Últimas indefectivações

domingo, 28 de janeiro de 2024

Fortuna...!!!

Benfica 2 - 1 Fundão

O mais importante era a vitória e a respetiva qualificação para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, ainda com os acontecimentos da Final da Taça da Liga na cabeça de muitos!

O 2-1 ao intervalo era curto, mereciamos mais, mas na 2.ª parte o Fundão foi mais agressivo, e temos que admitir que tivemos alguma sorte, com o Gugiel em grande e os postes a ajudarem também...

Vitória em Ovar...

Ovarense 19 - 25 Benfica
13-25, 19-19, 22-26, 20-28

Vitória na Taça Hugo dos Santos, numa partida que tornámos fácil, com um excelente primeiro período, e depois com uma gestão confortável, mesmo com os apitadeiros a tentarem 'equilibrar'!!!

PS: Não muito longe de Ovar, a equipa feminina qualificou-se hoje para a Final da Taça Federação, derrotando a Sportiva e vai ter que derrotar o GDESSA (hoje) para levantar o Caneco! Que diferença... esta equipa com os reforços de Inverno, ficou muito mais forte, principalmente no jogo interior. Na Final, com 3 jogos em 3 dias, a gestão física vai ser decisivo...

El Mítico #74 - Decepción

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Mercado - Musa, Osimhen, Rakitic

O 'início' do problema!

Um Benfica que não se resolveu


"Problemas não desapareceram, apenas foram disfarçados por Roger Schmidt

Há uns meses falei com Stefan Reinartz, antigo médio treinado por Roger Schmidt no Bayer Leverkusen, que me contou como o atual técnico do Benfica chegou à Noiva Eterna e mudou por completo a abordagem dos jogadores à forma como pressionavam o adversário. Nunca me saiu da cabeça esta frase: «Era algo totalmente diferente, disruptivo. Fazíamos jogos de 4 para 7 em que os 4 não só tinham de roubar a bola em cinco segundos como fazê-lo e ainda marcar! Tudo começou rapidamente a funcionar, chegávamos ao golo nos primeiros minutos.»
É para mim, por isso, inexplicável que o principal componente do modelo de Schmidt, mesmo com peças diferentes das do ano passado, seja precisamente o que está a falhar rotundamente. Voltou a acontecer diante do Estoril, na Taça da Liga, e novamente perante três centrais.
Há uma bizarra distância entre os que saem à pressão (reparem que não disse «os que pressionam») e o meio-campo, e a defesa está em permanente dúvida se sobe ou não para perto dos médios, porque a probabilidade de ser exposta num jogo partido é grande. Esta é a regra básica: se vais, vais com todos. Schmidt lamentou-o várias vezes esta época: «Our rest defence was not good tonight.» O posicionamento defensivo no momento da perda não era o indicado para reagir bem. É isso o que é rest defence. E é treino.
Depois, com bola, a falta de capacidade de tomar decisões acertadas também surpreende. Os encarnados deixam-se pressionar com sucesso por qualquer adversário que o saiba fazer minimante. E já isso terá de ser recrutamento ou a escolha dos jogadores certos. Aconteceu na terceira época nos farmacêuticos. Terá sido antecipado na Luz por demasiadas mudanças estruturais?
Escolher onze não é fácil, sobretudo quando os jogadores são menos versáteis. Kokçu quer jogar como Pirlo, mas o turco não tem Gattuso, Ambrosini e Seedorf à sua frente. Está sempre a meio-caminho de algo ou alguém quando não tem a bola. Quando a tem, pode fazer a diferença, porém precisa de espaço porque não é De Bruyne, que vê o que mais ninguém consegue. João Neves é um jovem espantoso, com uma dinâmica incrível, que executa mais rápido que pensa. Nem sempre bem, o que é normal, dada a idade. Florentino pressiona como poucos as linhas de passe, mas não corre de um lado ao outro como o miúdo. Numa equipa que não sabe pressionar, apesar de tudo, faz sentido que continue no banco?
Na frente, Di María alterna genialidade com decisões que penalizam os colegas. Rafa condiciona tudo, modelo e esquema. Sem ele, poderia haver um 4x3x3 a proteger Kokçu, e talvez até extremos a garantir largura. Muito mais do que entrega. João Mário garante pausa, um jogo mais pensado, mas falta-lhe rasgo no 1x1. Para o 9, é preciso esperar por Marcos Leonardo e perceber.
Schmidt precisa de boas decisões: suas e dos seus jogadores. O que é, mais ou menos, o mesmo. O Benfica melhorou, mas não se resolveu. Está a tempo."

O sucesso do futebol no feminino


"A equipa feminina de futebol do Benfica conseguiu um feito histórico, mas o feito maior é o da maturidade da cultura portuguesa

A assinalada e assinalável qualificação da equipa feminina de futebol do Benfica para os quartos de final da Liga dos Campeões não representa, apenas, o sucesso de um clube, do futebol do país e de um saudável crescimento na qualidade competitiva do desporto no feminino. Representa muito mais do que isso, porque assinala, com um resultado desportivo, o progressivo avanço de uma cultura nacional que, pouco tempo depois do 25 de Abril, ainda levava muitos portugueses a abrandarem os seus carros na estrada, quando viam Rosa Mota, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro a treinarem-se para os Jogos Olímpicos e as mandavam para casa coser meias, que essa coisa do desporto não era próprio de meninas, que deviam ser criadas como princesinhas do lar, prontas a satisfazerem os caprichos dos machos familiares.
Muitos daqueles que não viveram esses tempos ou que já os esqueceram e que se atrevem à irracionalidade histórica de os desejar de volta, penso que ainda olham o feito da equipa feminina do Benfica com um certo desdém, procurando, na desvalorização do feito histórico, a razão possível para deitarem as suas más consciências.
Portugal mudou muito desde há cinquenta anos e admitindo que nem sempre mudou para melhor, mudou em aspetos essenciais da vida, como o da liberdade ou dos avanços significativos nos direitos da igualdade de género.
Quando Rosa Mota e Fernanda Ribeiro foram campeãs olímpicas, o desporto feminino explodiu em Portugal. Muitas jovens portuguesas despiram complexos e enterraram séculos de submissão social. Apesar disso, enquistaram-se conceitos sobre o que devia e não devia ser o desporto feminino, como se o desporto não fosse um elemento essencial na formação dos jovens (rapazes e raparigas) ou como se o desporto fosse mais um elemento de segregação de género. Assim, a ginástica, a natação, o hipismo, com alguma tolerância, o atletismo ou o ténis eram aconselháveis à mulher. Não os desportos de contacto, como a luta e alguns jogos coletivos, não modalidades de maior desenvolvimento muscular, as quais, garantiam, masculinizavam o corpo. Mas o pior de tudo era o futebol.
Como se sabe, os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna não consentiam participantes femininos e a evolução apenas se afirma com o advento da revolução industrial e com o deflagrar das duas guerras mundiais (1914/1918 e 1939/1945). Foram tempos em que por falta de homens disponíveis para trabalhar, os lugares nas fábricas, nas empresas e também nos estádios foram sendo ocupados por mulheres que agarraram a oportunidade e avançaram numa luta secular por mais direitos e maior reconhecimento do seu papel na vida ativa das sociedades.
O futebol foi uma das últimas barreiras. Era um jogo de homens. Praticantes e espectadores. Foi difícil, para muitos conservadores tradicionalistas, aceitarem a ideia de que, pelo menos nas bancadas, poderia ser um jogo de família, que fosse além de uma relação masculinizada entre pai e filho.
Como seria natural que acontecesse, o futebol feminino cresceu mais forte nos países mais desenvolvidos e de níveis culturais mais elevados. Os Estados Unidos, onde o soccer é uma importante atividade escolar, e também nos países do norte da Europa.
Levou tempo a chegar a Portugal e, ainda há poucos anos, continuava a ser visto como uma aberração. Muito já mudou. Mérito da FPF e dos clubes. Mérito de parceiros que acreditaram e se tornaram aliados preciosos. E é por tudo isto que o sucesso do futebol feminino se alinha com uma esperançosa maturidade cultural do país.

Taça da Liga de exportação
As claques do SC Braga decidiram boicotar as meias-finais e a final da Taça da Liga, que hoje mesmo se despede no modelo em que é conhecida. Podiam contestar a menor presença de clubes, como o finalista Estoril, e que vão ter mais dificuldade em participar, mas o que contestam é a internacionalização da prova. Lamento dizer, mas a ação foi mal calculada. Ninguém notou no estádio e poucos acompanham o protesto. Pelo contrário, a promessa de internacionalizar a prova é bem aceite e o futebol português precisa, mesmo, de se mostrar.

O campeonato da justiça
O campeonato nacional da justiça mantém-se ao rubro e continua em aberto o título de campeão. Há muitos candidatos, mas ainda é cedo para se fazerem previsões, porque em cada jornada surgem resultados inesperados. No jogo mais recente, a duas mãos, aconteceu um empate. De um lado, a equipa de Albuquerque; do outro, a equipa de Sócrates. Dois treinadores experientes e com grande qualidade de jogo. Vai ser preciso saber esperar pelas próximas jornadas e ver o que acontece. Ao que se diz, ainda há muitos jogos por jogar..."

A acrescentar História à Gloriosa História do SL Benfica!


"Nos quartos de final da Champions!

1. Em 1950, o Benfica ganhou o primeiro grande título internacional do futebol português: a Taça Latina, mais importante prova de clubes a nível europeu, talvez mundial, daquela época.

2. Mais tarde, só não foi o Benfica a primeira equipa portuguesa a participar na Taça dos Campeões Europeus (1955-56) porque a FPF indicou o Sporting, terceiro classificado no Campeonato, para representar Portugal. (Ainda têm a lata de dizer que o Benfica era o "clube do regime".)

3. Foi o Benfica o primeiro clube português a sagrar-se campeão europeu. E é até hoje - e será seguramente por muitos e muitos anos - o único a poder orgulhar-se de ter sido bicampeão europeu.

4. A nossa equipa feminina já fazia parte da história do futebol português por ter sido a primeira, e até hoje a única, a participar na fase de grupos da Champions - e fê-lo por mérito próprio, através das eliminatórias e dos play off de apuramento.

5. Esta época, à terceira participação, conseguimos dar mais um notável passo em frente: o apuramento para os quartos de final! Estamos já entre as 8 melhores equipas da Europa, o que é fantástico quando sabemos que começamos há 6 anos atrás.

PARABÉNS ÀS CRAQUES, ASSIM SE FAZ UM BENFICA CADA VEZ MAIOR!"

15 anos a ajudar quem mais precisa


"A Fundação Benfica comemora hoje o seu 15.º aniversário. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Ação alargada no futuro
Em entrevista à BTV, Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica, faz um balanço dos 15 anos de atividade e preconiza a maior amplitude do apoio prestado.

2. Novo diretor técnico
Rodrigo Magalhães, já com 19 épocas de serviço ao Benfica enquanto responsável do Futebol de Iniciação, é o novo diretor técnico da formação de futebol do Clube.

3. Subida no ranking
O Benfica voltou a subir no ranking europeu de clubes de futebol no feminino, ocupando agora a 11.ª posição. Recorde-se que, em 2020, ocupava a 94.ª posição.
A contribuir para nova ascensão esteve o empate obtido na Suécia, frente ao Rosengard, numa jornada em que as Inspiradoras garantiram a presença inédita nos quartos de final da Liga dos Campeões. A BTV acompanhou a chegada da comitiva benfiquista ao aeroporto.

4. Resultados
Na deslocação ao VC Viana, em voleibol, o Benfica venceu por 0-3. Em basquetebol no feminino, as águias apuraram-se para as meias-finais da Taça Federação, ao baterem o Imortal por 75-54.

5. Jogos do dia
Na Luz, o Benfica defronta o Fundão, em futsal, às 17h00, e o ABC, em andebol no feminino, às 15h00. Há ainda um Ovarense-Benfica em basquetebol para a Taça Hugo dos Santos (16h00), a visita ao CA Feira em hóquei em patins no feminino (21h00), as meias-finais da Taça Federação em basquetebol no feminino com o União Sportiva, em Aveiro, às 12h30, e a deslocação ao AAC Rugby (15h00).

6. Agenda para domingo
No Jamor, às 15h00, disputa-se a final do Campeonato Nacional de râguebi no feminino entre Benfica e Sporting.
Na Luz há jogo com o Nun'Álvares (17h30) em futsal no feminino. Em hóquei em patins, o Benfica visita o Valongo (18h30) e, em voleibol no feminino, embate no reduto do Fiães (18h00).
No futebol de formação, os Sub-15 recebem o FC Porto no Benfica Campus (11h00). Os Sub-19 e os Sub-17 têm deslocações ao Beira-Mar (15h00) e Casa Pia (11h00), respetivamente.

7. Bom desempenho
São vários os nadadores do Benfica em ação no Euro Meet Luxemburg 2024. Diogo Ribeiro venceu a prova dos 50 metros mariposa.

8. Parceria anunciada
O acordo celebrado entre o Sport Lisboa e Benfica e Soccer Camps Pro USA prevê a realização de 10 campos de treino nos Estados Unidos da América em 2024.

9. Casa Benfica Alpendorada
A BTV testemunhou como é ver um jogo do Benfica a mais de 350 quilómetros do Estádio da Luz."

Pois, deve ser o único...

A fama...

O famoso diz que disse, mas talvez não!

No Princípio Era a Bola - Episódio especial: Uma final da Taça da Liga fantástica para o futebol português (enquanto a prova não emigra)

6, excerto...

Uma Semana do Melhor, excerto...

Total, excerto...

Sagrado, excerto...