Últimas indefectivações

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

No bom caminho...



As nossas 'meninas' Teresa Portela e Joana Vasconcelos, acompanhadas pela Helena Rodrigues e a Beatriz Gomes, conseguiram qualificar-se directamente para a Final do K4 500m, sem ter que passar pelas respescagens. Nas duas eliminatórias os vencedores tinham acesso directo à Final, Portugal ficou em 2º, mas como foi dos 'não qualificados' a equipa mais rápida, teve acesso directo, à Final.
Depois do mau início dos Jogos para Portugal, antevi que a Canoagem seria a nossa melhor hipótese para conseguir Medalhas... para já as coisas estão a correr bem, mas é preciso lembrar que a Alemanha e a Hungria são as grandes favoritas (quase impossível derrotar estas duas equipas), e que nas repescagens (meias-finais) que se seguiram... que qualificaram a Polónia, a Bielorússia, a Rússia, a Grã-Bretanha e a França para a Final, só as Franceses fizeram pior tempo que as Portuguesas (na Canoagem o vento condiciona muito as marcas, portanto pode não ser significativo...), isto pode dizer que as equipas que foram às repescagens, sabendo que a Hungria e a Alemanha são muito fortes, resolveram poupar-se nas eliminatórias... portanto o '3º lugar' de Portugal no dia de hoje, não faz da tripulação Portuguesa favorita ao Bronze... será muito duro, mas é possível, nesta final Olímpica totalmente Europeia (recordo que recentemente esta equipa ficou em 5º lugar no Europeu, nesta prova, atrás da Alemanha, Bielorússia, Hungria, e Grã-Bretanha).

Amanhã a Teresa Portela vai competir no K1 500m, onde é uma das favoritas à final (recentemente ficou em 3º lugar no Europeu no K1 200m), e a Joana Vasconcelos (com a Beatriz Gomes) também vão competir no K2 500m, onde também são favoritas para chegar à final (recentemente ficaram em 3º lugar nos Europeus no K2 200)... A Canoagem de velocidade ao contrário por exemplo do Remo, é um desporto dominado normalmente pelos Europeus, portanto estes resultados recentes das nossas canoístas dão-nos esperanças...

PS1: No K2 1000m a dupla Portuguesa, Emanuel Silva, Fernando Pimenta, também conseguiu a qualificação para a Final, mas tiveram que ir às repescagens (meias-finais), depois de na elminatória terem sido ultrapassados nos metros finais pela Hungria, depois de um erro infantil do Pimenta!!! E o esforço extra das eliminatórias, podia ter sido fatal nas repescagens (1 hora depois), onde conseguiram o 3º lugar, o último que dava a qualificação!!! Também aqui a Hungria e a Alemanha são as grandes favoritas seguidas da Eslováquia...

PS2: Depois do início desastroso da comitiva Portuguesa nos Jogos, os resultados 'estabilizaram'!!! A Natação (com excepção do recorde nacional do Pedro Oliveira) e o Judo, colocaram uma carga muito negativa em cima da missão Portuguesa (além da derrota do João Monteiro no torneio dos singulares de Ténis de Mesa, a prova do Marcos Chuva no Comprimento e do Ganchinho nos trampolins, e ainda alguns resultados da Vela...), a verdade é que também temos tido vários resultados satisfatórios, com várias classificações nos 16 primeiros (meias-finais), e até nos 8 primeiros (finalistas), com direito a diploma Olímpico... 

Um olhar sobre os Jogos

"Os primeiros dias de competição nos Jogos Olímpicos de Londres não têm trazido boas notícias para o Desporto português. Para além da derrota daquela que era, à partida, a principal estrela da companhia lusa (...), as eliminações têm-se sucedido a ritmo acelerado, e - oxalá me engane - não é expectável que no momento em que o leitor tiver este Jornal em suas mãos, o panorama se tenha alterado substancialmente.
O Futebol, e os seus sucessos relativos (Selecção no Euro 2012, Ronaldo, Mourinho, Benfica na Champions), distraem-nos muitas vezes de um dado objectivo, que competições como as Olimpíadas revelam de forma avassaladora: a nossa pequenez desportiva e não só.
Nem falo das superpotências China, Estados Unidos ou Rússia. Quando vemos países como Quénia, Etiópia, Jamaica, Coreia do Norte, Cazaquistão, ou Geórgia passarem-nos destacadamente à frente, percebemos que algo vai mal por aqui. E creio que tudo começa no praticamente inexistente Desporto Escolar, e nas inultrapassáveis barreiras que um jovem encontra para conciliar os estudos com a prática, a sério, de uma modalidade desportiva. A falta de infra-estruturas, e a hegemonia cultural e mediática do Futebol, fazem o resto. O resultado está à vista.
Noutro plano, os Jogos têm trazido alguns resultados surpreendentes. Phelps, Kitajima, ou Federica Pellegrini mostraram, na Natação, que os seus melhores dias talvez já não sejam estes. Em contrapartida, o veteraníssimo Alexandre Vinokourov - que anunciara o fim de carreira após grave lesão em 2011 -, arrecadou o Ouro no Ciclismo, numa prova cujo perfil fora desenhado à medida do britânico Mark Cavendish. Destaque ainda para a armada chinesa, que não pára de conquistar medalhas; e para a eliminação da Espanha no Futebol.
Em termos televisivos, há que saudar a ampla cobertura da RTP (que tantas vezes tenho criticado a outros propósitos), e lamentar a total inexistência da Sport TV (que tão bem estivera no Europeu), canal desportivo que nem parece sê-lo."

Luís Fialho, in O Benfica