Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Fredrik Aursnes | Médio com licença para jogar


"Como é que classificas a contratação do norueguês?

O mercado não para na Luz e chega aos quadros do Sport Lisboa e Benfica mais um reforço que promete dar luta por um lugar no miolo do terreno de jogo.
Fredrik Aursnes chega proveniente do Feyenoord num negócio que pode chegar até 15 milhões de euros e vem reforçar o meio campo encarnado. Na equipa holandesa Aursnes jogava na posição “6”, lugar que no SL Benfica pertence a Florentino Luís e a Julian Weigl, contudo, ninguém está a salvo com o norueguês por perto.
O médio de 26 anos pode ainda jogar em zonas mais avançadas do terreno e render Enzo Fernández na posição “8”. Falamos, então, de um médio capaz de defender e atacar, um jogador que se define pelo equilíbrio e que tanto é capaz de transportar a bola para zonas mais ofensivas como sabe abrandar o jogo e controlar a bola, construindo de trás.
Tal como o próprio se assumiu na sua apresentação, é um “jogador de equilíbrios” e pode “fazer as duas posições”. Pois bem, com Weigl descontente em Lisboa por ter perdido espaço no XI inicial com a chegada de Roger Schmidt, a sua saída parece cada vez mais provável, ainda para mais com a chegada de Fredrik Aursnes.
Aursnes é, nas palavras do mister, “um médio-centro muito bom, com e sem bola, muito completo, com grande capacidade física e muito fiável.”. Pois bem, tenho a dizer que subscrevo tudo o que Roger Schmidt disse.
Julgo que Aursnes trouxe aquilo que faltava ao SL Benfica, é um médio com o bom posicionamento de Weigl e a capacidade de estar “em todo o lado” de Florentino. Acrescentando ainda a capacidade de pisar zonas mais avançadas do terreno e o Sport Lisboa e Benfica contratou um “faz tudo”.
Não acredito que Aursnes tenha a capacidade de disputar um lugar com Enzo Fernández, pois Enzo é, para mim, um fora de série, mas em períodos em que seja necessário render Enzo, o jogador norueguês pode ser uma boa solução. A verticalidade que impinge no jogo é uma das suas melhores caraterísticas e num futebol bastante ofensivo como este que o SL Benfica pratica, Aursnes tem tudo para brilhar.
O Sport Lisboa e Benfica parece ter contratado um bom médio, mas esta entrada só se justifica com a saída de Weigl. Não faz sentido ter um jogador da classe do alemão sentado no banco de suplentes e ainda é possível conseguir um bom encaixe financeiro que cobre o valor gasto em Aursnes. Pessoalmente sou um apreciador do jogo de Julian Weigl, acho-o muito bom, mas a contratação de Fredrik tem de significar a saída de alguém.
Resta esperar pelos próximos dias e ver como se desfecha o resto do mercado de transferências, mas não creio que o alemão fique em Lisboa. Quanto ao SL Benfica, só o tempo dirá se fizeram uma boa contratação, mas à primeira vista, julgo que Aursnes é uma excelente opção para o meio campo encarnado."

Verdade do Tadeia #645 - Benfica faz pleno e é líder

Palavras para quê...?

Alberto Mota, in Facebook

Benfica Podcast #456 - Winning August

Cadomblé do Vata


"1. Emilio Andrade Júnior.
2. A minha donzela não achou piada nenhuma a este jogo, porque viu que vai ter de redecorar a sala... já tinha guardado o desfibrilhador na garagem, mas pelos vistos vai ter de voltar para o lugar dele ao lado da TV.
3. Paços de Ferreira vendeu bem cara a derrota... tão cara que até pareceu presidido pelo António Salvador.
4. Concordo com César Peixoto, o lance do penalty é duvidoso... também não entendi se o guarda redes socou a cabeça do Bah com a mão direita ou com a mão esquerda.
5. Agora que chegamos à liderança a apenas 30 jornadas do fim, devemos manter a humildade e não entrar em bazófias sem sentido... e já agora, começar a ensaiar o "Benfica, dá -me o 39"."

A liderança está na subtileza pensante de João Mário


"O Benfica chegou ao primeiro lugar isolado da I Liga ao derrotar (3-2) o Paços de Ferreira, alcançando a oitava vitória em oito jogos na temporada. A equipa de Roger Schmidt voltou a ter João Mário, autor de um golo e uma assistência, em destaque, mas sofreu até final contra um adversário desfalcado e que continua sem pontuar no campeonato

Já passavam quatro minutos dos 90 quando uma perda de bola do Benfica permitiu ao Paços de Ferreira iniciar um ataque. É curiosa a psicologia da bola que faz com que, a instantes de que o árbitro apitasse e ditasse que os locais conquistariam a oitava vitória em oito partidas e os visitantes teriam a quarta derrota em quatro encontros, fossem os primeiros os ansiosos e os segundos os galvanizados. Mas correr atrás de algo é, muitas vezes, motivação maior do que defendê-lo e ali estava o Paços a lançar-se rumo à baliza de Vlachodimos, em busca de um empate que há instantes parecia missão impossível.
É que depois de 26 remates do Benfica, contra três do Paços, o resultado estava 3-2. A falta de pontaria dos encarnados contrastou com a eficácia dos castores, que com critério levaram a bola até à esquerda do ataque. Ibrahim cruzou em arco e vários jogadores dos visitantes esticaram-se na tentativa de rematar, gestos que terminaram com todos eles no chão em lamento. O que minutos antes parecia uma vitória clara do Benfica transformava-se num suspiro de alívio, num triunfo inesperadamente sofrido e, talvez por isso, mais saboroso.
A vitória não só permite à equipa de Roger Schmidt manter o pleno de vitórias em 2022/23, mas também subir à liderança isolada da I Liga. O duelo em atraso da jornada três foi a ocasião para aproveitar as escorregadelas de Sporting e FC Porto e olhar para baixo para ver todos os adversários do campeonato. Perante uma Luz que começou galvanizada mas também acabou apreensiva, foram uns pés suaves conectados com uma cabeça clarividente os que mais brilharam.
João Mário deu continuidade ao que tinha feito no Bessa e com um golo, uma assistência e muita energia e presença na partida catapultou a sua equipa para os três pontos. Partindo da meia-esquerda, o português tem espaço para pensar, virtude mais preciosa do seu jogo, executando com critério, associando-se a Grimaldo e Rafa, falantes da sua linguagem, com permissão para se aproximar mais do golo do que vem sendo normal em muita da sua carreira.
Sempre em bicos de pés, com passinhos pequeninos, o campeão da Europa em 2016 mistura traços que lhe são conhecidos — a tomada de decisão certa, o gosto pela tabela, a fineza técnica — com virtudes menos associadas à sua figura — golo, continuidade ao longo dos jogos, capacidade para repetir esforços —, como se o entusiasmo à volta deste arranque totalmente vitorioso o estivesse a empolgar também.
Com 12 baixas para este encontro, lesionados e suspensos, e com o técnico César Peixoto na bancada, o Paços chegou à Luz com a necessidade a apertar, por via de zero pontos e nenhum golo marcado nas três rondas que já disputara. Apesar das adversidades, personificadas pela presença de somente quatro jogadores de campo no banco, os visitantes não entraram mal na partida.
Conseguindo chegar à frente, o Paços foi a primeira equipa a criar perigo, com Nigel Thomas a fugir pela esquerda e, isolado perante Vlachodimos, a ver Grimaldo evitar o pior para a equipa da casa. O Benfica, com o onze habitual com a novidade de Bah no lugar de Gilberto, demorou um pouco a assentar o seu futebol, mas com o decorrer dos minutos foi cimentando uma normal superioridade, ainda que sem muitas oportunidades de golo claras.
Perante um Paços que tanto se apresentava com uma linha de quatro como com uma de cinco — Luís Bastos por vezes vestia-se de lateral e noutras ocasiões de médio —, surgiam das ligações entre João Mário e Rafa os melhores desequilíbrios dos da casa, mas foram os visitantes que abriram o marcador. Aos 39', Antunes fez uso do seu pé esquerdo de Kolarov para transformar um ressalto após um canto num tiro que foi desviado por Koffi para o 1-0. Era, simultaneamente, o primeiro golo marcado pelo Paços e o primeiro sofrido pelo Benfica na I Liga 2022/23.
Só que os ventos sopram de feição para este Benfica de Schmidt e, mesmo sofrendo um golo perto do descanso, as águias foram para o intervalo na frente. Três minutos depois do 1-0 já o marcador estava igualado.
Uma das marcas de água do futebol desta equipa são os apoios frontais que Rafa ou Gonçalo Ramos dão a lançadores como Florentino ou Morato, conseguindo enquadrar de frente para a baliza rival os seus companheiros. Foi isso que Rafa fez com David Neres, que atirou para o 1-1.
Entre as fragilidades que o mercado, as lesões ou os castigos impõem a César Peixoto, uma das mais evidentes estará na baliza. Zé Oliveira, em cima do intervalo, teve uma má abordagem a uma bola bombeada, atropelando Bah e cometendo penálti. Na transformação do castigo máximo, o confiante João Mário, que já tinha atirado ao poste, fez o 2-1.
O Benfica entrou no segundo tempo apostado em decidir a contenda, contrastando com as dificuldades dos pacenses. Bah marcou, mas foi anulado por fora de jogo, enquanto Neres fintava uma e outra vez o seu marcador direto e Florentino confirmava o seu crescimento com bola com mudanças de flanco ou passes filtrados.
Aos 56', a sociedade Rafa-João Mário voltou a funcionar para o 3-1. O elétrico Rafa está cada vez mais cómodo no meio, esperando pela bola para receber enquadrado e fazer a diferença com as suas conduções supersónicas. Soltou para João Mário que, de primeira, ofereceu o golo a Gonçalo Ramos.
O duelo parecia decidido, mas a falta de pontaria de Ramos ou de Henrique Araújo impediu que o Benfica chegasse ao quarto golo. Do outro lado, o Paços não deixou as boas intenções que sempre demonstram os homens de César Peixoto, chegando ao 3-2 novamente por Koffi.
Os instantes finais foram de sofrimento para o Benfica, ainda que as melhores oportunidades fossem sempre encarnadas. Oito vitórias em oito partidas e a liderança isolada do campeonato é um começo perfeito para Roger Schmidt, que se apoia no cérebro e nas pernas subtis do renovado João Mário."

SL Benfica 3-2 FC Paços de Ferreira: Há líder isolado à 4ª jornada


"A Crónica: Castores Causam Mossa, Mas Encarnados Somam Oitavo Triunfo Consecutivo

No Estádio da Luz, o confronto entre SL Benfica e FC Paços de Ferreira, foi sinónimo de “novo líder”, isolado, no campeonato.
O SL Benfica, a jogar em casa, queria chegar aos 12 pontos e, assim, tirar partido do deslize dos rivais nesta jornada. O FC Paços de Ferreira chegava ao encontro sem qualquer ponto somado no campeonato e, face às 12 ausências para este entre lesões e suspensões, contava apenas com cinco jogadores no banco de suplentes.
No entanto, mesmo desfalcada, a equipa de César Peixoto, não iria facilitar a tarefa aos encarnados. Aos 13 minutos, N´Dri Koffi quase abre o marcador, no entanto Grimaldo corta a bola em cima da linha e evita o golo dos pacenses.
Aos 38 minutos, Otamendi chega ao golo, mas o mesmo é anulado após revisão do vídeo-árbitro. No minuto seguinte, 39 minutos, Antunes desfere um pontapé de primeira, a bola desvia em Koff, e entra para o fundo das redes dos encarnados.
Todavia, a vantagem dos castores iria durar pouco tempo. Aos 42 minutos, David Neres empata o jogo, marcando assim o seu primeiro golo na prova. O SL Benfica estava por cima, pressionava, e o segundo golo viria a acontecer mais tarde ou mais cedo.
Aos 45+2, Zé Oliveira sai da baliza e atinge Bah ao tentar chegar à bola: grande assinalada a favor dos encarnados. João Mário é chamado à conversão e coloca a equipa da casa na frente do marcador.
Na segunda parte, o SL Benfica mostrou-se superior, com vontade dilatar o resultado. Aos 56 minutos, uma boa jogada coletiva a partir do corredor central, resulta no golo de Gonçalo Ramos, assistência de João Mário.
O SL Benfica mostrava-se superior em todos os momentos, gerindo a posse de bola confortavelmente. Nas poucas oportunidades que os castores tinham, criavam mossa aos encarnados, que apresentavam certa dificuldade em travar as transições da equipa visitante.
Aos 80 minutos, por via de um contra-ataque, o FC Paços de Ferreira reduz o marcador, novamente por Koffi. Os castores voltavam a estar em condições de discutir o resultado.
A equipa visitante pressionava e tentava chegar ao golo do empate. Ainda assim, no final das contas, o SL Benfica saiu vitorioso no encontro. Os encarnados, tornam-se assim, líderes isolados no campeonato.

A Figura
João Mário Fez uma enorme exibição esta noite! Foi um dos principais construtores desta vitória, ao estar diretamente ligado em dois de três golos encarnados. Marcou, assistiu e ainda efetuou três passes-chave e duas grandes oportunidades criadas.

O Fora de Jogo
José OliveiraCertamente não estava nos seus dias… Ainda que tenha registado três defesas, não nos podemos esquecer que esteve envolvido pela negativa em dois dos três golos que sofreram. Cometeu uma grande penalidade e facilitou mais um golo, depois de um erro.

Análise Tática TÁTICA – SL Benfica
A formação de Roger Smith sustentou-se num 4-2-3-1, com a presença de Bah a titular. Durante a partida, detiveram mais bola com uma ótima circulação e entrosamento entre colegas de equipa. Foram uma vez mais uma equipa que pressiona alto a primeira fase de construção do adversário, além da boa reação à perda.

Onze Inicial e Pontuações
Odysseas (7)
Grimaldo (7)
Otamendi (7)
Morato (7)
Bah (7)
Florentino (7)
João Mário (9)
Enzo (7)
David Neres (8)
Gonçalo Ramos (8)
Rafa (8)
Subs Utilizados
Musa (7)
Henrique Araújo (6)
Diogo Gonçalves (6)

Análise Tática – FC Paços de Ferreira
Desfalcado por 12 baixas, o Paços de Ferreira de César Peixoto jogou maioritariamente num 5-4-1 a defender. Procuraram ser um grupo compacto e organizado, com as linhas média e defensiva bem próximas de modo a dificultar o espaço entrelinhas do Benfica. Além disso, apresentaram ótimas transições rápidas, sobretudo pelo flanco direito e marcaram dois golos. Na parte final do jogo, ainda se organizaram num 4-4-2 com esperança de igualar o resultado.

Onze Inicial e Pontuações
José Oliveira (4)
Juan Delgado (6)
Nuno Lima (7)
Flávio Ramos (7)
Antunes (7)
Luís Bastos (4)
Kayky (5)
Jordan Holsgrove (6)
Rui Pires (5)
Nigel Thomas (6)
N´Dri Koffi (8)
Subs Utilizados
Abbas Ibrahim (6)
Arthur (6)

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
BnR: Boa noite, mister. Antes de mais parabéns pela vitória. Com esta vitória, o Benfica passa para 1º lugar. Acredita que a chave do sucesso deste Benfica tem sido a pressão alta à primeira fase de construção do adversário e um coletivo forte e conectado que circula muito bem a bola com ótimas combinações ofensivas, sejam entrelinhas ou não?
Roger Schmidt: Sim, eu acho que precisamos de tudo. Eu acho que temos sempre muita posse de bola e somos bons nisso, em criar um ritmo durante o jogo e oportunidades. O Paços de Ferreira jogou muito compacto, mas ainda assim conseguimos criar ocasiões e atacar a área. Tínhamos muitos jogadores na área perto do golo, onde jogámos passes curtos e cruzamentos das alas. Considero a organização muito importante e a pressão alta. Faz parte da posse de bola que penso que tivemos hoje 75 ou 73%. Temos de ter uma ideia muito clara de como queremos jogar a bola e pressionar. Gostamos de pressionar alto e ter a bola de novo para iniciar o próximo ataque. Acho que para controlarmos o jogo precisamos de tudo.

FC Paços de Ferreira
BnR: O Benfica sentiu certa dificuldade em travar as transições defesa-ataque do Paços no jogo de hoje, especialmente por via do flanco direito. Foi algo pensado e trabalhado ao longo da semana pela equipa do Paços, enquanto estratégia para o jogo de hoje?
César Peixoto: Sim, tivemos pouco tempo para trabalhar, mas acabámos por perceber que o Benfica tem um quadrado com os dois centrais e os dois médios, onde os dois laterais estão projetados ao mesmo tempo, o que cria um espaço entre central e lateral. Era um espaço que podíamos explorar e surtiu efeito. Conseguimos sair muitas vezes dessa forma, poderia ter havido mais critério por vezes, mas o plano foi bem elaborado e os jogadores cumpriram."

BI: Paços de Ferreira...

Bigodes: Paços de Ferreira...

O Cantinho Benfiquista #112 - Magic Number 8

BnR: Paços de Ferreira...

Agosto ✅


"SL Benfica x Midtjylland- 4x1 ✅
SL Benfica x Arouca- 4x0 ✅
Midtjylland x SL Benfica- 1x3 ✅
Casa Pia x SL Benfica- 0x1 ✅
Kiev x SL Benfica- 0x2 ✅
SL Benfica x Kiev- 3x0 ✅
Presença na Champions ✅
Boavista x SL Benfica- 0x3 ✅
SL Benfica x Paços- 3x2 ✅
1° lugar do campeonato ✅
Agosto ✅"

Em primeiro, o Benfica 🔴⚪🦅...


"Em segundo, Boa Noite a todos os Benfiquistas.
Artur Soares Dias bem tentou mas desta vez a força da onda encarnada foi gigante.
Que raio de critério usa este homem? Só dá cartões a quem quer, quando quer e porque quer. É o melhor exemplo para justificar porque não temos árbitros no Mundial. É fraco. É muito mau mesmo. Não presta e está a mais na arbitragem.
Jogo a jogo, unidos em torno do Benfica.
8 jogos, 8 vitórias. Rumo ao 38."

Tribunais da Treta!!!


"O descaramento destes cartilheiro dO Jogo...
Num lance que se vê claramente que o guarda redes falha com as mãos na bola e atinge o jogador dos encarnados.


Veja-se lá se por acaso o Artur Soares Dias marcaria este penalti se ele não fosse tão evidente.
Até ele sabe que este tinha que marcar."


PS: Mesmo assim a melhor pérola, sobre este lance, veio do Duarte Gomes na Bola, onde afirma que o Bah entrou de forma mais impetuosa sobre o guarda-redes do Paços!!!

Candidato, ao Tribunal do Nojo!!!


"Aí estão eles, a ameaçar os árbitros de morte por uma decisão acertada!
É esta a estratégia deles há 40 anos e ninguém quer saber."

Vermelhão: Falta de hábito!!!

Benfica 3 - 2 Paços de Ferreira


Pode até parecer estranho, mas já não estávamos nada habituados a chegar aos últimos minutos, a sofrer, a gerir uma complicadíssima vantagem mínima!!! Mal habituados?! Nem por isso... Os jogos 'apertados' esses sim, eram um mau habito!

O Paços jogou desfalcado, mas já sabíamos que iam ser 'reforçados' pelo Soares Dias... Defendo, que as equipas do César Peixoto, são bem treinadas, normalmente tem os processos bem definidos, e gostam de ter a bola no pé. São muitas vezes surpreendidas, no 'contra', quando jogam contra equipas que jogam no erro... Mas o Benfica, claramente, não é uma equipa de ficar ´à espera'!!! Tudo isto somado, deu num jogo complicado, a que se somou quatro factores:
- alguma descompressão inicial do Benfica (a qualificação Europeia e os resultados 'largos', podem começar a deixar a ilusão das facilidades);
- fisicamente, pareceu-me ver os primeiros sinais de cansaço (foi o jogo com menos tempo de recuperação, neste início de temporada);
- grande eficácia do Paços (2 golos em 3 oportunidades), ao contrário da 'nossa', falhámos algumas oportunidades ridículas!
- aproximação do fim do mercado: com o Weigl a ser negociado, e com o Aursnes impedido de jogar, ficámos sem soluções alternativas no meio-campo... E os potenciais reforços de última hora, antes do fecho da janela, ainda não chegaram (e não sabemos se chegarão)!

Um outro factor, que deverá ser analisado, será a 'coincidência' dos 5 defesas: com o Casa Pia, já demonstrámos dificuldades em atacar contra uma Linha de 5, e hoje voltámos a ter problemas! E se em Leiria a relva não ajudava à circulação de bola, hoje, na Luz, a falha de eficácia no passe, pareceu-me mais desconcentração...

O jogo começou embrulhado, mas mesmo assim tivemos algumas oportunidades: o Gonçalo por exemplo falhou o desvio a mais um excelente cruzamento do Bah (além do golo anulado ao Nico), mas a melhor oportunidade foi do Paços, com a nossa Linha defensiva a ser ultrapassada... e com o Grimaldo a 'safar'!!!

Mas nos últimos minutos da 1.ª parte: numa ressaca, num Canto, e com o desvio, 'meio' chouriço, ficámos a perder... E sem estarmos a jogar bem, também merecíamos estar a perder!
Reagíamos rápido, o Neres que hoje decidiu muitas vezes mal, com a ajuda do 'portero' adversário empatou... E logo, a seguir, o milagre do Ano: Soares Dias marca penalty a favor do Benfica!!! E o intervalo, acabou por ter um sabor mais agradável!!!

Entrámos no 2.º tempo, claramente com intenção de 'matar' o jogo, e acabámos por fazer o 3-1 naturalmente... E só faltou o 4-1, e exactamente nesta altura que desperdiçamos as mais escandalosas oportunidades! Todos os nossos ponta-de-lanças entraram em modo: Pringle!!!

E quando fazemos as substituições, num contra-ataque, após uma excelente oportunidade, mal decidida pelo Grimaldo, acabamos por sofrer o 3-2, em que o Paços tenha feito nada para o merecer!!!

Ainda não tínhamos tido uma situação destas, basicamente 15 minutos, para gerir uma vantagem mínima, e fiquei preocupado, pelo lirismo de algumas situações: por exemplo, o Canto ao minuto 93, tem que ser marcado de forma curta, para queimar tempo, junto da bandeirola!!! Estou-me marimbando para o 'espírito do jogo', tínhamos que perder tempo, com bola, em locais 'mortos'... e por aquilo que percebi, foi o Roger que deu ordem para marcar o Canto para a área!

MVP o João Mário, justíssimo, Tino o melhor no meio-campo... Rafa a espaços! Grimaldo bem...
Otamendi com grandes 'cortes' e quase sempre a perder em velocidade...

Independentemente das boas decisões nos foras-de-jogo, e no penalty, arbitragem nojenta! A atitude com Porko, com os jogadores do Benfica, foi vergonhosa: constantemente a provocar, constantemente a intimidar...

Só 72 horas para o próximo jogo, novamente! O Vizela, teoricamente será mais complicado, e o cansaço acumulado, provavelmente, será maior! Ainda mais importante decidir o jogo 'cedo', para poder gerir o resultado e esforço nos últimos minutos, como fizemos nos jogos anteriores... Temo, que com o resultado em 'aberto', nos minutos finais, com o Vizela, poderemos ter um dissabor!


Teste de fogo!!!


"Razão têm os paineleiros e comunicação social que todos os dias dizem que o Benfica ainda não teve nenhum teste a sério. Aqui está ele. Nos últimos 5 jogos apitados pelo ASD - Artur Super Dragão, o Benfica ganhou apenas 1. Teste de fogo mais logo! E a vergonha continua impunemente e sem ninguém fazer nada!"

Somar três pontos


"A nossa equipa está de regresso ao Estádio da Luz, em busca do quarto triunfo na presente edição do Campeonato Nacional. O jogo com o Paços de Ferreira tem início marcado para as 20h15.

1
Esta noite, Benfica e Paços de Ferreira encontram-se, na Luz, para acertarem calendário. É o 500.º jogo (incluindo particulares) da equipa principal do Benfica na Catedral, uma razão adicional para que o Estádio esteja repleto de Benfiquistas a ajudarem na conquista de mais três pontos.

2
Na antevisão à partida, Roger Schmidt revelou a abordagem habitual da equipa, a qual não sofre qualquer desvio no embate com o Paços de Ferreira: "Tentamos estar muito concentrados, estar o melhor possível nos jogos e é o que vamos fazer. Queremos sair com os três pontos e jogar bom futebol."

3
O nosso treinador foi também instado a revelar as suas primeiras impressões sobre a Liga Portuguesa e confessou alguma surpresa: "É importante não subestimar nenhum jogo, estamos bem cientes disso. Estou surpreendido com a qualidade e com os desempenhos das equipas que não se contam entre as mais cotadas da Liga."

4
Antes do encontro com o Paços de Ferreira há andebol na Luz. É o jogo de apresentação da nossa equipa, frente ao Vitória de Setúbal, com início agendado para as 18h00. Gustavo Capdeville já deu o mote para a nova época: "Tivemos um feito histórico na época passada e agora não queremos parar." Os Sócios do Sport Lisboa e Benfica têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete.

5
Decorreu, de 26 a 28 de agosto, a ação de formação de início de época dos treinadores dos escalões mais jovens do futebol do Clube. Veja a reportagem da BTV.

6
A 3.ª edição da visita guiada "Só há um Benfica", que incluiu o Museu Benfica - Cosme Damião e as instalações dos dois pavilhões do Clube, além, desta feita, do convívio e da prática de hóquei em patins com as hoquistas Marlene Sousa, Maca Ramos e Micaela Balmaceda, foi um sucesso. Veja a galeria de fotos, aqui."

Tio Emílio...


"Faleceu hoje o Sócio número 1 do Sport Lisboa e Benfica, Emílio Andrade Júnior. Sócio desde os 12 anos, o filiado mais antigo do Clube constitui um exemplo de amor incondicional e dedicação ao Benfica, paixão a que se entregou ao longo dos seus 101 anos de vida.

Mensagem do Presidente do Sport Lisboa e Benfica: "Hoje é um dia triste para o Sport Lisboa e Benfica com a partida do nosso Sócio número 1, Emílio Andrade Júnior. Foi sempre um exemplo de enorme dedicação e devoção pelo Glorioso. Querido por todos, de uma simpatia extrema, um coração enorme. Tive o privilégio de testemunhar toda essa paixão do nosso Ti Emílio, como carinhosamente os amigos e todos os que gostavam dele o tratavam. Sempre disponível para o Clube, foi uma inspiração e um exemplo para os nossos atletas e para todos os Benfiquistas, sem nunca esquecer a relação tão fraterna com o grande Eusébio. Em nome do Sport Lisboa e Benfica endereço à sua família e amigos as mais sentidas condolências."
O Sport Lisboa e Benfica irá guardar um minuto de silêncio em memória e homenagem a Emílio Andrade Júnior antes do apito inicial da partida de hoje para a Liga.

CERIMÓNIAS FÚNEBRES
Quinta-feira, dia 1 de setembro
- A partir das 9h30: velório na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Av. de Berna, Lisboa)
- 12h00: missa. Segue-se cortejo para o Cemitério de Caneças, onde ficará sepultado no jazigo da família"

30 de Agosto


Verdade do Futebol #644

Teaser...

As ligações de Musa


"«Musa é o jogador mais forte da Liga a jogar de costas para a baliza. Segura bem a bola e liga bem com os médios»
Petit

A opinião dada por Petit foi forte, e os primeiros 66 minutos de Musa em jogos oficiais pelo Benfica surpreenderam. Ou não.
A Petit não terão surpreendido. A um toque desenha o que outros precisam de gastar mais tempo, mais toques. A sua entrada contra Dinamo e Boavista veio provar o ponto do seu ex treinador. O avançado croata não tem um histórico que impressione na hora de atirar a contar para a baliza, e o seu sucesso dependerá sempre dos números que aí obtiver. Contudo, a qualidade que trouxe na ligação do jogo encarnado fez-se sentir de forma imediata. Acima de Ramos – no servir a equipa COM bola em CRIAÇÃO – e incomparável com o que dava Yaremchuk. Será que o patinho “feio” das contratações encarnadas veio para surpreender?

Sem tempo para brincadeiras

 

Vasco Mendonça, in A Bola

300 mil sócios, um desejo

 

Mauro Xavier, in Record

Terminou ontem a 4ªJornada da Liga Portuguesa. Resultados em pisões:


"Sobrinho Clube de Portugal - 3 (zero amarelos e/ou vermelhos) Calor da Noite - 1 (Nem falta foi marcada)
Taarabt continua a ser o único jogador em Portugal expulso por um pisão num jogador. Com a agravante de o ter sido aos 2 minutos de jogo. E continua sem explicação pública pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol o porquê."

Das intenções aos actos


"A temporada futebolística começou bem: um encontro da Liga de Clubes com os meios de comunicação social para assinalar o início das competições. Esta é uma prática interessante e útil assim tenha conteúdo e se verifique a rápida implementação de medidas que respondam eficazmente aos desafios enunciados.
O primeiro encontro teve o condão de revelar um diagnóstico genericamente acertado. Claro que o atual presidente da direção da Liga está em funções há sete anos e nada do que foi identificado é novidade, mas bem diz o povo que mais vale tarde do que nunca.
Entre os eixos de intervenção anunciados, centremo-nos, por agora, no "regresso dos adeptos aos estádios, com o aumento urgente do tempo útil de jogo, novas políticas de bilhética, horários e calendarização e o objetivo de subida de assistência global para a época."
Porém, a expressão "regresso dos adeptos aos estádios" é um logro. Só se regressa a onde se esteve e, no contexto atual, salvo em meia dúzia de clubes (se tanto), nunca houve boas afluências às bancadas. São idos os tempos das borlas para sócios, dos miúdos que não pagavam, dos cartões disto e daquilo - de atletas de clubes da mesma associação regional a membros de alguns grupos profissionais - com acesso gratuito, dos horários livres das transmissões televisivas e da escassa oferta de entretenimento.
O futebol nacional mudou nos anos noventa e desde então a falta de público é endémica. Trata-se, entre as principais ligas europeias, de um fenómeno particularmente português. Há vários fatores a contribuírem para esta situação e alguns parecem óbvios: calendarização tardia, preços elevados, desvalorização constante do produto pelos próprios intervenientes, sensação de insegurança, perceção negativa da qualidade de jogo, entre outros.
Todos podem ser melhorados, nuns casos extirpados, noutros mitigados, mas há, de facto, margem para melhoria. O que nos deixa reticentes é que, passadas três jornadas, nada parece ter mudado, nem mesmo ligeiramente. Aguardemos."

Chuk...

Vambora: Dínamo...