Últimas indefectivações

domingo, 12 de março de 2017

E em 2018?

"O futebol português está a cair face a outras ligas, como a francesa ou a russa. O que determina a constatação que 'eles são melhores'.

1. Sim eu sei. Estamos, apenas, em Março de 2017. Mas é neste mês, em rigor na próxima semana, que se decide o futuro europeu do futebol português em 2018. Nas vésperas, esperamos firmemente, do anúncio final da lista de convocados de Portugal para o Mundial da Rússia. Na verdade pode ser em Março de 2017, em razão do resultado do jogo do Futebol Clube do Porto face à Juventus, que ficaremos a saber - ou, então, em caso da eliminação da equipa italiana a aguardar... - o número de clubes portugueses participantes nas competições europeias na época de 2018-2019. Se o Futebol Clube do Porto for eliminado pela Juventus - o que não se deseja, de verdade! - teremos apenas uma vaga directa na Liga dos Campeões e uma outra na Liga Europa. O segundo lugar na nossa Liga deixará de ter presença garantida na fase de grupos e terá acesso, sim, e tão só, à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. E, depois, e se a ultrapassar, chegará ao play-off de acesso. E, por outro lado, o terceiro e quarto classificados na Liga - já que o vencedor da Taça de Portugal tem lugar directo garantido! - entrarão na terceira e segunda pré-eliminatórias da Liga Europa. Neste Março, em rigor na próxima semana, saberemos se a porta de entrada na Liga dos Campeões se fecha, ou não, para os clubes portugueses nas competições europeias de clubes. E com a acrescida consciência que na época de 2019/20 a situação se pode agravar no ranking da UEFA. Éramos quintos. Passámos agora para sétimos. E poderemos continuar a descer! É que no final da próxima época desportiva deixará de contar a excelente pontuação obtida em 2012/2013, a época em que o Benfica marcou presença na final da Liga Europa e o Futebol Clube do Porto chegou aos oitavos de final dos Campeões. O futebol português está a cair face a outras ligas, como a francesa ou a russa. Mais do que a Europa a duas ou mais velocidades o que se pressente é a redução significativa da presença de clubes portugueses nos palcos europeus. O que determina a constatação que eles são melhores. Como percebemos em Dortmund. Mas que implica uma acrescida concorrência interna e impõe uma correcta avaliação estratégica de médio prazo para as grandes marcas do futebol lusitano. Em que importa não ignorar o fair play financeiro. Em que é fundamental não empurrar com a barriga questões jurídico-patrimoniais relevantes. Em que é determinante ter consciência das opções da banca portuguesa ou a operar em Portugal e concretizar a substituição da dívida de curto prazo por dívida de médio/longo prazo. Em que, enfim, importa não ignorar que os contratos televisivos recentemente celebrados podem ser objecto de uma invocação de alteração fundamental de circunstâncias para serem modificados. Não digo, por ora, anulados... Nem digo, por ora, que não serão objecto de ponderação circunstanciada, mesmo que de forma indirecta, por parte de cometente entidade reguladora...

2. Esta Europa a diferentes velocidades fez-me retroceder a 1943 e a reler o Decreto 32.946. Aí se distinguiam os desportos. Uns eram de classe A (entre outros o atletismo, o andebol, o basquetebol, o ciclismo ou o futebol) e outros eram de classe B (como a esgrima, o hipismo, o tiro, o ténis de mesa, o golfe ou a pesca desportiva). E esta distinção, como decore de um interessante estudo acerca do Direito e os Desportos, decorria de os desportos de classe A possuírem orgânica hierárquica semelhante, ou seja, na ordem crescente - clube, associação e federação, embora tendo em conta a frequência do esforço e o grau de dificuldade da preparação física - e os desportos de classe B serem aqueles que não tinham mesmo qualquer ordenamento hierárquico ou autoridade centralizada. No futebol europeu, neste futebol europeu, já começa a haver sedimentada uma classe A e uma classe B. e também classes C e D. Como a sociologia identifica para outros estudos, incluindo para a medição de audiências televisivas. O futebol português nesta Europa vive um risco sério. Que exigiria uma reflexão urgente por parte das autoridades competentes e responsáveis do nosso futebol. Resta-nos em termos da Europa do futebol, permitam-me, a alegria de vermos a 21 de Abril próximo o Benfica defrontar o Real Madrid nas meias-finais da já bem conhecida - e reconhecida - UEFA Youth League. E sabendo que a outra meia final oporá o Barcelona ao Salzburgo. O Benfica está, assim, e pela segunda vez, na final four desta jovem competição da UEFA. Um abraço a todos os que concretizaram este importante resultado na pessoa do Professor João Tralhão, o treinador desta equipa vitoriosa!

3. O Benfica amanhã sabe que inicia a face decisiva para a ambicionada conquista do tetra. Depois de Dortmund, e após a vitória no Estoril na primeira mão da meia final da Taça de Portugal, cada jogo nesta Liga NOS determina concentração e superação, empenho e compromisso, unidade e humildade. Agora é determinante, em cada jogo, uma perfeita combinação - simbiose... - entre as bancadas e o relvado. Amanhã com uma Luz cheia e cheia de fervor. No próximo sábado enchendo Paços de Ferreira. Com a consciência que é no arranque de Abril que defrontamos o Futebol Clube do Porto e no final do mesmo mês nos deslocamos a Alvalade. Como escreveu Lao-Tse «conhecer os outros é a sabedoria. Conhecer-se a si mesmo é o sabedoria superior». Estou convicto que este Benfica, todo este Benfica, não deixará de ter presente, em cada momento, as sábias palavras de Lao-Tsé!

4. Ontem, o Feirense de Nuno Manta ganhou, no Bonfim, ao Vitória de Setúbal. Como diria o saudoso meu Pai, 'temos Homem'. Em Março de 2017!"

Fernando Seara, in A Bola

Agressões a árbitros: pesos e medidas

"Foi tornado público esta semana que o TAD decidiu reduzir a suspensão aplicada a um jogador que havia sido punido disciplinarmente por ter agredido um árbitro em jogo particular entre duas equipas do escalão profissional do futebol português, tendo as imagens televisivas demonstrado, aquando do incidente, que o atleta havia deferido uma palmada na cara dos juiz assistente. Em concreto, o TAD decidiu baixar a pena inicialmente aplicada pelo Conselho de Disciplina da FPF de 9 meses de suspensão para apenas 6 meses, deduzido o período já cumprido pelo atleta.
Também esta semana foi noticiado que o Tribunal de Oeiras condenou um jogador da Associação de Futebol de Lisboa a uma pena de sete meses de prisão efectiva e ao pagamento de uma indemnização no valor de 2.590.000,00€. Em concreto, é relatado que o árbitro foi agredido com uma cabeçada no nariz. Isto sucedeu no âmbito de uma competição não profissional.
Sem prejuízo das hipóteses de recurso que assistem ao atleta punido pelo Tribunal de Oeiras, esta é a primeira vez que um jogador é punido com pena de prisão efectiva por agressão a um árbitro, sendo um sinal claro dado pela justiça estadual portuguesa que casos como este são graves e merecem ser reprimidos com uma sanção pesada.
Em sentido contrário foi a justiça arbitral, tendo o TAD entendido reduzir uma pena que já se encontrava bem longe do máximo que a moldura sancionatória disciplinar permitia (até 3 anos de suspensão) e que não limita, no seu todo, a liberdade do jogador mas apenas no que se refere à sua actividade profissional."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Derrubar 'dogmas'!!!

Benfica 6 - 0 Fundão

O Fundão tem-se tornado quase na nossa 'besta negra' nas últimas duas épocas... Hoje, durante 30 minutos (1-0), parecia que íamos ter novamente problemas, com muitos remates, mas com a bola a não entrar... Até que, tal como o Ketchup, quando entrou o segundo... entrou o terceiro... e o quarto e por aí a fora!!!

Vitória em Guimarães...

Guimarães 80 - 85 Benfica
27-14, 16-20, 25-24, 12-27

A coisa esteve 'preta', a vantagem do Vitória chegou a ser grande... mas o Benfica não desistiu, acreditou... e no 4.º período, com uma defesa muito agressiva, conseguiu a reviravolta!!!

Já agora, o muito criticado Carlos Lisboa, tem toda a razão quando criticou esta jornada dupla, quando de facto o Benfica foi praticamente a única equipa que foi obrigada a fazer 2 jogos em 2 dias!!! Os outros conseguiram adiar ou antecipar as partidas, algo que o Benfica não fez porque não houve acordo dos adversários...!!! Eu ontem, achei estranho os minutos de utilização de alguns jogadores, e hoje confirmou-se que houve mesmo um gestão: o Morais ontem praticamente não jogou, hoje fez quase os 40 minutos; o Barber ontem fez praticamente os 40 minutos, hoje jogou pouco...!!!

Derrota em Gondomar

Sp. Espinho 3 - 0 Benfica
25-18, 25-19, 25-22


Muito sinceramente, já esperava uma derrota!!! A equipa tem estado imbatível internamente (esta foi a 1.ª derrota), mas as recentes lesões, baixaram muito o nosso potencial... E se contra as outras equipas, mesmo com os lesionados, dá para vencer... contra o Espinho não chega!!!
Sem um Zona 4 de raiz, o Gaspar 'safa', mas perdemos eficácia na recepção; sem o André perdemos o nosso melhor Servidor (o André mesmo diminuído entrou, mas não está a 100%); sem o Honoré na rede, perdemos Blocos... sendo que o impacto do Honoré vai para além das 'estatísticas' pois a presença dele na rede é intimidadora para os adversários, obrigando-os a 'mudar' a direcção dos Ataques...

Juniores - 5.ª jornada - Fase Final

Corruptos 3 - 2 Benfica

Duarte; Ramirez, Baldé, Nuca, Mangas; Mendes, Gedson; Soares, Tavares, Félix; Dju

Derrota nos descontos, depois de tanto tempo atrás do golo do empate... acabou por ser frustrante, perder nos últimos instantes, ainda por cima num contra-ataque!!!

Temos que realçar que o Benfica jogou bastante desfalcado em relação à equipa 'normal' de Juniores (Álvaro, Florentino, Jota, Zé Gomes...), enquanto os Corruptos jogaram praticamente com 'todos'!!!

Benfiquismo (CDIV)

Onda...