Últimas indefectivações

domingo, 17 de novembro de 2013

Vitória na Taça de Portugal

Ovarense 68 - 72 Benfica
20-17, 9-18, 18-16, 21-21

O mais importante era seguir em frente na Taça, e foi exactamente isso que o Benfica conseguiu. Mas não foi fácil...
Lendo as estatísticas, não é bom sinal verificar que o Doliboa, o Jobey e o Betinho foram obrigados a fazer os 40 minutos. O rendimentos abaixo do esperado do Weaver e do Cláudio Fonseca assim deve ter obrigado... este problema na rotação não é seguramente devido à ausência, por lesão, do Carlos Andrade!!! A ausência do Andrade faz-se sentir principalmente na defesa, na maneira como normalmente defende o melhor pontuador contrário, e a maneira como contagia os companheiros para a luta...
Dominámos os ressaltos, mas continuamos a falhar demasiados lançamentos, a inspiração hoje foi toda para o Mário Fernandes que lançou 4/4 nos triplos, compensando o desacerto do Betinho e do Jobey... O 2.º período por norma é sempre do Benfica, os nossos adversários dão alguns minutos de descanso aos titulares, e a nossa profundidade no banco faz a diferença. Ontem com a Sampaense abrimos a vantagem nesse período, hoje voltámos a fazer o mesmo, mas não foi o suficiente para ganhar uma vantagem confortável... e assim, no resto do jogo, com o nosso melhor 5, contra o muito provável melhor 5 do adversário, não conseguiu fazer a diferença, e isso é preocupante... A Ovarense nunca passou para a frente, mas chegou a empatar, e o jogo só ficou decidido nos últimos segundos...
Agora, nos 1/8 de final da Taça vamos defrontar o vencedor do Guifões / Angra Basket na Luz, portanto uma eliminatória teoricamente mais fácil... Espero que o enguiço da Taça de Portugal seja quebrado esta época!!!

Bom jogo

Benfica 3 - 0 Madalena
25-19, 25-12, 25-15

Pedia-se um bom jogo, e equipa não desiludiu. Tirando um pequeno período na entrada do 3.º Set, o Benfica fez provavelmente hoje, o jogo com menos erros não forçados da época!!!
O Madalena desiludiu-me, talvez o jogo de ontem com a Fonte Bastardo, a viagem para o continente, e alguns problemas físicos em jogadores nucleares, expliquem o jogo menos conseguido, mas mesmo se tivessem jogado bem, hoje, contra este Benfica, muito dificilmente ganhariam um Set !!!
Fim-de-semana, com 2 jogos e 6-0 em Set's, depois da derrota na Terceira era o mínimo que se podia exigir... Estou a gostar da evolução do João Oliveira, ainda não está ao nível dos companheiros, mas neste início de época, já 'cresceu'... 

Entrada demolidora

Póvoa 3 - 5 Benfica

Começamos praticamente a vencer, rapidamente chegámos aos 0-4, com mais uma vez o Bruno Coelho em evidência... só quando ficámos tapados por faltas, é que baixámos a velocidade, e entrámos em modo controle... e o excesso de relax permitiu o golo quase a fechar a 1.ª parte.
Voltámos a entrar bem na 2.ª parte, marcámos um excelente golo colectivo pelo Joel, e podíamos ter marcado mais... mas as faltas começaram a acumular, e voltámos a baixar o ritmo. O Póvoa marcou dois golos, o 2.º com culpas para o Bebé... que depois com o 3-5, esteve muito bem.
Apesar de 2 golos de diferença no Futsal serem muito pouco, muito sinceramente nunca senti o resultado em perigo, e mesmo quando o Póvoa arriscou o 5x4, fiquei confiante... no último minuto falhámos duas oportunidades escandalosas: uma por excesso de egoísmo do Ricardo Fernandes, e outra por excesso de altruísmo do Hemni!!!

É inacreditável, como em todos os jogos, é sempre o Benfica a chegar à 5.ª falta !!! O adversário é irrelevante, sem exagerar em 90% das 'partes' jogadas, chegamos sempre à 5.ª falta, e sempre com muito tempo para jogar: quase sempre entre os 6 a 8m do final da respectiva parte!!! Hoje, chegámos ao cumulo - preventivo... - de não utilizar o Gonçalo, por opção, depois de ter levado o cartão amarelo, ainda na 1.ª parte, enquanto o nosso adversário chegou aos últimos minutos, completamente folgado nas faltas... algumas delas bastante duras e desnecessárias, mas sempre com a certeza que nada de grave lhes iria acontecer.


Siqueira no bate-papo !!!