Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de março de 2022

Bancadolândia


"Neste tempo torturante, 'esperança' é a palavra. Esperança que os ventos de guerra emudeçam. Esperança que um conflito militar com raiz ignóbil se extinga. Esperança que a humanidade se reencontra. Esperança que o pacifismo impere. Esperança que o presente se salve para que as sementes de futuro sobrevivam, porque os dias horrendos que espartilham a Ucrânia são dias de calamidade que sangram o mundo. Esperança que a esperança nunca se apague e seja mãe da urgente concórdia!
Assente o desabafo, oriento a reflexão para a vivência desportiva e centro a análise em indicadores fornecidos no último fim de semana. Começo pelo basquetebol masculino e pela incapacidade, que persiste, de se quebrar a linha de insucesso nos duelos com os adversários mais mediáticos, posicionados como principais concorrentes na disputa dos primeiros troféus nacionais nesta temporada.
Pelo optimismo que me conserva partidário da perspectiva do 'copo meio cheio', retenho um dominador comum ao clássico de sábado passado no Pavilhão Fidelidade e à final da Taça Hugo dos Santos discutida em Sines. Dois jogos dominados pelo Benfica, que chegou ao início do derradeiro quarto no comando. O que se passou nas pontas finais deve ser objecto de reflexão, sim, de correcção, claro, mas, também pelo prisma da exigência e das ambições, merece ser lido como um sinal de que a equipa pode, de facto, bater qualquer oponente quando se entrar no período das decisões. A acompanhar.
Entusiasmantes para as campanhas dos diversos colectivos do Benfica envolvidos na luta por troféus foram os desfechos das equipas femininas de futebol e de basquetebol e ainda da equipa masculina de hóquei em patins, que principiou mal a temporada, aos solavancos, mas soube recompor-se e, pela força do trabalho, evoluir para um patamar de rendimento que pressagia o melhor. O triunfo no clássico foi inequívoco!
No futebol, as Inspiradoras concluíram a primeira volta da fase de apuramento de campeão da Liga BPI só com vitórias, usufruindo de uma vantagem de seis pontos sobre o mais direito perseguidor. Faltam sete finais (ou menos...) para o bicampeonato! No basquetebol, a revalidação da conquista da Taça de Portugal (troféu que se soma à Supertaça na corrente época) configura outro exemplo de que um projeto bem pensado, nutrido e melhor sentido é compensatório."

João Sanches, in O Benfica

Semana decisiva


"Quando os jogadores do Benfica entrarem em campo para defrontar o Vizela, estão proibidos de pensar noutra coisa que não na conquista dos três pontos.
Faltam nove jornadas para terminar o Campeonato, e, se o título parece já fora do nosso alcance, o segundo lugar e consequente apuramento directo para a fase de grupos da Champions é um objectivo concretizável e extremamente importante para o Clube. Estarmos a quatro pontos e há ainda um confronto directo. Precisamos 'apenas' de vencer todos os jogos, e de um pequeno deslize do rival - que, diga-se, nas últimas nove rondas perdeu dez pontos.
Se aos jogadores de exige que pensem jogo a jogo, aos adeptos será lícito consentir que sonham um pouco mais além. E na terça-feira, em Amesterdão, disputa-se aquele que, no contexto da temporada benfiquista, pode considerar-se o pai de todos os jogos.
Arredado dos troféus domésticos, o Benfica tem, na Europa, a oportunidade de abrilhantar a época e escrever história. Vencendo o Ajax igualará as suas melhores perfomances na prova desde que disputou a última final, e desde que o actual formato foi implementado. Não se tratando de um título, colocar o Benfica entre os oito melhores confere dinheiro, prestígio e permite olhar para toda a época com outros olhos.
À excepção dos jogos com o Bayern, o Benfica tem feito uma trajectória europeia notável. Ultrapassou Spartak, PSV, Dínamo de Kiev, Barcelona, e bateu-se com o Ajax na primeira mão dos oitavos. Pede-se mais um dia de inspiração para chegar ainda mais longe. Não vai ser fácil, mas, como se viu pelo jogo da Luz, está longe de ser impossível."

Luís Fialho, in O Benfica

Onde é que eu meto isto?


"A pergunta repete-se vezes sem conta, ao ritmo frenético da vontade dos voluntários que entram, nas linhas de triagem e embalamento, aos vinte e cinco e cada quatro anos. Dia após dia, noite após noite mal dormida, todos de coração cheio e focados num único objetivo: fazer chegar ao camiões de ajuda humanitária à fronteira da Polónia o mais cheios e o mais depressa possível.
- Vê o que é e mete na caixa respetiva, ali em cima na mesa de triagem. Quando estiver cheia, metes a etiqueta autocolante que diz o que é em português, inglês e ucraniano. Depois juntas no cais improvisado à saída da tenda logística para formar paletes por espécies. A seguir a caixa vai ser numerada e acrescentada ao inventário para constar do manifesto de carga internacional que o exército polaco enviou. Já vai tudo separado para quando chegar ao hub logístico de Kobytka ser descarregado num ápice. Depois, pouco depois, por rotas desconhecidas, a fugir a beligerantes e salteadores, que sempre surgem nos recantos das guerras, a coberto da escolta militar, virá uma ONG ucraniana resgatar os bens que vão alegrar as horas difíceis deste povo amigo e aquecer-lhes a alma, por um momento que seja, com o calor da solidariedade benfiquista."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3e0s d4 S3m4n4


"2
A nossa equipa feminina de basquetebol conquistou a Taça de Portugal. É a 2.ª consecutiva e a 2.ª do nosso palmarés. Está dado o primeiro passo para a repetição da dobradinha da época passada;

4
À 4.ª jornada aumentou para 4 a vantagem pontual na liderança no Campeonato da nossa equipa de juniores (Franculino Djú é o melhor marcador com 5 golos), depois de, a meio da semana, termos carimbado, pela 6.ª vez em 8 edições, a passagem aos quartos-de-final da UEFA Youth League. Não surpreende que 8 atletas sub-19 do Benfica tenham sido chamados à selecção (e 6 sub-18 na última convocatória);

5
Gonçalo Ramos tem estado de pontaria afinada: marcou pela 5.ª vez nas últimas 7 jornadas do Campeonato Nacional; E Grimaldo já soma 5 golos no Campeonato na presente temporada, o seu máximo desde que chegou ao Benfica. Em todas as competições oficiais, leva 6 marcados, a um registo alcançado em 2018/19. Totaliza 19 golos em 'jogos oficiais' de águia ao peito, em Portimão rematou para golo pela 10.ª vez (incluindo 5 livres directos);

6
O Benfica venceu, pela 6.ª vez, o Campeonato Nacional de esperanças (femininos) de atletismo em pista coberta;

50
Darwin esteve em campo 10 minutos em Portimão, o suficiente para atingir a meia centena de jogos no Campeonato (37 na condição de titular). Marcou 26 golos na prova e fez 12 assistências. O jovem uruguaio é o 55.º melhor marcador de sempre do Benfica nesta competição;

3556
Vlachodimos foi o primeiro do plantel a ultrapassar a barreira dos 3500 minutos e utilização na presente temporada (inclui tempos adicionais). Acima dos 3000 minutos, seguem-se, por ordem decrescente de tempo de utilização, Grimaldo, Vertonghen, Weigl, Otamendi e Rafa."

João Tomaz, in O Benfica

Antevisão...

Treino...

BI: Amesterdão...

Quem é Henrique Araújo?


"Após 4 jogos na equipa A do Benfica, Henrique Araújo entrou contra o Vizela e estreou-se a marcar pelo plantel principal das águias. Mas, afinal, quem é o avançado encarnado que nos seus últimos 5 jogos marcou em 4 e que esta temporada já leva 13 golos em 21 partidas na 2ª Liga pela equipa B do Benfica?
Nasceu no ano de 2002, na Madeira, rapidamente chegou ao Marítimo e dá o salto para o Benfica após uma época em que faturou por 54 vezes em 30 jogos realizados na equipa de sub17 ainda com idade de sub16. O seu percurso em Lisboa continuou a ser sido sinónimo de golos por todos os escalões por onde passou e, agora, também na máxima equipa do clube encarnado.
Henrique Araújo é um avançado exímio nos movimentos, principalmente naqueles que faz de ataque à área. Posiciona-se recorrentemente nas costas do 2º central para depois atacar a bola e cria o seu próprio espaço com contra-movimentos. Excelentes gestos técnicos a finalizar, seja com a cabeça como com qualquer pé. Também nos movimentos de ruptura demonstra qualidade e capacidade para se isolar, sendo que é mais forte nas rupturas curtas que longas por não ser particularmente rápido. Mas não só de golos vive o internacional sub21 por Portugal, disponível para se mostrar em apoio, recebe (precisa de melhorar o enquadramento a um toque), segura, roda e passa com qualidade, importante a servir como referência para tocar de frente ou lançar avançados.
Terá certamente mais minutos na equipa A até final da época, mas provavelmente será na equipa B dos encarnados que irá continuar a ter o seu espaço para somar jogo, experiência e golos."

𝗢 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗲𝗼𝗻𝗮𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗩𝗔𝗥𝗴𝗼𝗻𝗵𝗮


"Um penálti a favor absolutamente ridículo cuja jogada partiu de um jogador que devia estar na rua e um vermelho para o adversário.
É esta a força do FC Porto em Portugal, jogo após jogo, nesta liga corrupta. As estatísticas falam por si. Desde o final da 1ª volta que há pelo menos uma expulsão no Dragão por jornada, à excepção do FC Porto – Maritimo. Nos últimos 19 jogos, existiram 10 expulsões contra adversários do FC Porto.
O FC Porto tem sido levado ao colo de forma vergonhosa e com a conivência de todas as instâncias. Este campeonato é uma farsa."

Falar Benfica - Especial Centralização...

É preciso acreditar


"Honra E Glória Para Os Vencedores … Pesadelo E Desespero Para Os Vencidos!...

Muito embora a fadiga competitiva aliada a longas viagens e jogos de intensidade elevada em curtos intervalos de tempo possam causar algumas quebras de rendimento, nem sempre essa densidade competitiva é uma causa maior para explicar racionalmente o fundamento dum resultado negativo.
Exemplos vários em que essas equipas conseguem uma elevada capacidade adaptativa, reinventando comportamentos assertivos em que a base reside no poder da consciência para a reconstrução da forma desportiva, acolitado pelo estado de crença para a obtenção do sucesso. Uma cultura de honestidade, autenticidade, ética, resiliência e altruísmo faz com que os jogadores se batam e lutem com a bravura dum guerreiro e que outra matriz de treino puramente biológico, é insuficiente para autenticar.
Nesta fase final do campeonato a luta pela conquista dos objetivos, quer para a conquista do título ou a presença na Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência, e a manutenção, subidas de divisão, etc, o peso das espectativas pela sua exigência, avança. Por vezes pode-se assistir a um rasto de incerteza e intranquilidade e as equipas entrar numa espiral de dúvidas sobre si próprias, ocasionando um estado crítico em que o medo de perder supera a vontade de ganhar, sobrando para o elo mais fraco essa inquietude de raciocínio, desânimo, défice de concentração, insegurança, resultando um presságio devastador.
Por isso, entendo que as equipas que mais sejam capazes de ultrapassar as exigências competitivas de forma emocionalmente mais equilibradas, identificadas com a génese do seu estado de alma e confiança a converter, na felicidade em o realizar, na motivação em se envolver e no orgulho coletivo a desempenhar, claramente estarão mais próximas do êxito.
É preciso acreditar?!... SIM. Como tenho habitualmente afirmado, uma das estratégias para a obtenção da vitória, advém dum estado de crença como força motriz de intencionalidade operante e como refere “Ghandi”: acreditar em algo e não o viver, é ser desonesto.
As equipas onde esse estado de confiança, motivação, espírito de coesão, atenção e concentração, associadas a esse estado de crença, permitem acudir e sustentar uma felicidade ganhadora, que por natureza perdura mais no tempo, e como todos sabemos as equipas felizes são aquelas que ganham mais vezes, transportando da vida para o treino e do treino para o jogo um relato ancorado duma consciência autenticada pelos hábitos onde imperam o entusiasmo, confiança, alegria, otimismo, capaz de ver estimulado os mecanismo do reencontro do êxito pensado com o sucesso conseguido.
É claro que tudo isto faz parte dos conteúdos duma nova visão do treino, sendo de fundamental importância associar às vertentes tático-físico-atléticas uma ordem experimental ao nível psicológico, mental e comportamental.
A título de exemplo e com base de experiências de êxito pessoalmente confirmadas, a técnica de visualização criativa dos gestos técnicos, associada a imagens mentais de sucesso, são um reforço insubstituível como fontes de convicção para o êxito. Ainda a administração no microciclo semanal de estratégias comunicacionais associadas a técnicas de relaxamento muscular progressivo, capazes de transmitir paz, serenidade, tranquilidade, ajudando a libertar tensões acumuladas, vendo fortalecido o domínio da autoconfiança, o controle de emoções, a capacidade de autocontrolo, sendo capaz de selecionar os melhores níveis de eficácia na tomada da decisão. A acrescentar o estudo e a formulação de objetivos de conquista, análise dos rankings individuais/coletivos de sucesso ... etc,… serão fontes para um desempenho superior.
O conhecimento a todo o momento se vê renovado, mas os processos que estão na base do treino orientado para o sucesso, não são novos. Já nos finais da década de 70 o nosso querido Professor Doutor Manuel Sérgio (meu pai afetivo), a propósito do conceito do treino desportivo dizia: “não pode haver preparo físico independentemente do modelo de jogo, adiantando que na preparação física, técnica, tática, psicológica, o todo é uma referência constante pela sua complexidade, onde a ciência e a consciência não se podem limitar aos gastos neuromusculares e energéticos”. Por isso, continuava: “a importância de trazer à planificação do treino não apenas a educação de físicos comprovadamente atléticos ou técnicos estruturalmente eficazes, ou táticos substancialmente competentes, mas a educação do que está para além do jogador que é o homem como pessoa”. E completava ainda o Professor: “estamos em confronto com pessoas pelo movimento intencional de transcendência, em que do corpo em ato emerge a carne, mas também a paixão, o sangue, o desejo, o prazer, a rebeldia, as emoções, os sentimentos – tudo isto visando a transcendência ou a superação”.
Muito mais se poderia acrescentar a este domínio. Não pretendo dar lições a quem quer que seja. Registo, contudo, a atenção para o perfil de liderança duma estrutura técnica e operacional e a aposta no seu estatuto vencedor, sem usar as desculpas para esconder as fraquezas nem os lamentos para afagar as ideias, sendo capaz de convencer não apenas pelo bom uso das palavras, mas de surpreender pelas atitudes e claro, com o sentido da humildade para aprender e da competência para partilhar … ali reside o campeão!
Este Futebol amado … sempre de conhecimento renovado!... Bem Hajam!..."

Mão cheia...!!!

Azeméis 1 - 5 Benfica

Desvantagem inicial, com boa resposta, jogo seguro e vitória tranquila... com o guarda-redes adversário a 'ajudar'!!!

Juniores - 5.ª jornada - Fase Final

Rio Ave 3 - 3 Benfica


Acabou por ser um mal menor, depois de empatar perto do fim, com um auto-golo, depois de duas desvantagens (2-1 e 3-2)! Algumas ausências e algum desperdício...
Apesar do empate, mantemos uma boa vantagem, que temos que alargar nas próximas semanas...

Os números do FC Porto esta época:


"423 minutos a jogar em superioridade numérica;
- 13 cartões vermelhos exibidos a adversários em 26 jornadas;
- 10 jogos em superioridade numérica.
Assim fica tudo bem mais fácil."

Pré-requisito...!!!


"Contra tudo e contra todos. Sentimento regional dá sempre jeito até surgir efeito.
40 anos disto, a pressão a coação os ex jogadores, sempre resulta. Sempre.
Só não aprende quem não quer."

Rir para não chorar...!!!


"Isto já só dá para rir. A diferença de arbitragens no Dragão e na Luz é escandalosa, vergonhosa, nojenta, ridicula e miserável.
Isto nem nos anos 90. Já não se via um colinho assim tão grande a um clube desde os tempos do Martins dos Santos, Calheiros, Augusto Duarte, Donato Ramos, Fortunato Azevedo, José Guimaro, et cetera.
O Wendell tem uma entrada 5 vezes pior que a do Taarabt e leva amarelo. Assim até o Casa Pia era campeão.
- 1 expulsão perdoada;
- 1 expulsão a favor ( como sempre);
- 1 penálti sobre o Taremi a desbloquear o jogo (como sempre).
No final, sai mais uma goleada "sem espinhas". O campeonato português é um esgoto a céu aberto. A maior farsa da Europa. Surreal. Nojento. Revoltante."

Actualização: 10 em 19


"Recado directo a Rui Costa, Presidente do Benfica: vamos ganhar tomates e retirar-nos imediatamente da competição? Ou vamos continuar a permitir este escândalo Mundial que se passa em Portugal semana após semana? Tem a palavra: próxima jornada há um Estoril para deixar a jogar sozinho no Estádio da Luz.
Mas sabemos qual vai ser a nossa resposta, infelizmente.
A única esperança e hipótese de sobrevivência do nosso clube está nas mãos dos adeptos, e na inevitável revolta popular que tem obrigatoriamente de acontecer. E é começar por cima, dos árbitros trata-se depois, porque eles sabem bem perceber quem manda e são fiéis obedientes.

Última nota: há um playoff da Seleção Nacional para acesso ao Mundial. Infelizmente será no Estádio do Ladrão, mas que todos os Benfiquistas sejam fanáticos adeptos da Turquia, e se passarmos, sejamos Italianos até morrer. São as sanções possíveis que nós adeptos, na nossa insignificância, podemos aplicar. E lançamos desde já o apelo a grandes Benfiquistas como Bernardo, Ruben e Cancelo para tomarem uma medida drástica e recusarem representar a Seleção desta Federação Portuguesa de Futebol nas mãos de Porto e Sporting. O tema nunca foi tão sério."

Acabem de vez com o campeonato mais sujo dos últimos anos!

 
Arquivo da Fruta, in Facebook

Pisões!!!


"Vermelho perdoado ao jogador que assiste para o habitual...penálti do FC Porto.
Isto já ultrapassou todos os limites. Anos 90 em pleno século XXI.
Entreguem as faixas e acabem com esta farsa!"

Relevâncias!!!


"No dia seguinte ao anúncio da recompra dos VMOC do Sporting com um prejuízo de 70 milhões de euros para o banco Millennium BCP, esta é a manchete do Correio da Manhã.
Se dúvidas houvesse em relação à agenda deste pasquim, elas acabam de ser desfeitas."