Últimas indefectivações

domingo, 28 de março de 2021

1.ª Taça da Liga

Nun'Àlvares 2 - 4 Benfica

Mais um Caneco, para as nossas meninas, que mesmo jogando contra obstáculos artificiais, não facilitam!
Temos plantel inclusive para rodar mais o plantel, mas torna-se difícil quando o marcador não ganha a dimensão que deveria!
Parabéns a toda a secção...

Diferença na baliza...

Sporting 6 - 2 Benfica

Fizemos uma boa primeira parte, o 2-0 ao intervalo foi bastante injusto, mas aquilo que conta são as bolas dentro da baliza, e enquanto as ausências dos nossos dois principais guarda-redes se fizeram sentir, do outro lado o Guita fez toda a diferença!
No 2.º tempo, em desvantagem não conseguimos ser 'equilibrados' na procura do golo e com o passar do tempo, o cansaço foi aumentando! Uma coisa é ter um jogo a meio da época, com muitas ausências, outra coisa é fazer 3 jogos em menos de 72 horas, sem vários jogadores da rotação, obrigando aos que 'sobram' um esforço extra, ainda por cima com os nossos dois melhores 'marcadores' neste tipo de jogo, de fora... (o Fits já provou que contra adversários mais complicados, marca pouco...)!
O mais importante até ao final da época, é mesmo a recuperação dos lesionados... e vamos ver se mais ninguém se magoa!

3 pontos...

Braga 0 - 1 Benfica

Resultado 'esquisito' para o Hóquei, mas deu para somar os 3 pontos! Num jogo, mais uma vez, abaixo do nosso potencial, mas desta vez acabámos por nos 'safar' de mais um desaire com o Pedrão a intimidar nas bolas paradas já na recta final (então aquela 15.ª falta...!!!), em mais uma daquelas arbitragens manhosas, tão típicas desta modalidade!

Mau jogo...

Benfica B 0 - 1 Cova da Piedade


Provavelmente o pior jogo da 'era-Veríssimo'... Estamos a chegar à parte final do campeonato, onde os 'piores' adversários, são muitas vezes aqueles que lutam pela sobrevivência... os jogadores têm que perceber que os jogos ganham-se dentro do campo!!!

SL Benfica | A estabilidade assenta no número três


"O SL Benfica de Jorge Jesus tem adotado, ao longo da temporada, um sistema defensivo de 4x4x2, sistema tático bem caraterístico do técnico natural da Amadora. Para além de ser o esquema preferido de Jesus, foi o esquema utilizado durante praticamente toda a primeira metade da temporada, sendo que Vertonghen e Otamendi ocupavam os lugares de defesas-centrais sem qualquer dúvida. Contudo, isto viria a mudar.
No pretérito defeso, o SL Benfica emprestou Ferro ao Valência CF e fez regressar Todibo ao FC Barcelona, que depois o emprestou, novamente, ao OGC Nice. Ferro é uma sombra daquilo que já mostrou ser e Todibo, à conta de lesões, nunca teve uma verdadeira oportunidade para se mostrar de águia ao peito.
No plantel encarnado e mais propriamente no eixo da defensiva surgiam nomes como Otamendi, Vertonghen, Jardel e Morato. Ainda assim, o SL Benfica achou por bem reforçar este setor e contratou Lucas Veríssimo ao Santos FC por 6,5 milhões de euros.
Com a contratação de Veríssimo, o sistema de três centrais tornou-se numa realidade, aliás, até foi assim frente ao Sporting Clube de Braga, em jogo a contar para a Primeira Liga, que o SL Benfica venceu por duas bolas a zero.
A verdade é que um sistema com três defesas pode ser a melhor opção para o SL Benfica nesta altura. Vertonghen e Otamendi serão os “patrões” da defesa, enquanto Lucas Veríssimo será o central que, por ter uma técnica mais apurada e facilidade em sair com bola controlada, será um distribuidor de jogo de primeira instância, ou seja, funcionará como um central construtor de jogo.
Para as laterais, Diogo Gonçalves (direita) e Grimaldo (esquerda) são os nomes que se perfilam para assumir as respetivas posições. Cervi, Nuno Tavares e Gilberto são as restantes opções para desempenhar estas funções.
Pessoalmente sou adepto de uma defesa a três com capacidade em sair a jogar, até porque isto confere mais liberdade tanto para se jogar pelas linhas com laterais mais subidos no terreno de jogo, como possibilita que hajam mais jogadores no corredor central. Com três centrais, os médios não têm de recuar no terreno, fazendo com que a equipa se mantenha equilibrada, especialmente na zona central. 
 Outra vantagem desta tática é que acaba por limitar as opções aos adversários, uma vez que acaba por cortar, quase por completo, a possibilidade de jogarem entrelinhas, obrigando a equipa contrária a canalizar o seu jogo para as laterais, onde é mais fácil de controlar.
Um dos grandes problemas deste SL Benfica nesta temporada são as transições defensivas e, com a aposta neste 3x5x2, Jorge Jesus disfarça aquela que era uma das maiores debilidades desta equipa ao colocar mais jogadores no centro do jogo, disfarçando lacunas de jogadores como Taarabt e até mesmo Pizzi que, por serem mais “ousados”, acabam por expor a equipa a perdas de bola em zonas comprometedoras do terreno.
Assim, uma aposta num esquema tático com três centrais parece-me ser uma realidade deste SL Benfica que tem, certamente, jogadores capazes de desempenhar na perfeição aquilo que Jorge Jesus pretende."

Uma Semana do Melhor...

Na raça...!!!

Benfica 3 - 0 Fonte do Bastardo
28-26, 25-15, 28-26

Era importantíssimo vencer este primeiro jogo da Final, para chegar aos Açores, com uma vantagem anímica... Vencer, por 3-0, ainda foi mais importante, e o facto de em dois dos Set's fomos obrigados a ir às vantagens - em ambos os casos fomos obrigados a recuperar na recta final -, ainda reforça mais a importância da nossa prestação! Ainda por cima sem o Rapha, o nosso melhor jogador...

Agora, temos tudo para fechar a Final em 3 jogos, mas na Terceira, as arbitragens costumam dar um empurrãozinho, espero que para estes jogos da Final, as nomeações não sejam as habituais!!! Incluindo os Juízes de Linha...!!!

Na Final...

Benfica 2 - 0 Modicus

Mais uma vitória complicada, com um 0-0 ao intervalo, num jogo que ficou marcado, por mais uma lesão que muito provavelmente vai retirar o Arthur da Final de amanhã!



PS: As nossas meninas do Futsal, na mesma competição, qualificaram-se também para a Final da Taça da Liga! Mesmo com os apitos a tentarem constantemente equilibrar aquilo que é naturalmente desequilibrado, as nossas meninas continuam a golear!!!

Vitória em Oliveira de Azeméis...

Oliveirense 84 - 105 Benfica
22-29, 18-18, 19-32, 25-26

Vingança, após a derrota copiosa para a Liga a semana passada, vitória e qualificação no mesmo pavilhão, contra o mesmo adversário, para a Final-Four da Taça de Portugal! Quando os Triplos entram, é tudo mais fácil...!!!

Mais uma vitória...

Benfica 27 - 20 Avanca
(15-12)

Mais uma daquelas vitórias q.b., tão habituais na presente época...