Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de abril de 2021

6.ª Campeã da Europa


Sexto título máximo Europeu, 15 medalhas em 15 participações - só 'falhou' um, devido a lesão -, é um(a) das atletas mais medalhadas da história do Judo Europeu, na minha opinião, devido à longevidade da carreira, provavelmente a melhor atleta portuguesa de sempre...
Isto nuns campeonatos, que sem o adiamento dos Jogos Olímpicos, a Telma nem sequer teria participado!
E hoje, em Lisboa, mas sem público, depois de uma Meia-final longíssima (mais de 10 minutos!), na Final, já em 'prolongamento' novo Ippon!!!
Gigante, é o melhor adjectivo para a nossa grande Telma!

Antevisão...

Contas...

Urge a polícia actuar


"Recordamo-nos do miúdo benfiquista que, em Braga, orgulhoso por trajar a camisola do Glorioso, foi obrigado, qual perigoso provocador, a despi-la sob as ordens e supervisão de zelosos responsáveis da escola que frequentava. Também nos lembramos dos inúmeros actos de vandalismo à Casa do Benfica de Braga, perpetrados por criminosos com recurso a sprays e pedregulhos. E recentemente houve o caso do (vai-se a ver) incauto que, por estar vestido à Benfica na Cidade dos Arcebispos, foi agredido com uma tocha.
Assumindo, quiça abusivamente, que os agressores são adeptos do SC Braga, não se tratará de sincretismo, pois tal pressuporia a combinação de princípios de diversas doutrinas, e isto é gente sem princípios nem inteligência, mas provavelmente de mimetismo, não se apercebendo eles, ironicamente, de que, por muito que lhes proclamem ódio, é nalguns vimaranenses que se inspiram.
A necessidade sentida por uma franja de adeptos, eufemisticamente apelidados de 'radicais', de demonstrarem que se equiparam a outros nos níveis de imbecilidade só não dá pena porque há vítimas. A cidade de Braga e as suas gentes, cuja esmagadora maioria por certo repudia estes comportamentos indignos, não merecem que estes actos se tornem recorrentes, exigindo-se pronta prevenção e acção polícias.
A todos os bracarenses que não se recêem nestas insídias, nomeadamente aos muitos benfiquistas que lá vivem, apela-se a que não soçobrem à tentação da reacção violenta. As autoridades, mais cedo ou mais tarde, terão de actuar em conformidade. E este é um problema que não se cinge a Braga ou Guimarães, também subsiste no Porto e em Lisboa e terá de ser solucionado devida e eficazmente por quem de direito."

João Tomaz, in O Benfica

Haris Matador Seferovic


"Eu próprio me sinto na dúvida: já não sei se a melhor exportação da Suíça é o chocolate, ou o Seferovic. Como é evidente, sempre preferi os golos do Seferovic a um pacote de Lindt. O problema é que não sabia bem com que Seferovic contar. Alguns bilhetes valiam golos ao cair do pano em Chavez, Moreira de Cónegos ou em casa com o Tondela. Em jogos grandes com FC Porto, Sporting e SC Braga. Mas outros bilhetes traziam um Seferovic com o mesmo nível de eficácia das operações ao joelho do Aboubakar. Por outro lado, os chocolates Lindt cumpriam sempre com o resultado a que se propunham: serem deliciosos. Esta diferença de regularidade tornava a resposta óbvia: o número 1 do ranking eram os chocolates.
Agora não é bem assim. Uma pessoa até já estava acostumada a um Seferovic inconstante em frente à baliza, no entanto, o homem não só não vacila como ainda responde com classe. Ora pica a bola por cima do guarda-redes, ora roda e envia um míssil para o fundo das redes, ora domina com a peitaça e oferece o golo a um colega. O Darwin não se emocionou por ter marcado golo. O jovem rapaz desfez-se em lágrimas porque percebeu que tão cedo não vai regressar ao onze. Este novo Seferovic é uma máquina demolidora. Corre sem parar, finaliza com elevada categoria e assiste com inteligência. Sente o jogo com a mesma adrenalina dos adeptos, grita de revolta quando algo corre menos bem. É maravilhoso ver o Seferovic a este nível, sobretudo depois de a sua qualidade ser tantas vezes colocada em causa. Batalhou, brilhou, quebrou, aguentou e agora está em alta. Eu até sinto que emagreci. Com um Seferovic assim, não preciso de Lindt para afogar as mágoas."

Pedro Soares, in O Benfica

Tudo é possível!


"Há sete jogos consecutivos que o Benfica vence. Há sete jogos consecutivos que não sofre qualquer golo. No campeonato, desde a partida de Alvalade (há já dois meses e meio), a nossa equipa apenas uma vez foi batida: de penálti, em Moreira de Cónegos.
Aquele que parecia ser o ponto fraco no início da temporada está, pois, debelado. A equipa é sólida, consistente e defende bem. Helton afirmou-se na baliza, e  Lucas Veríssimo mostrou que é reforço. Lá na frente. Seferovic marca e dá a marcar E Darwin voltou aos golos. Resultado: 0-5 no estádio do 5.º classificado.
Entre 4 de Janeiro e 21 de Fevereiro perdemos 15 pontos. Na altura muito se especulou sobre a crise benfiquista. A culpa era de Jesus, era de Rui Costa, era de Vieira, era de Mendes, era do planeamento da época, era das contratações, era das vendas, era do balneário, era dos parafusos do portão do Seixal. A verdade é que a equipa sofreu um surto de covid como nenhuma outra em Portugal, e custou a recompor-se. Com treino, com tempo e com saúde, aí está o verdadeiro Benfica 2020-21 - com o mesmo treinador, com o mesmo plantel, e com a mesma estrutura dirigente de há dois meses.
Se pudéssemos isolar e retirar as seis jornadas covid (após o Dragão e até à deslocação a Faro), o Benfica lideraria a classificação. Sem covid, fomos a melhor equipa.
Se ainda vamos a tempo, não sei. Que não é impossível, não é. Nas últimas seis jornadas recuperámos seis pontos. Considerando que ganhamos as oito partidas que restam, necessitamos de mais duas derrotas, ou três empates, do Sporting. Há que acreditar até ao fim. Ainda há esperança!"

Luís Fialho, in O Benfica

O grande Samuel


"As semanas vão passando, e os títulos vão sendo conquistados. Quer no plano individual, quer no plano colectivo, os atletas do Sport Lisboa e Benfica estão a honrar a nossa camisola como nunca, conquistando vitórias que nos permitem ir somando títulos atrás de títulos. No passado fim de semana, foi a vez de o atletismo nos brindar com mais um grande feito. Desta feita, foi Samuel Barata, o nosso fundista, que se sagrou bicampeão nacional dos 10000 metros. Na nova pista, em Coimbra, projeto em que a câmara municipal local deve ser saudada, Samuel Barata não deu hipóteses aos adversários e confirmou, com toda a classe que o caracteriza, ser o melhor fundista português da actualidade. Além de ser um grande atleta, Samuel Barata tem uma outra característica que faz dele um ser humano muito especial - a gratidão. No final, as suas palavras fora para Pedro Rocha, o seu treinador que nos deixou em Setembro do ano passado. Pedro Rocha foi um dos grandes obreiros da hegemonia do SL Benfica, no atletismo, na última década. Pedro Rocha foi um dos responsáveis pelos brilhantes resultados de Samuel Barata, e este faz sempre questão de recordar o seu treinador. O mesmo aconteceu nos Campeonatos da Europa, em Torun, na Polónia, onde Pedro Pablo Pichardo se sagrou campeão europeu do triplo salto. No final dos 3000 metros, Samuel Barata virou-se para a câmara e disse em alto e bom som: 'Isto é o PR team!' São atletas como Samuel Barata que ajudam a engrandecer o prestígio e a glória do SL Benfica. Samuel Barata tem o futuro pela frente e, seguramente, irá dar-nos muitas alegrias. Mas esta sua faceta merece ser enaltecida."

Pedro Guerra, in O Benfica

Sempre em cima!


"Quando falamos do que fazemos, temos de ordenar ideias e construir uma narrativa da pertinência e da dimensão do trabalho, mas também dos quês e porquês da obra feita. Foi o caso na 15.ª conferência da EFDN - European Football for Development Network, em que ouvimos a obra notável das fundações de tantos clubes por essa Europa fora e em que tivemos oportunidade de prestar contas do trabalho social feito pelo Sport Lisboa e Benfica através da sua Fundação.
Foi então que, sem surpresa e com um misto de humildade e orgulho, desfiámos o rol da nossa actuação durante a pandemia nas suas diferentes vagas e o papel absolutamente extraordinário do Benfica, que, logo na primeira hora, disse bem alto presente! Agarrou em dinheiro vivo e ajudou generosamente o SNS com 1 milhão, e com 200 mil euros em materiais. Isto em pleno pico pandémico, com o país assustado e apreensivo face ás incertezas do futuro, com as ruas vazias de gente, os estádios silenciados, as farmácias vazias de álcool, e os hospitais a lutar por meios essenciais de proteção e assistência.
É assim o Benfica, sempre em cima!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"7
Jogos consecutivos da nossa equipa de futebol sem qualquer golo sofrido na Liga NOS, um registo que só por 3 vezes foi superado no historial benfiquista na competição. A folha limpa com o Gil Vicente, se concretizada, igualará a 3.ª melhor série, conseguida em 1971/72;

11
Gonçalo Ramos simula disparos na celebração dos golos marcados e já demonstrou que tem gatilho fácil. Vai com 11 golos pela equipa B na presente temporada em apenas 9 jogos. Ocupa a 3.ª posição na lista dos marcadores da Liga SABSEG, a somente 1 dos líderes;

16
Com o golo marcado em Paços de Ferreira, Rafa passou a ser o 3.º ex aequo com Pizzi, no ranking dos golos e assistências nesta época. Marcou 9 golos e fez 7 assistências. Darwin soma 21 (13+8), e Seferovic lidera com 26 (10+6);

20
Golos marcados por Seferovic nas competições oficiais de 2020/21, perfazendo uma média ligeiramente superior a meio golo por jogo (20/39), o que é assinalável tendo em conta que foi suplente utilizado em 16 ocasiões. Na sua época mais prolífera, em 2018/19, precisou de 141.1 minutos para assinar cada um dos 27 golos marcados, enquanto agora  faz a cada 121.8 minutos (inclui tempos adicionais). Em Paços de Ferreira bisou pela 6.ª vez em 2020/21, igualando o feito de há 2 anos (e leva 6 assistências, tantas quanto em 2018/19);

63
E com os 8 golos marcados por Seferovic nos últimos 7 jogos, o suíço tem vindo a subir aceleradamente os ranking dos goleadores do Benfica. No início deste ciclo ocupava, com 53 golos, a 42.ª posição, agora é o 36.º melhor de sempre, com 63. No campeonato nacional soma 48 e está a 1 golos de igualar Reinaldo, o 30.º;

212
Pizzi passou a ser o 2.º jogador com mais jogos pelo Benfica no campeonato nacional neste milénio."

João Tomaz, in O Benfica

Ugarte e Vinagre | Dupla de reforços a caminho da Luz?


"Com o aproximar do final da época, os rumores de transferências estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da comunicação social e dos clubes. Dois dos jogadores mais associados, nos últimos dias, ao SL Benfica têm sido a parelha do FC Famalicão, Ugarte e Rúben Vinagre. Seriam estes dois jogadores boas opções para a equipa encarnada?
Comecemos por Ugarte. O médio uruguaio despontou cedo e rapidamente começou a despertar a atenção de scouts por todo o mundo. As suas exibições ao serviço dos uruguaios do CA Fénix, clube da sua formação, impressionavam qualquer apaixonado por futebol.
Ugarte é um médio centro capaz de desempenhar as funções de número seis ou de número oito. O médio uruguaio tem uma qualidade de passe muito acima da média. É muito forte na primeira fase de construção e consegue executar com muita qualidade sob pressão, aproveitando-se muito da sua boa capacidade com ambos os pés. A sua boa visão de jogo permite-lhe encontrar sempre soluções. É forte a queimar linhas, e tem também alguma chegada à área.
Defensivamente é um jogador que lê muito bem o jogo e consegue ocupar bem os espaços. É forte na antecipação e é um jogador muito intenso, e graças a isso vence muitos duelos. Tem espaço para melhorar defensivamente, sobretudo no que diz respeito ao um contra um e no timing dos desarmes. No entanto, devemos ressalvar que o camisola oito do Famalicão tem apenas 20 anos e uma margem de progressão enorme.
A transição para Portugal foi muito positiva, tendo rapidamente assumido protagonismo em Vila Nova de Famalicão. Ugarte encaixaria como uma luva nas ideias de Jorge Jesus. Um médio forte com a bola nos pés, mas forte defensivamente e com capacidade para aparecer em terrenos mais adiantados. Formaria um duplo pivot de excelência com Weigl. Com os valores exorbitantes que o SC Braga pede por Ali Al Musrati, Ugarte parece ser agora o alvo principal.
O caso de Rúben Vinagre seria diferente. O jovem da formação do Sporting CP está em Portugal por empréstimo do Wolverhampton WFC de Nuno Espírito Santo. Começou a época ao serviço do recém-coroado campeão grego Oympiacos FC, mas teve muito pouca utilização. Em janeiro, seguiu para o FC Famalicão e tem-se destacado como um dos grandes valores da equipa.
Rúben Vinagre é um lateral esquerdo evoluído tecnicamente. É um jogador muito veloz e capaz de fazer toda a ala. Tem qualidade de passe, realizando sempre diversos passes importantes todas as partidas. Também tem qualidade no cruzamento.
Com a cada vez mais falada saída de Grimaldo, Vinagre poderia ser uma opção interessante. No entanto, são jogadores diferentes. Grimaldo é o chamado lateral invertido, procura muito o espaço interior e junta-se muitas vezes aos médios. Vinagre é um jogador mais vertical. O lateral português também não tem tanto golo como Grimaldo, que aparece muito em zona de finalização e bate de forma eximia as bolas paradas.
Pelo valor certo, qualquer uma destas contratações poderia ser uma grande mais valia para a equipa do SL Benfica."

Lanças...

React: Cebolinha...!!!

Saga...!!!

O Brinco do Baptista #73 - E ainda...

Prestígio!


"Há um lado muito negro no percurso do Calor da Noite nas competições europeias deste ano. E podem as CMTV´s, os Porto Canais disfarçados de TVI´s difundirem a prestração europeia do Calor da Noite como grandiosa quando na realidade o que se passa é isto. Ninguém ficou indiferente.

Os truques sujos, a coação sobre os árbitros, o comportamento violento de jogadores, treinadores e staff do Calor da Noite passou as fronteiras e agora são também lá fora conhecidos por aquilo que efectivamente são: a maior escumalha de sempre do futebol Português!"