Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Uma dose de Reinier para o refluxo ofensivo | SL Benfica


"Gostarias De O Ver Na Luz?

Reinier está a ser apontado ao Sport Lisboa e Benfica. Jogadores rumorados como estando a caminho das águias não constitui novidade, mas este é um dos rumores mais pujantes dos últimos dias e o negócio pode mesmo fazer-se. Ainda não se conhecem os moldes, mas o brasileiro de 20 anos deve mesmo estar a meros dias de se apresentar aos trabalhos dos encarnados.
A questão “é um bom negócio?” tem provocado cisões nas discussões internáuticas. E a resposta não será consensual até o jogador chegar (chegando) e mostrar ou não o seu valor e a sua utilidade. A priori é difícil definir a valia do negócio, desde logo por não se conhecerem os trâmites do mesmo.
Um empréstimo simples, sem opção de compra, faz do SL Benfica uma barriga de aluguer do Real Madrid CF, papel a que os encarnados não se devem prestar, na minha opinião.
Jogadores por empréstimo poderão fazer sentido quando se tratam de futebolistas da valia de, por exemplo, Pablo Sarabia – um jogador de outra forma inalcançável para os clubes portugueses. Reinier tem muita qualidade em bruto, mas não justifica uma aposta sem possibilidade de continuidade.
Por outro lado, após o empréstimo ao Borussia Dortmund não ter sido o mais convincente, avançar já em definitivo pelo ex-CR Flamengo pode ser um risco demasiado grande.
O ideal será mesmo um empréstimo (um ou dois anos) e cláusula opcional de compra, cifrada em valores que não ultrapassem os 10/12 milhões de euros. Nestes moldes, poderá começar a fazer sentido a chegada do jovem lançado em 2019 no clube carioca por Jorge Jesus. Não são só os moldes do negócio, contudo, que causam dúvidas.
Outra das questões mais prementes é a posição para que seria contratado Reinier Jesus Carvalho. Tudo indica que seria para “10”, mas sobejam dúvidas em relação à capacidade de Reinier, ainda por afirmar o seu valor na Europa, para ser uma das peças mais fulcrais do xadrez de Roger Schmidt.
Por outro lado, para ala/extremo poderá ser um jogador condenado à condição de suplente, o que não deverá agradar nem ao jogador, nem aos clubes. Será, tudo indica, mesmo para “10”. Assumindo – o que ainda não assumo – que Reinier até se dá bem na posição, surge outra questão.
Não virá o brasileiro travar o crescimento na equipa principal de um jovem da formação? Neste caso, não me parece. Há vários jovens a clamar oportunidades, mas nenhum com características para ser o criativo do meio-campo encarnado. É, indubitavelmente, uma posição a reforçar para o presente e futuro.
Para o futuro, poderá mesmo fazer sentido Reinier. Para o presente… talvez sim, talvez não. Todavia, tendo em conta a qualidade em bruto do jogador e fazendo-se o negócio nos moldes corretos, não sou totalmente oponível à chegada do brasileiro. Há, no entanto, melhores opções no mercado. Resta saber se ao alcance das águias."

Benfica Podcast #449 - New Season, New Hopes

Cadomblé do Vata


""Muito obrigado ao meu clube, o Sport Lisboa e Benfica" - discurso completo de Henrique Araújo na recepção do troféu de Melhor Jogador Jovem da Liga Sabseg 21/22.
A última vez que um sócio do Benfica fez isto ao Pedro Proença, foi no Centro Comercial Colombo."

Como assim vale bujas?


"Muito bem, Sport Lisboa e Benfica e quem pensou nesta forma simples de protesto. Agora é continuar e acentuar o agravar das relações. Nem um passo para trás na defesa do Benfica."

Está dito!


"Lourenço Coelho, administrador para o futebol do Benfica, a estoirar por completo Pedro Proença, Fontelas Gomes e a farsa que é a Liga Portuguesa e o Conselho de Arbitragem.
«O plantel está a trabalhar bem, com compromisso, muita paixão, critério, rigor e competência. Nós sabemos, e uma pessoa com responsabilidades no futebol português disse, e bem, que nem sempre é a competência que conta. Por isso vamos ter de ser muito fortes este ano e estar atentos externamente. Se não nos respeitaram, não vamos ser candidatos ao prémio fair-play.” 👏 👏 👏
Como resposta às declarações dos representantes do Benfica, que rasgaram por completo a Liga, com elevação, adotando uma postura de silêncio e desprezo, Pedro Proença respondeu: "É normal haver pessoas que tenham mais dificuldades ou até vergonha em se expressar, não considero que tenha havido qualquer protesto."
Este vassalo do Sistema, um peão autêntico controlado por interesses superiores, ainda goza com o Benfica e apelida de burros os nossos representantes, em tom de ironia.
Pode ser que este ano a cadeira de sonho da Liga trema. A contestação já começa a chegar a muito lado. 🎻
#ligadafarsa #40anosdisto"

Preparados para o combate...!!!


"Ontem foi o “Sorteio” da Liga (que é como quem diz: as jornadas definidas pelo Calor da Noite e enviadas por computador para a Liga) e cerimónia de entrega de prémios da época passada. O Benfica venceu o prémio Fair Play e, verdade seja dita, foi um prémio justo. Para uma equipa de mansos o prémio dos mansos.
Foi (mais) uma provocação dos senhores que lideram o futebol Português através do “VAR Dourado” mas o que estes senhores não estavam à espera era que o Benfica respondesse com um ataque arrasador, que só peca por tardio aliás. O Benfica preparou esta gala da Liga ao pormenor e o efeito surpresa causou um impacto avassalador. Que tenha servido para perceberem de uma vez por todas que as Newsletters têm um efeito nulo e não pode ser com essa ferramenta que se vai à guerra com verdadeiros mafiosos e gangsters do Futebol do “VAR Dourado”. Finalmente a mudança de atitude que tanto se exigia em relação à Liga. Falta alargar a outros universos: Federação e maior parte dos orgãos de comunicação social, com a Cofina à cabeça. Ontem, sim, os nossos representantes tiveram uma postura à Benfica e rebentaram com todos os que andam a gozar com a nosso clube e a nossa cara. Henrique Araújo sublime, que gigantesco Benfiquista é este menino!
Como é natural, o sistema não estava preparado para esta reacção do Benfica e logo após a Gala, um dos maiores filhos da puta que passeia no futebol Português há anos reagiu de cabeça perdida e não conseguiu esconder o seu ódio visceral pelo Benfica.
"É normal haver pessoas que tenham mais dificuldades ou até vergonha em se expressar, não considero que tenha havido qualquer protesto.", disse Pedro Proença sobre as declarações mais curtas dos intervenientes do Benfica.
Exige-se perante estas declarações insultuosas e profundamente anti-Benfiquistas que o Benfica informe de imediato a opinião pública que, até haver um pedido de desculpa público, o Presidente da Liga não volta a ter autorização para entrar na Luz. São anos e anos a causar graves danos ao Benfica, começou como árbitro e chegou a Presidente da Liga. Um sujeito que não teve pejo de se fazer passar por Benfiquista durante uma vida inteira para prejudicar deliberadamente o Benfica. Ontem, com aquelas declarações, insultou a inteligência de dirigentes e atletas do Benfica. Se volta a entrar na Luz sem um pedido de desculpa, somos um bando de bananas neste clube. Está na hora de dizer chega. Tudo isto já cansa e o desrespeito de ontem para com o Clube, funcionários, jogadores e adeptos foi longe demais.
A nação Benfiquista anda tão sedenta de Benfiquismo e de quem defenda o Benfica que umas declarações que seriam à partida normais, atendendo ao absoluto gozo de que temos sido vítimas, se tornam revigorantes e objecto de aplauso. Que, a partir de agora, este seja o "novo normal". Que todos os nossos adeptos estejam preparados para pegar nas armas, ir à guerra com esta gente e deitar abaixo o regime do “VAR Dourado”. Precisamos é que os nossos responsáveis sejam os primeiros da fila. Nós, o exército, vamos atrás!"

Objectivos!


"A Autoridade da Concorrência deve analisar o contrato e o conflito de interesses pois a Liga Portugal não vê problemas. Indexar objetivos financeiros ao sucesso desportivo do adversário... é muita fruta!"

O Capitão — Henrique Vieira


"O que é a Mística do Sport Lisboa e Benfica? O Sr. Henrique Vieira.

Chegou ao Glorioso na época 81/82 com os seus 24 anos. Era um base “adaptado” 😊, que estava a despontar no mítico Atlético CP e que tinha raízes africanas, mais propriamente de Moçambique, tal como os heróis Eusébio e Mário Coluna. Em 1981, recebeu o convite do SL Benfica e juntamente com o seu amigo Rui Miranda chegaram ao antigo Estádio da Luz “A Catedral” e as suas pernas tremiam ao passar na “Rampa”. Era um menino emocionado que estava a cumprir o sonho.
Mas o início no seu clube do coração não foi nada fácil. Viviam-se tempos conturbados no Basquetebol do SL Benfica. Na primeira temporada tínhamos uma equipa mais fraca que os rivais, fruto de várias decisões erradas e falta de planeamento. Contudo, na época seguinte, foi tomada uma decisão que começou a mudar de forma positiva a modalidade no clube: a contratação do Prof. José Curado. Um “organizador, um craque na educação física”. O Sr. Henrique não o conhecia, mas José Curado e respetiva estrutura souberam dar um passo atrás para dar muitos à frente. Deixamos de ter estrangeiros, nem fomos à fase final e começamos a ter o núcleo de portugueses que viria a ser hegemónico em Portugal: Zé Luís, José Carlos Guimarães e Carlos Lisboa, entre outros. “Ganhar e Perder não era igual” – O Lema daquela equipa inigualável e ultracompetitiva.
Henrique era O Capitão dessa geração. Uma geração onde cada um sabia o seu papel dentro do conjunto. Recebia os novos jogadores, ele adorava fazer isso. Jean Jacques, José Carlos Guimarães, Pedro Miguel, entre muitos outros, falam do Capitão como alguém especial. Uma liderança a todos níveis desde tenra idade. Amava erguer as Taças, toda a gente falava com ele, era mais que um jogador. Era natural. Era um LÍDER, dentro e fora do campo! Unanimemente respeitado! “Nunca nos esquecemos de um título. Quanto mais ganhamos com esta camisola, mais queremos ganhar”.
De 1984 a 1987, o nosso SL Benfica foi Tricampeão, mas como eterno insatisfeito que era, aquele título perdido em 87-88 contra uma excelente Ovarense constituiu um enorme amargo de boca numa fabulosa carreira. Saiu José Curado e veio um homem que estava muito à frente no tempo a nível tático: Tim Shea. Com experiência em Itália e Espanha, trouxe para Portugal o scouting (filmava os jogos!) e também o 1.º fisioterapeuta para o Basquetebol, prescindindo de um adjunto. Somaram mais um Bicampeonato, Taça da Liga, Supertaça. Faltava o troféu maldito na sua carreira: a Taça de Portugal. Continuava a hegemonia da geração Dourada do Basquetebol português e na Europa começavam a dar luta a nomes consagrados da modalidade. Shea saiu, pois teve uma grande proposta da ACB, mas hoje está arrependido. Chegou então ao comando técnico o Sr. Mário Palma. Mais uma lenda da modalidade que soube manter a hegemonia daquela geração. Mesmo numa época cheia de problemas físicos, O Capitão Henrique e seus companheiros perdiam 0-2 na final com a Ovarense. Perdemos os 2 jogos na Luz. Toda a gente dava o título entregue aos vareiros. Havia festas marcadas. E o que aconteceu? A nossa equipa foi a Ovar vencer os 2 jogos seguintes, levando a decisão para a Luz. Aí, no Inferno que estava cheio a horas do início da partida, o Capitão faz um jogaço (23 pontos!) e leva a sua equipa ao Tetra e ao seu 7.º Campeonato em 8 anos de SL Benfica. Foi a sua despedida a fazer o que mais amava: ganhar e levantar troféus pelo Glorioso. E entregou a camisola ao adepto nº 1 do Benfica: o “Zé sem pescoço”. A Direção do clube quis renovar mais 2 anos com o Sr. Henrique, mas ele não aceitou. E porquê? Não queria prejudicar o seu clube. O seu Benfiquismo estava à frente de tudo. Já tinha passado o legado ao Pedro Miguel e os problemas físicos não davam para mais. Saiu com a Humildade de um Eterno Campeão! Com um Triplete. A Taça de Portugal já estava no bolso. Foram como jogador e Capitão “somente” 7 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga, 3 Supertaças e várias noites épicas a nível Europeu. Lenda!
Após a extraordinária carreira como capitão e jogador, veio o natural percurso de treinador. Alguém com a sua liderança e capacidade de perceber o jogo só podia dar um excelente coach de Basquetebol. E também aí foi crescendo passo a passo, com a sua humildade e espírito de resiliência. Estoril Basket, Oliveirense e Ovarense (clubes com grande história na modalidade), mas faltava o seu Glorioso. Em 2007 chega à cadeira de sonho. E tal como em 81, o início do percurso de treinador no SL Benfica em 2007 foi complicado. O Benfica estava, há muitos anos, sem ganhar títulos e longe das decisões. Até foi parar à Proliga. Em 2008, sem ter como grande objetivo o campeonato, o Sr Henrique no comando consegue juntar uma série de jogadores portugueses de enorme qualidade como Diogo Carreira, António Tavares, Elvis Évora ou João Santos, aos quais se juntou outra grande figura e capitão do clube: Sérgio Ramos. Estes, juntamente com dois americanos - Ben Reed e Seth Doliboa - muito bem recrutados, formaram uma equipa que viria a sagrar-se Campeã Nacional com 4-0 na Final em Ovar, 14 anos depois do último título. Mais uma vez, o Sr. Henrique ajudou o nosso Benfica a regressar ao patamar mais alto do Basquetebol português. Ano seguinte e fez o Bicampeonato num percurso fabuloso com apenas 3 derrotas ao longo do ano na Liga e com um 4-1 na final contra o FC Porto, com o troféu a ser levantado na Luz. A missão do Sr. Henrique Vieira estava cumprida também como treinador! Foram 5 anos com 8 troféus para o Museu. “Treinar é perceber relações. Temos de conseguir ter uma boa relação com quem trabalhamos.”
A camisola 5 de Basquetebol tem que estar no teto do pavilhão! Como a do Mike Plowden, a do Jean Jacques, a do José Carlos Guimarães ou a do Pedro Miguel. Em suma, a melhor equipa portuguesa de todos os tempos tem que ser lembrada/homenageada sempre que um adepto ou sócio do SL Benfica entre no seu pavilhão. Esta 1h40 juntamente com os meus Amigos, Sérgio Engrácia e Ricardo Campos foi um privilégio enorme! Poder falar com o Monstro Sagrado dos Pavilhões. Uma Lenda do Ecletismo do SL Benfica. Muito Obrigado, Capitão Henrique Vieira! Não tenho palavras para agradecer tudo o que fez pela “minha” modalidade e pelo “meu clube”. O meu Benfica é o seu Benfica. Minha Vénia! Até Sempre, CAMPEÃO!
DISCIPLINA, SACRIFÍCIO E COMPROMISSO!"

Falar Benfica #70

O Brinco do Baptista #98