Últimas indefectivações

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Final da 1.ª fase...

Benfica 75 - 66 CAB Madeira
18-16, 17-16, 17-21, 23-13

Fim da 1.ª fase da Liga, com a vitória esperada, apesar das dificuldades! Só no último período conseguimos uma vantagem substancial... Isto numa partida, onde defrontámos muitos ex-companheiros!

Com a classificação definida, dos nossos 5 adversários na 2.ª fase, só não perdemos com os Corruptos!!! Com todos os outros (Vitória, Oliveirense, Galitos e Illiabum) perdemos os jogos fora!!! Temos equipa para vencer os 10 jogos, mas para isso é preciso jogar muito melhor...
E sem lesões será mais fácil!!! O Lonkovic hoje já esteve na ficha da partida, mas não foi utilizado... as recuperações do Raivio e do Morais ainda preocupam!!!

Mitroglou com o líder às costas

"Tem sido assim ao longo das últimas semanas: um Benfica muito dependente de Mitrolgou - e também de Ederson, que ontem voltou a ser obrigado a trabalho redobrado - para resolver os problemas que, embora líder, não consegue disfarçar. Claro que não é só demérito dos encarnados, o Chaves provou na Luz aquilo que já tinha mostrado em jornadas anteriores: é uma excelente equipa, muito bem orientada por Ricardo Soares, treinador que conseguiu pegar no grande trabalho desenvolvido por Jorge Simão e, apesar das baixas provocadas pelo mercado de inverno, manter uma equipa competitiva - talvez até mais competitiva do que na primeira fase da época.
Ainda assim, o conjunto de Rui Vitória, repetimos, voltou a não conseguir esconder algumas dificuldades que vem revelando de há uns tempos e esta parte, em especial quando chega a hora de controlar o adversário. A ausência de Fejsa no meio-campo na partida de ontem (e outras...) é, claro, um argumento a ter em conta, mas não explica tudo: a águia devia ter matado o adversário bem mais cedo, evitando os calafrios por que acabou por passar até Mitroglou, já em cima do final, bisar e fazer suspirar de alívio as bancadas da Luz.
Óbvio que o essencial foi conseguido: o Benfica ganhou e colocou desta vez toda a pressão no FC Porto, que depois de desgastante noite europeia na quarta-feira tem amanhã teste muito duro no Estádio do Bessa, onde entra ciente de que um deslize pode complicar (embora nunca hipotecar) a equipa na luta pelo título. Para os adeptos benfiquistas ficará, talvez, a ideia mais optimista mesmo não jogando de forma brilhante a equipa tem-se mantido na frente. E como não há mal que sempre dure, isso será sempre um bom sinal."

Ricardo Quaresma, in A Bola

Justo mas sempre incerto

"Início forte das águias
1. Tal como espectável, o moralizado e bem sucedido Desportivo de Chaves criou imensas dificuldades ao pressionado Benfica. Jogo a iniciar-se com forte presença do Benfica, a pressionar imenso a equipa de Chaves, com grande dinâmica do lado direito, através de Nélson Semedo, a castigar o lado esquerdo contrário convidando toda a equipa a acompanhar a sua dança frenética. Apesar deste forte cartão de visitas dos anfitriões, a estratégia dos personalizados visitantes passava por estancar o habitual e madrugador assédio contrário, espreitando criteriosamente as costas da defesa encarnada, tirando assim proveito das deambulações constantes dos seus competentes avançados para atingir a baliza de Ederson.

Semedo superlativo
2. Ao longo deste período e após entrada forte do Benfica, sempre que se soltava e conseguia estender-se no campo, o Chaves mostrava argumentos e os melhores momentos acabaram por ser dos visitantes com Fábio a desfrutar de três oportunidades para visar com êxito a baliza das águias. O habitual 4x4x2 do Chaves, dispondo de dois jogadores nos corredores laterais mas que buscam constantemente o espaço interior (Perdigão e Fábio) e um experiente médio travestido de avançado (Braga), conferem aos momentos ofensivos da equipa grande dinâmica e mobilidade, revelando ainda a equipa de Ricardo Soares grande capacidade para garantir equilíbrio defensivo em todos os momentos do jogo. Mas, como no aproveitar é que está a virtude, o golo do Benfica pelo impagável grego alterou o figurino do jogo - mais um momento superlativo de Semedo -, trazendo tranquilidade ao Benfica e tirando o Chaves do jogo por largos momentos. Mas depois do golo - somámos mais 12/15 minutos em que o Benfica assumiu o jogo, organizando o seu jogo de forma mais pensada e posicional - tudo voltou ao equilíbrio e a toada de parada e resposta com alta intensidade e transições consecutivas voltou a dominar a partida.
Neste contexto próprio de ténis de mesa, o fantástico golo de Bressan traz a verdade ao jogo (grande qualidade organizacional dos transmontanos) e obriga Rui Vitória a intervenção assertiva ao intervalo, trazendo Rafa para outros espaços (troca com Zivkovic) e amarrando Samaris à posição 6. 

Ousadia criou espaços
3. A segunda parte iniciou com valor individual dos intervenientes a ditar leis. Samaris aproveitou uma vez mais a magnífica propensão ofensiva do seu lateral e Semedo a oferecer o golo a Rafa.
O Benfica voltou a controlar o jogo, revelando maior capacidade para reduzir os espaços para as saídas de Tiba e companheiros, principalmente pelo melhor posicionamento de Samaris, mais altruísta na sua missão principal de 6, homem de coberturas, guardando as costas ao dinamizador de todo o jogo ofensivo encarnado, Pizzi.
Mais Benfica na segunda parte, mas com o Chaves a mostrar-se sempre vivo, atrevido e incómodo no seu jogo. O treinador flaviense partiu em busca do resultado, promoveu alterações que trouxeram robustez ao processo ofensivo, convidando os seus homens ao assalto final à baliza de Ederson. Válida e digna de elogios a reação dos homens do Norte trazendo suspense à composta arena da Luz. 
Tanta ousadia deixou espaços e permitiu ao implacável Mitroglou aproveitar a inocência do central contrário na abordagem ao lance rápido e fez o terceiro golo que selou definitivamente a partida. 
Bom jogo e resultado justo mas sempre incerto em função de uma boa réplica da equipa que viajou de Trás-os-Montes carregada de justificadas e legítimas ambições."

Daúto Faquirá, in A Bola

Sinais da bola

"1, 2, 3, 4, 5
Mitroglou (quem mais?) marcou dois golos e voltou a ser decisivo. Quinto jogo consecutivo a marcar - Nacional, Arouca(2), Dortmund, SC Braga e Chaves(2). O avançado grego é, neste momento, o abono de família benfiquista. Soma 22 golos em todas as provas.

Ui
O jogo a correr mal a Rafa e Pedro Tiba ainda lhe fez uma maldade (41'). O avançado avançou como um foguete para o médio e ficou com os olhos trocados quando Tiba passou a bola por trás das costas. O flaviense ainda foi finalizar o contra-ataque que lançou.

Quantos mais melhor
Cerca de dois mil flavienses estiveram na bancada a apoiar o Chaves. Caso raro de tanto apoio de um adversário das águias na Luz. O Chaves não visitava o palco dos encarnados para o campeonato desde 14 de Maio de 1999. Passaram quase 18 anos.

Inspira, expira
Benfiquistas com coração nas mãos nos últimos minutos. Pedro Tiba quase marcou aos 82' e o árbitro anulou golo a Massala por fora-de-jogo aos 83'. Depois de dois jogos a vencer por 1-0, Mitrolgou descansou o público ao marcar o 3-1 a dois minutos do fim.

Pé quente
Aprendeu a falar castelhano no Olympiakos e, no final do primeiro ano, já sabia português. Samaris, em declarações à BTV, falou em português corretíssimo e já conhece as expressões do futebolês. «Mitro está com o pé quente», assinalava."

Nuno Paralvas, in A Bola

Juniores - 2.ª jornada - Fase Final

Académica 1 - 0 Benfica


O objectivo é outro!!! Até 'dá' para estrear jogadores, nesta Fase... mesmo assim, deixar o Filipe Soares e o Dju no banco é 'estranho'!!!

Infelizmente já começa a ser habitual, nestes jogos das camadas jovens, quando o Benfica se desloca a campos com poucas condições e com adeptos Anti's - desta vez mascarados de adeptos da Académica -, a má educação e a violência acabam sempre por reinar... Quase sempre com a passividade das forças de segurança...!!!

Derrota em Braga

ABC 29 - 23 Benfica
(13-12)

Jogo muito mau... com demasiadas desconcentrações, numa partida onde tivemos 4 exclusões (duas delas ao mesmo tempo e que acabaram por 'cavar' a diferença no início da 2.ª parte...), contra 11 do ABC!!! Isto deu muitos minutos em superioridade numérica, que não aproveitámos... o Tiago Pereira fez falta!

Uma Semana do Melhor... semana passada!

Benfiquismo (CCCLXXXIX)

Esta correu mal...!!!

Rescaldo da vitória sobre o Chaves...

Um (...) viu Zivkovic a apreciar os prazeres da pesca à linha com o tio Jonas

"Ederson
Que nem um paciente na triagem de urgências do S. José, esperou mais de uma hora até ser de facto chamado a pronunciar-se. Fê-lo com uma excelente defesa denotativa da elegância e do pragmatismo que caracterizam os grandes guarda-redes e os poucos utentes civilizados do SNS. Há 157 minutos que não pontapeia ninguém.

Nélson Semedo
É uma interessante jogada de marketing. O presidente Luis Filipe Vieira terá falado com Nélson Semedo no final do jogo e convencido o internacional português a mudar o número da camisola, à medida que o valor do seu passe aumentar. No próximo jogo, Nélson exibirá o 65 + prémio por objetivos nas costas. Enfim: foi mais um jogão do miúdo. Palavra de honra que rebobinámos o jogo para encontrar uma acção errada que fosse e só vimos o amarelo que o impede de jogar na próxima jornada. Entretimento fizemos flash forward e já lá estava o André Almeida.

Luisão
Uma sucessão bem conseguida de cortes atentos e intervenções esclarecidas que são um hino à sóbria eficácia do nosso capitão e uma chatice para quem tem de escrever sobre a sua exibição, mas pelos visto já escrevemos. Siga.

Lindelof
Tem chegado a horas ao trabalho e demonstrado interesse nas tarefas menores delegadas pelos superiores hierárquicos, não obstante o interesse já demonstrado em abraçar um novo desafio profissional. Devia parar de publicar citações inspiradoras no Linkedin. Nunca ninguém foi contratado por ter lido Paulo Coelho.

Eliseu
Exibição pouco entusiasmaste, um pouco como aquele empregado do chimarrão que aparece com presunto, quando já enfardámos dois quilos de maminha. Vimo-lo algumas vezes como jogador mais recuado no terreno quando a equipa atacava, o que nos levou a imaginar Eliseu como protagonista num filme intitulado “O Ultimo Homem”. Sim, claro, um filme de terror.

Samaris
Continua a acusar o facto de não ser Ljubomir Fejsa. Ocupar esta posição na equipa do Benfica é uma tarefa ingrata, especialmente para alguém que cresceu a ler Aristóteles, besuntado em protector solar SPF50, numa praia qualquer. Naquela zona do terreno, precisamos de mais Sarajevo e menos Mykonos.

Pizzi
Manteve algumas das características que nos fazem gostar dele - o penteado, o toque de bola, a qualidade do passe um ou outro passe a romper - mas a sua condição física, digna de um Andrea Pirlo com 45 anos e uma artrite, leva a que se esconda um pouco mais nas acções ofensivas. Assim que viu o seu número no placar de substituição, abandonou o campo em passo de corrida, uma decisão da qual se espera que recupere totalmente no terceiro trimestre de 2017.

Salvio
A sua melhor acção no jogo aconteceu quando evitou tocar na bola e isolou Nélson Semedo para o cruzamento do segundo golo. Agora pensem.

Zivkovic
Chegou a Lisboa menino e vai cumprindo o desígnio de se tornar homem, o que coloca os adeptos na difícil posição de terem que partilhar a sua paternidade e aceitar algumas infantilidades. Zivkovic começou o jogo a tentar compreender a chegada da puberdade e terminou, para surpresa dele próprio, e dos pais, a apreciar os prazeres da pesca à linha com o tio Jonas. Hoje só apanharam tainhas, mas isto vai lá. Tal como a maioria das pessoas ao longo das suas vidas, irá abandonar as tendências mais libertárias e irreverentes da juventude para se entregar à eficácia do tentado, que inevitavelmente o tornará um dos melhores extremos do mundo. Infelizmente isso já não será problema nosso.

Rafa
Depois de uma primeira parte em que foi quase, mas a intenção era boa, aproveitou a segunda vida no jogo para voltar a marcar no campeonato e, mais uma vez, convencer os adeptos de que está prestes a explodir. Lembrem-se do que aconteceu ao outro. Boa segunda parte, ainda com pulmão para ensaiar algumas jogadas de FIFA com Jonas e Mitroglou.

Mitroglou
Os seus golos podem até valer 45 milhões para o Shuangzei Ca-ching, mas a alegria e a liberdade que demonstrou em campo não têm preço. O quê? Perdoem-nos o lirismo. 80 milhões, amigos. Ele foi lances individuais, combinações inteligentes com os colegas, recepções orientadas, adversários desorientados, artes marciais que quase davam golo da jornada na Eurosport, golos e mais golos, sorrisos rasgados. UFA. Aquele golo milagroso em Braga deu a Mitroglou a confiança que muitos de nós só recuperam depois de assistir a um vídeo de Gustavo Santos. É que talvez não saibam mas a vida é uma troca, como tal, tens de saber trocar o melhor de ti com o melhor dos outros e nunca o melhor que tens com o pior do que têm para ti.

Jonas
Lê Lê Lê
Lê Lê Lê
Samba, tira o pé do chão
Se solta e samba
O seu coração já bate samba
Pois, o nosso lema é a união, sem discriminação
Faz um dois, um lá e cá
Deixa o corpo balançar
Quando menos perceber o meu samba é p'ra vencer
Na segunda, no refrão, sem querer vai bater na mão
E aí vira Carnaval,
Alegria geral
Lê Lê Lê
Lê Lê Lê
ExaltaSamba, “Samba Alegria”, composição de Renato Xavier de Souza

Filipe Augusto
Continua a demonstrar fome de bola; perdão, uma furiosa galga. Assim que entra em campo não percebemos se é Filipe Augusto que corre muito depressa ou Pizzi que está a recuar. O brasileiro junta a essa velocidade um pé esquerdo mundividente com licenciatura na Universidade da Vida, mochilão no Sul de Espanha, e MBA no INSEAD. Se continuar a abordar cada lance como se fosse o último, ninguém conseguirá antecipar quando é que Jorge Mendes o levará para outro clube.

Cervi
Três minutos em campo, tempo suficiente para realizar um sonho de infância e trocar de camisola com Mitroglou.

Chaves (Grupo Desportivo de)
Que maravilha. Dá gosto ver. Os sistemas de classificação mais ortodoxos colocam esta agremiação em sétimo lugar, mas seguem imparáveis em segundo no coração do Kralj.

Chaves (Pastéis de)
Que maravilha. A massa que canta, a suculenta carne picada, o perfume dos temperos, o refluxo por termos comido um ao pequeno-almoço.

Chaves (Diana)
Tudo menos o refluxo."

Cadomblé do Vata

"1. Melhor o resultado do que a exibição, mas o que interessa é que ganhamos... e como o FCP só joga domingo, vamos passar o fim de semana altamente pressionados em 1º lugar com 4 pontos de vantagem.
2. Ganhamos com os golos a serem marcados pelos barbudos Mitro e Rafa... se os flavienses quiserem obter um bom resultado da próxima vez que vierem à Luz, aconselho que em vez de terem no banco o Ricardo Soares, apresentem o Wilkinson Sword.
3. Para além da nossa vitória, este jogo demonstrou também que Fábio Martins tem um dos pontapés mais potentes da 1ª Liga... umas vezes na bola, outras na canela do Samaris, mas sempre a chutar à bomba.
4. Fortíssimo o Desportivo de Chaves nos remates de longa distância... se continuam neste registo, no fim da temporada têm que mudar o nome para Desportivo de Isaías.
5. O golo do Rafa foi algo ambíguo e susceptível de diferentes interpretações... por exemplo, para os Benfiquistas foi "golo"... para o Olegário Benquerença terá sido uma "defesa in extremis"."

Vermelhão: só faltam mais 11 finais !!!

Benfica 3 - 1 Chaves


Tal como suspeitava, jogo muito complicado, contra a equipa 'sensação' do Campeonato. O Chaves além de defender colectivamente, tem jogadores de qualidade nas saídas para o contra-ataque... e mesmo perdendo alguns jogadores em Janeiro, principalmente no meio-campo, conseguiu compensar as 'saídas' com organização colectiva...
Num momento onde temos um calendário 'apertado', teria sido preferível um jogo mais 'calmo', mas acabámos por ter um dos jogos mais 'intensos' na Luz esta época, principalmente porque o adversário quis participar no jogo!!! Não fez anti-jogo e isso faz toda a diferença...
Também não defendeu 'alto', deixou o Benfica trocar a bola na 1.ª fase de constrição, recuou a linha do meio-campo, para junto da linha defensiva, mas sempre que recuperou a bola, mostrou organização, e qualidade...
Ao contrário do que já ouvi (na rádio) e li em alguns locais, apesar das dificuldades, o Benfica foi sempre superior... mesmo cometendo alguns erros:
- a aposta do Rafa na 1.ª parte, jogando no 'meio', foi um erro...
- o Zivkovic é neste momento, claramente, a melhor aposta para a Ala direita, não o lado esquerdo..
- o Samaris em vários momentos do jogo, não conseguiu 'fechar' as perdas de bola do Benfica, recuando em demasia para junto da nossa linha defensiva, e não pressionando... abrindo um buraco no meio...!
Curiosamente na primeira jogada do jogo, parecia que ia ser fácil entrar pelo 'meio' na defesa do Chaves... foi lance único! O Rafa não tem as rotinas da posição, a diferença para o Jonas é gigante... a recepção de bola, entre linhas, e a capacidade de decisão do Jonas é inagualável no actual do Benfica...
Este problema, obrigou o Benfica a 'rodar' a bola por 'fora', tornando o nosso jogo previsível... com o Salvio a decidir sempre mal, com a bola a não chegar ao Zivo, com o Eliseu a não subir... acabaram por ser as 'subidas' do Semedo, os únicos movimentos desequilibradores...
Mesmo assim, apesar de 2 ou 3 saídas perigosas do Chaves, o Benfica marcou... e até podia ter marcado mais...
Para mim, o momento do 'complicómetro' foi mesmo o falhanço do Mitro perto do intervalo, praticamente na única boa decisão do Salvio... Seria o 2-0 antes do descanso! No ataque seguinte, o Chaves empatou...!!!
O 2.º tempo foi completamente diferente, ainda antes da entrada do Jonas, notava-se um Benfica mais agressivo... mais rápido... E com a deslocação do Rafa para a esquerda, ganhámos velocidade no flanco... De longe os melhores minutos do Rafa no Benfica, após o 1.º jogo em Arouca!!! E não foi por ter marcado o golo...
Apesar do 2.º golo, a substituição do Jonas pelo Salvio, manteve-se... A mensagem era clara, queríamos o 3.º golo. E só devido à uma tremenda falta de eficácia, não marcámos... E desta vez, nem foi preciso o guarda-redes adversário 'engatar', os nossos remates saíam quase sempre ao lado...!!!
Com a diferença mínima o Chaves acreditou e o Benfica começou a temer o empate...! Apesar desta reacção de louvar do Chaves, o Ederson fez neste período uma única defesa complicada, num remate de muito longe...
Até que, depois de perdermos muitos ressaltos, finalmente uma bola 'sorriu' ao Benfica, e o Mitro 'fechou' o jogo com o 3.º golo!
O Ederson voltou a ser fundamental, com a tal defesa na parte final, mas também com duas saídas aos pés dos adversários... e com muita tranquilidade nas saídas pelo ar...!!!
Luisão e Lindelof estiveram bem... até porque os jogadores mais perigosos do Chaves são os Alas... e portanto 'longe' da sua área de acção...
O Semedo fez duas assistências, além de ter defendido bem... está num grande momento de forma, e vai fazer falta na Feira... O Eliseu 'protegeu-se', não subindo muito... mas com o Nelsinho no outro lado, é preciso ter um lateral esquerdo, comedido.
Não é fácil substituir o Fejsa, o Samaris entrou mal na partida, a passar a bola e a defender, mas com o tempo foi melhorando... Aquela entrada assassina que sofreu logo aos 5 minutos, também não ajudou! Uma das diferenças maiores entre o Samaris e o Fejsa é na reacção à perda bola, o Sérvio 'ataca' a bola, com tudo, e raramente é ultrapassado; o Samaris 'recua' demasiadas vezes para junto dos Centrais e quando tenta a pressão alta, perde muitas vezes os duelos...
O Pizzi normalmente só é elogiado quando marca golos...!!! Mas hoje, pareceu-me um dos melhores jogos do Pizzi dos últimos tempos!!! Principalmente devido aos passes médios e longos, algo que ele não costuma arriscar... e desta vez, acertou praticamente em todos!
O Salvio não está bem. Decisões erradas atrás de decisões erradas... O problema 'duplica' porque 'empurra' o Zivo para a esquerda!!! Foi notória a melhoria do jovem Sérvio no 2.º tempo...
Tivemos dois Rafas, o da 1.ª parte, nada adaptado à posição... no 2.º tempo, o Rafa que queremos, com velocidade, com a bola colada aos pés, embalado...
Que dizer de Mitrolgou, a passar claramente pela melhor fase da sua carreira no Benfica... E isso nota-se até nas movimentações sem bola... onde tem estado muito disponível!
Boa entrada do Jonas, dando imediatamente outro critério na construção de jogo ofensivo... Na parte final, foi demasiado fução... queria mesmo marcar um golo!
O Filipe Augusto entrou para dar força ao meio-campo, mas desta vez, entrou algo trapalhão... O Cervi devia ter entrado mais cedo, porque o Benfica precisava de ter mais bola no pé... e mesmo vertigem ofensiva!!!
No estádio, retardei o festejo no 1.º golo... estava longe, não me apercebi se houve ou não falta do Mitro. A caminho de casa, foi curioso ouvir na rádio, opiniões seguras, que depois justificavam-se com a frase: a repetição não é clara!!! Pronto fiquei logo se sobreaviso: chego a casam vejo o video... e de facto a repetição nada mostra!
Já sei que este lance vai ser usado, para branquear os milhares de outros lances que ocorreram nos jogos do Benfica e dos Corruptos... Mas as imagens não provam nada. nadinha... Só verá falta no lance, quem quiser que seja falta...
Não existe agarrão, os dois jogadores usam os braços para ganhar posição, e o defesa do Chaves, aparentemente desequilibra-se nos apoios (não existe rasteira nas pernas), mas vamos ter Circo!!!
Circo esse, que vai olhar de lado (ou passar por cima completamente...) para o lance do Fábio Martins sobre o Samaris: Vermelho directo aos 5 minutos da partida!!! Houve outros cartões perdoados, muitos ao Chaves, o Samaris e o Eliseu também podiam ter levado... mas curiosamente acabou por ser o Semedo a levar o 1.º amarelo da partida, num lance igual a muitos outros... Logo um jogador que estava à 'bica'!!!
No Canto, onde se vai dizer que foi anulado um golo ao Chaves, existe uma dupla falta: fora-de-jogo, e obstrução... é só escolher!!!
Rui Vitória vai ter uma decisão difícil para Terça-feira na Amoreira: o mais provável é dar descanso a vários jogadores; mas a 2.ª mão da Meia-final da Taça de Portugal, com o Estoril, também está 'encaixado' num momento difícil (jogo com os Corruptos), portanto seria 'agradável', 'matar', a eliminatória no primeiro jogo!!!
Mesmo assim acredito que Júlio César, Jardel, Almeida, Carrillo, Cervi, Jonas e Jiménez vão ser titulares...!!