Últimas indefectivações

domingo, 25 de agosto de 2019

Benfiquismo (MCCLXXII)

'Teimosias'!!!

Vermelhão: a tempo de mudar...

Benfica 0 - 2 Corruptos


Péssimo jogo, por culpa própria. Não foram os Corruptos que fizeram alguma coisa de especial para vencerem, fomos nós que não fomos competentes. Sendo evidente que a estratégia do Lage para este jogo, falhou totalmente.

Apesar das vitórias (algumas por goleada) era evidente que o Benfica tinha alguns problemas, principalmente no nosso ataque organizado... Existem as lesões: Almeida e depois o Gabriel, que debilitam a equipa, e depois o problema da dupla de avançados, que não nos consegue 'oferecer' o jogo interior, 'entrelinhas', que costumávamos ter... com o Jonas ou o Félix. Sendo que com um Lateral adaptado à direita, também perdemos profundidade no 'corredor'!!! Ficamos praticamente só com o flanco esquerdo 'aberto' para os desequilíbrios... O que acaba por ser previsível!!!

Com equipas de 'menor' qualidade deu para disfarçar, com uma equipa fisicamente superior, fechadinha no meio-campo e com a colaboração do apitadeiro no jogo 'duro', praticamente não conseguimos criar desequilíbrios!

O Lage foi 'teimoso', não quis mudar, mesmo com todos os 'sinais' a pedir mudanças. Compreendo que exista alguma dose de 'gratidão' com o Seferovic ou com o Samaris pelo papel fundamental que tiveram na conquista do 37. Mas a gratidão não dá vitorias... Correr não chega, é preciso tomar boas decisões... e ser eficaz!

A 'chave' da estratégia dos suínos, foi o meio-campo: foi quase sempre um 2 para 5 !!! Sim, 2 para 5, porque o Pizzi e o Rafa pouco ajudaram e o R.d.T apesar de alguns sprints, também não é a solução! Com os Corruptos a marcarem num 'chouriço', a tendência ainda se acentuou mais... Jogo 'partido' bolas compridas, com os avançados dos Corruptos a poderem usar os braços e a carregarem os nossos Centrais... e sempre que o Benfica (contra-natura!!!) tentava o mesmo, perdíamos a bola, ou então era assinalada falta do Sefe sobre os Centrais adversários!!!

O mais frustrante disto é que os Corruptos usaram uma estratégia muito parecida com aquela escolhida pelo Silas a semana passada!!! O 'esquema' foi diferente, não usaram os 3 Centrais, e pressionaram mais alto, mas o jogo 'partido' e a troca de bola inconsequente, para 'adormecer' o jogo, foi igual... curiosamente uma das maiores diferenças acabou por ser os Amarelos mostrados pelo Veríssimo nas faltas sobre o Rafa!!!! Irónico!!!
Sim, os Corruptos foram os 'menos maus' e até obrigaram o Ody a algum trabalho, curiosamente, quase sempre em contra-ataques, após faltas não assinaladas sobre o Rafa!!!

A entrada 'forçada' do Taarabt ao intervalo, 'ajudou', melhorámos, a qualidade de passe e a velocidade da 'bola' aumentou, e defensivamente não se notou muitas diferenças, até porque os Corruptos até tiveram alguma posse de bola, mas a bola ia quase sempre pelo ar, para os avançados...

Em desvantagem acabámos por não ter 'paciência' para 'construir'... e a opção Chiquinho, no meio, acabou por durar pouco, pois com a entrada do Vinícius voltámos ao problema inicial!!! Por acaso com o Lage, a equipa tem quase sempre conseguido resolver as complicações com alguma 'calma', mas é impossível esquecer que temos uma equipa com uma média de idades muito baixa, hoje jogámos quase com uma defesa sub-23... e isso nestes confrontos mais 'chatos', onde pouco se joga à bola durante os 90 minutos, porque uma equipa não 'quer', a experiência é fundamental para não cair das ratoeiras da ansiedade e do tentar ultrapassar os obstáculos demasiado depressa...!!!

O Ody fez algumas defesas espectaculares... mas voltou a estar mal: o Canto do 1.º golo, poderia ter sido evitado, pois o Ody devia ter saído da área, ficou na baliza mais uma vez, fez uma grande defesa para Canto e deu 'chouriçada'...
Quando o Nuno Tavares começou a ter minutos na pré-época, escrevi em alguns sítios, que o grande problema do Nuno era a agressividade defensiva... fui quase sempre 'atacado' de forma pouco cordata!!! Creio que hoje se alguém tinha dúvidas, ficou esclarecido: defensivamente é muito passivo...
O Ferro fez o seu pior jogo na equipa principal, foi batido ingenuamente várias vezes... O Rúben foi claramente o melhor da defesa...
Nos jogos anteriores não tenho referido o Grimaldo, tem feito exibições 'neutras', não sei se está com 'cabeça noutro lado', ou se quer uma renovação milionária... Perdi a conta aos cruzamentos com pouca força!!!
O Florentino foi na minha opinião de longe o nosso melhor jogador... A sua substituição foi o 'fim' do Benfica! Em relação ao Samaris só peço que a lesão não seja grave, porque sem o Gedson, sem o Gabriel, ainda sem o David Tavares, começam a faltar opções para a posição com mais opções no plantel!!!
O Pizzi voltou a fazer um jogo - 'grande' -, mau...!!! Discutiu muito com o árbitro, quase sempre com razão, mas num jogo 'partido' e muito físico, o Pizzi 'desapareceu'... Recordo que quando o Pizzi jogava a falso ala com o Judas, um dos 'truques' era a forma como o Pizzi ajudava os nossos dois médios-centros, algo parecido com aquilo que o Ramires fez na época 2009/10, mas neste momento o Pizzi não tem capacidade física, nem mental, para 'equilibrar' a equipa na pressão defensiva!!!
O Rafa em Belém 'sacou' 5 amarelos, hoje voltou a levar porrada de toda a maneira e feitio, mas nem 1 amarelo 'saiu', tal como o porco do Cãoceição tinha 'pedido'!!! Não teve muito espaço, mas fez o suficiente para 'merecer' mais...
O R.d.T. terá feito o seu melhor jogo a 2.ª avançado, conseguiu algumas recepções, com variações de flanco... mas por exemplo, as tabelas em espaços curtos, que o Jonas era especialista, nada!
O Seferovic, mais um jogo, com um falhanço escandaloso... 'longe' da área esteve um pouco melhor em relação aos jogos anteriores, mas não podemos continuar a ter um avançado a falhar golos feitos! Ainda por cima quando temos outros dois pontas-de-lança no plantel!
Como já afirmei, boa entrada do Taarabt... cometeu um erro 'grave' na saída de bola que deu Canto contra... mas de resto, mesmo sem opções para o passe vertical que ele tanto gosta, esteve bem...
A lesão do Chiquinho é preocupante, pois era claramente a melhor opção para a alteração da dupla ofensiva... O Vinícius entrou com muita vontade, mas é jogador para o lugar do Sefe, não é  para 2.ª avançado!
Já fiz várias referências ao Sousa... foi uma arbitragem de 'encomenda', fez exactamente aquilo que o treinador dos Corruptos pediu: cartões só na última e por merdices, nas faltas cínicas, cirúrgicas, premeditadas, para não permitir as saídas rápidas do Benfica, principalmente sobre o Rafa, valeu tudo... com total impunidade!
Não houve 'casos graves', mas foi o 12.º jogador dos Corruptos, totalmente sintonizado com as necessidades estratégicas dos Corruptos em todos os momentos!
Conseguiu não marcar faltas óbvias a favor do Benfica, e 5 segundos depois estava a apitar a 'mergulhos' mal amanhados contra o Benfica!!!
Os Corruptos passaram 60 minutos a fazer anti-jogo, e até podiam fazê-lo por mais 200 minutos, porque o apitadeiro estava do seu lado! A rábula da lesão do Samaris, onde 'deixou' o Samaris na relva mais de um minuto, com os Corruptos a trocar a bola, e quando o Benfica recupera a bola, pára o jogo... e quando recomeça com bola ao solo, deu a bola aos Corruptos!!! Digno de SuperDragay...
Os do 'costume' até vão 'carregar' nos cartões que podiam ter saído para o Tino, mas era preciso demasiada falta de vergonha, para mostrar cartões ao Tino depois da impunidade Corrupta durante os 90 minutos!!! Danilo e Pepe em condições normais nunca chegariam ao fim do jogo... sendo que o porco do Pepe nem Amarelo levou, isto depois de pelo menos uma agressão ao Pizzi, algumas tentativas falhadas (ao Ody) e várias palhaçadas com o Sefe!!! Além das faltas sobre o R.d.T.!!!

Faltam 31 jogos, 93 pontos. O ano passado, após a vitória 'surpresa' sobre os Corruptos na Luz (no início de Outubro), ficámos na liderança, e tínhamos um calendário 'limpo', com jogos de grau de dificuldade relativamente baixo, até final de Janeiro...  e o que aconteceu??? Perdemos no Jamor com o Belém, e com o Moreirense na Luz!!! Que este ano seja ao contrário... Que a derrota, sirva para todos perceberem que o Campeonato não está 'ganho'!!!
No próximo Domingo, na Pedreira, teremos mais um jogo complicado... mas depois, só em Janeiro voltaremos a encontrar os candidatos ao título. Vamos ter 4 meses para 'ganhar' todos os jogos!!!
Mas o mais importante é recuperar os 'buracos': Almeida e Gabriel para começar... e esperar que não exista mais lesões 'fundamentais'!!!
O fecho do Mercado, também será importante... parece-me que ainda existem algumas 'dúvidas', nas possíveis entradas, mas também nas possíveis 'saídas'...

Pimenta de Bronze

O Fernando conquistou o estatuto, onde uma medalha de Bronze num Mundial (K1 1000m), acaba por saber a pouco!!! O ano passado o Pimenta dominou todas as competições, este ano nem por isso... esperemos que em 2020, ano Olímpico, voltemos a ter o Fernando de Ouro... e tenho a certeza que o 'adepto' mais exigente, é ele mesmo!!!

A Teresa Portela ficou em 8.º na Final no K1 200m...

No K4 500m os nossos João Ribeiro, Messias Baptista (com o David Varela e o Emanuel Silva) qualificaram-se para a Final de amanhã.
O K4 500m feminino, com a Teresa e a Joana (além das Francisca Laia e Carvalho) falharam a Final.