Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Enormes e eternos

"Não acredito em vitórias morais, mas detesto derrotas imorais. Na passada quarta-feira o Benfica, aumentou o seu prestígio, ao ser afastado da Liga dos Campeões daquela forma. A eliminação de quarta-feira foi imoral e deu moral. Sem centrais, com duas arbitragens inclinadas, com uma personalidade invejável, foi um grande Benfica Europeu aquele que caiu em Londres. Caiu amparado por 3000 adeptos que durante 94 minutos calaram Stamford Bridge. Há clubes que têm nos seus adeptos das suas páginas mais míticas, as suas marcas distintivas, acontece por exemplo com Celtic e Liverpool. O que se passou entre os adeptos e o Benfica na passada quarta-feira aproxima-se em muito desse patamar de excelência. Também por isso há que ter orgulho.
Há razões para os adeptos terem orgulho na equipa e há razões para a equipa ter orgulho nos adeptos. A equipa que deixou pelo caminho aqueles que este ano serão campeão Inglês e campeão russo, respectivamente, merecia estar nas quatro melhores da Europa. Ainda assim o Benfica teve uma excelente participação na Liga dos Campeões. Temos de volta m Benfica consistentemente forte na Europa.
Verdade é que a justiça tarda mas não falta, para o ano o Benfica estará na Liga dos Campeões e o Chelsea não. Podem anotar. Há condições para manter a vontade e a qualidade de jogo e vencer os seis jogos que faltam. Com seis vitórias teremos seguramente um título e muito provavelmente dois.
Ganhar ao Sporting na segunda-feira e conquistar em Coimbra o troféu na sábado seguinte são decisivos para uma época do tamanho das nossas ambições e da nossa história. Sem erros dos árbitros já éramos campeões, se não houver mais erros ainda o seremos. A parte que depende de nos é estarmos focados no nosso jogo, sem outros factores e acreditar que haja correcção e honestidade."

Sílvio Cervan, in A Bola

Juniores - Fase Final - 9ª jornada

Cafú

Setúbal 3 - 4 Benfica

Susto desnecessário, a vencer por 0-3 permitimos o empate e só aos 87 minutos o Cafú 'salvou' os 3 pontos!!!
Na próxima jornada recebemos os Corruptos, jogo que poderá ser decisivo, em caso de vitória damos um passo gigante para o título (algo altamente improvável a alguns meses atrás!!!)...

Benfica..........20
Sporting..........19
Corruptos........18
Braga..............16
Guimarães.......11
Nacional..........11
Setúbal............4
Leiria...............4

Para memória futura...

Recordo aqui o épico jogo de Marselha para a Liga Europa, com o nefasto Skomina a passear a sua 'classe'!!!

Não encontrei um video com o resumo, completo, do Benfica 1 - 1 Man United, para a 1ª jornada da Champions desta época, sendo assim deixo aqui a minha avaliação do trabalho do árbitro:
"Quando soube que seria o Skomina o 'mariscador', fiquei preocupado, alguns benfiquistas, meio a brincar meio a sério, levantaram a hipótese que a arbitragem em Marselha era uma indicação do 'caseirismo' do árbitro, e que esta noite, ele voltaria a provar o seu 'caseirismo'!!! Pois bem, afinal o problema não é o 'caseirismo'!!! Nojenta, vergonhosa, a UEFA no seu melhor (não estou a ser irónico!!!)... não houve golos mal anulados, penalty's, expulsões, até porque os jogadores ajudaram, mas as faltinhas marcadas, e as faltinhas não marcadas em determinados lugares do campo, fizeram desta actuação, deste Esloveno amante de Sapateira, um perfeito exemplo de um 'trabalhinho' Inteligente!!! Vai longe este Skomina, dentro de pouco tempo vamos ver este espécime nos mais importantes jogos Europeus, de certeza absoluta...!!! Quando ontem, os Corruptos venceram com um extremamente zeloso árbitro Alemão, o mesmo que na Luz com o Twente, teve um critério 'larguissimo', à Inglesa(!!!), esquecendo-se inclusive de um penalty, maior que os caranguejos do Alasca(!!!), ficou claro que o Benfica não tem 'gabarito' Europeu (ainda bem!!!)... Ontem o livre que deu o golo do empate aos Corruptos, não teve repetições, mas como o treinador adversário se queixou, bastava os adeptos Corruptos, protestarem falta, e ela era logo marcada, hoje na Luz, parecia que estávamos a jogar em Old Traford!!!"

Fomos apitados 3 vezes por este animal, e por 3 vezes fomos prejudicados, como não acredito que o Benfica tenha provocado um trauma de infância a este Esloveno, algo se passa na UEFA para que isto seja o 'pão nosso de cada dia'!!! Sim, porque não é só o Skomina, este como ainda é novo, ainda faz as coisas de maneira demasiado descarada, com mais uns aninhos e ninguém dá pelos arranjinhos!!!
Por tudo isto, e muito mais, a recepção à equipa na última madrugada foi mais que justa:


Vitória


Benfica 10 - 2 Infante de Sagres

Injusta eliminação

"A eliminação do Benfica teve tanto de injusta, como de regeneradora. Injusta, porque nos dois jogos foi a melhor equipa. Regeneradora, porque vem de Stamford Bridge uma equipa animicamente forte.
O jogo londrino disputou-se debaixo de um imenso nevoeiro que me impediu de ver o Maxi em boa parte do jogo e terá reforçado o daltonismo num ignoto árbitro esloveno. Um juiz que preencheria todos os requisitos para fazer parte dos árbitros da nossa Liga.
Um nevoeiro que, incidentalmente, também houve la Luz que impediu um italiano (com nome terminado em i, bem poderia chamar-se Platini) de ver uma braçada de Terry.
J. Jesus e os jogadores foram inexcedíveis. Num jogo desta dificuldade, Jesus teve que armar uma defesa de recurso e totalmente improvisada. Quantas equipas assim não teriam sucumbido, mesmo na alta-roda do futebol?
Os grandes jogos do Benfica são aqueles em que tem sido possível conjugar melhor a filosofia de ataque com uma atitude mais cerebral do todo. Foi assim com o Basileia fora, o M. United, o Zenit na Luz, o Sporting de Braga em casa ou o Porto fora. Bem sei que está no código genético do SLB jogar em ritmo de permanente ataque, mas às vezes o excesso de cavalgada não produz os melhores resultados (o caso do golo do Chelsea na Luz...).
Este jogo evidencia ainda que, numa época com tanta intensidade competitiva, é fundamental rodar os jogadores e prepará-los para entrarem bem em qualquer momento. Vimos um magnífico Matic, um Capdvila que poderia ter jogado mais jogos, como vínhamos vendo um Jardel e um Miguel Vítor antes de se magoarem. Para já não falar em Saviola."

Bagão Félix, in A Bola

6 de Maio de 2009 Stamford Bridge...

"Na data referida no título deste editorial, uma calamitosa arbitragem do norueguês Tom Ovrebo permitiu ao Barcelona eliminar o Chelsea, em Stamford Bridge, abrindo caminho à equipa de Pep Guardiola para a vitória na Cahmpions. Reclamaram, carregados de razão, os londrinos. Ontem, os planetas alinharam-se de forma a que os blues de Londres fossem redimidos (em parte) do prejuízo de há três anos. Depois de muito ajudados, em Lisboa, pelo italiano Tagliavento, os ingleses tiveram no seu estádio, frente ao Benfica, o militante apoio do esloveno Skomina, que inviabilizou que a excelente exibição de um enorme Benfica tivesse como resultado natural a passagem dos portugueses às meias-finais.
Skomina, numa linha de imparcialidade semelhante à de Overbo, foi amigo do rico Chelsea, uma espécie de Robin dos Bosques ao contrário...
Os três mil adeptos benfiquistas que ontem marcaram presença em Stamford Bridge entoaram, muitas vezes, o nome de Michel Platini, presidente da UEFA. Mas, pelos vistos, nem com seis (nem com sessenta!) árbitros a coisa vai ao sítio. Na noite em que se abateu sobre a equipa de Jorge Jesus uma tempestade perfeita, o Benfica foi enorme, teve raça e mística e lutou até ao último segundo por uma presença nas meias-finais da Champions, que plenamente justificou dentro das quatro linhas. Agora, o Benfica tem de focar-se no campeonato e reagrupar forças para encarar olhos nos olhos a batalha de Alvalade.
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Ressurgiu o melhor Benfica...

"Contra ventos e marés, impecável organização e... tamanha alma que a fadiga levou sumiço... (...)

NUNCA desistir. Pelo menos nisso, o Benfica foi ontem brilhante. Tinha garantido ir a casa do Chelsea para ganhar e não esteve longe de o conseguir. Teve tudo a seu desfavor, começando pelo incrível rol de lesões nos seus 4 defesas centrais! Tendo de recorrer a impensável dupla Javi-Emerson, nem isso lhe conteve ímpeto atacante logo de início e pelo tempo fora. Espectacular e força anímica, resistiu a penalty, ao 1-0 daí decorrente e até à expulsão de Maxi que o atirou para 50 minutos em inferioridade numérica. Sempre ao ataque, dando o litro para virar do avesso a evolução da eliminatória. Exclente Benfica. Impecável na organização da equipa contra ventos e marés - defesa improvisada, linha média sem Javi e sem Witsel nos 50 minutos em que teve de ser lateral-direito; mas Matic foi... enorme! -, gigantesco coração, preciosa chamada de Nélson Oliveira, Yannick e Rodrigo para reforçar aceleração ofensiva. O Benfica não estará nas meias-finais da Champions (é difícil assinalar penalty contra o Chelsea - flagrante braço à bola na Luz; foi facílimo assinalar penalty contra o Benfica em discutível infracção de Javi...; e que discrepância de critério nos amarelos...), mas assinou ontem a sua mais convincente exibição dos últimos meses. Tamanha a alma que até a fadiga levou sumiço.
Ah!, ontem até houve a descoberta de que Emerson poderá ser muito melhor defesa-central do que defesa-esquerdo...

(...)"

Santos Neves, in A Bola