Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Missão Renovada #4

BI: Modalidades #151 - Semanada...

Schmidt teve finalmente ‘Tino’


"Melhor Benfica da época criou muitas dificuldades a um justo finalista da Taça

Primeiro, um obrigado! O dérbi foi fantástico! Leal e respeitoso, apesar da tamanha rivalidade que se abate sempre sobre o estádio em que se disputa. Toda a esperança que tenho de que um dia o futebol português respire um ambiente menos poluído e ruidoso, sem perder uma competitividade que até poderia ser mais abrangente, está naquela imagem de Quaresma abraçado a João Neves e depois a Tiago Gouveia. O que rodeia o campo deve ser mais aquilo e não o habitual cheiro a napalm pré e pós-jogo. E nada melhor do que a juventude talentosa que temos, com tanto ainda para dar, a deixar um exemplo que vale ouro.
Na Luz, houve futebol. Estratégia, emoção, boas jogadas e erros. Qualificou-se, somados os 180 minutos, a equipa que foi mais equilibrada e sólida, mesmo que pela frente tenha encontrado um rival a assinar a melhor exibição da época e a reencontrar-se finalmente com um potencial que, pelo menos, a coloca a par dos verde e brancos em termos de ambição. O Sporting sofreu, mas sobreviveu, e vai poder disputar a grande final. Já o Benfica pode crescer desde este patamar, apesar da dimensão do próximo embate, não decisivo, contudo importantíssimo na corrida ao troféu mais desejado.
Com Florentino a dar o tom, sobretudo no momento da reação à perda, levando atrás Neves, Aursnes e até Bah, os encarnados apresentaram uma rara agressividade defensiva, que começou nas próprias cabeças e a qual eu chamo de verdadeira intensidade. Não se trata de correr de um lado para o outro, disputar a bola por ar e chão, mas sim estar ligado mentalmente durante os 90 minutos. Como estiveram.
Nem sempre os blocos se aproximaram no momento sem bola – continua a ser relevante e quase autodestrutiva a distância entre o duplo-pivot e a linha defensiva – e houve erros de abordagem coletiva (no primeiro golo, permite a previsível e recorrente bola longa para Gyokeres) e individual (Trubin a voltar a mostrar debilidades, apesar das inúmeras defesas milagrosas que leva desde chegou), porém, exceto a Atalanta, nenhum outro adversário criou tantos problemas aos leões. E Roger Schmidt já não terá de partir para sábado com uma folha em branco, como tem acontecido desde o início da época. O alemão terá percebido que os desequilíbrios que queria criar não compensavam os que consentia. Mesmo que os erros no mercado, nos laterais, sejam irreparáveis e limitativos, e Amorim já prepare resposta.
O técnico leonino foi fundamental ao intervalo. St. Juste esteve mais concentrado do que Diomande e era preciso saber quebrar a pressão contrária, Matheus Reis vigiou Di María mais de perto do que Nuno Santos e Geny entrou para expor Aursnes, o que Esgaio nunca antes fez, e levar a bola para terrenos mais próximos da baliza de Trubin. As substituições funcionaram e deram aos leões algo a que se segurar apesar da forte corrente contrária, que acabou penalizada pelo cansaço que se abateu nos últimos minutos, não só pelo que o jogo obrigou, mas também por carregar mais jogos nas pernas.
No sábado, há mais. E ainda bem!"

Ensaio sobre Inteligência


"«Conhecer os outros é inteligência; conhecer-se a si mesmo é verdadeira sabedoria». Lao Tzu

John Textor, o dono do Botafogo, do Brasil, abre uma discussão que anuncia tempos vindouros: com base na Inteligência Artificial considera-se em condições de acusar jogadores do São Paulo e Fortaleza de terem «manipulado», leia-se perdido de propósito, jogos com o Palmeiras, tendo contribuído para dois títulos consecutivos da equipa de Abel Ferreira. Por este caminho, já estivemos mais longe da realidade ficcionada de Relatório Minoritário, filme de 2002 que transporta para o ano de 2054, onde existe um sistema que permite que crimes sejam previstos com precisão, permitindo à polícia prender antes que os mesmos aconteçam.
Para já, as reações passam pela defesa da honra dos visados, a estranheza, o olhar de soslaio, até o gozo. Mas a caixa de pandora foi aberta e a discussão terá de ser feita. Absurdo? Será, mas o elefante está já no meio da sala... Novos desafios até para a Justiça, novos limites que terão de ser travados ou enquadrados. Ver para crer pode ser demasiado tarde. E crer para ver deixa-nos à mercê das boas ou más intenções.
O melhor da Inteligência Artificial é o potencial para ser a melhor ferramenta alguma vez criada para ajudar a espécie humana. O pior da Inteligência Artificial é o potencial para ser a mais eficaz ferramenta alguma vez criada contra a espécie humana. A guerra entre o bem e o mal existe desde a origem da espécie humana. A sofisticação das armas usadas é que tem evoluído. Para o melhor e para o pior.
Sonhei que a Inteligência Artificial fora incumbida de defender o planeta Terra, combater as alterações climáticas, monitorizar e defender a biodiversidade. E que fora dotada de recursos técnicos para o fazer com eficácia. O que faria a Inteligência Artificial ao perceber que o ser humano é o principal perigo à vida no planeta? E o sonho vira pesadelo.

Empate também na inteligência: Benfica-Sporting, 1-1
O dérbi de terça-feira prova que a inteligência não é o único caminho para o sucesso. Boa parte da emoção num dos melhores e mais vibrantes dérbis que me lembro resulta também da soma de decisões não inteligentes. De fragilidades que apelaram a outros instrumentos igualmente poderosos: resiliência, sacrifício, superação, fé, eficácia. Globalmente, o Benfica foi mais inteligente, e forte, no jogo. Merecia mais, mas não deve sentir-se frustrado, jogando sempre assim estará sempre muito mais perto de vencer. Já o Sporting foi mais inteligente na gestão do pós jogo. Aprender com os erros quando se ganha (neste caso, empate que soube a vitória) é mais difícil do que quando ser perde. Reconhecer que o Benfica foi melhor e saber que em Alvalade, para a Liga, terá de fazer melhor para vencer é inteligente. Já o Benfica, apontar a um erro do árbitro para justificar um desaire é análise curta e sem qualquer utilidade para o futuro.

Dragão boicota-se na gestão da inteligência emocional
O Estoril-FC Porto prova que há diversos níveis de inteligência. O dragão tem falhado na emocional. Um treinador e uma equipa que têm laivos de génio na abordagem tática e gestão estratégica de alguns jogos, em especial os mais difíceis, mas que se boicota na gestão da inteligência emocional. Uma equipa que deveria substituir a pergunta ‘tenho ou não razão?’ — mesmo que a tivesse toda — pela ‘o que ganho eu com isso?’.
Uma boa gestão da inteligência emocional leva-nos a perceber que existe uma diferença entre apenas protestar contra a injustiça e vencer apesar da injustiça. Não é preciso inventar nada. Basta absorver os ensinamentos do filósofo chinês Lao Tzu, que viveu há 2500 anos, vertidos no livro O Caminho da Virtude, considerado a Bíblia do Taoísmo: «Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.»."

Competição… Um Caldeirão de Emoções


"Devemos encarar o desporto como um verdadeiro caldeirão de emoções e a competição como uma oportunidade única de análise da essência humana.

O jogo desta semana entre o Estoril e o FC Porto tem gerado muita discussão, não pelo resultado em si, mas sim pelo comportamento hostil dos atletas do FC Porto dirigido à equipa de arbitragem. Podemos focar em dois exemplos claros: o comportamento dos atletas aquando da expulsão de Francisco Conceição, em que não só o jogador, mas também outros colegas (por exemplo, Pepe), aplaudiram ironicamente o árbitro e trocaram algumas palavras com ele após a sua decisão, e o final do jogo com tudo o que se gerou.
Não devemos encarar o desporto como um contexto violento, mas sim como um verdadeiro caldeirão de emoções e a competição, em particular, como uma oportunidade única de análise da essência humana. Não pretendo com este texto justificar qualquer comportamento agressivo, mas sim contribuir para a sua compreensão, reforçando que compreender as suas causas está longe de ser sinónimo de aceitar a sua expressão. Importa compreender a razão pela qual surgem estes comportamentos não raramente contra as equipas de arbitragem.
A agressividade pode ser expressa de forma verbal ou física, e os comportamentos agressivos podem ser distinguidos entre agressividade instrumental e agressividade hostil. Quando nos focamos na agressividade contra as equipas de arbitragem, estamos a falar de agressividade hostil, pois não existe um ganho reflexo desta agressividade; como tal, o objetivo final é infligir dano no outro (mesmo que não fisicamente). Este tipo de agressividade trata-se de uma agressividade reativa e, na sua generalidade, é desencadeada pela frustração e pela raiva.
A relação entre a frustração e a agressividade é amplamente estudada e inclusive é determinada a nível neural. Em termos desportivos, a frustração ocorre quando os atletas percebem que entre si e o seu objetivo existe um elemento bloqueador. Quando os atletas percebem (mesmo que erroneamente) existirem decisões erradas, a equipa de arbitragem passa a ser encarada como esse elemento bloqueador ou frustrador e, como tal, o comportamento agressivo é dirigido a si. A importância do resultado, a turbulência do contexto, a injustiça percebida e o estado emocional negativo dos atletas são ingredientes extras que colocam este caldeirão em ebulição. Apesar de o comportamento agressivo perante acontecimentos frustrantes ser esperado pela natureza humana em determinadas circunstâncias, isto não significa que enquanto sociedade o devamos aceitar; pelo contrário, deve ser regulado através de regras e punições claras, de forma a evitar reincidências."

SLB...

Estatísticas das duas mãos somadas


"QUANDO HÁ EQUILÍBRIO NOS JOGOS OS ERROS DOS ÁRBITROS DECIDEM

1. No somatório dos dois jogos houve equilíbrio quase absoluto na posse de bola, no número de faltas cometidas, nos remates aos ferros.
2. O Benfica conseguiu mais oportunidades flagrantes (7-4), obrigou o Sporting a ceder mais cantos (14-8) e jogou mais tempo no terço defensivo adversário (não está no quadro, mas foi 35%-25%, ficando 40% para o meio campo).
3. O Sporting rematou mais (34-26), rematou mais dentro da grande área (25-17) e teve mais remates enquadrados na baliza adversária.
4. Perante tanto equilíbrio no somatório dos dois jogos, foram os árbitros e VAR que colocaram o Sporting no Jamor ao penalizaram o Benfica com quatro erros graves e com influência nos resultados:
ERRO 1 - Alvalade, 73 min, golo do empate mal invalidado a Di María.
ERRO 2 - Luz, 49 min, Gonçalo Inácio rasteira Tengstedt que ia a isolar-se na área, cartão vermelho por exibir (viu apenas amarelo).
ERRO 3 - Luz, 73 min, Coates derruba Rafa dentro da área, penálti por assinalar.
ERRO 4 - Luz, 90+3 min, Gonçalo Inácio empurra António Silva nas costas com este no ar em disputa de bola aérea, penálti por assinalar.
5. Os adeptos do Sporting, que andavam muito zangados com João Pinheiro, têm agora todas as razões para fazerem as pazes com o árbitro de Braga. Quanto ao VAR da Luz, Hugo Miguel, tamanhos são os serviços que este ex-árbitro prestou ao seu clube do coração ao longo de toda a carreira, que era mais do que justo que, não fosse escandaloso, lhe tivessem já atribuído um prémio Stromp.
6. Sábado há mais. Espera-se e deseja-se uma arbitragem isenta de erros graves ou, caso os haja, que ao menos sejam atempadamente corrigidos pelo VAR - é para isso que lá está."

Não é currículo, é cadastro!!!

Como é que se torna a tarefa do Benfica mais complicada, mesmo antes de entrar em campo? O Conselho de Arbitragem dá uma ajuda!

Secretário de Estado... e o 1.º Ministro também!!!


"Este é Pedro Dias, o atual Diretor Executivo da Federação Portuguesa de Futebol desde 17/12/2011. É também membro do Comité de Emergência da FPF desde julho de 2014.
Natural de Braga, é conhecido por ser um fervoroso anti-benfiquista. Será empossado Secretário de Estado do Desporto no próximo Governo de Portugal.
Mais uma ascensão facilitada por Tiago Craveiro..."

Exibição monstruosa!


"A NOSSA EQUIPA É MUITO MELHOR COM O TINO EM CAMPO

1. É o mais injustiçado jogador do nosso plantel. Foi-o pelo treinador e também por muitos benfiquistas.
2. Recupera bolas como ninguém, é recordista europeu de ações defensivas no meio campo adversário, joga rápido e simples e, ao contrário do falso lugar comum que por aí anda, não joga só para trás e para o lado.
3. Ao contrário de outros é de uma humildade extrema, privilegia o coletivo, não reclama, não protesta quando é substituído, não dá entrevistas a dizer que deve jogar mais ou noutra posição.
4. As nossas melhores prestações desportivas das últimas seis épocas foram sempre com o Tino no onze: a extraordinária segunda volta do Bruno Lage, a incrível Champions da época passada e o melhor do titulo de 2022-23.
5. Dá-se ainda o caso do João Neves beneficiar de jogar com o Tino ao lado, porque deixa de ter que ser o bombeiro do meio campo. O que não é pouco."

Há imagens que não precisam de legenda. ❤️

De Águia ao Peito, in Facebook

Manipulação televisiva!


"🚨 Penaltis em qualquer parte do mundo. Menos no tugão, se forem camisolas verdes a cometer e se for no último minuto...
❌ Repetições dos lances: ZERO!"

Memórias selectivas...!!!

Macaquices!!!


"A arbitragem mudou no momento em que o Macaco foi detido. Os árbitros deixaram de entrar condicionados e com medo nos jogos do FC Porto."

Águia: Antevisão...

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Botafogo...

Injusto


"O Benfica, apesar da excelente exibição, não foi além do empate com o Sporting (2-2) e está fora da Taça de Portugal, numa meia-final bem disputada e, também, envolta em polémica. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Aquém do merecido
Roger Schmidt elogia a equipa e lamenta a eliminação da Taça de Portugal: "Fizemos um jogo muito bom, um dos melhores jogos desde que estou aqui, e merecíamos ter vencido. A forma como jogámos futebol, ganhámos bolas, nos momentos de transição, na defesa e no ataque foram de nível de topo contra um adversário muito bom. Fizemos tudo o que podíamos para chegar à final, o futebol e a mentalidade que mostrámos foram de topo."
Na opinião do treinador do Benfica, a eficácia e a infelicidade da arbitragem foram determinantes: "No final, o que foi decisivo foi o Sporting ser mais eficaz do que nós nos dois jogos, é por isso que estão na final. Também não tivemos sorte com as decisões do árbitro, nem na 1.ª mão, nem hoje [2 de abril]. Ainda assim, um grande respeito e elogio à nossa equipa, fizeram um grande jogo."
De recordar que, na 1.ª mão, houve um golo anulado ao Benfica, aos 71 minutos, que daria o 2-2.
O técnico alemão deixou ainda uma palavra de apreço aos Benfiquistas pelo apoio prestado: "Os nossos adeptos mostraram, depois do jogo, que apreciaram o que os jogadores fizeram em campo. Estão orgulhosos da performance da equipa e também da mentalidade e da atitude. Os jogadores do Benfica acreditaram sempre neles mesmos, mostraram um jogo de topo, e é isso que os adeptos querem ver. É uma pena não lhes termos conseguido dar a final."

2. Elogio ao 12.º jogador
Para Aursnes, os Benfiquistas presentes nas bancadas tiveram um papel essencial na grande exibição: "Eles ajudaram-nos muito. Sinto que estiveram sempre connosco, ajudaram-nos a carregar, e isso deu-nos muita energia. Foi espantoso e é uma boa sensação, claro. Infelizmente, não conseguimos ganhar e é desapontante."

3. Empate nos Sub-23
A anteceder o dérbi da Taça de Portugal, Benfica e Sporting encontraram-se, no Benfica Campus, na Liga Revelação. 1-1 foi o resultado.

4. Convocatórias das seleções jovens
A Seleção Nacional Sub-18 conta com 5 jogadores do Benfica no próximo estágio de preparação. E na chamada alargada dos Sub-15 para o Torneio Inter-Seleções, são 15 os atletas do Benfica entre os 84 convocados.

5. Formação – Futebol feminino
As Sub-17, que recentemente se sagraram tricampeãs distritais, ganharam o II Mallorca International Football Cup. Na II Copa Irene Gonzalez Basanta, um torneio Sub-19 no qual o Benfica se apresentou com uma maioria de jogadoras Sub-17, as águias também foram vencedoras. E as Sub-14 ganharam o Torneio Internacional Ibercup Cascais 2024.

6. Agenda desportiva
Na sexta-feira, às 21h30, na Luz, o Benfica recebe o Leões Porto Salvo em futsal. Entre os vários jogos marcados para sábado, destacam-se três dérbis (futebol seniores e juniores, ambos na condição de visitante, e de basquetebol, na Luz, às 15h00) e o clássico de andebol, também na Luz, com o FC Porto a contar para a Taça de Portugal (17h00)."

Mata Mata - Especial Taça de Portugal: O eterno Derby de Lisboa e o duelo Vitória x Porto!

Terceiro Anel: Bola ao Centro #45 - Eliminação na Taça, Arbitragens duvidosas e Derbi decisivo na Liga

Fora de Jogo: 90+3 #33 - "No dérbi, houve, pela 1ª vez em 23/24, um Benfica personalizado e com personalidade"

A Verdade do Tadeia - Flash - Taça...

Simples: Taça...

Zero: Saudade - S02E31 - Corações ao alto, kilts para baixo, o Braveheart está no ar

Lanças, excerto...

6, excerto...

Ataque, excerto...

FanZone, excerto...

Central, excerto...

RTP, excerto...

Total, excerto...

Zero: 4.ª à grande...

6, excerto...

FanZone, excerto...

Central, excerto...

A sina dos Maiores


"1. A festa dos 120 anos do Benfica foi uma beleza. Momentos altíssimos de emoção e de amor ao Clube aconteceram na noite da última terça-feira. Entre todos foi, porventura, Toni quem falou diretamente ao coração dos benfiquistas, o que não é de espantar porque Toni é um coração do Benfica;

2. Perante uma plateia que, na verdade, era uma multidão, o presidente do Clube recordou na sua alocução os nomes de todos os fundadores do Benfica. Um clube que não honra o seu passado não é u clube, não é nada. Mas o Benfica é tudo e tem tudo o que um grande clube deve ter como, por exemplo memória. A homenagem mais detalhada que Rui Costa prestou a Félix Bermudes foi um ponto alto da festa.

3. 'Neste ano de 2024, cumprem-se 150 anos do nascimento de Félix Bermudes, nosso antigo presidente e jogador, um dos responsáveis da nossa sobrevivência em 1907 e da posterior ida para Benfica no ano seguinte. Tenhamos sempre em mente o notável verso do hino escrito por este grande benfiquista, o Avante p´lo Benfica: Honrai agora os ases que nos honraram o passado!' E ficou tudo dito.

4. Cinquenta anos depois do seu último troféu, a equipa feminina de voleibol do Benfica conquistou no último fim de semana a Taça de Portugal da modalidade. Cinquenta anos depois das 'Marias do Benfica' - a mítica equipa de voleibol feminino que foi uma pedrada no charco do desporto no feminino no nosso país -, o Benfica venceu a Taça de Portugal batendo, na final, o Colégio Efanor por 3-2. 'É uma sensação de muito alívio e orgulho', disse Fernanda Silva, a capitã da equipa.

5. O voleibol feminino foi a Viana do Castelo buscar o troféu para o nosso museu, mas, para isso, teve de lutar muito e de lutar bem. O Benfica venceu os primeiros dois parciais por 25-22 e 25-18. O Colégio Efanor venceu os dois seguintes por 25-21 e 25-13. Na finalíssima sorriu, finalmente, para a vitória há tanto aguardada: 15-12. E viva o voleibol feminino do Benfica!

6. Depois da pausa das seleções, volta o campeonato nacional de futebol já nesta sexta-feira. O Desportivo de Chaves é o adversário, e o jogo é na Luz. Se o ambiente que se viveu na festa do 120.º aniversário do Benfica for transposto para as bancadas do nosso estádio, temos um belo final de tarde em perspetiva. Rumo ao 39! Só isso interessa.

7. A grandeza do Benfica mede-se também pelo impacto que causa nos outros. O FC Porto vive um momento pré-eleitoral, e não há dia sem que os candidatos não se refiram ao Benfica, se queixem do Benfica, na ânsia de angariarem votos à custa do Benfica. É esta a sina dos Maiores. Deixá-los falar. Não tem interesse nenhum."

Leonor Pinhão, in O Benfica

O I Lisboa-Alpiarça


"Uma prova com grande êxito de organização, na qual a equipa rubra liderada por Armando Pereira foi a grande vencedora

Em julho de 1951, a Associação de Ciclismo do Sul, em colaboração com o Clube Desportivo 'Os Águias', decidiu organizar uma prova entre Lisboa e Alpiarça, terra de fortes tradições velocipédicas.
A partida teve como pano de fundo o Campo Grande, porém, devido ao atraso na comparência de algumas equipas, a prova começou só 40 minutos depois de hora prevista. Alinharam 45 concorrentes, representando clubes como Bombarrelense, Carcavelos, Cascais, Arroios, Sporting e Águias de Alpiarça. A equipa do Benfica era construída por Armando Pereira, Américo Antunes de Almeida, Jorge de Oliveira, Fernando Maltês, Manuel Carvalho e Manuel Joaquim dos Santos.
O arranque fez-se a bom ritmo, com Armando Pereira a comandar o pelotão desde os instantes iniciais. Na passagem por Sacavém, foi Manuel de Carvalho que passou para a frente da corrida. Menos sorte teve Américo de Almeida, que, em Santa Iria da Azoia, teve um furo, enquanto alguns dos seus adversários ensaiavam uma fuga, mas que rapidamente redundou em fracasso.
Até Vila Franca de Xira, apesar de alguns despiques entre diversos concorrentes, a velocidade média pontou-se por uns bons 35 quilómetros/hora. Em Castanheira do Ribatejo, eram os homens do Cascais quem dominava na cabeça do pelotão, situação que se reverteu à passagem pelo Carregado, altura em que o benfiquista Manuel de Carvalho aumentou o ritmo, ultrapassando os homens do Cascais. Entre a Azambuja e o Cartaxo, a prova perdeu fôlego. Porém, à saída desta vila ribatejana, os benfiquistas resolveram lançar-se numa ofensiva, que, apesar dos esforços, não obteve o distanciamento desejado.
A descida para o vale de Santarém permitiu a todos os ciclistas retemperar as forças para a difícil subida até à capital ribatejana. Assistiu-se ali a um animado despique entre os rapazes do Carcavelos e do Benfica, para ver quem chegava mais depressa ao topo. O pelotão fragmentou-se, e, momentos depois, o mau estado do tabuleiro da ponte da ribeira de Santarém sacrificou alguns dos concorrentes com avarias e obrigou a uma diminuição da velocidade.
Ultrapassados estes percalços, no último troço da corrida até Alpiarça, a estrada plana proporcionou maiores velocidades, num duelo encabeçado pelos corredores do Benfica e do Carcavelos. A poucos metros da meta, no despique final, o benfiquista Armando Pereira sprintou mais forte que todos os seus adversários, vencendo a prova, enquanto o clube da Luz conquistou com mérito o 1.º lugar por equipas.
Para saber mais sobre esta e outras histórias do ciclismo, visite a área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ricardo Ferreira, in O Benfica

O mundo é delas


"Fez-se história - mais uma vez - no Sport Lisboa e Benfica. No passado fim de semana, a equipa feminina de voleibol conquistou a Taça de Portugal, feito interno que não era alcançado há meio século. Em 1974, aquando dessa última vitória, tudo era bastante diferente no Clube, no país e o no mundo. Para pior.
É certo que a equipa de há 50 anos continua a ser uma das mais bem-sucedidas da história do clube - as famosas Marias. E aquilo que aquelas mulheres fizeram e conquistaram foi, não uma pedra, mas uma montanha no triste oceano que era a realidade portuguesa. Nesses tempos, o papel da mulher era de subserviência, de dependências, ao ponto de nem sequer poder viajar sem autorização do marido ou do pai. Meio século depois, é o Sport Lisboa e Benfica quem mais faz pelo papel das mulheres no desporto em Portugal. À escala mundial, é um caso único, tendo equipas femininas nos principais campeonatos de futebol e modalidades de pavilhão. E sempre na luta pelo 1.º lugar.
Nestes 50 anos que passaram até à explosão de alegria em Viana do Castelo, quase tudo mudou no desporto feminino em Portugal, e o protagonismo do Glorioso não pode ser secundarizado. O mediatismo alcançado pelas equipas femininas do Clube não tem comparação e é o motor para a continuidade e para o crescimento, não apenas do SL Benfica, mas de todos os outros clubes em Portugal. È preciso que isso seja aceite sem dramas pelos nossos concorrentes. Olhe-se para o impacto social e financeiro, no feminino, da equipa de futebol. Ou os títulos alcançados - e respetivo aumento da qualidade das seleções nacionais - das equipas de hóquei em patins, futsal ou andebol. No caso desta conquista do voleibol, e à vista do que tem sido este projeto, não há dúvidas: é o primeiro título dos muitos que estão para chegar ao Museu Cosme Damião."

Ricardo Santos, in O Benfica

Taças no feminino


"Num fim-de-semana em que se disputaram três Taças de Portugal, o Benfica conquistou duas. Escapou apenas a de voleibol masculino, sendo que a equipa de Marcel Matz tem crédito mais do que suficiente para diluir esse desaire, aprender com ele a manter de pé todas as esperanças na revalidação do título nacional - principal objetivo da época.
Mas foi entre as mulheres que a águia voou mais alto. No basquetebol conquistámos a terceira Taça de Portugal em quatro temporadas, deixando claro que os últimos retoques no plantel terão sido certeiros, e que a equipa está preparada para atacar a reconquista do campeonato, depois de um início periclitante, com 6 derrotas em 12 jornadas. No voleibol feminino escreveu-se história, e o Benfica voltou a erguer um troféu, algo que não acontecia desde 1975. A final foi extremamente emotiva, e permitiu às comandadas de Rui Moreira vingar a eliminação do playoff de apuramento de campeão. Tendo já afastado o FC Porto nos quartos-de-final, as encarnadas bateram V. Guimarães e Efanor na final four de Viana do Castelo, derrotando assim, na Taça, três das quatro semifinalistas do campeonato, e mostrando que o 5.º lugar da fase regular não refletiu a evolução da equipa.
Hoje e amanhã é a vez de se disputar, em Sines, a Taça de futsal. Eliminado pelo Sporting nos masculinos, no sector feminino o Benfica apresenta-se como grande favorito - depois de ter deixado pelo caminho o Nun'Álvares. Espera-se, pois, mais um triunfo, que a concretizar será a 13.º das nossas equipas femininas só na presente temporada - e quando estão ainda por disputar 14 competições nacionais, entre Campeonatos, Taças e Taças da Liga.
Quanto no futebol, escrevo antes do jogo de Lyon. Independentemente do que tiver acontecido, o percurso do Benfica nesse prova enche-nos de orgulho."

Luís Fialho, in O Benfica

Contribuir!


"A Fundação Benfica é um espaço de cooperação de todos os benfiquistas, e não só, em prol do desenvolvimento humano, da justiça social e da preservação do ambiente. Estas causas que a todos nos movem são cada vez mais as grandes causas da humanidade num mundo em que tudo parece estar em ebulição, das pessoas ao clima, tornando a nossa vida coletiva um desafio permanente e erguendo nuvens espessas sobre o futuro.
Não é a primeira vez que isso acontece e a humanidade sempre tem encontrado soluções para resistir e evoluir ao longo de milhões de anos. Nos nossos tempos não será diferente, encontraremos novamente soluções, mas para isso não bastarão apenas génios e tecnologia, será necessária cooperação, convergência de esforços e participação de todos e cada um de nós.
No Benfica que tem como lema 'de todos um - E Pluribus Unum', a excelência de ser o melhor entre os melhores, a cultura e a mística assentam no coletivismo e não no individualismo. Não poderia ser doutro modo porque sabemos desde o primeiro dia que juntos somos mais fortes. É isso que faz a fundação, agrega e canaliza a força benfiquista para a transformação social e para a preservação do planeta. E não o faz sozinha, mas sim com todos, consigo, por isso quando fizer o seu IRS lembre-se da fundação e tenha a certeza, como sempre, que cada euro consignado é mais um impulso decisivo para a nossa missão coletiva!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4a


"3
O Benfica conquistou a Taça de Portugal de basquetebol no feminino pela 3ª vez (todas nas últimas 4 épocas), juntando este triunfo ao da Taça Vítor Hugo na presente temporada;

6-1
Diferença, em golos, favorável às francesas no embate entre Benfica e Lyon nos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol no feminino. Uma diferença que não espelha o equilíbrio entre as equipas, um facto notável do ponto de vista benfiquista tendo em conta o palmarés e valor do adversário. E compara com o encontro entre ambos os clubes em 2021/22, no qual o Lyon venceu cada desafio por 5-0, o que é demonstrativo da extraordinária evolução benfiquista, atualmente no 11º lugar do ranking europeu de clubes (seria o 9º se o ranking dos países não entrasse na equação);

8
Na mais recente convocatória da seleção nacional feminina de futebol constam 8 futebolistas do Benfica;

12
Foram 12 os jogadores da primeira equipa do Benfica ao serviço de várias seleções ao longo dos últimos dias;

16
O canoísta Fernando Pimenta é campeão nacional de fundo pelo 16º ano consecutivo. Nas mulheres, Teresa Portela também se sagrou campeã nacional;

50
50 anos depois, o Benfica voltou a ganhar a Taça de Portugal de voleibol no feminino, a 3ª do palmarés encarnado, depois de ter ganho as duas primeiras edições da competição;

25000
Novos sócios do Sport Lisboa e Benfica no último ano, referido por Rui Costa no discurso proferido na Gala dos 120 anos."

João Tomaz, in O Benfica

Bello: Taça...

BenfiquistadeGaia: Taça...

Vinte e Um - Como eu vi - Taça...

RND - 45 minutos...

O Benfica Somos Nós - S03E48 - Taça...