Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Vermelhão: 2 pontos perdidos no meio do Atlântico...

Santa Clara 1 - 1 Benfica


Esta partida não devia ter sido realizada! Além da questão do temporal de ontem, que 'provocou' o adiamento do jogo para hoje, com cinco minutos jogados, temos uma das equipas com 6 jogadores positivos com o Covid, e um que acabou por ter alta nos últimos dias!!! O relvado que ontem estava impraticável, e mesmo assim, só após cinco minutos é que houve 'coragem' para adiar o jogo, hoje mesmo não chovendo, fomos obrigados a jogar num piso que numas zonas estava 'pesado' e prendia a bola, e noutros zonas escorregava e acelerava a bola... Dando uma clara vantagem a uma das equipas, era praticamente impossível levar a bola no pé em velocidade, as mudanças de direcção davam sempre em escorregadelas... Com 'outras' equipas envolvidas, não teria havido jogo, tenho a certeza!
Eu sei que o Benfica tem um calendário apertado até aos jogos do Arsenal, e as datas disponíveis são poucas, e teríamos mais uma viagem de avião para fazer, mas a direcção deveria ter feito tudo para adiar a partida!

Em relação ao jogo, tivemos duas partes diferentes: a 1.ª com domínio total do Benfica, algo permitido pelo Santa Clara que baixou muito as linhas. Mas vários passes mal feitos nos últimos metros, não permitiram um desnível maior no marcador... Devíamos ter 'matado' o jogo antes do intervalo!
Na 2.ª parte, os Açorianos parece que levaram uma 'injecção', e apareceram com outra atitude, e o Benfica teve dificuldades a travar os ataques rápidos... acabando por sofrer um golo, após uma bola parada... As 'pilhas' do Santa Clara duraram mais alguns minutos, mas nos últimos 25 minutos (incluindo os descontos) voltámos a ter o domínio total! Com muita 'bola' mas poucos remates, alguns cruzamentos, mas poucas oportunidades claras...

Aquela entrada no 2.º tempo foi tão mal 'amanhada' que o nosso melhor jogador acabou por ser o Vertonghen que 'limpou' várias jogadas com muita classe...
É curioso verificar que nos 'tempos' do Jonas e do Félix, tínhamos um excelente jogo 'interior' entre-linhas, mas não tínhamos 'ameaça' na velocidade nas costas da linha defensiva contrária! Hoje com o Darwin, temos potencialmente o jogador mais rápido nas 'costas' da defesa, mas não temos jogo interior 'de costas' para a defesa contrária! O Lucas faz algumas coisas bem, mas no jogo de 'primeira' nas tabelinhas, a fazer de 'pivot', o nosso melhor jogador é mesmo o Gonçalo Ramos, que neste momento ainda é a última opção para o lugar!!!
Nas últimas partidas, temos visto um Rafa mais activo, 'fora de posição', e mesmo o Everton está a começar a aparecer noutras posições, mas continua a faltar desmarcações sem bola no 'espaço'...

Na questão da atitude discordo de muito benfiquistas... não acho que exista jogadores a dar menos do que podem, ainda hoje, tivemos vários jogadores a fazer sprint's  para 'trás' nos últimos minutos e a pressionar alto o jogo todo, num terreno muito pesado! A questão na minha opinião é diferente: temos alguns jogadores que nos duelos defensivos, são pouco 'espertos' na forma como se fazem aos lances, temos poucos jogadores com características de 'choque' (o Gabriel é dos poucos e tem estado de fora...), e talvez a razão mais importante: os nossos jogadores são constantemente intimidados pelos apitadeiros! Qualquer lance 'dividido', com o adversário a cair no relvado é falta contra o Benfica!!! Hoje, por exemplo, o Everton fez uma boa recuperação de bola, junto da nossa área, deu imediatamente falta perigosa contra o Benfica, que não deu golo por milagre... Os nossos avançados, usam os braços para ganhar posição, como todos os avançados de todas as equipas, mas só aos nossos avançados, são assinaladas faltas ofensivas... Hoje tivemos um festival de simulações dos Centrais Santa Clara, basta 'atirar' a cabeça para trás e deixarem-se cair... Enquanto os nossos jogadores são 'obrigados' a encolherem-se nos duelos defensivos junto da nossa área, os nossos adversários 'entram' com tudo, carrinhos, braços, empurrões, dentro e fora da área do Santa Clara e não tivemos uma único livre em posição frontal durante os quase 100 minutos!!! Isto acontece em todas as partidas do Benfica, e isto altera a forma como o Benfica 'pode' pressionar... Tenho mesmo a certeza, que nas palestras antes dos jogos, a equipa técnica avisa os nossos jogadores, para terem 'cuidado' com os contactos junto da nossa área!!! E isto no Tugão, só acontece com o Benfica, e com todos os adversários dos Corruptos... e dos Lagartos!!!

Uma nota ainda para a arbitragem: no choque de cabeças entre o Gilberto e o adversário, o jogo esteve parado 5 minutos; aquela lesão fantasma do guarda-redes do Santa Clara em cima dos 90 minutos, obrigou a mais 2 minutos de paragem; tivemos 9 substituições; e ainda mais algumas paragem e anti-jogo após o 1-1, e tudo isto somado deu 8 minutos de compensação, cumpridos com muito zelo!!! Numa situação idêntica, com 'outros', este jogo nunca terminaria com menos de 10 minutos de desconto!!!

Os indicadores estão quase todos negativos, mas o mais importante neste momento é recuperar os 'impedidos' pelo Covid, e verificar se mais ninguém dá positivo, porque além da questão da perca de ritmo dos infectados, temos outro potencial problema: a carga excessiva, sobre os utilizados, que neste momento não têm opções no banco!!!

A 'janela' de Janeiro abriu, mas não sei se vamos ter muitas movimentações... Fala-se do Veríssimo e pouco mais! Pessoalmente, acho que precisamos de facto de mais um Central de qualidade... Mas também falta um '6' (que podia ser o Florentino...), um '8' (o Gedson não me parece que faça a diferença...) e um avançado estilo Jonas ou Félix, que saiba jogar de costas para a baliza... e até Alas com capacidade de ir 'a linha' fazem falta (o Everton e o Rafa, raramente ganham a linha de fundo, porque tendem quase sempre para 'dentro', em diagonais interiores)! Resumindo, muita coisa!!! Eu sei que o sound-byte dos 100 milhões é muito popular, mas o facto é que o plantel do Benfica, nas últimas temporadas perdeu muita qualidade/profundidade... E num cenário 'normal' seriam necessárias várias janelas de transferência para voltar a ter um plantel de qualidade equilibrado em todas as posições! E nem sequer vale a pena fazer comparações com os 'outros' plantéis dos candidatos ao título, porque para o Benfica ser campeão não é suficiente ser melhor do que os outros, temos que ganhar a todos de goleada, e depois celebrarmos os títulos, nas última jornada 'à rasquinha'... Não temos penalty's a favor, nem podemos andar o jogo todo a dar porrada e a terminar com 11... as regras são simplesmente diferentes!!!

Tiago Pinto...

Para vencer


"Não fosse a intempérie que se abateu sobre a ilha de São Miguel, nos Açores, hoje versaríamos sobre as incidências da partida iniciada ontem, mas interrompida por volta dos cinco minutos de jogo entre Santa Clara e Benfica.
O estado do relvado, impraticável para o futebol, logo se tornou evidente, não havendo outra opção senão a interrupção e reagendamento do jogo. Assim, hoje, às 17 horas (16 horas locais), a partida será reatada, esperando-se que as condições climatéricas ajudem a que se possa concluir o desafio.
Não obstante a realização do jogo em dois atos, o objetivo da vitória mantém-se inalterado, a exigir compromisso e carácter, como sempre acontece em todas as vezes que uma equipa do Benfica entra em campo.
Somar três pontos e, assim, reaproximarmo-nos e mantermos a pressão sobre o líder é o que nos norteia para esta tarde, sabendo que, pela frente, temos um adversário que luta, no mínimo, por pontuar. Isso ficou bem visível no escasso tempo de jogo realizado, com ambas as equipas, apesar das notórias dificuldades na circulação de bola, a tentarem acercar-se da baliza contrária e, inclusivamente, a rematarem.
Esta temporada tem sido atípica, também, pelo calendário ainda mais sobrecarregado do que a norma. Trata-se de uma consequência desejável, e que não enjeitamos, da permanência em todas as frentes. Temos quatro títulos em disputa, aos quais nos lançamos, sem exceção, com a ambição que nos caracteriza enquanto instituição desportiva sempre vocacionada para o sucesso.
Que hoje a nossa equipa saiba ultrapassar as dificuldades com que se deparará e consiga somar os três pontos almejados.
De Todos Um, o Benfica!"

Vamos continuar a brincar à fantochada que é este campeonato?


"Steven Vitória seria, muito provavelmente, o titular do jogo de hoje frente ao FC Porto, mas a direção do Moreirense quis intervir no 11 inicial e, presumivelmente, colocar Ferraresi no seu lugar. César Peixoto não gostou desta e de outras intromissões e demitiu-se. E quem é Ferraresi?

Nada mais, nada menos que o ex-jogador do FC Porto B (emprestado pelo Manchester City), onde disputou 23 jogos. De realçar que, até ao momento, Ferraresi apenas tinha disputado 5 jogos pelo Moreirense em todas as competições. Foi precisamente este o jogador que cometeu o penálti forçado a favor do - seu - FC Porto.

Desde que Sérgio Conceição teve a distinta lata de pedir mais penáltis a favor, o FC Porto tem admiráveis 12 grandes penalidades em 19 jogos (13 em 20 se considerarmos o jogo da Supertaça, frente ao SL Benfica).

23/06 Porto-Boavista, 2 penáltis
29/06 Paços de Ferreira-Porto
05/07 Porto-Belenenses, 1 penálti
09/07 Tondela-Porto, 1 penálti
15/07 Porto-Sporting
20/07 Porto-Moreirense, 1 penálti
25/07 Braga-Porto
19/09 Porto-Braga, 2 penáltis 
26/09 Boavista-Porto

03/10 Porto-Marítimo, 1 penálti
17/10 Sporting-Porto
24/10 Porto-Gil Vicente, 1 penálti
30/10 Paços de Ferreira-Porto, 1 penálti
08/11 Porto-Portimonense
28/11 Santa Clara-Porto
05/12 Porto-Tondela
20/12 Porto-Nacional, 1 penálti
29/12 Guimarães-Porto
03/01 Porto-Moreirense, 1 penálti

Na Liga NOS, o FC Porto leva 7 pontapés de penálti em 12 jogos, o Sporting CP 5 e o SL Benfica 0. Até quando irá continuar o regabofe?

É isto a Liga Portugal. Que siga o circo e não se esqueçam de consultar as imagens em anexo (e partilhar a publicação)."