Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Ainda nada ganhámos

"1. Só deu Benfica no jogo frente ao Marítimo. Poderíamos ter chegado ao intervalo com o jogo resolvido e ainda apanhámos um susto, quando a equipa visitante marcou na primeira (e quase única) vez que foi à nossa baliza na 1.ª parte. Mas voltámos a dar a volta ao marcador, com mais uma excelente exibição. O Cardozo voltou a marcar três, e Matic voltou a ser enorme. Devido ao 'estranho' adiamento do jogo de Setúbal, chegamos ao fim do ano isolados no comando. Mas, como disse Jorge Jesus, embora seja agradável estar na frente, o que interessa mesmo é chegarmos na frente ao fim do Campeonato. Ainda nada ganhámos...

2. Mais uma decisão relativa ao já célebre incêndio provocado pelas claques do Sporting (indirectamente instigadas pela Direcção do clube...) no nosso Estádio há mais de um ano. A Liga considerou o Benfica completamente ilibado de qualquer erro que possa ter havido. Mais: a Liga confirmou a nota positiva dada pela inspecção à caixa de segurança e refere que o atraso na acomodação dos adeptos do Sporting se deveu ao atraso com que chegaram ao estádio. Portanto, tudo esclarecido. Falta o Sporting ser obrigado a pagar...

3. O treinador do FC Porto, na tentativa de contrabalançar as 'defesas' de Alex Sandro, falou no jogo Benfica-V. Guimarães da época passada. Convirá lembrar-lhe que dois dos três penalties assinalados a favor do Benfica foram indiscutíveis, que apenas um mereceu divisão de opiniões mas que houve um quarto lance não assinalado e que seria grande penalidade. Portanto, este exemplo não colhe. Não queiram fazer desse jogo uma lenda à Calabote e por isso sugiro que os benfiquistas comecem a disponibilizar na net imagens desses lances, para que não restem dúvidas...

4. Proeza engraçada. Três atletas do Benfica foram primeiro, segundo e terceiro e ocuparam todo o pódio da S. Silvestre do Porto, em plena Avenida dos Aliados. Desta vez não estavam lá os Super-Dragões...

5. As nossas modalidades continuam em muito bom plano, todas elas a lutarem pelos respectivos títulos. Com uma excepção: o Râguebi (com uma equipa bastante jovem) segue em último lugar na I Divisão, apenas com derrotas, algumas delas copiosas. Paciência. O certo é que o Benfica tem sido o único dos grandes clubes a manter a Secção - com um rico historial - e não podemos desistir. Melhores dias virão certamente."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Objectivamente (ladainha)

"Tudo serve aos fanáticos do FêCêPê para se armarem em vítimas, quando na realidade aquilo que eles têm feito nos últimos 30 anos são muitas... vítimas pelo caminho!
MSTavares, o porta-voz do reino azul, vem esta semana no jornal A Bola - a sua tribuna semanal que ele tantas vezes critica! - anunciar as virtudes do Dragão, do seu imaculado presidente, das insuspeitas do adiamento do jogo com o Vitória de Setúbal e lamentar-se dos «ROUBOS» que o FCP é vítima neste e noutros Campeonatos antigos!...
E continua com a ladaínha dos Túneis, a expulsão premeditada de Hulk e Sapunaru, como se aquelas cenas miseráveis captadas pelas câmaras de vigilância onde se vêem agressões destes dois valentes portistas a elementos da segurança fossem pura ficção ou montagem nos estúdios de Hollywood!
Esta gente não se enxerga! Continuam a querer passar impunes, andar acima da Lei e agarrarem-se à legislação que protege os «audazes», os malabaristas e os vivaços que sabem muito de Futebol como ele diz do seu venerável presidente!
Aliás, já no nojento «Apito Dourado» que eles querem que se esqueça rápido, a conversa era a mesma: «Não se incrimina ninguém porque os juízes não admitem gravações como prova»! Não interessa se as vozes são ou não de PC, de árbitros corruptos, de delegados corruptos ou de intermediários corruptos. Isso não interessa! O que interessa é que há um buraco na lei que safa os piratas, os bandidos e os corruptos! Estão sempre prontos para as desculpas de mau-pagador, para as justificações injustificáveis, para os malabarismos que lhes têm dado todo estes protagonismo no Futebol.
Até condenou a presença do presidente do Benfica no balneário do Sporting, como se isso fosse crime! Se as pessoas não são muito desejadas nos camarotes «Vip» mais vale ficar sossegado onde ninguém chateie.
Aliás, é preferível do ficar no banco a fazer pressão sobre os árbitros como o presidente do FCP fez durante anos e anos ao lado dos treinadores do clube azul e bráaanco!"

João Diogo, in O Benfica

De três em três

"De três em três pontos se vai construindo uma cada vez mais sólida candidatura ao título. De três em três golos vai o nosso artilheiro, Óscar Cardozo, convencendo os mais cépticos de se tratar, desde já, de um nome para entrar na mais fina prateleira da história do Glorioso Benfica.
É espantoso como um avançado que, apenas em jogos oficiais, marca 146 golos – dos quais 7 ao FC Porto, 10 ao Sporting, 27 nas provas europeias…- em cinco temporadas e meia (melhor média de sempre atrás de Eusébio e José Águas), não recolhe, ainda assim, a unanimidade das simpatias dos adeptos. Mesmo depois de dois “hat-tricks” consecutivos (um dos quais em Alvalade), talvez haja ainda quem não entenda a forma de jogar do paraguaio – que não assenta em requintes técnicos, toques de calcanhar, sprints inúteis ou dribles para a bancada ver, mas antes naquilo em que consiste a essência do futebol, e faz ganhar jogos: os golos.
Com um sentido posicional notável dentro da área, com movimentos de desmarcação que lhe permitem aparecer repetidas vezes na cara do guarda-redes, com um pé esquerdo fulminante (quer de bola corrida, quer de bola parada), e com uma capacidade de choque sem paralelo no futebol luso, Cardozo é, de longe, o melhor ponta-de-lança que o Benfica teve neste século XXI, bastando recorrer aos números para esclarecer tamanha evidência. Terá sido vítima, a dada altura, de uma injusta comparação com Falcao (o melhor do mundo na actualidade), mas já era tempo de todos perceberem que não é por haver sol que outras estrelas se apagam. Luisão não é Piqué, Aimar não é Messi, e nem Artur será Casillas.
Para a nossa realidade, não me parece crível que possamos ter, nem agora, nem num futuro próximo, um goleador com tão elevado grau de eficácia a comandar o nosso ataque. Vibremos pois com os golos de Tacuára, sabendo que no dia em que nos deixar, a saudade irá fazer com que finalmente todos compreendam aquilo que perderam. É que, em futebol, o que parece fácil é, quase sempre, o mais difícil."

Luís Fialho, in O Benfica