Últimas indefectivações

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Eneacampeões!

"Assim de repente, no Benfica, só me recordo das Marias, no voleibol, do badminton e das corridas em patins e poderem afirmar que se sagraram campeões nacionais nove vezes consecutivas. E agora a nossa equipa masculina de atletismo, numa modalidade e num sector em que o investimento é muito mais significativo e a competitividade é bastante elevada.
A maior parte das declarações dos protagonistas do desporto são confinadas à espuma dos dias. Assim o dita a voracidade da competição, cuja renovação, época a época, é galopante e praticamente integral. É, por isso, ainda mais da elementar justiça recordar o que a prof. Ana Oliveira, então já a coordenadora do projecto Olímpico e da nossa secção de Atletismo, disse há oito anos no rescaldo da primeira destas nove conquistas. Qualquer coisa como 'nesta temporada não sabíamos se já seria possível sermos campeões, mas o projecto do Benfica está a ser implementado para ganharmos mais títulos no futuro'. Passados todos estes anos, podemos constatar, com imensa admiração e orgulho, que não se tratou de meras palavras de circunstâncias.
Muito se poderia destacar neste título, mas é para João Vítor Oliveira, o vencedor da prova de 110 metros barreiras, que dedico o último parágrafo. O voo para alcançar a meta e vencer a final da sua prova foi impressionante. Desconheço uma imagem que melhor ilustre o que é ter raça, querer e ambição, as características de personalidade indispensáveis a qualquer atleta que tenha a honra e o privilégio de representar o Sport Lisboa e Benfica. Tratou-se de um mergulho de mística, de um voo só alcance de um atleta por um momento metamorfoseado águia. Um atleta à Benfica!"

João Tomaz, in O Benfica

Crónica 100, o mote para a Supertaça

"Amigo leitor, esta é a minha crónica número 100 no jornal O Benfica. Caramba, dê cá um abraço. Foi para isto que eu me esforcei tanto durante os ditados na escola primária. Por norma, os jogadores e os treinadores desvalorizam este tipo de marco quando o atingem, portanto é assim mesmo que eu vou olhar para este número. Com moderação e humildade. E daí, não, não consigo controlar o entusiasmo. São 100 artigos escritos para O Benfica! 100! Como posso lá eu ignorar esta meta? Claro que tenho de a realçar. É um privilégio imenso. Há quem se limite a escrever recados na parte de trás das facturas da Galp para o marido ir às compras - e normalmente eles mentem água. Eu tenho a honra de poder escrever no jornal do maior clube do mundo. Acima disto não há mais nada. Um dia, quando tiver um filho e lhe contar esta façanha, estou certo de que ele ficará orgulhoso. Pelo menos até começar a ler e se aperceber de que o pai só debitava palermice.
Domingo está de volta a competição a valer. Gostaria imenso de brincar com o incrível percurso do SCP durante a pré-época, porém não arrisco - por experiência própria, bem sabemos que os resultados dos jogos de preparação pouco ou nada contam.
Fomos campeões no ano em que levámos 3 do Monterrey (2015-2016) e perdemos o campeonato no ano em que espetámos 5 ao Real Madrid (2012-2013). A concentração tem de estar no nível máximo. Bruno Lage tem de galvanizar os jogadores, e os benfiquistas que vão ao Algarve têm de afinar a voz. Segunda-feira faço 25 anos e não tenho hábito de preparar grandes festas, mas desta vez quero passar a meia-noite a celebrar."

Pedro Soares, in O Benfica

Começar a ganhar

"Acabaram-se os testes, acabaram-se as experiências. Agora é a sério, e, como sempre, para vencer.
Neste domingo, o Benfica tem, diante do 'velho rival', a possibilidade de conquistar a 8.ª Supertaça da sua história. Mas, mais do que isso, pode começar a nova época com um troféu nas mãos, e marcar desde logo a sua posição face ao Campeonato que se avizinha, sedimentando o favoritismo que o estatuto de campeão naturalmente lhe confere.
Sabemos que estes jogos têm características muito especiais. Não é preciso ir mais longe: mesmo na exultante ponta final da temporada passada, e contra todas as expectativas, fomos eliminados por este adversário da Taça de Portugal. Dérbi é bérbi, e, nestas ocasiões, como alguém sabiamente disse, 'prognósticos... só no fim do jogo'.
Temos, pois, de estar atentos. Mas devemos partir para o Algarve confiantes. O plantel é fortíssimo, a pré-época correu muito bem, e tudo parece devidamente preparado para começar a ganhar. Aliás se no sábado o AC Milan der uma ajudinha, também a prestigiada International Champions Cup pode vir, pela primeira vez, para o Museu Cosme Damião. Vale o que vale. Mas não será pouco, tratando-se de uma prova onde marcou presença a nata do futebol europeu.
Pena que o maldito 'mercado' não deixe as equipas estabilizarem. É completamente anacrónico disputar várias partidas oficiais com jogadores a entrarem e a saírem, no Benfica, mas também nos adversários - que assim se podem dar ao luxo de esperar mais uns dias para vender os melhores. Enfim, é um velha questão, que, como outras, tarda em ser encarada de frente por quem de direito."

Luís Fialho, in O Benfica

Dicotomia

"Ás vésperas do regresso das grandes competições nas áreas mais relevantes do desporto, enquanto se concluem os períodos de preparação dos atletas e equipas, os adeptos mais dedicados já manifestam saudades das grandes disputas oficiais nos planos nacional e internacional.
O final da época anterior já fora verdadeiramente extraordinário, pela intensidade com que os desafios se jogaram; e, no seu termo, os deuses do desporto pareceram castigar propositadamente os que insistiram em fazer da batota, da calúnia e do crime os atalhos mais expeditos para as suas pretendidas vitórias.
Mas, logo a seguir, os portugueses passavam a assistir incrédulos a uma das mais agitadas pré-épocas de todos os tempos. Julgo que não exagero se afirmar que os episódios ainda há pouco tempo inacreditáveis se sucederam nestes dois meses e meio, a uma cadência verdadeiramente vertiginosa; persistiram rumores e especulações de recorte inconcebível, metralhados por sistemas e protagonistas mediáticos não menos extravagantes; e, volta, não volta, até factos reais e notícias autênticas, por exemplo acerca de transferências de jogadores - outrora tidas como inimagináveis - ainda conseguiram surpreender mais do que os altos e baixos de pitorescos resultados de jogos e torneios de preparação...
No centro de tudo, no olho do furacão, sempre o Benfica. Evidentemente. Pelas boas e pelas más razões. Primeiro, nas mil maneiras de celebração do esforço, do talento e da competência dos seus, com a fantástica alegria dos benfiquistas a alavancar a infinita confiança com que, a cada dia, nos sentimos a partir para o futuro. Mas, muito tristemente, também, em resultado das diabólicas teias de inveja, da cobiça, do ressentimento, do rancor e do penoso recalcamento em que os nossos rivais se acabrunham e definham progressivamente, diante dos reiterados êxitos do Benfica.
Dantes, com outros protagonistas, a rivalidade desportiva baseava-se num espírito essencialmente competitivo, aqui e ali, apenas pontuado por um ou outro epifenómeno menos próprio.
Mas, hoje registo tornou-se impossível.
O Benfica é, cada vez mais, um clube cada vez maior, a caminho dos céus da glória que, em todo o caso, nós, prudentemente, sempre tomamos como efémera. Ao invés, infelizmente, eles não param de descer aos infernos. Mas, nessa vertigem, parecem sentir-se bem."

José Nuno Martins, in O Benfica

Alcochete para o bem e o mal

"O juiz de instrução do processo de Alcochete decidiu levar a julgamento todos os arguidos acusados na sequência do ataque à academia do Sporting, a 15 de Maio do ano passado. Salvaguardando as distâncias entre estar sentado no banco dos réus e ser condenado - para isso é que serve o julgamento - os danos daqueles tempos tresloucados por que os leões passaram parecem não querer levantar ferro. É verdade que o Sporting destituiu Bruno de Carvalho, suspendeu-o e depois expulsou-o, mostrando os sócios do grémio de Alvalade que não se reveem nas práticas da anterior gestão. Mas há males e prejuízos que vão continuar a marcar a vida do Sporting. Repare-se no que era o valor de mercado de Rui Patrício, Gelson Martins e William Carvalho, e aquilo que os responsáveis leoninos, numa lógica de deixar ir os anéis para salvar os dedos, aceitaram. E, ainda, no rombo que foi a saída da grande promessa que era Rafael Leão, transferido agora do Lille para o Milan por quase 40 milhões de euros. Sendo certo que o Sporting ainda batalha na justiça contra a justa causa invocada pelo novo rossonero, para rescisão do contrato, o facto de Bruno de Carvalho estar entre os 44 acusados de Alcochete não favorecerá, por certo, a argumentação dos leões. Frederico Varandas, na entrevista que concedeu recentemente à SIC, mostrou muita lucidez (e coragem) ao afirmar que mais importante do que jogar para ganhar imediatamente um campeonato, era investir mas infra-estruturas que foram desprezados nos mandatos anteriores e devolver o Sporting à pureza do projecto da formação, de que foi pioneiro, em Portugal. É por aí que os leões continuarão grandes..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Responsabilidade de ser exemplo

"A importância do futebol vai muito para lá de um jogo. Os agentes intervenientes na competição têm responsabilidades perante a sociedade que, em circunstância alguma, podem ser esquecidas. No momento em que surge no nosso dia a dia, e não só na televisão, um novo jogador, o canal 11, estamos a aumentar a responsabilidade perante todos os que gostam deste jogo e para com todos os outros. Sem receio de errar, o pior que pode acontecer a um jogador é ter medo de falhar, mas sempre a querer ser exemplo. Os valores têm que se sobrepor a tudo o resto. Óbvio que quem compete quer ganhar, ser referência, estar na frente do marcador. Não basta marcar mais golos do que o adversário, temos que ter respeito por ele. Que pode sempre vir a ser futuro colega de equipa. Quanto mais elevado é o nível da competição, maior tem que ser a responsabilidade. Esta semana tivemos exemplos significativos, nacionais e internacionais. Simeone, que na competição tem excessos conhecidos, questionando sobre Griezmann, respondeu assim: «Não comento o fim da relação, mas os 5 anos em que estivemos juntos. Durante esse tempo respondeu dentro de campo, com um nível de compromisso enorme. Os números são fantásticos». Ronaldo encontrou-se com Florentino Pérez. O capitão da Selecção Nacional chamou o presidente ao palco na homenagem de que foi alvo. Bonito gesto. Florentino respondeu: «Vamos ter saudades a vida toda, Ronaldo é o melhor». O 11 promoveu uma conversa entre os treinadores de Sporting e Benfica. Fantástico. Os dois querem ganhar, mas ambos percebem o exemplo que têm que ser para milhões de fãs. Lage e Keizer aceitaram o desafio, como Rúben Dias e Luís Neto também se dispuseram ao frente a frente. Temos que lutar pela nossa equipa, impondo conjunto de valores, que têm, obrigatoriamente, que ser a imagem de marca da maior modalidade desportiva no mundo. Temos a responsabilidade de ser exemplo."

José Couceiro, in A Bola

Pelo Benfica

"E eis que, finalmente, o pontapé de saída, a nível oficial, está prestes a ser dado na temporada 2019/20 (domingo, 4 de Agosto, 20h45).
A presença da insígnia de Campeão Nacional nas camisolas da nossa equipa de futebol é um orgulho e representa o estatuto alcançado com o desempenho no Campeonato Nacional da temporada passada, mas não passa disso mesmo. Não representa pressão adicional, favoritismo ou responsabilidade acrescida pois, no Benfica, a exigência é sempre a mesma: máxima.
A Supertaça é a única prova em que, cujo palmarés, o Benfica, por diversas razões que não importam escalpelizar agora, mas que são sobejamente conhecidas por quem prestou atenção às últimas décadas do futebol português, não está à altura dos seus pergaminhos. Vencemos apenas sete vezes este troféu. No entanto, acreditamos que a tendência foi invertida nos últimos anos, nos quais saímos vitoriosos nas duas últimas participações (2016 e 2017). A pré-época consolidou sistemas e demonstrou a enorme qualidade do plantel campeão.
Teremos pela frente o Sporting, um rival histórico e que é sempre um adversário a ter em conta, apresentando-se para ganhar em qualquer competição que participa e, por esta ordem de razão, em qualquer jogo também. Terá certamente de ser um Benfica ao seu melhor nível aquele que desejamos vitorioso no próximo domingo.
Mas não almejamos somente o triunfo da nossa equipa na edição deste ano da Supertaça Cândido de Oliveira. Pretendemos também que a Supertaça seja um momento exemplar de promoção do futebol português, uma jornada em que impere o fair-play e a participação positiva de duas grandes massas de adeptos.
O encontro entre Bruno Lage e Marcel Keizer, assim como o de Rúben Dias e Luís Neto, extravasam o mero domínio do marketing promocional. São antes uma demonstração de que é possível adversários no campo juntarem-se fora dele em prol de uma paixão e de um objectivo partilhados, o futebol e a promoção do mesmo.
Que prevaleça este espírito e que, no relvado, o Benfica consiga superiorizar-se ao Sporting. Queremos muito vencer a Supertaça!"

Keizer & Lage

"Todos são aspiradores de audiências através da difamação e da injúria"!!!

"Luís Filipe Vieira não precisa que o defendam. Tem arte e recursos para isso. Mas ver esta missionária da cidadania tão concentrada no Presidente do Sport Lisboa e Benfica, motiva-me a assinalar as suas incoerências. A primeira delas é mesmo a alusão a Berardo. O principal problema desse benfiquista foi tratar um conjunto de parlamentares com a ironia que merecem. O património acumulado de Berardo chegará para as dividas que a sua actividade empresarial gerou. Pelo meio criou empregos, difundiu cultura, dinamizou o potencial de Portugal, no sector agrícola e do turismo. Também LFV tem uma actividade empresarial que responderá pelas responsabilidades criadas e que, tanto quanto se sabe, já estarão contratualizadas. É a única parte feliz da comparação, um e outro criaram riqueza a partir do sector privado, pagaram impostos, enfrentaram com os seus activos crises económicas mundiais. Voltemos a Ana Gomes... ganhou protagonismo com o processo de independência de Timor Leste. Sabendo os mais atentos que quem colocou o assunto no mapa foi Ramalho Eanes e a e a viagem de navegação do "Lusitânia Expresso", além dos mártires do massacre do cemitério de Santa Cruz. Depois arvorou-se em paladina de valores. Todavia, enquanto militante activa e premiada com vários cargos (a própria e a sua descendência) manteve-se silenciosa perante a nuvem espessa e tóxica de más práticas que foi envolvendo o seu partido. Acordou recentemente para a transparência no futebol depois de décadas de despudorada corrupção que beneficiaram um clube que teima em não referir nas suas prédicas, como se não existisse. Perante as evidências de conduta criminosa do seu protegido hacker, opta por fingir que não percebe. Como não se lhe ouviu peva sobre o fair play no futebol. Não se interessa pela lavandaria de esquina que está aberta apenas para alguns clientes, como intermediários de mala, chefes de gang, dinossauros e prostitutas. A esse nível não desce. Só lhe interessa o que reluz. E o que reluz são as luzes dos estúdios onde precisa de estar para exercer a sua cidadania, que se transformou numa série de insultos, opiniões disparatadas e teses de pacotilha para um aprendiz de KGB. Terá as suas audiências, como têm Aníbal Pinto, Francisco Marques e Bruno de Carvalho. Na tentação das comparações até dão um colorido poker. Ana Gomes está para a cidadania, como Aníbal Pinto para o comentário desportivo, Francisco Marques para o jornalismo e Bruno de Carvalho para o dirigismo. Todos são aspiradores de audiências através da difamação e da injúria."

SL Benfica: Com o bicampeonato na mira!

"A pré-temporada no futsal acabou de arrancar. O campeonato nacional da primeira divisão só arranca em Setembro, mas algumas equipas já arrancaram os trabalhos com vista à época 2019/20. Desse lote destacamos o actual campeão nacional em título, o Sport Lisboa e Benfica.
Os treinos já arrancaram esta semana e a equipa do SL Benfica, comandada por Joel Rocha, parte com muita vontade de atacar o bicampeonato nacional. A época só arranca com a realização da Supertaça, entre o Benfica e o Sporting Clube de Portugal, no dia 1 de Setembro, e por isso o tempo da pré-temporada é de sensivelmente um mês.
Com a manutenção da equipa técnica, que desde 2014/15 lidera os destinos das águias, comandada por Joel Rocha leva a uma maior solidez nas ideias da equipa. Em termos de alterações no plantel, houve apenas três.
A entrada de André Sousa, que foi guardião essencial na nossa única (até aos dias de hoje) conquista continental, para o SL Benfica deve-se por já não ser mais a primeira escolha nos “leões”. O guarda-redes português perdeu o seu lugar para Guitta, e até já começava a perder a sua posição na hierarquia dos guardiões leoninos para Gonçalo Portugal.
Esta troca, apesar de poder parecer uma “traição”, acaba por ser um negócio bom para ambas as partes. Para as águias porque garantiram um reforço de qualidade (uma excelente alternativa a Diego Roncaglio) enquanto que os verdes e brancos “despacham” um jogador que começava a perder espaço e minutos de jogo no plantel leonino.
Mas não ficam por aqui as trocas de lado da segunda circular. Desta feita falamos de um reforço bem mais jovem, com apenas 19 anos, o português Célio Coque. É uma das grandes promessas do nosso país e que na temporada 2018/19 já fazia parte do plantel sénior do Sporting.
O outro atleta que vem ajudar os encarnados a tentar alcançar o bicampeonato é o brasileiro Fernando Drasler. Veio de Espanha, onde foi peça-chave no sucesso do El Pozo Murcia, uma das grandes equipas do país vizinho. Na última temporada, o El Pozo chegou à final do play-off do campeonato espanhol e garantiu a presença na edição 19/20 da Liga dos Campeões de Futsal.
O plantel conta com 16 jogadores, com particular destaque para estes três novos elementos, que tudo farão para poderem constituir uma opção válida para o treinador. A vontade dos “encarnados” é chegar, claro está, ao bicampeonato. Ao longo desta pré-época vou apresentar os plantéis do principal escalão e comentar as entradas e contratações neste defeso."

Vamos assistir a um momento histórico no futebol: será uma árbitra a apitar a Supertaça Europeia

"A árbitra francesa Stéphanie Frappart foi a escolhida pela UEFA para apitar o jogo entre Liverpool e Chelsea, em Istambul É a primeira vez que uma árbitra do sexo feminino vai orientar a final de uma competição europeia. A francesa Stéphanie Frappart foi a escolhida pela UEFA para apitar a Supertaça entre Liverpool, vencedor da Liga dos Campeões, e Chelsea, vencedor da Liga Europa, a 14 de Agosto.
Stéphanie Frappart, 35 anos, será assistida por outras duas árbitras: Manuela Nicolosi, também francesa, e Michelle O'Neal, irlandesa, numa final que será disputada em Istambul, na Turquia.
Em Julho, a árbitra francesa apitou a final do Mundial feminino, precisamente em França, entre os EUA e a Holanda. Apenas uma portuguesa esteve presente no Campeonato do Mundo feminino: Sandra Bastos.
Frappart foi a primeira mulher a apitar um jogo da Ligue 1 em França, em Abril, e faz parte do lote de árbitros do campeonato francês.
"Já disse em várias ocasiões que o potencial do futebol feminino não tem limites e estou encantado por ter Stéphanie Frappart a apitar a Supertaça Europeia", disse o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, ao site da UEFA.
Stéphanie Frappart não é, ainda assim, a primeira árbitra do sexo feminino a orientar um jogo de uma competição europeia masculina. Essa honra coube a Nicole Petignat, que apitou na antiga Taça UEFA, entre 2004 e 2009.
A Supertaça Europeia também terá videoárbitro: Clement Turpin, de França, com os assistentes François Letexier, também francês, Mark Borsch, da Alemanha, e Massimiliano Irrati, de Itália."

O ADN Português

"A menos de um ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o sonho de vestir as cores da bandeira torna-se cada vez mais palpável… O sentimento de ambição, determinação e força de vontade, importantes marcos da identidade portuguesa, evidenciam-se cada vez mais não só em mim como em todos aqueles que lutam pelo mesmo objectivo.
Os aspirantes a pisar o maior palco desportivo deste quadriénio devem recordar-se e recuar à época das grandes conquistas lusitanas, onde o puro ADN português se notabilizou nos quatro cantos do mundo, realçando o carisma patriótico de cada guerreiro lutador tão característico desta nação. 
Questionem-se. O que os movia? Por que lutavam? Por quem batalhavam?
Não será um campo de batalha semelhante a um tatami, a um campo de jogo, a um estádio, a uma pista… Qual o “segredo” intrínseco de cada um destes indivíduos que os motivava a percorrer este percurso tão árduo do sucesso. Será um sentimento de dever para com o país? Ou um sentimento de honra que carregam dentro de si?
Em todos os momentos-chave tentei transpor esse ADN português. Em cada acção que fazia, cada respiração dada, inspirava o orgulho de ser portuguesa e, tal como aqueles guerreiros, eu quero escrever história. História esta que não será escrita sozinha e necessita do Sonho de cada um, da perseverança e desse dito ADN.
E estando a um prazo tão curto do objectivo é necessário sonhar e não ter limites quando o fazemos, sonhem sem medos e hesitações. Ressaltem o fulgor português de dentro de vocês, humildemente e sem nunca esquecer as raízes tão próprias deste povo.
Podemos ser um povo pequeno, estar na extremidade mais ocidental da Europa, esquecidos, subestimados, mas a mais pura das verdades é que conseguimos elevar o nome do país nas mais diversas modalidades desportivas, marcando a nossa posição no mapa em todo o mundo! Recentemente, são mais que muitas as provas do nosso Valor, não só pela quantidade de medalhas arrecadadas, mas também pelas honrosas prestações dos atletas lusos. Sendo este crescimento potenciado pelo nosso genoma patriótico.
Nós somos assim, Guerreiros!
Vão atrás do Sonho!"

Benfiquismo (MCCL)

Bagdade, 1966

Alkacete...e afins !!!

"O dia em que um ex-presidente do SCP é pronunciado por indícios de autoria moral de vários crimes de ameaça agravada, 19 de ofensa à integridade física qualificada, 38 de sequestro, de um crime de detenção de arma proibida e de crimes que são classificados como terrorismo, não quantificados, é o dia em que alguma imprensa escrita dá maior destaque à reacção deste arguido à decisão, na sua conta de Facebook, com costumeiros insultos. Tem sido assim nos últimos anos. Identificam-se estes anti-heróis, como a figura em causa, os líderes de claques, o hacker, os candongueiros, os vozeiros e transformam-nos nas figuras maiores do desporto que os próprios tentam a todo o custo destruir. Estranha atracção a deste jornalismo. Parecem não compreender que este tipo de vírus só contribui para a decadência da sua profissão. A prazo a informação que geram transforma-se em material de investigações criminais, de sentido contrário ao que apregoam, e que têm forte probabilidade de terminar em condenações. Enquanto isso acontece, esse jornalismo de dependência vai cerceando a confiança das pessoas em determinadas linhas editoriais. A reacção é óbvia: menos interesse pela informação, menos consumo de conteúdos, mais precariedade. Por outro lado, é muito evidente o desalinhamento entre a informação validada processualmente - em tribunais de Lisboa e Porto - e as narrativas dos media, muitas vezes alienadas da verdade. Esta decisão centra a análise no essencial: não deve existir espaço no futebol e no desporto para incentivadores e agentes de violência. Por vontade de alguns responsáveis, incluindo os da esfera governamental, o problema de Alcochete é um problema de claques e aí existe espaço para estender o manto da censura ao Benfica, que tem, segundo dizem, claques ilegais, como a que protagonizou a invasão a Alcochete. Estão enganados. No crivo experiente de um juiz de instrução, Alcochete é sinónimo específico de grave risco para a paz social e para a ordem pública. Não há espaço para confusões, nem impunidades. É a liberdade dos que rejeitam a violência como orientação de base que está em risco. E tem de ser preservada. Após a produção de prova, aplique-se a lei como tiver de ser aplicada."

Cashball...

"A Federação Portuguesa de Andebol decidiu arquivar o processo Cashball como se nada tivesse acontecido.
Sem recursos e meios para montar uma equipa de investigação, sem aguardar pelo desfecho do processo de investigação judicial ou prorrogar ou suspender os processos de inquérito no sentido de aguardar o desfecho dos processos judiciais associados, sem ouvir oficialmente outros clubes, nem muito menos Paulo Silva (o empresário que confessou ter comprado árbitros e jogadores).
O caso está arquivado, amigos!
Em anexo vão algumas imagens que expõem a nu toda esta vergonha e que representam a podridão que está implementada no coração do desporto português - a sua própria Federação.
Pode parecer que andamos a dormir, mas não andamos. Andamos de olhos bem abertos. Em breve a festa vai começar novamente, podem ter a certeza. Aproveitem as nossas férias... enquanto podem.
A equipa do Polvo das Antas. 
Bónus de entretimento - Alcochete: www.docdroid.net/9ivuGwu
Divirtam-se."


Futsal: à procura do Bicampeonato...

Pequenas alterações, mas com impacto!
Depois da extraordinária vitória na última época, regressámos ao trabalho, com o objectivo de voltar a vencer internamente, mas também de ganhar na Europa!

As saídas do Raul Campos e do Tolrá, deixaram-me chateado! O Raul foi claramente o 7.ª NFL durante a época, foi aquele que ficou mais tempo de fora, mas depois no último jogo foi decisivo... tal como tinha sido o melhor jogador na Final de 2017/18!
O Tolrá foi decisivo defensivamente nos jogos mais importantes... ainda por cima, tinha contrato com o Benfica, que acabou por 'facilitar' a saída, a pedido do jogador!!!

Se para o Tolrá houve substituto directo, o Drasler (internacional Brasileiro), para o lugar do Raul ficámos 'pendurados'... O jovem Luíz Silva, que o ano passado fez parte da equipa de sub-20, acabou por aparecer na foto oficial... mas deverá jogar pouco!

Contratámos também o André Sousa, e o Célio Coque ao Sporting. O André tem sido o titular da Selecção Nacional, mas tem sido suplente no Sporting. O Roncaglio para mim, é claramente melhor, mas com o André vamos poder 'rodar' durante a época regular, deixando o Roncaglio de fora como um dos NFL extra!!! Pessoalmente, nunca gostei do André Sousa, reconhece-lhe qualidades, mas nunca gostei do comportamento dele na quadra...
Se o empréstimo do Cristiano é compreensível, espero que o André Correia, não seja prejudicado, pois na última época, o puto teve alguns minutos, poucos, mas de muita qualidade!

Em relação ao Célio, não sei o que esperar. Tem muito potencial, mas não sei se fará parte da rotação 'normal', tal como o Afonso Jesus...

O sucesso da época vai depender muito de 3 jogadores: os veteranos Fernandinho e Robinho... e sem o Raul, terá que ser o Fits a 'marcar' em todos os jogos, inclusive nos jogos 'grandes', algo que o ano passado não aconteceu...!!!
Vamos também ter uma época longa, com os internacionais, com muitos jogos pelas suas Selecções, não vai ser fácil manter a condição física de toda a gente no ponto!!!

Guarda-redes:
Roncaglio
Sousa
Correia
Fixo:
André
Drasler
Afonso
Célio
Ala:
Cecílio
Bruno
Chaguinha
Brito
Henmi
Ângelo
Silva
Pivot:
Fits
Fernandinho

O Brinco do Baptista #10 - Beautiful Game* ( *excepto para alguns )



"Aquele número mágico. Camisa fora dos calções e meias descaídas. O fantasista na sua plenitude. Aquele que tendo o toque de Midas nos pés faz com que todos caiam de amores por este jogo.
Daí que neste #10 convidamos alguém que... não gosta de bola! Parece impossibilidade, mas é imune a esta febre. E por muito estranho que nos pareça, iremos tentar perceber o que afasta uma pessoa deste jogo apaixonante, descobrindo por outro lado, o que nos deixa a nós sempre tão maravilhados. 
Se o #10 é o maestro, o que se pode fazer quando alguém não conhece a música? Márcio Barcelos, benfiquista não praticante, apaixonado pelo mundo do podcast, sendo autor do Sobretudo, do Portcasts e criador do Podes - festival de podcasts, fala-nos da sua paixão e é arrastado pelo Sérgio Engrácia, Aires Gouveia e João Tibério para o mágico mundo do futebol. Não garantimos conversões, mas garantimos um episódio diferente, como que um coelho tirado da cartola."