Últimas indefectivações

domingo, 28 de novembro de 2021

Belenenses SAD 0-7 SL Benfica: O terror foi tanto que o filme ficou a meio


"A Crónica: Este Texto Não É Sobre Futebol

Os jogadores do SL Benfica fazem os normais exercícios de aquecimento. A folha de jogo com os onzes oficiais é lançada pela Liga Portugal mais tarde do que o habitual. As primeiras camisolas azuis sobem ao relvado. Uma é erguida por Álvaro Ramalho, a outra por João Monteiro. Ambos são guarda-redes, mas só um vai estar entre os postes. O eleito é Álvaro. João, à moda da peladinha de final de época, adianta-se para se mostrar como um dos homens de ataque.
Só a vinte minutos do apito inicial, a restante equipa do Belenenses SAD pisa o relvado. Não há os habituais cones espalhados pelo campo nem técnicos a dar instruções. Ainda assim, à entrada no palco do jogo, os audazes resistentes são aplaudidos pelos adeptos.
À hora do início da partida, as equipas perfilam-se no centro do relvado. A linha que o Benfica forma tem o comprimento de onze jogadores, a do Belenenses SAD de nove.
Foi dentro deste cenário que o Belenenses SAD x SL Benfica, que esteve para não acontecer devido ao surto de Covid-19 que assolou a equipa azul, se disputou. No meio de toda a indecisão, a partida foi para a frente sem a magia da competitividade e sem duas equipas capazes de lutar pelo resultado.
Antes do intervalo, o resultado era de 7-0 a favor das águias. Darwin completou um hat-trick, Seferovic bisou, Weigl fez o melhor golo do jogo através de um remate de fora da área e Kau introduziu a bola na própria baliza.
O intervalo durou mais do que o habitual. A demora fez alguns adeptos ensaiarem a saída do estádio, que estava prevista para mais tarde. Regressaram aos seus lugares quando os azuis voltaram ao relvado. No entanto, subiram apenas sete jogadores do Belenenses SAD. O toque de saída é dado e a bola chega aos pés de João Monteiro que a arremessa pela linha lateral e se senta no chão. É chamada assistência médica. Os jogadores reúnem-se e conferenciam durante breves minutos. Nas bancadas, protestava-se contra a Liga. Com menos de sete não se joga e Manuel Mota apita para o fim de um jogo que nunca o chegou a ser.

Análise Tática
Por questões editoriais, o Bola na Rede recusa-se a fazer uma análise tática deste encontro.

BnR na Conferência de Imprensa
B SAD
Rui Pedro Soares:
- Não há ninguém que tenha mais dignidade do que os nove jogadores que aqui estiveram hoje.
- Às 19:13 temos o lote final de jogadores que podiam ir a jogo. Passamos a ter nove jogadores aptos. Às 19:13 pedimos também ao Benfica para não jogar.
- A meio da tarde comunicámos à Liga que não tínhamos condições de ir a jogo.
- Não há regulamento nem calendário que justifique a vergonha que aqui se passou.
- A minha mágoa é em relação ao futebol português.

SL Benfica
Rui Costa:
- Queria lamentar o que aconteceu hoje.
- O Benfica simplesmente cumpriu o regulamento.
- Em nenhuma circunstância o Benfica é responsável por esta página negra.
- Não permitiria que o futebol português passasse por uma página destas se eu tivesse condições para adiar o jogo.
- Não podemos deixar de parte os riscos que corremos hoje em campo.
- Faço um extraordinário aplauso aos nove elementos do Belenenses SAD.
- Os dois clubes foram obrigados a ir para dentro do campo."

Um "jogo" vergonhoso


"Num simulacro de partida de futebol, a Belenenses SAD entrou em campo com nove jogadores - dois deles guarda-redes - e o Benfica marcou sete golos na primeira parte. Para o segundo tempo, só sete futebolistas da equipa da casa voltaram ao relvado, saindo um deles por lesão e terminando uma espécie de jogo que deve entristecer quem gosta de futebol e expõe, uma vez mais, as fragilidades do desporto em Portugal

Para tristeza dos seus amantes em Portugal, o nosso futebol continua a destacar-se pela sua capacidade de produzir momentos que entram na história pela negativa. No Jamor, deu-se uma situação que deve envergonhar os responsáveis pelo futebol nacional, expondo internacionalmente as dificuldades estruturais de uma Liga que se vê incapaz de evitar este tipo de episódios. E o que sucedeu no estádio nacional foi uma página negra da modalidade.
O simulacro de partida que opôs nove jogadores da Belenenses SAD, vários deles sem qualquer experiência de I Liga, ao Benfica já está a manchar além-fronteiras o já frágil prestígio do campeonato português. Com a já habitual passagem de culpas entre os dirigentes a acontecer, de entre todas as dúvidas que saem da noite do Jamor há uma certeza: o futebol nacional perdeu por goleada.
As horas anteriores ao duelo ficaram marcadas pela incerteza. Soube-se que havia um surto de Covid-19 na Belenenses SAD, com 17 casos - afetando 14 futebolistas - confirmados na manhã do dia do encontro. Cafu Phete, internacional pela África do Sul, regressou do seu país na quinta-feira, 18 de novembro, e o presidente da Belenenses SAD afirmou "ter de ser considerada" a hipótese de se tratar da nova estirpe do vírus, acrescentando uma nova preocupação à situação.
Rui Pedro Soares, máximo responsável da Belenenses SAD, anunciou também, no começo da tarde anterior ao jogo, não ter pedido o adiamento do embate. À medida que a hora marcada para o apito inicial se ia aproximando, ficou evidente que, no Jamor, se viveria um episódio triste.
O presidente da Belenenses SAD havia dito que o seu plantel tinha 38 jogadores e que "confiava em todos", mesmo que os testes PCR feitos durante a tarde trouxessem mais positivos ou houvesse mais atletas a serem obrigados a realizar isolamento profilático pelas autoridades. E foi isso que aconteceu.
Poucos minutos antes do arranque do jogo, surgiu a notícia: o Belenenses SAD entraria em campo com nove jogadores, entre os quais dois guarda-redes e só três futebolistas que já tinham somado minutos na I Liga na presente temporada. E foi assim, sem qualquer treinador no banco, que a equipa da casa disputou o "jogo". 
Se a mera fotografia prévia ao apito inicial já funcionaria como postal de vergonha internacional para o futebol luso, o que se sucedeu nos minutos seguintes acentuou essa triste imagem. Nove bravos jogadores do Belenenses SAD a sofrerem perante uma situação na qual eles eram os menos culpados, num "jogo" que nunca foi um jogo.
Antes do primeiro minuto já o Benfica estava na frente, graças a um auto-golo de Kau, e à medida que o tempo ia passando a vantagem dos visitantes foi-se ampliando de maneira natural.
Perante uma equipa da casa sem treinador no banco, com seis futebolistas a estrearam-se na I Liga nesta temporada e um guarda-redes como jogador de campo, Darwin fez três golos, Seferovic dois - um de penálti - e Weigl também somou um tento.
Poucas vezes as balizas do mítico estádio do Jamor terão conhecido golos tão tristes, tão despidos de sentido, tão vazios de razão. Golos que, em antítese do que costumam ser, eram envergonhados episódios, constrangidos por fazerem parte de um penoso espectáculo.
Do lado de fora, jogadores do Belenenses SAD como Afonso Sousa iam manifestando a sua indignação. Rui Pedro Soares foi para os balneários em lágrimas e o intervalo foi uma espécie de pausa numa comédia trágica.
O Benfica veio para a segunda parte com cinco substituições feitas, mas a demora da equipa da casa em voltar para a etapa complementar denunciava que algo se passava. Para o segundo tempo, Calila e António Montez ficaram no balneário, só regressando sete futebolistas.
Logo após o apito do árbitro, João Monteiro chutou a bola para longe e sentou-se no relvado. Tendo de sair por lesão, o Belenenses SAD ficava abaixo do número mínimo de jogadores necessários para disputar um encontro, apitando Manuel Mota para o final ao minuto 47.
A caminho dos dois anos de começo desta pandemia, o futebol português continua sem apresentar mecanismos claros que evitem episódios nefastos. Que impeçam situações que oscilam entre o ridículo e o vergonhoso, tornando quase em comédia a tentativa de fazer desta Liga uma competição ao nível das melhores do mundo.
Após a noite do Jamor muitas culpas serão apontadas entre dirigentes sempre eficazes na arte da desresponsabilização, mas isso só servirá para fomentar um espectáculo triste transmitido em directo. No Estádio Nacional, a bola chorou, desconsolada por tantos quererem tão pouco cuidar do seu bem."

Benfica After 90: B Sad...

BI: Barça...

Visão Vermelha S03E11 - Paços, Barça...

Vermelhão: Palhaçada!!!

B Sad 0 - 7 Benfica


Mais um daqueles episódios que 'só no Tugão'!!! Que de certeza absoluta vai ser usado para construir a falsa narrativa que o Benfica 'manda nisto tudo'!!!!

Não me vou alargar muito dos comentários, até porque os rumores são muitos e as certezas poucas! Como é costume, nem sequer se sabe quais os jogadores da B Sad contaminados, quais os que ficaram em quarentena...!!! Se toda a secção da B Sad estava ou não vacinada...!!! Se houve ou não pedido de adiamento por parte da B Sad...!!!

O ano passado, quando o Benfica foi altamente prejudicado, com este ridículo protocolo da Liga, ninguém se 'preocupou' com a vergonha, nem com a verdade desportiva... mas hoje, parece que 'acordaram'!!! Basicamente, o habitual 'lavar as mãos como Pilatos'!!! Ninguém quer assumir as responsabilidades, assim vão passando a 'decisão'... neste caso para o delegado de saúde!!!

Sendo que além de todas as variáveis, ainda corremos o risco de ver os jogadores do Benfica expostos ao vírus... Com uma potencial 'ausência' dos nossos jogadores nos próximos encontros!

E ainda, com muitos Benfiquistas a pagarem bilhete para assistir a esta palhaçada!

Agora, temos que tapar os ouvidos, e concentrar todas as energias no próximo jogo, com o Sporting, que não sendo decisivo, será extremamente importante!