Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Vantagem...

Benfica 90 - 70 Barcelos
30-17, 28-15, 15-18, 17-20

Boa entrada no Play-off, concentrados na defesa, e eficientes no ataque, principalmente nos Triplos. Jogo decidido na 1.ª parte, nos últimos períodos deu para gerir minutos, sem que o resultado tivesse em risco...
Uma nota para os 8 triplos do Jobey (!!!), para a tarde 'não' do Betinho no lançamento, e para o maior atrevimento do Tomás nos lançamentos, algo que ele parecia ter quase 'abdicado'!!! Não posso deixar de mostrar a minha estranheza com o critério de marcação das faltas, o Benfica beneficiou de 8 lances livres em todo o jogo (!!!), enquanto o Barcelos teve 22... é verdade que o Benfica lançou muitas vezes de fora, mas tenho a certeza que o critério não foi o mesmo...
Mas a grande notícia do dia, foi o regresso do Carlos Andrade à competição, 2 meses depois da lesão.
Neste momento temos todo o plantel disponível, e aparentemente em forma, para atacar a fase decisiva da época.

Jorge Jesus gosta de dobradinha!?

"Caminhando à desfilada - qual cavalo à solta que Ary dos Santos e Fernando Tordo imortalizaram naquela que é uma das mais fantásticas canções de reportório luso - rumo ao 33.º título de campeão nacional da sua história, já com lugar garantido na tarde de 18 de Maio na decisão da Taça de Portugal no mais mítico de todos os recintos nacionais, o Jamor - parabéns ao Rio Ave e ao trabalho fantástico de Nuno Espírito Santo, dos jogadores que orienta e dos dirigentes que comandam o clube -, com todas as possibilidades de chegar pela segunda temporada consecutiva à final da Liga Europa - defendo desde há muito tempo que é bem melhor para os encarnados, como seria para qualquer outra emblema, encontrar a Juventus em dois jogos - e com as portas também abertas para voltar à final da competição que mais tem ganho nos últimos anos, a Taça da Liga, embora se deva reconhecer que para lá chegar tem de passar mais uma vez pelo FC Porto, e no Dragão, creio não restarem dúvidas rigorosamente nenhumas de que o Benfica é, indiscutivelmente, a equipa do presente em Portugal.
E antes que seja, porque é de inteira justiça, entendo que os louros devem ser, realmente, divididos por Luís Filipe Vieira, pois na sua condição de líder uno preparou o caminho do êxito, pelos jogadores, de todos os jogadores, pois incondicionalmente os que integram o plantel principal, mais alguns empréstimos da B, estão, estiveram, num nível de forma fantástico, mas também, doa a quem doer, por Jorge Jesus. Sim, o treinador do SLB, por muito que isso custe, até a figuras gradas da nação encarnada, não pode ser visto apenas como aquele que deu (e dá) os treinos e escolhe a equipa.
Daqui a 50 anos, infelizmente, já não andarei por cá, mas se a isso tiver acesso, no mais bonito livro da história encarnada lá estará o seu nome em letras do mesmo tamanho do Estádio da Luz. E se ele gostar de dobradinha, doa a quem doer, terá um capítulo, gigantesco, só seu."

 José Manuel Freitas, in A Bola

Cota do Bigode e os Paus !!!

A propósito de André Gomes

"Nascido em Grijó, Vila Nova de Gaia, foi no FC Porto que André Gomes deu os primeiros pontapés mais a sério. Porém, acabou por não conseguir fixar-se nos dragões e jogou uma época no Pasteleira, de onde se mudou para o Bessa. Foi aí que o Benfica o foi buscar, ainda júnior.
O talento de André Gomes nunca foi posto em causa, nem na Luz nem nas selecções jovens. Todavia, no Benfica de Jesus, onde a concorrência para as posições 6 e 10 é forte, as oportunidades nunca abundaram. Logo, foi com surpresa que foi acolhido o anúncio da venda dos direitos desportivos deste jogador a um fundo de investimento por... 15 milhões de euros, operação explicada, à exaustão, à CMVM.
Anteontem, Jorge Jesus decidiu chamar André Gomes para uma posição diferente daquela que habitualmente ocupa: jogou a 6 contra o FC Porto e fê-lo com particular acerto, ajudando o Benfica a disfarçar a inferioridade numérica com que teve de conviver. E ainda teve arte e engenho para marcar um golo só ao alcance de uns quantos, que carimbou o passaporte encarnado para a final do Jamor.
Não é difícil identificar em André Gomes uma grande margem de progressão e quem achou muito, em Janeiro passado, os 15 milhões pagos ao Benfica pelos seus serviços, provavelmente hoje pensará de forma diferente. Manter um departamento de formação e prospecção ao nível do que fazem Benfica, Sporting e FC Porto é muito caro. Os clubes precisam, aqui e ali, de ter um André Gomes que ajude a equilibrar as contas, para poderem manter em carburação as suas fábricas.
Em Portugal, o caminho da prospecção/formação é o único que pode gerar riqueza e sucesso desportivo. E o Benfica, que partiu muito de trás, já pode ser olhado como um exemplo."

José Manuel Delgado, in A Bola

Eusébio, sempre!