Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Radonjic, como joga o novo reforço do Benfica?


"No Futebol Total do Canal 11, o Pedro Bouças falou sobre o novo reforço do Benfica.
Preponderância por fora e com espaço, que se desvanece em espaços curtos em zona interior. Mas o melhor, é ver."

Sonso(eição)


"Após o empate mais que justo frente ao SC Marítimo, o treinador do FC Porto decidiu enrolar-se em desculpas e, na sua postura já habitual, prontificou-se a acusar tudo e todos, menos a ele.
Todavia não nos importa minimamente se ele diz que a culpa é do relvado ou se foi o jogo mais bem conseguido de sempre do FC Porto no seu comando, apesar dos seus jogadores terem estado 45 minutos sem efetuar um único remate à baliza. O que nos apraz escrever hoje são as declarações do presidente do SC Marítimo, Carlos Pereira, que confirmam efetivamente a existência não de uma, mas de duas agressões por parte do técnico azul e branco a colegas de profissão, tendo estas sido posteriormente encobertas por todos os dirigentes que regem o futebol português.

Através de Carlos Pereira ficámos a saber que quando Sérgio Conceição era treinador do SC Braga, este terá dado uma bofetada num secretário técnico do CS Marítimo. Eis mais um episódio que vem a público sobre esta personagem para juntar ao lote da panóplia de casos polémicos e bárbaros que resultaram em absolutamente nada por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Resta saber se existe relatório por parte do delegado ou árbitro que confirme estas declarações, que repercussões isto terá e se a comunicação social irá deliberadamente ignorar e abafar o caso, como é seu apanágio."

Uma causa solidária nunca é pequena


"Em Coimbra, o Benfica disputou um jogo particular a favor da instituição Portugal dos Pequenitos

O ano de 1947 começou para o Benfica com uma causa solidária. A convite da instituição beneficente Portugal dos Pequenitos, a equipa benfiquista deslocou-se a Coimbra para um desafio particular frente ao campeão distrital, União de Coimbra.
Apesar de o conjunto encarnado ser composto por elementos da equipa principal e de reservas, cumpriu o seu principal objectivo: atrair o maior número de espectadores possível ao Campo da Arregaça, que registou uma das suas maiores enchentes, juntando ao 'simpático gesto dos dois populares clubes' o 'espírito de bem-fazer do povo conimbricense'. Em lugares de honra, assistiram ao encontro o presidente interino do Clube, António da Costa e Sousa, e ao seu lado o dr. Bissaya Barreto, fundador do Portugal dos Pequenitos.
O jogo foi disputado com muito entusiasmo, com ambas as equipas a procurarem com afinco a vitória. Na primeira parte, o Benfica demonstrou melhor técnica, a que o União de Coimbra opôs uma séria resistência. Ao intervalo, o resultado estava a 0-2, a favor dos 'encarnados', marcados por Arsénio e Mário Rui. Na retoma, o Benfica voltou a evidenciar-se, com Vítor Baptista a alargar o resultado, 'encaminhando-se para a baliza depois de ter fintado o próprio guarda-redes adversário'. Todavia, os locais não desistiram, marcando dois golos, o segundo no último minuto do animado encontro, que terminou 2-3 a favor da equipa de Lisboa. Destacou-se Melão, que 'impressionou bem os conimbricenses, pela subliteza do seu estilo, dribles e passes desconcertantes'.
Depois do encontro foi oferecido, no Hotel Avenida, um jantar à comitiva benfiquista. Após os vários amáveis discursos, o dr. Bissaya Barreto ofereceu a Costa e Sousa 'um bonito bronze, oferta da Junta da Província da Beiral Litoral', e o União de Coimbra entregou uma salva ao Benfica, recordações de um jogo a favor de uma causa pedagógica infantil e beneficente que estão actualmente à guarda do departamento de Reserva, Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica.
Saiba mais sobre o papel do brincar e de praticar desporto na infância na mostra de objectos do Museu do Brincar 'A Brincar É Que a Gent Se Entende', no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Marcar golos


""Queremos marcar golos", afirmou Jorge Jesus, resumindo numa curta frase a mentalidade ambiciosa com que a equipa se preparou para este jogo e se apresentará logo à noite, a partir das 20 horas, em Eindhoven.
O triunfo, por 2-1, conseguido na Luz na primeira mão do play-off, coloca-nos em vantagem na eliminatória. No entanto, pela inegável qualidade coletiva e individual do adversário, a experiência em competições europeias e o próprio ADN benfiquista, sabemos que procurar a vitória nos colocará mais perto de garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
"Temos de manter a boa organização defensiva", avisa Jorge Jesus, logo acrescentando que "vamos com uma ideia de fazer golos". Esta é a matriz da equipa, consonante com o ideário do Clube que representa. "Isso é muito importante, não só para a minha forma de olhar para o jogo, mas também para os jogadores: fazer golos!", conforme reconheceu o nosso treinador.
O resultado obtido na Luz, face às novas regras em competições da UEFA, em que os golos fora deixam de "contar a dobrar" em caso de empate na eliminatória, coloca-nos em território inexplorado.
Porém, a ambição característica do Benfica e de quem o representa resulta na busca permanente do melhor resultado possível, independentemente das circunstâncias e do adversário em causa, hoje um muito forte PSV.
É com o intuito de ganhar e patentear a qualidade de jogo que a equipa se apresenta sempre em campo. E em Eindhoven não será exceção. Como disse Morato: "Sabemos que demos um grande passo na primeira mão, mas não está nada terminado, temos de ir lá mostrar o nosso valor de novo."
Um Clube como o Benfica tem de estar sempre na Liga dos Campeões. É o que pretendemos, é o que merecemos.
Vamos, Benfica!"

Benfica FM #165 - PSV, Gil...