Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mercado de inverno

"Nos últimos tempos, à medida que se aproximava a abertura do mercado de Inverno, jornais portugueses e estrangeiros - ou jornais portugueses citando jornais estrangeiros - 'apontavam' 29 jogadores como possíveis, prováveis, potenciais e iminentes contratações do Benfica. Estariam a caminho da Luz, ou em vias disso, um guarda-redes, um defesa-direito, seis centrais, deis defesas-esquerdos, dez médios e cinco avançados. Entre muitos outros, estariam 'apontados' ao Benfica, ou 'referenciados' pelo Clube, o consagrado ' Messi indonésio' e um 'potencial Fábio Coentrão'.

Porém, ao mesmo tempo que provocavam um congestionamento no balneário da Luz, com a chegada de um contingente de jogadores superior ao que já lá está a preparar-se para treinar e jogar - com muito bons resultados, aliás -, jornais portugueses e estrangeiros cuidavam de nos roubar algumas das mais cintilantes estrelas da companhia. E seria assim que poderiam estar de saída vários titulares, entre os quais, um guarda-redes, dois centrais, um médio defensivo, dois médios ofensivos, dois atacantes.

É assim todos os anos, porque nenhum outro Clube, como o Benfica, desperta tanta curiosidade e paixões. Mas, desta vez, alguns jornais excederam-se e davam como provável até mesmo a saída do próprio treinador que, saindo, levaria consigo parte do plantel.

Havia também o estranho caso de um atleta que saía do Benfica para um equipa de Manchester, sem nunca ter chegado a entrar na Luz nem assinar pelo SLB.

Habilidades. Bastaria um telefonema para confirmar ou desmentir, como mandam as regras do ofício, estas supostas 'notícias'. O problema é que o telefonema poderia estragar a cacha e lá sobravam mais uns quintais de papel. Manigâncias.

Que 2012 nos traga mais verdade. No Futebol como nas notícias."


João Paulo Guerra, in O Benfica

Um mau ano

"1. O ano de 2011 não deixa saudades, visto no seu conjunto. A época futebolística de 2010/11 acabou muito mal, o mesmo acontecendo nas várias modalidades de Pavilhão, em algumas das quais o Benfica esteve muito bem até quase ao final. Tal como aconteceu, por exemplo, nas futebolísticas Liga Europa e Taça de Portugal. Na altura decisiva, falhámos. 'Salvou-se' o Atletismo, com o regresso ao título nacional absoluto e um completo domínio nos escalões jovens.
Já a parte final do ano tem sido excelente, no Futebol e na generalidade das modalidades, enchendo-nos de esperança relativamente a 2012. O trabalho que foi feito ao longo da última década só pode trazer sucesso para o Clube. Há 10 anos estávamos ainda a curar as feridas, estávamos ainda a recuperar do 'coma'. Agora, só poderemos estar optimistas. Mesmo que as esperadas vitórias não tenham aparecido ainda com a frequência espectável.
2. Na semana passada, Pinto da Costa falou de árbitros (e pode fazê-lo com toda a moralidade, não há dúvida...), Eduardo Barroso respondeu-lhe (aproxima-se o jogo de Alvalade...) e o Sporting estranhou que, face ao que disse o presidente do FC Porto relativamente a Duarte Gomes, os árbitros não tenham feito greve. Esquecem-se que os árbitros não fizeram greve aos jogos do Sporting devido aos protestos do clube face a algumas arbitragens no início da época, mas às desconfianças públicas que, através de alguns jornais, manifestaram relativamente a João Ferreira, antes de um jogo que seria por ele arbitrado. Como voltaram a fazer agora relativamente ao 'bandeirinha' José Cardinal que entretanto se 'indisponiblizou' para estar no jogo com o Marítimo...
3. O Sporting contratou um internacional de Canoagem. A que propósito refiro o facto no Jornal, perguntar-se-ão os leitores? Simplesmente porque é mais um exemplo das novas iniciativas do nosso rival, que continua a copiar o que de bom o Benfica tem feito nos últimos anos. Em tempos, arranjou patrocinadores para os vários sectores do seu estádio; agora, procura parceiros (nomeadamente a nível de gasolineiras) para arranjar novos sócios; realizou uma corrida pedestre; começou a contratar atletas candidatos a olímpicos em várias modalidades, só não lhe chamando Projecto Olímpico; tentou (pelos vistos sem êxito) lançar um canal de televisão, mas neste caso teve o azar de não haver um qualquer 'Lisboa canal' que lhe faça o jeito."

Arons de Carvalho, in O Benfica

O da Joana

"Passou quase despercebido, não foi capa de jornal nem deu direito a finas ironias, mas um dirigente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, no intervalo de um jogo do seu clube, abordou o árbitro Artur Soares Dias. Este ter-se-á sentido de tal maneira incomodado com a peculiaridade da abordagem que, alegadamente, mandou um agente da PSP identificar o referido dirigente. Ou seja, a pedido de um árbitro, um dirigente do Sporting foi identificado por um polícia.

Este dirigente é o mesmo que recentemente, qual anão de saltos altos, se imaginou à altura do nosso Benfica e tentou, com declarações vergonhosas, achincalhar o nosso clube. O melhor que conseguiu foi “apenas” contribuir para que um grupelho de bandalhos arruaceiros incendiasse umas cadeiras da bancada onde haviam estado instalados para verem mais uma derrota do clube deles.

Ao ter conhecimento do comportamento do dito Cristóvão e da alegada identificação de que foi alvo, perguntei-me se algum dirigente do Sporting viria para a imprensa ameaçar Artur Soares Dias com uma gravação da referida conversa. O que se sabe é que a abordagem foi feita e que Artur Soares Dias não terá ficado nada agradado com a mesma. Felizmente para a saúde do árbitro não houve nenhum tropeção na escadaria de acesso aos balneários e pôde arbitrar a segunda parte do jogo…

Quanto ao senhor Cristóvão, já teve tempo e oportunidades de sobra para perceber que nem tudo é legítimo apenas porque um grupo de imbecis lhe legitima as atitudes com palmadinhas nas costas. Ou seja, já é tempo de o senhor Paulo Pereira Cristóvão perceber que, como diz o povo, “isto não é o da Joana”."


Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Boa notícia

Benfica exerce o direito de opção por mais uma época, com Javier Saviola. Além de todas as qualidades futebolísticas, um exemplo de comportamento para todos os colegas... um jogador que tem altos e baixos, mas que jogando ou ficando no banco, não amua, não discute com os seus superiores, nem entra em jogos de pressão na comunicação social...