Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A pré-temporada dos 'futuros ex-campeões'

"Em 1907 oito jogadores do Sport Lisboa mudaram-se para o Sporting CP acabado de nascer. E sobrevivemos. E de que maneira!

ACTIVOS
- No Benfica, o maior de Portugal, não há coisas tóxicas. Se é activo do Benfica, é bom. Agora que, pelos vistos, há activos com uma grande propensão para a inactividade, ai isso há.

BOLSA
- Numa bolsa de apostas de um site espanhol, Nuno Espírito Santo é o treinador de La Liga que reúne a maior dose de favoritismo para o despedimento rápido. Mas que grande falta de confiança espanhola nos reforços vindos do Benfica.

CÉSAR
- Um amigo dado a teorias sobrenaturais afiança-me serem o César e o Talisca exactamente a mesma pessoa. Pior ainda é que, ouvindo esta anormalidade, um outro amigo garantiu logo sob palavra de honra que, na verdade, não os conseguia distinguir enquanto outro, que reputava eu de consciencioso, constatou que nunca os tinha visto juntos no mesmo plano televisivo pelo que, certamente, eram a mesma pessoa. É por estas coisas que é urgente que o Benfica comece a ganhar.

DA SILVA
- O Rui Gomes da Silva Bom do Facebook, rede social aberta a todos, foi cruel e até desleal com o Rui Gomes da Silva Mau, vice-presidente da direcção do Benfica, órgão social que não é para qualquer um. O Bom deu ao Mau uma semana para fazer o que tem «a obrigação de fazer». Cá para mim não vai fazer nada.

ESTORIL
- O Estoril caiu aos nossos pés na jornada inaugural da Taça de Honra da AFL. Só se fala das derrotas, só se fala das derrotas…

FEJSA
- Era do Benfica Mau, passou para o Benfica Bom. Presentemente é dono do estaleiro. Nem de lá sai. 

GALÕES
- Quando o resultado se avolumava desfavoravelmente ao Benfica no jogo com o Arsenal, o comentador da Benfica TV, o antigo jogador Calado comentou – e é para comentar que ele lá está – que tinha chegado o momento de os jogadores do Benfica «puxarem pelos galões».
E logo ouvi alguém dizer muito indignadamente:
- Mas quais galões?
É assim que estão os ambientes.

HASSAN
- No domingo, em Aveiro, começa a vida a sério para o Benfica 2014/2015. Cuidado com o Hassan, portanto. O Hassan é o egípcio que marcou o golo do Rio Ave na Suécia. Vem moralizado. No universo do Benfica é difícil encontrar gente moralizada. Excepção feita a António Carraça, naturalmente.

ILAÇÕES
- No decorrer da segunda parte do jogo com o Valência, para a Emirates Cup, mesmo comentador da Benfica TV, o mesmo antigo jogador Calado comentou, e é para isso que ele lá está, que os jogos da pré-temporada serviram para Jorge Jesus «tirar ilações». Tirou pois. Ilações aos molhos, podem crer.

JARDEL
- Ora aqui está o caso curioso de um jogador que no ano passado, e nos outros anos mais para trás, pertencia ao Benfica Mau e que este ano, perante, as novidades, passou a pertencer ao Benfica Bom. Está neste momento a malta toda a rezar para que Jardel recupere para poder defrontar o Rio Ave na decisão da Supertaça já neste domingo. As melhoras, Jardel!

K
- Guarda-redes para o Benfica tem de ter “K”. Falou-se em Kaminski, falou-se em Karnezis e agora fala-se em Karius. Haja coerência.

LISTA DE DISPENSAS
- Concluída a pré-temporada, a lista de dispensas do Benfica será, provavelmente, a lista de dispensas mais aguardada do mundo inteiro porque poderá contribuir substantivamente, em número e em peso, para o fecho de muitos outros plantéis. O Paços de Ferreira, por exemplo, está interessado em alguns excedentários da Luz, já seu leu na imprensa. Vamos ver o Paulo Fonseca conseguirá fazer deles.

MAGALI
- Na sua conta no Twitter, a menina Magali, mulher de Salvio, sempre atenta, explodiu num «esto es una broma?» no preciso momento em que, na tarde de sábado, Artur ia pela quarta vez buscar a bola ao fundo da sua baliza quando ainda faltavam uns minutinhos para o intervalo do jogo com o Arsenal. Não, Magali, não era uma broma era mesmo a sério.

NOVO NEYMAR
- Não é que Neymar seja velho mas é de «novo Neymar» que chamaram no Brasil a Victor Andrade, o muito jovem jogador que chegou ao Benfica vindo do Santos e que ninguém por cá ainda viu jogar mais do que sete minutos. Se lhe chamam o novo Neymar este miúdo só pode ter sido contratado pelo Benfica Bom, nunca pelo Benfica Mau. Andrade reúne condições para estar bem visto na Luz. Mal chegou e, felizmente para ele, não tem passado.

ÓSCAR
- Tivessem cuidado, ele era perigoso, ele era o Óscar Tacuara Cardozo. É a nova canção da Luz. Foi para a Turquia o nosso Cardozo igual a 171 golos em 293 golos e igual a dois títulos de campeão nacional. Cardozo é o melhor marcador estrangeiro do Benfica e vai continuar a ser por bons anos. Gostava dele a agradeço-lhe muito o seu valioso contributo para dias melhores. E que pena que se vá embora neste princípio de Agosto quando no fim de Agosto há recepção ao Sporting na Luz, sabendo-se como o Sporting foi sempre um freguês privilegiadamente aviado por Cardozo. E agora quem o substituirá nesta missão Segunda Circular? No dia 31 já saberemos. Ou não.

PETER
- Peter Lim, o magnata de Singapura, que comprou o Valência e que está a sugar o Benfica Bom é a pessoa que mais me anda a chatear neste momento.

QUILOS
- Sem especificar, nem dar o dono a seu dono – para não aborrecer ninguém - sim, é verdade que se as vitórias em futebol se construíssem ao quilo, com balança e tudo, o Benfica teria feito uma pré-temporada absolutamente sensacional não dando qualquer hipótese a nenhum dos seus oito adversários.

RÚBEN
- Rúben Amorim, desejo-lhe uma temporada feliz, sem lesões e com muitos sucessos. Contamos muito consigo. Um bocadinho de Benfica é o que se quer.

SIDNEY
- Que fique muito claro que, para mim, Sidney é a capital da Austrália. E acaba-se já aqui a conversa.

TIAGO
- Jorge Jesus não alinha em bebézices e recusa-se a chamar Bebé a Bebé, chamando-o por Tiago que é o seu nome. Porque talvez assim cresça mais depressa é, certamente, a ideia do treinador. E também porque, no meio desta crise, ter de se berrar por um Bebé é coisa que ninguém merece.

ÚNICO
- Com toda a franqueza já não sei bem em que jogo da pré-temporada o comentador do costume da Benfica TV afirmou alto e a bom som que «a defesa do Benfica está irreconhecível». Não pude deixar de imediatamente concordar com ele. Olhando naquele momento para a defesa do Benfica eu própria só reconheci um único jogador, Maxi Pereira. Os outros, perdoem-me, mas não os conheço de lado nenhum. Nunca os vi nem mais magros (uns) nem mais gordos (outros).

YVERDON-LES-BAINS
- Foi em Yverdon-les-Bains, na Suíça, o local da única vitória do Benfica no estrangeiro nesta pré-temporada. É quase, portanto, um lugar histórico. Dar a conhecer Yverdon-les-Bains reveste-se quase de uma obrigação. Trata-se da segunda cidade do Cantão do Vaud sendo que a primeira é Lausanne. Está situada à beira do Lago Neuchâtel, é famosa pelas suas águas termais e em Dezembro do ano passado contava com uma população de 28.486 habitantes. Foi aqui que o Benfica bateu por 2-0 o Sion com golos de Franco Jara e de João Teixeira.

VIDOSIC
- O Sion, para que conste, não é uma equipa qualquer. Tem nas suas fileiras um jogador mundialista. Um jogador que esteve presente na última edição do Campeonato do Mundo da modalidade que ocorreu no Brasil. Trata-se de Dario Vidosic, croata de nascimento mas naturalizado australiano e foi ao serviço da selecção da Austrália que se deslocou ao evento. Sidney é a capital da Austrália. E basta.

XISTRA
- Feito retórico absolutamente notável. O Benfica perdeu 6 dos seus 8 jogos de preparação e nunca se ouviu de ninguém, nem de técnicos, nem de dirigentes, nem de adeptos, uma reclamação contra um árbitro. Nem um fora-de-jogo mal assinalado, nem um penaltizinho ficado por marcar, nem um amarelo a mais ou um vermelho a menos. Nada. Encaixou-se este tópico na letra “X” em homenagem a Carlos Xistra e à arbitragem nacional.

ZENIT
- Com Garay no eixo da defesa o Zénite de São Petersburgo goleou na primeira jornada do campeonato russo. Como muitos benfiquistas, estou certa, vou passar a olhar com atenção para a vida do Zénite, não que me interesse muito o Zénite, mas porque está lá Ezequiel Garay a quem devo muitas atenções. O central argentino foi um dos muitos jogadores excepcionais do Benfica que se foram embora. Uma pena. Os nossos adversários internos já nos tratam por os «futuros-ex-campeões nacionais». Coisas desta irritam. Ainda que já tenham acontecido na nossa História. Por exemplo, em 1907, oito jogadores da primeira categoria do Sport Lisboa mudaram-se de armas e bagagens para o Sporting Clube de Portugal acabado de nascer. E sobrevivemos. E de que maneira!"

Leonor Pinhão, in A Bola

E o Circo está ao rubro...!!!

A pré-época já estava a ser conturbada, mas hoje, com anuncio do empréstimo do Bernardo ao Mónaco, no Benfica online, pegou fogo!!!

Começo por dizer que gosto do Bernardo. Acho que tem tudo para ser um grande jogador. É verdade que fisicamente falta-lhe alguma coisa, mas compensa com muita garra... algo que nem é muito habitual, em jogadores tão criativos como ele...!!!
Agora, a fixação obsessiva, doentia mesmo, como muitos falam sobre o Bernardo nas redes sociais, só o prejudica. A culpa não é do Bernardo. Não sei se são familiares, amigos, namoradas, ou simplesmente gente 'carente'... Mas já cansa!!!
O Bernardo tem potencial, mas a nível profissional, ainda não provou nada... O defeito até pode ser meu, até porque os cultos doentios por trás do Messi ou do Ronaldo, ou do anti-Messi, ou do anti-Ronaldo, também me irritam profundamente, não tenho paciência... agora o Ronaldo e o Messi, já provaram ao mais alto nível o seu valor... o Bernardo tem potencial, mas ainda não fez nada para merecer esta histeria.
Eu sei que grande parte desta palhaçada, deve-se somente ao anti-Vieirismo militante (e anti-Jesus por tabela), mas neste caso reconheço, que não é só por causa do ódio ao Vieira, existe mesmo mais alguma coisa...!!!

Fazendo uma analise técnica, esta poderá ter sido a melhor decisão da carreira do Bernardo. O único jogador com as características de '10', que conseguiu boas exibições no Benfica de Jesus, foi o Aimar!!! Estamos a falar de um jogador de excelência, um fora-de-série em qualquer equipa do Mundo... E mesmo assim, o Aimar não teve trabalho fácil, porque na maior parte das vezes, foi obrigado a jogar a '8'... e quando 'subia', para jogar ao lado do Cardozo, ficava demasiado perto dos 'centrais'...!!!
Portanto, previa-se muito complicada a entrada do Bernardo neste esquema do Jesus. Assim o empréstimo seria a opção normal, aliás já o tinha discutido com amigos... A única surpresa acaba por ser o nome do clube: Mónaco!!!
Não conheço profundamente o plantel dos milionários do Mónaco, mas daquilo que vi na Emirates, com o Jardim no banco, este empréstimo até pode ter bastante sucesso!!! Com a saída do James, não conheço outro jogador do Mónaco com as características do Bernardo... Por isso é que o nome do Gaitán tem sido falado... O Jardim conhece o Bernardo, joga sempre num 4-3-3, onde o Bernardo pode fazer de 'André Martins' ou até de extremo (porque os extremos no esquema do Jardim, têm funções diferentes, dos extremos no esquema do Jesus!!!), portanto numa Liga Francesa, com 38 jornadas, Taça da Liga, Taça de França, e Champions... O Bernardo poderá ter mais oportunidades, do que à primeira vista parece...!!!

Desejo as melhores das felicidades ao Bernardo, e que regresse melhor jogador, longe desta histeria em redor dele (ser usado como arma de arremesso contra Presidente e Treinador, nunca o irá beneficiar...), que na minha opinião, só o prejudica. Não foi anunciado, mas espero que este empréstimo tenha sido feito sem cláusula de opção.


Hoje, também foi oficializado o empréstimo do Cavaleiro ao Corunha. Vamos ver se o Ivan aproveita... Esta é uma situação diferente, o Ivan tem potencial, mas também tem algumas limitações. Infelizmente, o Jesus nunca lhe deu a oportunidade para ele jogar no sítio dele, como avançado... Porque o Cavaleiro não é extremo. Tem velocidade, força, remate, mas para jogar como avançado falta-lhe aquele faro pelo golo típico dos grandes pontas-de-lança... Numa Liga competitiva, mas com muitos jogos 'abertos', pode ser que ajude na evolução do Ivan...
Tal como o Bernardo espero que não exista cláusula do opção por parte do Corunha.


Hoje ainda se fala de um possível empréstimo do Cancelo ao Valência (não confirmado) !!! Não sei se estes negócios com o Mónaco e o Valência, poderem ser uma contrapartida para deixarem o Enzo e o Nico em paz... não seria má ideia!!!
Um pouco mais a sério: neste momento com o André Almeida a ser necessário no meio-campo - a trinco -, o Cancelo, com todos os seus defeitos, é o nosso segundo melhor defesa-direito, atrás do Maxi, e à frente do Luís Filipe!!! Portanto, não ficar com o Cancelo no plantel, só faz sentido, se houver contratações de jogadores superiores ao André Almeida para o meio-campo...!!!
Caso vá para Valência, com o João Pereira como titular, acho que o Cancelo tem grandes possibilidades de ser titular!!! E mais não digo!!!


Não posso deixar de realçar, o facto do Benfica conseguir emprestar os seus jovens jogadores, a Clubes das principais Ligas Europeias, em vez de Clubes de divisões inferiores... abrindo espaço na equipa B do Benfica, a outros jovens, que subiram dos Juniores... Só mesmo o Benfica, para abrir-se espaços informativos das TV's com os 'polémicos' empréstimos de jogadores da Formação...!!!

PS1: O Benfica também anunciou a 'venda' do Estrela e do Rafael Ramos ao Orlando City, equipa Americana que na próxima época vai disputar a MLS. O Benfica deve ter precavido uma cláusula de recompra (espero eu...), o Estrela tem muitos anos de Benfica, onde a sua capacidade física deu-lhe sempre vantagem... antevia-se uma difícil transição para Sénior... o Rafael Ramos, chegou o ano passado ao Benfica, fez grande parte da época no Banco, mas no final acabou por agarrar a titularidade, como defesa-direito. Reconheço-lhe qualidades, mas para Defesa Direito do Benfica, falta-lhe velocidade e capacidade física, mas estarei atento na sua evolução...

PS2: Parabéns aos nossos Juniores, que na África do Sul, conseguiram a qualificação para a Final do Torneio Internacional de Durban, derrotando o Feyenoord nas Meias-Finais por 2-0. Depois de já termos derrotado o Boca Juniors. A Final vai ser disputada com os Brasileiros do Santos.

Cláusulas de rescisão?

"As cláusulas de rescisão têm, teoricamente, duas funções: uma, a de maximizar o produto de alienação dos passes de jogadores; outra, a de possibilitar ao clube detentor resistir melhor ao assédio do mercado.
O que tem acontecido é um aviltamento deste instrumento financeiro e laboral. Ou oito ou oitenta. Ou, parafraseando uma amigo, «ou zero ou BES».
A inflação desmesurada dos valores descredibiliza este meio, com jogadores comprados por tuta e meia e com cláusulas de milhões. O caso mais recente é o do leão Tanaka de 27 anos, comprado por uns trocos e enclausurado por 60 milhões! Ou de um tal Cissé também por 60, emprestado pelo SCP ao Arouca...
Além disso, o critério usado para fixar cláusulas é tão variável, quanto imprevisível e irracional. Raramente há verdadeira relação entre o salário do atleta e a cláusula de rescisão. Além disso, mandariam as boas regras de valorimetria de activos (não é assim que agora se chamam os atletas?) que a cláusula fosse sendo reduzida com o tempo remanescente de idade útil do jogador.
Há, ainda, os casos contrários de cláusulas de rescisão acessíveis e sedutoras que permitem a chantagem do jogador e o colocam do outro lado do negócio, isto é do lado do comprador. Por isso, é fundamental antecipar a revisão das cláusulas sempre que se quer manter um atleta. Por exemplo, o ingrato Oblak e o próprio Enzo Pérez antes do fim da época não deveriam ter tido contratos melhorados com uma nova cláusula que afastasse os predadores? Ou Garay que rendeu ao SLB metade do passe de Eric Dier (transferido por 5 milhões, embora blindado por cláusula de 30...)!"

Bagão Félix, in A Bola