórias e as derrotas fazem da história dos clubes. E há derrotas mais importantes do que vitórias. Acreditem.
Vamos ler as palavras de Renato de Castro, jornalista de «A Bola», na edição de 14 de Novembro de 1946: «A história repete-se. Domingo que vem, Benfica e Sporting, mais uma vez, vão decidir um título que só aos dois pode caber. Os demais lugares estão arrumados. As coisas correram de tal forma, que os outros concorrentes já se fixaram nos restantes postos de classificação com uma jornada por disputar - sejam uma jornada por disputar - sejam quais forem os resultados dos desafios em que vão intervir. Só o Benfica e o Sporting é que não: toda a sua sorte (que será incidentalmente o azar do outro) estará nesse desafio. Não se poderá insistir muito que é a força da tradição a imperar, mas será tudo de assinalar que é a teimosia dos dois mais velhos a mostrar... que não se cansa.
Interesse pela partida? Como não?! As partidas entre os dois têm, aliás, sempre o maior interesse. Como poderia a de agora deixar de interessar?!
Como, porém, há sempre quem se lembre de qualquer coisa de especial nas partidas Benfica-Sporting, quanto mais não seja para dar mais pimenta ainda ao que tão polvilhado está com ela, lembra-nos que possamos colocar uma interrogação:
- Qual dos dois, Benfica ou Sporting, será o último campeão de Lisboa?
Na verdade parece que não está mal... A ideia da eliminação dos campeonatos regionais foi posta já há tempos e tem tomado tal corpo nos últimos meses, que pode muito bem pensar-se que estamos em vésperas do último campeonato máximo de Lisboa. Se assim é, a pergunta está bem.
Está bem e pimenta que se dá ao desafio é em dose maior...»
Último Campeonato de Lisboa. O quadragésimo-primeiro.
Dezassete vitórias do Sporting; dez do Benfica. Treze para os restantes.
Jogo no Campo Grande: casa do Benfica.
As duas equipas empatadas. Jogo da primeira volta também empatado.
Os novos regulamentos já não exigiam finalíssima em caso de novo empate. Tudo se decidia pela diferença entre golos marcados e sofridos. Aí a vantagem era do Benfica.
Benfica, então, com duas vantagens jogando em casa, bastava-lhe o empate.
Ou seja, teoricamente, era favorito.

O título, à beirinha do fim
Era este um jogo de título, portanto. Decisivo como todos os jogos de título.E emocionante como poucos.
Azevedo, esse enorme guarda-redes do Sporting, acabou por ser a grande figura do encontro. À beira do intervalo. Azevedo sofre uma luxação no cotovelo e é obrigação a deixar o terreno de jogo. Até ao intervalo, é Jesus Correia quem ocupa o lugar de guarda-redes. No início da segunda parte, é Veríssimo quem vai para a baliza. Travassos recuou para médio, e Jesus Correia ocupa o lugar de interior esquerdo. São doze longos minutos até que Azevedo regresse ao seu posto. Vem inferiorizado. Nitidamente. Mas cinco minutos mais tarde, opõe-se com valentia a um remate de Espírito Santo que lhe surgiu isolado na frente. Essa defesa ficaria para a lenda...
A pressão inicial dos leões foi forte, agressiva.
A defesa do Benfica desorienta-se.
Mas Peyroteo ainda não se sente seguro de si,da potência e colocação do seu remate. Mantém-se retraído: prefere entregar a bola aos companheiros a procurar o golo.
O nervosismo encarnado é crescente. A equipa procura fazer tudo muito depressa. Demasiado depressa.
O tempo vai correndo a favor do Benfica, no entanto.
Meia hora; quarenta minutos ainda zero a zero.
Um passe longo dirigido a Peyroteo encontra este na posição de fora-de-jogo. Apercebendo-se, o avançado do Sporting não se faz ao lance e deixa a bola correr na direcção de Jesus Correia, que vem de trás. Remate forte, de pé esquerdo, a bola ainda resvala nas mãos de Pinto Machado, toca no poste e, de novo, no corpo do guarda-redes do Benfica antes de entrar.
Minuto 41: Benfica, 0 - Sporting, 1. O recomeço do jogo é aflitivo para os leões.
Mas o Benfica não tem a tranquilidade suficiente para explorar a fraqueza do adversário, a sua inferioridade numérica e o seu guarda-redes de recurso.
Há uma febre de golo que tolhe os movimentos encarnados. O Sporting defende-se: com valentia; em bloco.
Os minutos escoam-se.
Azevedo regressa, apesar de inferiorizado. Com ele, o leão ganha uma alma nova.
Um remate rasteiro de Arsénio ganha, finalmente, o caminho da baliza.
Minuto 62: Benfica, 1 - Sporting, 1. A águia acredita. Procura tirar partido do lado esquerdo do guarda-redes do Sporting e do seu braço semi-incapacitado.
Ataca destemperadamente e isso ser-lhe-á fatal. Parece esquecer-se de que o empate lhe dá o título de Lisboa.
O tempo passa. O público está entusiasmado.
Faltam cinco minutos para o final: o Benfica é quase campeão.
Albano tem um remate surpreendente, a meia altura: a bola faz tabela no poste e bate Pinto Machado.
Minuto 85: Benfica, 1 - Sporting, 2. Jesus Correia foge rapidíssimo pela direita, centra rasteiro para Peyroteo, que vem em corrida e dispara fortíssmo para o golo.
Minuto 86: Benfica, 1 - Sporting, 3. A vitória já não foge ao leão. Os «Cinco Violinos» conquistam o seu primeiro título em conjunto: são campeões de Lisboa. Faz-se história. A do Benfica também..."

Afonso de Melo, in O Benfica

'Obcecado pelo dez'

"'Um azar tremendo' que viria a conquistar o Mundial: a história de quando Rui Costa jogou com o número cinco.

'Mágico': assim é categorizado o número dez no universo futebolístico. Número mítico incontestável, são inúmeros os jogadores que ambicionam ostentá-lo nas costas. Sinónimo de talento, de classe, de arte, de magia, o dez é o número característico do play-maker. É a técnica, a criatividade, a imprevisibilidade, a precisão de passe, o drible fácil e a visão de jogo personificadas.
Ao longo da história do Benfica actuaram 'de águia ao peito' grandes números dez. Uns representaram o Clube vestindo a camisola dez, outros representaram-no jogando na posição conhecida por este número. Entre eles, Coluna, Eusébio, Jaime Graça, Vítor Martins, João Alves, Carlos Manuel, Diamantino Miranda, Valdo, Rui Costa e Aimar.
Classificado por muitos como um autêntico número dez, Rui Costa conciliou o número da camisola com o da posição em campo. Apaixonado pelo jogo da bola desde tenra idade, confessa: 'Sempre fui obcecado pelo dez. É o número mais emblemático. Desde garoto que sempre quis jogar com esse número'. Acrescenta que, em criança, quando jogava futsal no Damaia Ginásio Clube, já vestia a camisola dez. Porém, ao longo da sua carreira, ouve períodos em que se viu obrigado a envergar outras camisolas.
Rui Costa conta que, em 1991 quando integrou a Selecção Nacional que representou Portugal no Mundial de sub-20, teve 'um azar tremendo com o dez'. E explica: 'Os números foram tirados por sorteio, com um saco cheio de papéis. Eu fui o penúltimo jogador e tirar o papel, no caso estava o cinco e o dez e eu pensei: «já está, vou ser o dez no mundial!». Estava com mais nervos do que quando foi a final! Tirei o papel, olhei e vi o cinco, comecei aos gritos: «Ó mister podemos trocar, ó mister podemos trocar?». «Não há trocas para ninguém!». Foi uma desilusão tremenda!'.
No fim, Portugal sagrou-se campeão mundial, Rui Costa foi 'autor do golo solitário frente à Austrália (na meia-final) e marcador do penálti que assegurou o triunfo frente ao Brasil' no jogo decisivo. Talvez o azar não tenha sido assim tão grande.
Conheça e outras histórias no livro Mágicos - 10 Grandes Criativos da História do SL Benfica, um livro que retrata dez futebolistas que se destacaram na história do Sport Lisboa e Benfica."

Mafalda Esturrenho e Ana Saraiva Rosa, in O Benfica

Benfiquismo (CCCXXIII)

Jamor 1969

Lixívia 14

Tabela Anti-Lixívia
Benfica.......... 35 (-5) = 40
Corruptos. 34 (+1) = 33 (+1 jogo)
Sporting........ 27 (+4) = 23


A semana da PorkosTV!!!
É a melhor maneira de descrever o que se passou nesta jornada... Manipulação total, dos 'casos' dos jogos, à descarada:
- no Estoril-Benfica, tivemos 5 potenciais 'casos' na área do Estoril, só o penalty que foi marcado, e um lance com o André Almeida (onde não existe penalty) tiveram direito a repetições de todos os ângulos, nos outros 3 lances, tivemos o total de 1 repetição (noutro lance com o Almeida...), numa rasteira ao Cervi (nenhuma repetição...), e numa potencial Mão na Bola, num cruzamento do Rafa (nenhuma repetição...)!!! Sendo que o lance do Cervi, ao minuto 44 (tiveram todo o intervalo para mostrar a repetição), o efeito foi totalmente conseguido, já que o lance foi completamente ignorado na televisões e nos pasquins...
- no Corruptos-Chaves, penalty descarado contra os Corruptos ao minuto 82, que daria o 2-2, e nenhuma repetição...
Já no Marítimo-Benfica tínhamos assistido a uma vergonhosa manipulação... nada disto é novo (aliás esta crónica chama-se Lixívia por alguma razão...!!!), mas parece-me que o nível do branqueamento nos jogos do Benfica está a subir exponencialmente...
E com o Benfica a lutar pelo título com os Corruptos, parece-me que a PorkosTV vai ficar ainda mais 'envolvida' nesta campanha... Basta estar atento ao 'aparecimento' do Pintinho no final do jogo com o Chaves, depois do Vasquinho lhe ter salvo a pelo... ainda veio fazer mais coação sobre as futuras arbitragens!!!

Na Amoreira os erros foram em catadupa!!! Disciplinarmente, voltámos a ter o típico início de jogo do Benfica, com vários amarelos a serem perdoados aos nossos rivais...
Tecnicamente, dentro da área do Estoril, foi um descalabro:
- André Almeida tenta o cruzamento, e a bola ressalta no cotovelo do adversário: bem ao marcar Canto. Não existe qualquer intenção... Inteligente a forma como o defesa do Estoril faz o 'carrinho', não colocando os braços à 'parva'!!!
- André Almeida é derrubado na área: é tocado na perna esquerda, com o joelho do adversário, além de ser ligeiramente empurrado com o braço, quando tentou a 'mudança de direcção'. Penalty por marcar...


- Logo a seguir, Cervi é derrubado, praticamente no meio sítio!!! Não houve uma única repetição do lance, mas o Hugo Gil, fez um zoom nas imagens disponíveis, é o penalty é claro. Existe uma rasteira, e só depois se dá o corte na bola... O árbitro está a 5 metros do lance, com a vista desimpedida!!!


- Abraço escandaloso ao Jiménez... o jogador do Estoril, agarra o Raúl, e não toca na bola, aliás acaba por ser o Jiménez a tocar na bola com o braço, quando está a ser 'abraçado'!!! Mais uma vez, o árbitro está muito perto, e com vista desimpedida!!!


- Cruzamento de primeira do Rafa, e bola é cortada pelo defesa. Sem repetições, de outros ângulos, não consigo ter a certeza. A bola pode ter desviado no braço, ou pode ter batido na perna...

- Finalmente viu penalty... Cervi finta, e ao contrário do outro defesa que esteve envolvido com o Almeida na 1.ª parte, o defesa do Estoril foi 'passarinho' e 'aumentou' a área do seu corpo, e acabou por 'cortar' a bola!!! Penalty igual a um assinalado a favor dos Corruptos o ano passado (creio que foi no Corruptos-Nacional) e igualzinho ao penalty que ficou por marcar no Bayern-Benfica... onde todos assumiram que seria penalty!!!
Resumindo: 3 penalty's por marcar...!!! Coisa pouca...!!!
Mas os erros não se ficaram pelos penalty's!!!! Dos 6 ataques mais perigosos do Estoril, 5 são potencialmente lances irregulares devido a foras-de-jogo!!!!!! Mas só em 2 tivemos direito a repetições, com a 'bola parada' e a 'linhas virtual' nos outros 4 lances, a PorkosTV deixou passar...!!!
- bola ao poste do Ederson, fora-de-jogo, este teve direito a 'linha'!!!
- um dos poucos contra-ataques na 1.ª parte, com a bola a ser colocada na esquerda (o nosso lado direito), a linha defensiva do Benfica, quase no meio-campo... o lance acabou com um cruzamento rasteiro, sem perigo, que o Ederson apanhou... Sem repetições, sem 'linhas virtuais', mas tenho quase a certeza que houve fora-de-jogo!!!
- logo após o golo do Benfica, Luisão escorrega, foi a a melhor oportunidade do Estoril, com uma grande defesa do Ederson... Mais uma vez, sem repetições com a 'bola parada' nem 'linhas virtuais'... Mais uma vez, parece-me em fora-de-jogo...
- logo a seguir, nova bola para as costas da nossa defesa, e desta vez, já houve uma repetição com 'linha virtual', a confirmar o fora-de-jogo... só não foi golo, porque o Almeida, 'dobrou' os Centrais...
- no último lance da partida, pontapé de canto contra o Benfica, bola desviada ao 1.º poste... e aparece um jogador ao 2.º poste a tentar desviar... Houve repetições, mas nunca 'pararam a bola', nem colocaram a 'linha virtual'... Parece-me que está em linha com o Semedo, mas a dúvida vai ficar...
Entre outros lances absurdos, destaco dois: um empurrão descarado ao Guedes, que deu pontapé de baliza...; e uma falta 'lateral' perto da área do Benfica, marcada na parte final do jogo, onde o Pizzi passou à frente do adversário sem lhe tocar e deu falta...!!!



Arbitragem vergonhosa!!! E curiosamente, no 'dia seguinte' aquilo que se falava, era que o Benfica tinha ganho com um penalty manhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Com uma mãozinha,...
A falta de vergonha, é coisa que não assiste este gentalha... O Benfica está a arriscar muito, com esta política de silêncio... Vamos ter jogos, onde depois de tantos erros, não vamos conseguir ganhar... E se o Benfica por estratégia não quer falar dos árbitros, então temos que desmascarar a PorkosTV...


Os Corruptos, nesta bandalheira do calendário, anteciparam o jogo da próxima jornada !!! Saltando uma jornada, só para terem umas férias mais prolongadas... Este tipo de situações, não devia ser permitido, até porque em teoria podia-se gerir os castigos (algo que com os Corruptos será difícil... porque eles não são castigados), além das potenciais lesões!!! Se houvesse uma justificação, como por exemplo os jogos Europeus, até podia aceitar, agora para permitir umas férias prolongadas, é uma estupidez...
Além do impacto nas equipas adversárias: o Chaves jogou hoje, e irá jogar novamente na Quinta-feira!!!
O facto de Marítimo e Chaves terem aceite estas alterações, ainda deixa outras suspeitas... tendo em conta, outro tipo de negócios!!!
No jogo de quinta-feira (relativo à jornada 15), a arbitragem esteve regular, além das habituais inclinações no meio-campo, o 'caso' acabou por ser um penalty não assinalado sobre o Mini...
No jogo de esta noite (jornada 14!!!!), Vasco Santos voltou a estar em destaque!!!
Foi 'atraiçoado' pelo fiscal-de-linha que anulou um golo aos Corruptos por fora-de-jogo duvidoso!!! É um daqueles lances onde parece existir no máximo um fora-de-jogo milimétrico, mas também é fácil defender que os jogadores estão em 'linha'!!! Eu tenho dado o benefício da dúvida aos árbitros nestes lances...
Esteve bem ao não assinalar os 'mergulhos' do André Silva, é inacreditável a quantidade de mergulhos que este rapaz faz por jogo!!!
Esteve muito mal, quando não expulsou Alex Telles, com 2.º amarelo (permitindo ainda durante toda a 2.ª parte, que o banco dos Corruptos passasse o maior parte do tempo em pé... pressionando tudo e todos), e esteve terrivelmente mal, quando não marcou o penalty claro do Filipe sobre o avançado do Chaves ao minuto 82... seria o empate!!! Filipe corta a bola de cabeça, mas antes fica empoleirado nas costas do adversário... a sequência é indiscutível, às vezes os jogadores jogam de cabeça, e na queda acabam por 'chocar' com os adversários, aqui foi exactamente o contrário...



No Circo do Alvalixo, Hugo Miguel, representante da marca de equipamentos dos Lagartos em Portugal, até não esteve muito mal!!!!!!
O grande erro (e que erro!!!), foi a não expulsão do Coates ao minuto 6, agarrou Wilson Eduardo, que já tinha ultrapassado o Semedo, e só tinha o guarda-redes pela frente: vermelho directo e falta na meia-lua!!!
No resto da partida, os Lagartos lá foram 'chorando' mais alguns penalty's, mas sem razão...

Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Nacional(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
4.ª-Arouca(f), V(1-2), Veríssimo, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
5.ª-Braga(c), V(3-1), Sousa, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), V(0-2), Martins, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
7.ª-Feirense(c), V(4-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), V(0-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Esteves, Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), E(1-1), Soares Dias, Prejudicados, Impossível contabilizar
11.ª-Moreirense(c), V(3-0), Godinho, Prejudicados, Sem influência no resultado
12.ª-Marítimo(f), D(2-1), Vasco Santos, Prejudicados, (1-4), (-3 pontos)
13.ª-Sporting(c), V(2-1), Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Estoril(f), V(0-1), Paixão, Prejudicados, (0-4), Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(c), V(2-1), Martins, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Almeida, Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
5.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Pinheiro, Nada a assinalar
6.ª-Estoril(c), V(4-2), Capela, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
7.ª-Guimarães(f), E(3-3), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Tondela(c), E(1-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-1), (+1 ponto)
9.ª-Nacional(f), E(0-0), Vasco Santos, Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
10.ª-Arouca(c), V(3-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contablizar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12.ª-Setúbal(c), V(2-0), Rui Costa, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
13.ª-Benfica(f), D(2-1), Sousa, Beneficiados, Sem influência no resultado
14.ª-Braga(c), D(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), D(2-1), Martins, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
8.ª-Arouca(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
9.ª-Setúbal(f), E(0-0), Pinheiro, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, Impossível de contabilizar
11.ª-Belenenses(f), E(0-0), Oliveira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
12.ª-Braga(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Sem influência no resultado
13.ª-Feirense(f), V(0-4), Luís Ferreira, Beneficiados, Impossível contabilizar
14.ª-Chaves(c), V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
15.ª-Marítimo(c), V(2-1), Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
7.ª jornada
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada
12.ª jornada
13.ª jornada

Épocas anteriores:
2015-2016

Mensagem de Natal para os Benfiquistas

"A todos os milhões de Sócios, adeptos e simpatizantes do Benfica espalhados pelo mundo, gostaria este ano de deixar uma mensagem de forte simbolismo como presente de Natal.
Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para tudo, caridade. Para toda a criança, um exemplo bom. Para todos, respeito e humildade. Junto ainda 365 dias de 2017 plenos de sabedoria e realizações.
São estes os meus desejos pessoais com um abraço fraterno de amizade.
Feliz Natal e um excelente ano novo!"

A propósito do video-árbitro e não só...

"O video-árbitro contribuirá para a redução dos erros, adequando-se às exigências dos adeptos do século XXI

Os testes com o video-árbitro durante o Mundial de Clubes não correram sobre esferas e isso bastou para que soassem vozes mais viradas para o passado do que para o futuro. Nesta fase experimental, é normal que surjam problemas, mas o bem em causa - uma arbitragem com menos erro - é suficientemente valioso para que se persista na afinação da máquina.
A ideia que sempre tive de aplicação do video-árbitro sempre foi a de que a discricionariedade do árbitro de campo deve ser absolutamente preservada. O video-árbitro deverá auxiliá-lo em casos de natureza objectiva - a falta foi dentro ou fora da grande área, a bola entrou ou não - podendo ainda servir de olhos suplementares em questões de natureza disciplinar. O que não pode acontecer é, por exemplo, o árbitro de campo ver um lance, avaliá-lo como entender, e a seguir a sua decisão ser ultrapassada pelo video-árbitro. Creio que os testes evoluirão no sentido que me parece mais adequado, e o Mundial de Clubes trouxe-nos, até, um bónus. Passará a ser possível garantir que acabam os golos marcados em posição de fora de jogo, o que será um bem precioso para o futebol. O sistema é eficaz, a sincronização entre a imagem que mostra o momento do passe e a da posição do jogador que recebe a bola é surpreendentemente boa, pelo que deverá, num futuro próximo, apenas esperar que os árbitros assistentes só assinalem deslocação nos casos em que tenham 100 por centro de certeza. Nos outros, mais apertados, se for golo o video-árbitro acabará por penalizar a infracção, repondo a verdade.
Este é o caminho que o futebol deve seguir, munindo-se de instrumentos que aumentem a credibilidade do jogo e estejam de acordo com as exigências dos adeptos do século XXI.

PS: A FPF clarificou aquilo que era objecto de algumas dúvidas, colocando os pontos nos is: o Campeonato de Portugal é da família da Taça de Portugal e o Campeonato Nacional começou em 1934/35. A documentação oficial citada é avassaladora (A Bola, através de um magnífico trabalho de pesquisa de António Simões, já o tinha evidenciado) e o assunto fica resolvido. Pena que matéria do foto da História do Futebol tenha sido usado como arma de arremesso para alimentar uma never ending guerrilha que não faz bem a ninguém.

ÁS
Jonas
Foi longa, a travessia do deserto, mas Jonas saiu vivo de tamanha provação e na noite de sábado, no António Coimbra da Mota, já foi possível vê-lo espalhar magia, embora ainda sem o ritmo e a confiança que só chegam com os jogos. Uma bactéria quase pôs fim à carreira do goleador encarnado, mas este acabou por dar a volta por cima.

ÁS
Abel Ferreira
Cumpriu a curta comissão de serviço que lhe foi encomendada por António Salvador com particular brilho. Não é todos os dias que o SC Braga ganha em Alvalade e Abel, um ex-leão, teve pelo menos o mérito de limpar a cabeça dos jogadores dos arsenalistas, permitindo-lhes actuar de forma eficaz e descomplexada.

DUQUE
Jorge Jesus
O jogo 500 de Jesus na I Liga deixou-lhe o sabor amargo de ter visto, pela primeira vez, lenços brancos em Alvalade. Perdida a Europa, em quarto lugar no campeonato e uma distância já preocupante dos rivais, o Sporting de Jesus parece caído nos braços do fantasma do Natal que noutros tempos assombrou Alvalade.

Sporting está desgastado por guerras sem fim
«Às vezes, pareço os doidos que falam à janela e já ninguém ouve. Sofremos de pouco militância»
Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting, in 'O Jogo'
O Sporting não pode nem deve andar a dispersar-se em mil guerras ao mesmo tempo, sob pena de não ganhar nenhuma. O clube precisa de fazer reset, refrear os ataques em que desperdiça energias e olhar para dentro, procurando perceber por que razão está neste momento fora da Europa, em quarto lugar na Liga e a quatro e oito pontos de FC Porto e Benfica, os rivais históricos...

Mexicano marcador infalível dos 11 metros
Os jornais mexicanos podem não ligar muito à Liga portuguesa, mas são de uma atenção militante em relação aos seus jogadores de Benfica e FC Porto. Raúl Jiménez fez manchete ontem, a propósito do 17.º penalty da sua carreira, marcado no Estoril, sendo assinalada uma particularidade: dos onze metros, nunca falhou...

A lenda de CR7
Cristiano Ronaldo fechou o ano de ouro de 2016 com registos incríveis: conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes pelo Real Madrid e sagrou-se campeão da Europa por Portugal. Em 57 jogos oficiais anotou 54 golos (por Portugal, 13 em 13!!!) e fez 16 assistências. E entre os 'hat tricks' que assinou, aqueles que conseguiu frente a Wolfsburg, Atlético de Madrid e Kashima Antlers entram para a história 'merengue'. Além de tudo isto, conquistou a Bola de Ouro pela quarta vez e está a dia de receber, tudo indica, o prémio de melhor do ano da FIFA."

José Manuel Delgado, in A Bola