Últimas indefectivações

domingo, 18 de março de 2018

Aqui há gato

"A UEFA instaurou um processo disciplinar contra o Besiktas por «organização insuficiente», na sequência da entrada em campo de um gato durante o jogo com o Bayern Munique, para a Liga dos Campeões.
O artigo do Regulamento Disciplinar da UEFA pelo qual o clube é acusado é o 16.º, n.º 1, que, sob a epígrafe 'Ordem e segurança nas competições da UEFA' estipula que «Os clubes visitados e as associações nacionais são responsáveis pela ordem e segurança tanto dentro e ao redor do estádio antes, durante e depois dos jogos. São responsáveis por incidentes de qualquer tipo e podem estar sujeitos a sanções (...) a menos que consigam provar que não foram negligentes de qualquer forma na organização do jogo». Ou seja, o clube pode afastar a responsabilidade se demonstrar que tudo fez para evitar a entrada do gato em campo.
Diferente é a situação do n.º 2 do mesmo artigo, pelo qual o clube é também acusado por arremesso de objectos por parte dos seus adeptos: «Todas as associações e clubes são responsáveis pelos seguintes comportamentos incorrectos por parte dos seus adeptos e podem estar sujeitos a sanções disciplinares e ordens mesmo que consigam provar que não foram negligentes na organização do jogo: a) a invasão ou tentativa de invasão de campo de jogo; b) lançamento de objectos; c) o acendimento de fogo-de-artifício ou qualquer outro objecto; d) o uso de ponteiros laser ou dispositivos similares; e) o uso de gestos, palavras, objectos ou qualquer outro meio para transmitir uma mensagem provocadora que não é adequada para um evento desportivo, particularmente as de natureza política, ideológica, religiosa ou ofensiva; f) danos; g) qualquer outra ausência de ordem ou disciplina observada dentro ou ao redor do estádio». Nestes casos, o clube, na qualidade de visitante ou visitado, é sempre responsável pelos comportamentos dos seus adeptos."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Injusto... muito injusto!!!

Benfica 3 - 4 Gijón

As miúdas não mereciam, deram tudo, positivamente tudo... Daquelas derrotas amargas, porque todo o fim-de-semana se 'percebeu' que enquanto as nossas adversárias, marcavam num qualquer 'chouriço', nós tínhamos que trabalhar muito para marcar um golo...!!!

Foi pena pelas raparigas, foi pena pelo ambiente...

Existem vários problemas estruturais: a competitividade interna, praticamente não existe, mas isso é um problema externo ao Benfica; depois temos a questão da falta de profundidade no banco, só 6 jogadores contam para estes jogos; depois ainda temos a diferença física enorme com as Espanholas... Tal como o Paulo disse no final: para o ano, vamos tentar novamente, mas...

Péssimo...

Illiabum 91 - 83 Benfica
34-18, 21-15, 16-30, 20-20

Péssima atitude... não sei se foram as facilidades da véspera, mas os jogadores entraram em campo, como a Taça já tivesse sido conquistada... O 55-33 ao intervalo, é elucidativo!!! É verdade que se o critério dos contactos tivesse sido igual, o Illiabum teria a equipa toda excluída ainda antes do intervalo... mas o Benfica não pode ser surpreendido por isto!
Reagimos na 2.ª parte, mas já fomos tarde... e quando já no 4.º período, parecia que íamos mesmo passar para a frente lá vieram os apitadeiros (os mesmos do jogo com os Corruptos...), mas se tivéssemos jogado no máximo desde do 1.º minuto, não haveria apitos que nos tirassem o Caneco!!!

Mau...

Benfica B 1 - 2 Gil Vicente


Continua a instabilidade, desta vez estivemos a vencer, mas permitimos a reviravolta...

Há VAR e AVAR

"Qualquer adepto de futebol ou da verdade desportiva não tem dúvida de que o vídeo-árbitro é uma mais-valia para o futebol e para o desporto em geral. A FPF teve a feliz iniciativa de apostar nesta tecnologia quando o nosso futebol estava a passar um dos momentos mais infelizes no que diz respeito à sua credibilidade. O intuito foi, e é, apostar na melhoria da qualidade do espectáculo/negócio, salvaguardando o mais possível a verdade desportiva que teimamos em colocar em causa, destruindo a ‘olho nu’ esse futebol que tanto amamos. 
A arbitragem portuguesa preparou-se da melhor forma, tendo em conta o espaço temporal reduzido. Apesar de ter sido testada durante algum tempo, a tecnologia teve que ter uma vida efectiva precoce, alterando hábitos e formas de gestão nos árbitros, contando alguns deles com mais de 20 anos de carreira. Continua a ser um processo de aprendizagem e de crescimento, seja para as equipas de arbitragem, para o Conselho de Arbitragem ou mesmo para o IFAB, responsável pelo ajuste do protocolo à medida da sua evolução e exigência.
O VAR veio para ficar e a tecnologia será banal a curto prazo. Mas infelizmente o árbitro irá continuar a errar, da mesma forma que os jogadores erram, os treinadores tomam más opções ou os dirigentes fazem más contratações – e os jornalistas irão continuar a valorizar esses erros. Tudo fará sempre parte deste nosso desporto de paixões. Se qualquer um destes agentes errar por incompetência ou incapacidade, caberá aos sócios, aos conselhos de arbitragem e aos consumidores decidirem o seu futuro; se o fizerem intencionalmente, então a Justiça que os castigue severamente, pois queremos um futebol sem poeira, onde apenas os verdadeiros artistas tenham o protagonismo."

Factos, diferenças e rumos

"Saudades tenho do futuro e também daqueles que sempre lutaram contra a prepotência e a perseguição às liberdades. Sendo justos, não podemos esquecer tempos durante os quais também alguns jornais e jornalistas desportivos eram desvalorizados (por uma pseudo elite servil, sem carácter e reumática intelectualmente) porque conseguiam driblar a censura, cruzar para espaços livres e obter entendimentos que equivaliam a golos de letra.
A leitura das suas páginas aportava o sentido de grande jogo em relvado muito inclinado e perigoso. 
A esses exemplos de cidadania a minha constante homenagem.
Hoje, os detractores do desporto, particularmente do futebol (sempre desconsiderado talvez por inveja de quem o não conseguia jogar e apreciar) invadem espaços que abominavam com um entusiasmo e motivação estranha, sempre interesseira e mesmo grosseira.
Quase parece um ataque concertado, vindo de dentro mas muito disfarçado.
Lançam-se calúnias cirúrgicas, inventam-se boatos que voam muito rápidos e com consequências ferozes, e novamente o futebol aparece como campo não de jogo mágico mas de batalha cobarde e de ódios.
Extremam-se posições em função dos resultados desportivos, envolvem-se inúmeros factores e personagens de todas as maneiras, com e sem argumentos, só porque sim e contra os outros.
Criam-se gabinetes de” crise” e o país, por momentos que duram muito, fica aprisionado esquecendo as promessas por cumprir dos eleitos.
O que unia e fortalecia entendimento, caminha para separar… a não ser que o jogo nunca se deixe aprisionar pelo negócio sem regras.
Limitemo-nos para já aos números (que valem o que valem).
Tendo como base três únicos aspectos - hábitos desportivos, índice de corrupção e realidades do futebol – várias questões se podem colocar numa pequena reflexão paralela, considerando o nosso país em relação à Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca.
Devemos ter sempre como metas a evolução e nunca o retrocesso.

Factos:
1- Ranking da União Europeia (UE) em relação à percentagem de habitantes que nunca praticam desporto (Fonte FPF):
1.º Suécia (9%)
2.º Dinamarca (14%)
3.º Finlândia (15%)
Média da UE – 28 países (42%)
26.º Portugal (64%)
2- Índice de percepção da corrupção à escala mundial (escala de 0 – mais corrupto; a 100 pontos – sem corrupção):
1.º Nova Zelândia (89 pontos)
2.º Dinamarca (89 pontos)
3.ºs Finlândia e Noruega 85 pontos)
Média da UE – (66 pontos)
29.º Portugal (60 pontos)
3- Realidades do futebol:
Selecção da Dinamarca:
- Jogos Olímpicos: ouro em 1948, bronze em 1924 e 1952
- Campeonato da Europa: 1.º lugar em 1992
- Campeonato do Mundo: 4.º lugar em em 1998
- Taça das Confederações: 1.º lugar em 1995
Selecção da Suécia:
- Jogos Olímpicos: prata em 1912 e 1960, bronze em 1948
- Campeonato da Europa: 4.º lugar em 1992
- Campeonato do Mundo: Vice-campeão em 1958, 3.º lugar em 1950 e 1994; 4.º lugar em 1938. 
Selecção da Noruega:
- Jogos Olímpicos: bronze em 1936
Selecção da Finlândia:
- Sem títulos
Selecção de Portugal:
- Campeonato Mundial – 3.º lugar (1966) e 4.º Lugar (2006)
- Campeonato Europeu - 1984 (semifinalista), 1996 (quartos de final), 2000 (semifinalista), 2004(finalista), 2008 (quartos de final), 2012 (semifinalista) e 2016 (vencedor).
- Em relação aos títulos internacionais obtidos quer por várias selecções (seniores e jovens) quer por clubes, Portugal possui um currículo muito mais vasto e reconhecido.
Principalmente pela quantidade de talentos (jogadores e treinadores) mas também pelos contínuos investimentos (eventualmente elevados em relação às nossas capacidades financeiras).
Neste momento, Portugal ocupa o 3.º lugar, logo a seguir à Alemanha e ao Brasil e à frente da Argentina, Bélgica, Espanha, Polónia, Suíça, França e Chile.
Vários portugueses desempenham funções de destaque quer na FIFA quer na UEFA.
Ranking mundial de futebol feminino:
5.ª Suécia
11.ª Noruega
15.ª Dinamarca
24.ª Finlândia
38.ª Portugal

Ranking Selecções masculinas FIFA:
3.º Portugal
12.º Dinamarca
19.º Suécia
57.º Noruega
68.º Finlândia

Ranking Educação
1.º Finlândia (estatal e gratuita)
3.º Suécia 14.º Dinamarca
32.º Portugal

Diferenças
Os países que escolhemos revelam uma generalizada prática de hábitos desportivos (mais praticantes), uma excelência no sector da Educação onde são apontados como os melhores, uma qualidade de vida onde a percepção da corrupção é reduzida. São países onde a justiça é uma segurança e referência para os cidadãos, que certamente investem menos no futebol profissional, por uma questão de prioridades.
Os políticos não são considerados como “casta especial” mas sim cidadãos como os outros com as mesmas exigências. Portugal tem características fantásticas, cidadãos solidários, muito talento em várias áreas e muitos concidadãos a liderarem organizações internacionais e grandes empresas globais, embora internamente com uma crise de dirigentes com visão.
Mesmo sem analisar os “pequenos” defeitos que se perpetuam, continuamos sem conseguir definir rumos para futuros sustentáveis e redução das injustiças que proliferam. Faltam exemplos mobilizadores de verticalidade com coerência em prol do serviço público.
Há sempre quem se sirva sem olhar a meios, impunidades a pagar a cargo dos cidadãos que nada tiveram com isso, uma política educativa em constantes mutações e contradições, uma agenda desportiva provavelmente secreta e “pequenina” e uma preocupante questão de justiça e de assistência social.
Rumos
Custa-me acreditar que em qualquer parlamento/corte dos países indicados, um primeiro ministro, num debate sobre uma conjuntura de ataque e violação da justiça, se dirigisse ao líder do maior partido da oposição com frases do tipo: “Nós temos esta informação de um clube que por caso nos une” e “mesmo tratando-se de um clube «querido» a ambos, não iria especular sobre uma matéria em investigação judicial”… futebolização da vida nacional? Dá que pensar…
E uma clara e firme estratégia nacional para combater a corrupção?
A corrupção não é ”apenas” mais um escândalo mediático ou uma questão de justiça, é mesmo uma prioridade civilizacional ao nível da importância da prevenção dos fogos trágicos: afecta todos. 
Também é difícil ouvir um ex-Secretário de Estado (do Desenvolvimento Regional que já o tinha sido do Desporto) a “sugerir” de forma indirecta a demissão do Secretário Geral do seu partido, quando no passado, em “guerra com o futebol” afirmou que a Selecção Nacional não era de Portugal mas somente da FPF.
Os erros são antigos e nunca corrigidos.
Como num anúncio televisivo em que CR7 dialoga com um robô de forma feminina, dá vontade de concluir: “Ó pá, isto foi feito só para alguns clubes”."

Benfiquismo (DCCLXXX)

1954

Cadomblé do Vata

"1. Rafa mostrou hoje que tem passado muito tempo no simulador 360S, a treinar finalização... em Santa Maria da Feira acertou no poste direito, no poste esquerdo, no guarda redes, nos defesas e na baliza... basicamente, num raio de 360° acertou em tudo.
2. Contra o Feirense, Jonas não marcou e Rafa facturou... com fenómenos estranhos destes a acontecer por aí, ainda há quem se admire dos lagartos acreditarem na conquista do título.
3. Pelo 3° ano consecutivo, chegamos a Março e Jiménez recomeçou a marcar... o mexicano é uma espécie de Moura Encantada que fica toda excitada, quando as amendoeiras começam a dar flor.
4. Esta é para os responsáveis do Feirense... no Estádio Marcolino de Castro joga-se à meia-luz para dar um ar romântico ou para não se ver o estado deplorável da relva?
5. Não há razão para o treinador do Feirense ficar preocupado com o tempo de suspensão a ser aplicado ao central expulso por varrer André Almeida... ele vai estar disponível para os próximos jogos dos Fogaceiros, porque pode cumprir castigo nos jogos do Canelas-Gaia."

Um (...) está maravilhado com os lindíssimos triângulos obtusângulos que Grimaldo andou a desenhar em Santa Maria da Feira

"Bruno Varela
Três jogos consecutivos sem sofrer golos que dizem mais sobre a consistência dos seus colegas do que sobre ele. Façamos as contas: nos últimos três jogos, o nosso guarda-redes fez um total de duas defesas e meia. Tratando-se se Bruno Varela, isso equivale a cinco intervenções no jogo, ou seja, uma média de meia defesa por cada lance em que intervém. E sabem que mais? Por enquanto chega e sobra.

André Almeida
Falta-lhe o charme britânico de um Cédric, mas André Almeida lá vai levando a água ao moinho enquanto melhor lateral direito da liga portuguesa.

Rúben Dias
Move-se no terreno de jogo como se fosse a única pessoa em campo a transportar uma arma de fogo e todos soubessem disso. Os colegas movem-se livremente porque têm as costas largas. Os adversários não têm outra opção senão entregar-lhe os três pontos e salvar as suas vidas.

Jardel
Se esta dupla continua assim vai fazer estragos na Rússia. O homem que aprenda o hino rapidamente para evitar comentários xenófobos.

Grimaldo
Meia hora a roubar a bola a uns indivíduos vestidos de azul e outra a entregá-la aos colegas Zivkovic e Cervi, com quem continua a desenhar lindíssimos triângulos obtusângulos. Se não sabem qual é, experimentem rever o jogo acompanhados de régua e esquadro, tal como eu fiz antes de ir ao Google pesquisar por tipos de triângulo. Saiu para dar lugar à vitória do Benfica, numa daquelas substituições que Rui Vitória irá explicar a Nuno Luz num documentário qualquer a estrear este verão.

Fejsa
É o único gabinete de crise que me interessa. Esqueçam a Vieira de Almeida ou a Abreu. Para chegar ao penta, só precisamos de Fejsa, Pizzi, Samaris & Associados.

Pizzi
Limpou os amarelos em boa hora, podendo assim exibir em Santa Maria da Feira uma visão de jogo que há muito não víamos no nosso génio de Bragança

Rafa
Revela a eficiência do meu filho de 3 anos, que decidiu recentemente começar a urinar sozinho e tem feito tudo bem excepto acertar na sanita. Quando de facto consegue acertar, é uma grande festa e todos - pais, familiares, adeptos - reconhecemos o enorme potencial do miúdo, que um dia nos dará alegrias bem maiores. Antes disso, porém, é esperado que faça cocó nas calças mais algumas vezes. Cá estaremos, filho.

Zivkovic
Tem cara de quem não sabe dançar mas era capaz de limpar o Dança com as Estrelas a dançar a rumba com o Grimaldo. Essencial ao bailinho que tem caracterizado os nossos melhores momentos ofensivos.

Cervi
Depois de décadas a ouvir falar do lateral moderno, eis que chega Franco Cervi, o lateral pós-moderno, um indivíduo que se limita a actuar de forma deliberada e tacticamente perfeita numa zona do cosmos a que nós decidimos chamar flanco esquerdo, e que o faz em terrenos mais recuados ou mais avançados conforme a ocasião, não devendo por isso ser agrilhoado com leituras objectivas assentes em retinhas, heat maps ou outros gatafunhos bem intencionados. Mais do que lateral ou extremo, Franco Cervi é um jogador do caraças. Franco Cervi poderia aparecer no onze do ano como guarda-redes e isso não o incomodaria. Essas interpretações menores ficam para quem tiver tempo a perder.

Jonas
O gélido areal da pequena área no estádio Marcolino de Castro não inspiraram o brasileiro, que desperdiçou hoje uma excelente oportunidade de regressar às selecções brasileiras, neste caso de futebol de praia.

Jiménez
Pensando cada dia, cada hora
Pensando en ti
Caminando, mi sesta llena de moras
Son para ti
Temprano por la tarde y por la noche
Sueño de ti
Devendra Banhart, “Santa Maria da Feira” 

Samaris
A dada altura pareceu-me que o vi sair da bancada directamente do núcleo duro dos adeptos organizados do Benfica para o aquecimento. Faz sentido. Esta malta da pesada conhece-se toda. 

Eliseu
Não entrou em campo mas esteve no banco pela primeira vez desde 29 de dezembro e que bom foi vê-lo por lá. Muito bem Rui Vitória a reconhecer a importância de recuperar física e mentalmente o nosso mestre de cerimónias a dois meses da festa do penta. A paródia regressa nesse dia."

Vermelhão: Atitude...

Feirense 0 - 2 Benfica


Esta vitória deveu-se essencialmente à atitude: desde do primeiro minuto os jogadores sabiam qual era a missão, sabiam das dificuldades, e sabiam que só jogando no máximo durante 90 minutos, com concentração absoluta, poderíamos conquistar os 3 pontos...
Não foi o jogo mais espectacular da época - nem podia -, mas foi um dos mais consistentes, onde o Varela não fez um defesa digna desse nome...!!! E nós, marcámos dois golos, mandámos 3 aos ferros, e ainda permitimos várias grandes defesas ao guardião contrário...!!! Desta vez o Rafa, até teve a companhia do Jonas, nas oportunidades desperdiçadas!!!
A questão do relvado era previsível: para memória futuro, recordo que nas últimas horas não choveu muito, aliás no dia de hoje a chuva foi praticamente toda no Sul do País... Houve, claramente, premeditação por parte do Feirense, em ter o pior relvado possível... e realmente, só não foi pior, porque a meteorologia não 'ajudou'!!!
A agressividade excessiva dos jogadores do Feirense, também não me surpreendeu: nos últimos jogos tem sido quase sempre assim... Neste momento, estou mesmo convencido, que existe 'prémio' se alguém lesionar um jogador do Benfica!!!! No início desconfiei, mas neste momento, já acredito...
Sendo assim, tenho que dar os Parabéns ao Manuel Mota! Critico muitas vezes os árbitros, mas desta vez tenho que o elogiar... A arbitragem não foi perfeita, longe disso, os minutos de desconto da 1.ª parte foram absurdos; errou em vários lances; foi iludido várias vezes pelos 'mergulhos' dos jogadores da casa (por exemplo: Amarelo ao Grimaldo), mas acabou por expulsar, justamente, dois jogadores do Feirense...
Uma curiosidade, o Rui Vitória, está quase a fazer 3 anos como treinador do Benfica, hoje, foi a 2.ª vez que Rui Vitória, no Campeonato, beneficiou (num momento, em que o resultado ainda estava em aberto) de expulsões do adversário do Benfica!!! A 1.ª vez que isto aconteceu a Rui Vitória, foi no Benfica - Portimonense desta época...!!!
Rafa: mais um grande jogo, com vários golos falhados...!!! Parece inevitável!!! Jiménez, decisivo: entrou, marcou... O 433 tem resultado, mas contra adversários, deste tipo, acho que precisamos do 442 desde do 1.º minuto... O Jiménez tem feito tudo para o treinador perceber isto!!!
Mas hoje o MVP foi mesmo o colectivo... a equipa está unida e comprometida com o objectivo!
Uma nota, novamente, para os Petardeiros: metam os Petardos no vosso cu... é a minha sugestão!!!
O Benfica tem que agir rapidamente... Não podemos continuar a pagar multas astronómicas, devido a estes pseudo-Benfiquistas!!! E preparem-se, a campanha: Luz à porta-fechada, vai ganhar força...!!!

Agora, vamos para uma paragem das Selecções, onde o meu maior medo, são as lesões... ainda por cima, quando estes jogos internacionais, são todos particulares!!! Mas, depois de um jogo destes, com vários jogadores do Benfica a saírem 'tocados', esta paragem acaba por ser útil...