Últimas indefectivações

domingo, 17 de março de 2013

Passo muito importante


Guimarães 0 - 4 Benfica

Estamos naquela altura das épocas, onde não adianta nada falar em tácticas, exibições, variações, ou afins... o importante são os 3 pontos. Jogámos melhor, marcámos 4 golos, somámos 3 pontos, e ficámos com 4 pontos de vantagem no Campeonato, perfeito...!!!
Apesar da boa vantagem, nada mudou !!! Pessoalmente só se a vantagem chegar aos 7 pontos, é que eu poderei mudar as minhas prioridades, até lá a estratégia é simples, tal como o Jesus disse, no Campeonato: 'por toda a carne no assador' !!!
Depois de 2 meses, de 'sofrimento' bi-semanal, vamos ter alguns dias de descanso cardíaco .. esta paragem é importante, mas o regresso tem que ser acautelado, ainda não temos folga para perder pontos, creio que é unânime, considerar fundamental, chegar ao jogo no antro da Corrupção com pelo menos 4 pontos de vantagem, portanto, neste momento é como estar com 1 ponto de vantagem!!!

Tarde goleadora...


Benfica B 4 - 1 Penafiel

Goleada no regresso do André Gomes à equipa B. Desconheço as razões que levaram o André jogar na B: se foi por necessidade da equipa B - lesões no sector... -, se foi para ganhar ritmo depois da longa ausência após a lesão em Leverkusen, ou se foi por castigo!!! Como não tenho acesso a informação privilegiada, não sei... mas apanhando aquilo que é dito, aqui, e acolá, parece-me que um dos possíveis obstáculos à evolução do André é a humildade... ninguém nasce a saber tudo. Confio no Jesus para fazer esta gestão.
Sobre o jogo, não vi !!! A Benfica TV vai-o transmitir daqui bocado, mas o resultado é esclarecedor, se existir algum assunto relevante farei uma adenda.

Derrota dolorosa


Benfica 81 - 100 Guimarães
18-30, 22-17, 23-23, 18-30

Voltámos a entrar muito mal, recuperámos, mas terminámos ainda pior...!!!
Não vi o jogo, mas sofrer 100 pontos, é muito difícil de compreender, mesmo sabendo que 42 pontos do Vitória foram com triplos (50% de eficácia).... é muito difícil de aceitar esta derrota. E nem a sobrecarga de jogos, numa equipa veterana como é a nossa, pode ser usado como desculpa, porque temos um plantel mais profundo, e tivemos mais um dia de descanso...
O Doliboa é na minha opinião o jogador mais importante nesta equipa, mesmo que não seja o melhor marcador, mas mesmo assim, tínhamos que vencer este jogo, ainda por cima sabendo do longo período de 'seca', que tem afastado a  Taça da Luz...

Juniores - 5.ª jornada - Fase Final

Dino

Benfica 1 - 1 Guimarães

Continuamos a jogar com muito coração, mas pouca cabeça !!! As arbitragens continuam a ser 'indescritíveis' mas desta vez, até foi o Vitória a ter as melhores oportunidades nos últimos minutos!!!

ADENDA: Parece que o João Gomes partiu o perónio. Uma lesão destas, em qualquer momento, não é fácil de ultrapassar, mas aos 17 anos é muito complicada... Pelo que me apercebi nem sequer foi marcada falta, numa entrada por trás, no meio-campo do Benfica, quando o João estava virado para a baliza do Benfica!!!
O João é o melhor marcador desta equipa, o impacto da sua ausência será enorme, mas isso é o que menos importa... Força João.

Corruptos.........10
Sporting............8
Benfica............8
Braga...............7
Setúbal............6
Guimarães........5
Rio Ave...........3
Nacional..........3

Um homem derrotado

"Os últimos dias de Godinho Lopes no Sporting estão a ser uma repetição do que foram as primeiras horas: difíceis. Na noite da vitória, a difícil contagem e recontagem de votos. Agora, a uma semana do adeus, a difícil tarefa de passar o testemunho com a pressão de ter de deixar a casa minimamente arrumada. A questão foi colocada na agenda pelos candidatos que estão na estrada: os ordenados de Março devem ser assegurados pelos actuais responsáveis. Ora, esse passou a ser, ao que tudo indica, o último grande objectivo de Godinho no mandato que está (precocemente) a chegar ao fim. Mas há um problema complicado, que nem sequer é novo: os cofres de Alvalade estão a zero e é preciso inventar dinheiro. O presidente demissionário, em desespero de causa, admite por isso vender um jogador (pelo menos) para tentar liquidar o que está em falta. Nestas condições, parece óbvio, o Sporting parte fragilizado para qualquer negociação. Ou seja, há a hipótese – muito séria – de alguém comprar um craque a preço de saldo. Godinho, pelos vistos, não tem mesmo outra solução. Desencantado, amargurado, derrotado, o ainda líder dos leões teve o desabafo que não podia ter: “Se tiver de vender quem comprei e alimentei, qual é o problema?” Provavelmente, o momento mais infeliz em dois anos de gestão.
O “feiticeiro” Bella Guttmann foi o único treinador na história do Benfica a vencer, na mesma época, campeonato nacional e competição europeia (em 1961). Outros andaram lá perto, mas só o húngaro conseguiu. Na época em que foi campeão na Luz (2009/10), Jorge Jesus levou a equipa até aos quartos-de-final da Liga Europa. Agora, a dois meses do final da temporada, o cenário volta a ser muito favorável a JJ: segue isolado em 1.º lugar na Liga e vai defrontar o Newcastle para tentar alcançar as “meias” na prova da UEFA. Se os números que acumula na Luz já impressionam (200 jogos, 140 vitórias), só a hipótese de igualar a proeza de Bella Guttmann eleva a qualidade do trabalho de Jesus a um nível quase estratosférico. A renovação, essa, é que vai tardando..."



Tribunal à portuguesa (1)

"A Assembleia da República aprovou a constituição do Tribunal Arbitral do Desporto – chegou a panaceia que tantos reivindicaram para suprir a “incapacidade” dos órgãos “jurisdicionais” federativos em contentar todos nos litígios da “justiça desportiva”.
Todos nos recordamos que, sempre que alguns não viram admitidas as suas pretensões de absolvição nas instâncias das ligas profissionais e/ou das federações, logo surgia a reclamação: falta o “tribunal do desporto”, com “juízes de carreira”, com imparcialidade e de independência. Argumento que nunca percebi, nomeadamente no futebol: então não eram (e são) os “conselhos de disciplina” e os “conselhos de justiça” tradicionalmente compostos por juízes, no activo ou na reforma? O que faria confiar neles e no seu estatuto, quando presentes nos tribunais, e desconfiar deles nos gabinetes do desporto? Curiosamente (ou talvez não), alguns dos reclamantes continuam a ser os mesmos que respeitam essas instâncias quando estas “logram” dar vencimento (?!!) às suas pretensões e, nesse caso, são constituídas por pessoas “honradas” e que “honram” essas instâncias. Perdedores, mudam de opinião… Não é o “tribunal do desporto” que promoverá a mudança. O que muda ou não muda é haver ou não haver conhecimento, estofo e ausência de medo na cabeça e na caneta dos decisores, nos do presente e nos futuros “juízes árbitros” do TAD!
Claro que o nosso TAD é português e estamos em Portugal. Logo, já começou a querela sobre a legalidade do “tribunal do desporto” sob a forma de pugna pela sua inconstitucionalidade. A narrativa é simples: se o TAD terá em exclusivo a competência para apreciar dos recursos das últimas decisões desportivas das federações, afastando de cena os tribunais administrativos (e a sua lentidão e incongruência), a impossibilidade de acesso à justiça do Estado colocará em causa as garantias de tutela jurisdicional efectiva sobre actos administrativos lesivos e, por outro lado, de composição do TAD com juízes dos tribunais públicos. Os contra-argumentos também são simples: o legislador aproveitou a faculdade que a Constituição oferece de constituir tribunais arbitrais para dirimir conflitos, fora da organização dos tribunais públicos; ainda se prevê a possibilidade de recurso (ainda que restrita) das decisões finais do TAD para o Tribunal Constitucional e para um tribunal administrativo de 2.ª instância.
Escondendo o essencial, está pois montada a “questão” para que os “especialistas” (em direito e noutras artes físicas) transformem a panaceia num imbróglio jurídico... bem à portuguesa!"

Guardado estava Cardozo...

"Benfica impos-se (3-2) na sua "sucursal" de Bordéus.
Sem Luisão nem Garay - "apenas" os pilares da defesa da Luz - era de algum receio o sentimento que grassava nas hostes encarnadas para este teste em terras de França, com cujos representantes, de resto, vimos mantendo aceso duelo no "ranking" europeu de clubes. O Girondinos, como já foi mais conhecido, já não é aquela equipa que marcou uma época, mas o magro 1-0 da 1ª mão também não permitia ao Benfica grande desafogo. Ainda para mais com as indisponibilidades já referidas.
Não se intimidou, porém, Jorge Jesus, que fez adiantar para o eixo da retaguarda a dupla Jardel-Roderick, voltando a preterir Miguel Vítor, ao mesmo tempo que reforçava a confiança (e o sistema defensivo) em Matic e Enzo Perez, à frente do quarteto mais recuado. Depois, claro, só teve de preencher os outros lugares com a gente do costume, sem deixar de ser poupado: Salvio, Gaitán e Ola John, no miolo, e Rodrigo, na frente de ataque.
Como se previa, o Bordéus começou mais incisivo, mas o Benfica também não estava à espera de outra coisa. Os "passarinhos", como o próprio presidente do clube francês apelidou os jogadores da sua equipa, lá "esvoaçaram" nos primeiros minutos, através das incursões não só de Diabaté, mas também de Salvet e Belay, mas a atenção de Artur chegou para as encomendas.
Deixa-os pousar, terá sido o pensamento da equipa portuguesa, perante a animação inicial da rapaziada gaulesa. E a verdade é que, logo que a passarada amainou, conheceu a primeira "chumbada", num cabeceamento de Jardel, com Carrasso a ajudar à festa. Bem tentou o Bordéus replicar, mas faltou-lhe consistência na zona intermédia, apesar da capacidade técnica de Plasil, o que acabou por ter reflexos na produção global. Tentaram sempre os franceses disfarçar a sua vulgaridade, através de muita entrega, mas, no caso, isso foi claramente insuficiente.
No 2º tempo, o Benfica, com dois golos e meio de vantagem, "soit disant", tratou de gerir o resultado e também o plantel, com a troca Rodrigo-Cardozo, a meio deste período. Uma aposta em cheio de Jesus, já que o paraguaio acabou por ser a chave de um triunfo de que a equipa até nem necessitava, respondendo por duas vezes ao inconformismo dos da casa, que nunca desistiram, à sua maneira, de discutir o resultado. 
E se o 1-1 surgiu do mérito de Diabaté, que há muito já vinha a ameaçar as redes de Artur, já o 2-2 foi "brinde" de Jardel, que assinou auto-golo na ânsia de se antecipar a um adversário. Valeu que, a essas duas ocasiões, Cardozo fez questão de devolver o gesto e "na volta do correio" para que a euforia não se instalasse nas hostes contrárias. Um "bis" de excelente recorte, em que a técnica do artista ficou bem patente, isto numa altura em que Carlos Martins e Maxi Pereira estavam já em campo para cumprir escassos minutos, integrados no tal "plano de poupança", que, desta feita, envolveu na íntegra Aimar e Lima.  
Foi uma vitória construída com a tranquilidade que um golo na casa do adversário (depois do 1-0 na própria) sempre assegura. A partir de novo 0-1, já em Bordéus, a eliminatória terá logo ficado resolvida. Faltava era saber o desfecho desta 2ª mão, mas o Benfica fez questão de reeditar o assunto, ganhando com todo o merecimento para gáudio de uma plateia mais lusa do que francesa..."

Grande passo !!!


Sp. Espinho 1 - 3 Benfica
21-25, 15-25, 25-23, 19-25

Finalmente uma vitória em Espinho... depois de uma série de derrotas por 3-2, desta vez, mesmo com algumas condicionantes no plantel, conseguimos triunfar, dando um passo de gigante para garantir o 1.º lugar nesta 2.ª Fase do Campeonato Nacional... Matematicamente, tudo pode acontecer, mas dificilmente nos vão tirar do topo da classificação ( jogamos em casa com o Castêlo e a Fonte Bastardo, e jogamos fora, em Esmoriz e em Guimarães)... A única má notícia do dia, foi a lesão do Reffatti, que pelas crónicas estava a ser o nosso melhor jogador!!! Vamos esperar para saber, no Pavilhão temeu-se o pior, mas... Esta equipa já merece um pouquinho de sorte, só um pouquinho!!!
Pelas noticias que chegam aos jornais, parece que o Sp. Espinho já não recebe ordenados desde Setembro de 2012!!! A ser verdade, é uma situação vergonhosa... Só mesmo em Portugal. Uma enorme falta de respeito pelos jogadores. Em condições normais o Clube tinha que ser penalizado, competir nestas circunstâncias não é justo... E agora com este resultado a Fonte Bastardo volta a ter hipóteses de 'roubar' o 2.º lugar ao Sp. Espinho, vamos ver como estarão os níveis de motivação dos jogadores do Espinho, quando receberem os Açorianos...

Presidente no Montijo

"Queria começar esta intervenção felicitando os responsáveis pela renovada Casa do Benfica no Montijo, pelo trabalho desenvolvido e pelo projecto que tivemos oportunidade de inaugurar.
Queria, por isso, na pessoa do seu presidente, agradecer a todos quantos se empenharam pela renovação da Casa e pelo esforço e dedicação que foi necessário emprestar ao projecto. A todos o meu muito obrigado.
A dimensão do Benfica e o seu crescimento diário dependem precisamente do grau de envolvimento dos benfiquistas, qualquer que seja o local em que se encontrem.
É por isso que as Casas do Benfica são fundamentais, como alicerces sólidos do crescimento do nosso Clube. Foi assim no passado, vai continuar a ser assim no futuro.
Por isso é que o vosso exemplo reforça a minha convicção de que estamos a percorrer o caminho certo. O caminho que vamos ter de enfrentar até ao fim do Campeonato não é fácil. Nunca o foi!
Mas estou convencido que se tivermos humildade, se formos fortes no apoio à equipa, se nos concentramos apenas em nós, podemos cumprir os nossos objectivos.
Não se ganhou nada até agora, a não ser o respeito dos nossos adversários e a certeza de que temos capacidades para atingir aquilo que todos nós aspiramos.
O tempo continua a ser um tempo de trabalho, de dedicação, de empenho.
Não é tempo de distracções, nem de euforias. Longe disso, é tempo de nos mantermos concentrados no nosso trabalho, seja no Futebol, nas modalidades ou nos nossos escalões de Formação.
Os que estão nesta sala, os que com sacrifício pessoal apoiam semana a semana o Benfica no nosso estádio e fora dele, os benfiquistas espalhados por todo o mundo, os milhares de benfiquistas que em Bordéus “empurraram” a equipa rumo a mais uma etapa da Liga Europa… A todos, a mesma certeza: a razão de ser do Benfica e a grandeza do Clube tem a ver com vocês, com o vosso exemplo e com o vosso entusiasmo. Este Clube só faz sentido em função dos seus sócios e adeptos.
Vocês são os verdadeiros “proprietários” do Benfica. O Clube é vosso e nós, que formamos parte da Direcção, temos a obrigação de garantir que assim continuará a ser no futuro.
É uma das nossas marcas de identidade, é uma das preocupações que sempre orientou a minha acção desde o primeiro dia.
O trabalho que desenvolvemos até aqui serviu para transformar o Benfica num Clube mais sólido, mais competitivo, mais inovador e mais global. Um Clube com ambição, onde sonhar voltou a ser permitido, onde voltámos a ser uma referência europeia.
Um Clube respeitado e admirado, um clube credível e cada vez mais observado e mais seguido nas soluções que adopta.
Acreditem que vivo hoje o mesmo entusiasmo e o mesmo sonho que experimentei no primeiro dia em que cheguei ao Benfica. Os desafios de hoje não são menores daqueles que encontrei há 10 anos atrás, mas são diferentes.
A partir de Julho vamos ser o primeiro Clube do Mundo a gerir de forma directa e através do nosso canal, os nossos direitos televisivos.
Não é uma medida contra ninguém, é antes uma decisão a favor do nosso crescimento, da nossa afirmação e, sem dúvida, a melhor solução a nível económico, desde que os princípios da concorrência sejam respeitados.
É uma medida a favor do Benfica, como dentro de poucos anos poderá ser comprovado.
Vamos continuar a fazer crescer o Seixal e a apoiar aqueles que escreveram a nossa história e que por imponderáveis da vida precisam hoje do nosso apoio.
Vamos continuar a apoiar o crescimento e a melhoria de serviços nas Casas do Benfica, porque elas representam o nosso melhor modelo de desenvolvimento e afirmação territorial.
Obrigado a todos,
Viva o Benfica"

A caminho de levantar o Caneco !!!


Sampaense 81 - 103 Benfica
21-23, 20-29, 15-27, 25-24

Voltámos a entrar mal na partida... só no 2.º período a equipa começou a jogar melhor. A ausência do Doliboa faz-se sentir, mas em condições normais, amanhã na Final contra o Guimarães, a vitória será nossa, mas cuidado...

E agora que venha o Noia !!!


Benfica 12 - 3 Cronemberg

Jogo fácil, como se esperava, e com a derrota do Reus em Itália, garantimos o 1.º lugar no grupo, assim vamos defrontar nos Quartos-de-final da Liga Europeia o Noia. Que na Liga Espanhola até está atrás do Reus (4.º), ocupando o 6.º lugar... Não quer dizer nada, mas não será nenhum papão, e com este novo modelo da competição, com uma eliminatória a duas mãos, teremos a oportunidade de decidir a passagem na Luz, onde recentemente o Reus e o Lodi foram goleados!!!

PS: A única nota estranha desta noite, foi o Viana ter ficado em branco!!!