Últimas indefectivações

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Força Benfica

"Faltam poucas horas para o início do embate com o Belenenses, SAD, relativo à 19.ª jornada da Liga NOS. O pontapé de saída está agendado para as 19 horas, no Estádio da Luz.
Bruno Lage já deu a receita para somar mais três pontos esta noite: foco total, tremenda motivação, entrada forte, à semelhança das últimas partidas frente a Sporting e Paços de Ferreira, jogar bem e ganhar.
A nossa equipa tem feito um percurso impressionante no Campeonato, é líder com 51 pontos, mais sete que o segundo classificado, resultantes de 17 vitórias nas 18 jornadas disputadas. Neste momento encontra-se numa série de 15 triunfos consecutivos na principal prova nacional, o que perfaz o segundo melhor registo de sempre na história do Benfica nesta competição.
No entanto, quando ambas as equipas entrarem em campo, o resultado estará 0-0 e o percurso recente não terá qualquer relevância na partida. Independentemente dos resultados anteriores, dos adversários ou do local, a nossa equipa prepara-se e actua sempre com o intuito de ganhar.
Esta é, necessariamente, a mentalidade bem arreigada, desde sempre, em quem representa o nosso Benfica.
E serão muitos mais os nossos atletas que, este fim de semana, terão a honra e a responsabilidade de defender as nossas cores e o nosso emblema.
Hoje, às 16h00, a nossa equipa Sub-23 entrará em campo no Benfica Campus para defrontar o Portimonense.
Amanhã, sábado, destacamos o jogo dos juniores, às 15h00, frente ao Alverca no Seixal. E, à mesma hora, mediremos forças com o Belenenses em andebol, na Luz. Uma hora mais tarde começará o dérbi no basquetebol, no pavilhão João Rocha, em que procuraremos manter a liderança do Campeonato. Às 17h00, os nossos hoquistas terão pela frente, na Luz, o AE Física. Às 17h30 será a vez da nossa equipa feminina de futebol, em Braga, a contar para a segunda jornada da Taça da Liga. E o dia terminará com o jogo das nossas andebolistas, às 20h00 na Luz, com o ASS Assomada.
No domingo, o destaque recai no desafio da Equipa B frente ao Vilafranquense, no Seixal, às 15h00. Na Luz, as nossas equipas femininas de hóquei em patins e futsal jogarão com CR Antes (15h00) e Sporting (18h00), respetivamente.
Ao longo do fim de semana, serão muitas e boas as oportunidades para apoiarmos o nosso Benfica. 
#PeloBenfica"

Antevisão SL Benfica x Belenenses SAD: Vencer é a palavra de ordem

"Encarnados vão tentar manter a distância pontual que têm em relação ao FC Porto
Em vésperas de uma difícil jornada contra o FC Porto no Dragão, o Sport Lisboa e Benfica recebe o Belenenses SAD em jogo a contar para a 19.ª jornada da Primeira Liga.
Os azuis chegam à Luz na 15.ª posição do campeonato – com apenas quatro pontos acima da “linha de água” -, sendo que o astual corpo técnico, liderado por Petit, assumiu o comando da equipa há duas jornadas. Nos dois jogos que realizou, Petit somou uma derrota e uma vitória – (0-1) contra o Vitória FC e (2-1) frente ao Portimonense SC, respetivamente. De lembrar que a última vitória fora de portas do Belenenses aconteceu em dezembro, na qual derrotaram o CD Tondela por uma bola a zero, em partida a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.
Com a segunda pior defesa do campeonato pela frente – as redes da baliza do Belenenses já abanaram por 32 vezes esta época, menos duas vezes do que as redes do CD Aves. O jogo, que terá lugar às 19 horas de sexta feira, poderá resultar num festival de golos já que os encarnados são, de forma destacada, o melhor ataque da Primeira Liga com 41 golos marcados.

Como Jogará o SL Benfica?
Numa altura em que não pode haver facilitismos por parte das “águias”, tudo indica que Bruno Lage deverá manter o onze base frente ao Belenenses SAD. As únicas alterações em vista serão, porventura, a inclusão de Tomás Tavares no onze por André Almeida – que poderá falhar a deslocação ao Dragão caso veja o quinto cartão amarelo -, e a possível entrada de Adel Taarabt para o lugar de Gabriel, que tem estado sujeito a um enorme desgaste nas últimas partidas.
No que ao último terço encarnado diz respeito, tudo indica que a dupla atacante deverá ser a mesma que, na última jornada, em Paços de Ferreira, destruiu por completo o dique dos castores. Rafa e Vinícius complementam-se um ao outro dentro do terreno de jogo, sendo que são uma ameaça constante às redes adversárias.

Jogador a Ter em Conta
Rafa Silva Com a perspectiva de um Belenenses a apresentar-se com um bloco defensivo médio-baixo, o poder de explosão de Rafa e a capacidade que este tem para jogar em espaço curto podem ajudar a furar a muralha azul montada por Petit.

XI Provável
4-4-2: Odysseas; Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Weigl, Taarabt e Cervi; Rafa e Vinícius.

Como Jogará o Belenenses SAD?
Analisando toda a temporada, os azuis têm alinhado em 4-3-3. No entanto, desde que chegou ao clube, Petit montou a equipa em 3-4-3, com os veteranos Licá e Varela a ganharem protagonismo.
Os dois atacantes valem seis golos na presente edição da Primeira Liga – Licá com quatro tentos e Varela com dois. De lembrar que o Belenenses é o quinto pior ataque da prova, com 14 golos em 18 jornadas -, protagonizando, assim, a maior ameaça à baliza defendida por Vlachodimos.
Os comandados de Petit deverão apresentar-se num bloco médio-baixo e a jogar no erro dos encarnados, fazendo da busca pela profundidade a sua principal arma. Numa tentativa para tentar anular o jogo interior da equipa de Bruno Lage, os azuis deverão organizar-se mais num 5-4-1 ao invés do 3-4-3 que têm apresentado nas últimas duas partidas, mantendo as linhas juntas e compactas, de modo a anular quaisquer tentativas de jogo entre linhas por parte das “águias”.

Jogador a Ter em Conta
LicáMelhor marcador dos azuis, Licá tem estado a um grande nível na presente temporada. Apesar da idade, demonstra uma grande frescura física, assim como uma grande capacidade de trabalho em prol da equipa. Além disso, a sua versatilidade na frente do ataque faz com que seja um quebra-cabeças para os defensores adversários, visto que tanto pode oferecer um apoio frontal para fazer combinações como também é capaz de oferecer profundidade através de desmarcações entre os laterais e centrais adversários.

XI Provável
5-4-1: Moreira; Tiago Esgaio, Gonçalo Silva, Nuno Coelho, Nilton Lopez e Chima Akas; Marco Matias, André Santos, Show e Silvestre Varela; Licá."

Semanada...

"Uma análise semanal sobre pequenos pontos relacionados com o Benfica que me fui lembrando durante a semana.
1. Dyego Sousa. No último dia do mercado, o Benfica fecha a última contratação. Dyego Sousa foi apontado ao Benfica no último verão. Acabou por rumar à China. Alegadamente agora com o vírus que assola a China, quis mudar de país durante uns tempos e chega ao Benfica por empréstimo até ao final da época. É um jogador razoável, que - imagino eu - vem para ficar com os minutos de um terceiro ponta de lança. Ou seja, não acredito que voltemos a jogar com dois pontas de lança. O melhor Benfica surgiu a jogar com apenas um. E como tal, o Dyego Sousa jogará apenas caso aconteça alguma coisa a Seferovic ou Vinícius. Na minha opinião, o Benfica tem uma equipa B fantástica, que se farta de produzir muitos jogadores talentosos e tem um treinador extraordinário. O Benfica deve usar essa ferramenta de maneira a que o quarto central da equipa principal, o terceiro guarda-redes e o terceiro ponta de lança - posições que são precisas por precaução, mas não têm muitos minutos - sejam jogadores titulares na equipa B. Talvez tenhamos tentado arranjar um jovem para equipa B para fazer de terceiro avançado, não conseguimos achar ninguém e por isso acabámos com Dyego Sousa porque estava disponível. Se for um empréstimo até ao final da época, é melhor do que nada. Mas não é com este tipo de contratações que vamos deixar de ser uma chacota na Europa. 
2. Yony Gonzalez integrado. Ao que tudo indica, Yony Gonzalez já se treina com a equipa principal e se não arranjar nenhum clube até ao final do dia de hoje pode mesmo ficar lá. A contratação de Yony nunca fez sentido. É um jogador sem grande talento, já com 25 anos, e como tal a perspectiva de valorização não parece ser muito grande. Passámos o verão e o mês de Janeiro todo a dizer que o objectivo é diminuir o tamanho do plantel e aparentemente agora trouxemos um jogador ainda mais banal do que o Caio Lucas. Como adepto do Benfica, esta é das coisas que menos consigo aceitar. O Benfica diz uma coisa, faz outra. Sempre assim.
3. Nuno Santos emprestado. O melhor jogador da equipa B actualmente - o que é diferente de ser o jogador com maior potencial - vai ter oportunidade de jogar na Primeira Liga. É um bom empréstimo. O Nuno Santos tem muito talento. Infelizmente joga numa posição onde estamos sobrelotados. Mas vamos ver como lhe corre o empréstimo e se no próximo verão não terá a hipótese de ser chamado para a pré-época. Pessoalmente acho que teria mostrado mais do que David Tavares se tivesse tido os minutos que David teve na equipa principal. E arrisco dizer que se não o aproveitarmos, num par de anos está no Braga ou no Guimarães e é um dos melhores do plantel - como acontece com os irmãos Horta, Pêpê, Fábio Cardoso e o outro Nuno Santos.
4. Resumo do Mercado de Inverno. As saídas foram mais ou menos o que se esperava. Saiu RDT para o Espanyol por 20M e houve ainda os empréstimos de Gedson ao Tottenham, Caio ao Sharjah, Conti ao Atlas e Fejsa ao Alavés. São cinco saídas de jogadores que não eram titulares, nem tinham assim tantos minutos na rotação. Houve duas entradas. Julian Weigl e aparentemente o Dyego Sousa. O alemão tem sido titular desde que chegou. Dyego ainda vamos ter que esperar para perceber qual é exactamente o plano. O plantel tem neste momento 25 elementos a contar com Yony e Svilar. Ficou a faltar resolver o caso de Zivkovic, aparentemente de Yony e contratar um segundo avançado que era algo que estávamos em falta no verão e aparentemente vamos continuar. Creio que estas reticências todas do clube para contratar um segundo avançado se podem estar a prender devido a Gonçalo Ramos, que é um dos jogadores com um potencial tremendo que temos na equipa B. Em falta, na minha opinião, ficou a gestão dos jovens que estão emprestados. Willock, Zé Gomes e Alex Pinto não têm jogado nas respectivas equipas. Ebuehi e Daniel dos Anjos já não estão a fazer nada na equipa B. Todos estes jogadores deveriam ter sido emprestados a novos clubes.
5. Carlos Resende de partida no final da época. A bomba explodiu. Carlos Resende vai deixar o Benfica no próximo verão, o que não choca. Resende foi um falhanço total como treinador do Benfica. Primeiro insistiu imenso em jogadores portugueses, negligenciando a contratação de estrangeiros. Depois não conseguiu atrair quase nenhum jovem português talentoso. Acabaram todos - tirando o Cavalcanti que já estava no Benfica - ou no Sporting (Frade, G. Vieira) ou no Porto (A. Gomes, Branquino). O senhor que se segue é o antigo campeão mundial de Andebol Chema Rodriguez que tem sido treinador-jogador numa equipa da 2º Divisão de França e foi treinador adjunto do Hungria no último Europeu. Chema como treinador tem percurso muito pouco significativo, mas é um homem dos meandros do Andebol europeu, que jogou nas melhores equipas, disputou as melhores provas e poderá conseguir atrair alguns jogadores interessantes só pelo seu nome. Na minha opinião, o Andebol é uma das modalidades onde um bom departamento de scouting faz milagres. Há jovens muito talentosos no Egipto, Cuba, Chile, Tunisia, Irão, Letónia, Croácia que certamente gostariam de vir jogar para Portugal. Acho que é mais por aí que devíamos pensar e não tanto andar a contratar jogadores à procura do último contrato da carreira.
6. Jacaré reforça equipa de futsal. Chegou ao Benfica em 2017. A partir deste mês já conta como formado localmente e como tal é mais uma alternativa para Joel Rocha. A primeira época no Futsal Azeméis foi boa. Fez 12 golos em 25 jogos. Esta segunda não estava a ser tão boa. Estou curioso para ver se temos nele um pivot para o futuro, ou se num espaço de 6-18 meses estará de saída. Independentemente da evolução do Jacaré, espero que o Benfica assegure a contratação do Ludgero, pivot do Quinta dos Lombos, que já tem 19 golos esta época e que tem sido uma das sensações da temporada. Com Ludgero, Fernandinho e Fits ou Jacaré, teríamos um trio pivots muito interessante. 
7. Manchester United S23 fará estágio no Benfica Futebol Campus. Tem sido falada a hipótese do Benfica construir um Hotel no Seixal. Eu não estou muito convencido com a ideia. Mas se tal viesse a acontecer, seria por casos como este que aparentemente vai surgir em breve. A equipa S23 do Man United vai fazer um estágio no Benfica Futebol Campus. Deve haver um mercado para estágios e esse mercado deve procurar climas quentes e espaços com certas condições para a prática de futebol. Se valer o dinheiro, porque não? È arrojado. Vamos ver o que acontece com esta equipa do Man United."

Os 5 melhores momentos de Kobe Bryant

"Kobe Bean Bryant foi, talvez, dos jogadores mais carismáticos e talentosos que a NBA já viu. Kobe não era apenas um jogador, era uma figura, um exemplo a seguir e também um pai de família, bastante devoto demonstrando sempre todo o apoio e carinho às suas filhas (em especial a Gianna, que também foi vítima do mesmo acidente mortal que o pai, cuja a equipa era treinada por Kobe).
De game-winners no último segundo, “afundanços” por cima das estrelas da equipa adversária a recordes que dificilmente serão quebrados ou até o seu modo de encarar os desafios e de persistência qualquer que fosse o obstáculo a superar, Kobe deixou uma forte marca em todos os amantes do basquetebol à volta do mundo. Fosse porque estivesse praticamente a ensinar os bases da nossa equipa preferida a atirar ao cesto, ou pela sua incrível confiança em si próprio continuando a atirar depois de 10 e 12 lançamentos falhados, muitas foram as lições que este nos passou ao longo da sua carreira, e vida, que, infelizmente, têm um fim amargo e prematuro.
Assim, muitos são os momentos que nos fazem relembrar a lenda com um carinho especial e um sorriso na cara! Desde momentos de jogo que para sempre nos parecerão mágicos, ou outros grandes feitos fora das quatro linhas, fiquem com os melhores momentos (ou os mais sensacionais) a relembrar.

1. A última dança – A 13 de Abril de 2016, naquele que viria a ser o seu último jogo profissional, Kobe Bryant conseguiu surpreender-nos uma vez mais. Kobe brindou-nos com uma performance memorável e nostálgica, marcando 60 pontos no seu último jogo! Numa época em que Kobe esteve mais em “cruise control” com um plantel cujo objectivo era desenvolver e aprender e não propriamente lutar pelo titulo, Kobe vinha com média de cerca de 17 pontos por jogo. Mas no último jogo, depois de uma carreira inteira a ser criticado por não passar a bola aos seus colegas de equipa, todos queriam era que este atirasse ao cesto. Assim, viria a culminar numa perfomance de 60 pontos que também incluiu o cesto da vitória, deixando todos com um sentimento nostálgico e de saudade de bons momentos vividos outrora.
No entanto, a última estatística anotada por Kobe num jogo de basquetebol viria a ser uma assistência, para Jordan Clarkson, jovem base na altura. Este foi quase como o momento do “passar da tocha” à geração seguinte.
2. Os 81 pontos – Na época 2005/2006, aquela que viria a ser a mais forte estatisticamente de Kobe Bryant, a 22 de Janeiro de 2006 marcou 81 pontos numa vitória sobre os Toronto Raptors.
Contra uma equipa que não era forte candidata ao titulo, mas os Lakers de Kobe também se encontravam a meio dos oito candidatos a playoff da conferência Oeste, Kobe Bryant deixou o mundo do basquetebol estupefacto. Kobe Bryant viria a marcar 26 pontos apenas na primeira parte e, não estando satisfeito, marcou mais 55 pontos na segunda parte. Uma segunda parte que viu múltiplos defesas diferentes em Kobe, bem como alguns 2 para 1 e até 3 para 1 na defesa. Mas nada viria a parar o tiro certeiro de Kobe que, da linha de lance livre, viria a marcar o 81.º ponto, tornando-se assim na segunda melhor marca da história da NBA (atrás dos 100 pontos de Wilt Chamberlain) e a melhor da era moderna do Basquetebol.
3. O mítico “jogo sete” – Em 2010, Kobe já era uma Lenda e a Super-Estrela da NBA, com quatro campeonatos ganhos, que incluíam um MVP das finais, um MVP da temporada regular, dois “scoring titles”, uma medalha olimpica e ainda três MVP’s do “All-Star Game”. No entanto, apesar de tudo, Kobe queria mais, Kobe sempre quis mais. Estando empatado em termos de campeonatos ganhos com o seu ex-colega de equipa Shaquelle O’Neal, Kobe estava determinado a ganhar mais um. Vindo de um campeonato ganho em 2009 contra os Magic de Dwight Howard, Kobe tinha algo a provar: que conseguia bater a super equipa de Boston que em 2008 tinha ganho o campeonato, com final contra os Lakers.
Uma série muito disputada, com Kobe a carregar o poder ofensivo do lado da equipa da cidade dos anjos, chegou ao “jogo sete”. Jogo este que viria a ser disputado em Los Angeles. Boston tinham uma táctica defensiva muito forte, desenhada para retirar os pontos fortes do ataque de Kobe e o obrigar a não ter a bola nas mãos nem a poder criar muito a partir do drible. Este foi o jogo que o próprio disse que não saberia como ganhar até o estar a jogar.
Ficará para sempre com um carinho especial pois não só foi o ultimo anel de Kobe, mas também pois foi um típico jogo de Kobe Bryant. Kobe fez seis em 24 lançamentos de campo, terminando com 23 pontos num jogo que ficou 83-79 a favor dos Lakers (demonstrando a forte defesa da época). Apesar de ofensivamente não ter sido nem de perto nem de longe dos melhores de Kobe, este conseguiu agarrar 15 ressaltos. 15 ressaltos contra uma equipa que contava com Kevin Garnett, Rasheed Wallace e Tony Allen.
Kobe mostrou-nos que nem sempre fazer tudo para a equipa ganhar passa por marcar pontos e, por vezes, é preciso parar e redirecionar o foco para se contribuir da maneira mais eficaz possível.
4. Fundação da Mamba Academy – Uma academia que já estava em funcionamento desde 2016 teve a atenção de Kobe em 2018, ano em que este se tornou co-fundador do espaço. Kobe viria assim a abrir o centro de desporto, juntamente com alguns dos melhores nomes na indústria, que viria a albergar cinco campos de basquetebol, cinco campos de voleibol, dois campos de voleibol de praia, um sintético de futebol, entre outras instalações. Esta viria também a tornar-se na nova “casa” para a equipa de basquetebol da sua filha Gianna, equipa que Kobe era também treinador.
No verão, esta academia organizava vários “campus” de basquetebol para os jogadores poderem desenvolver as suas habilidades técnicas, bem como aprender mais acerca do jogo. A Academia viria também a ser visitada por algumas estrelas da NBA, como Paul George.
5. O óscar depois da carreira – A 30 de Novembro de 2015, Kobe vinha a anunciar ao mundo, através de uma carta escrita ao “Players Tribune” intitulada de “Dear Basketball”, em como essa seria a sua última temporada e que o momento da reforma chegara. Kobe escreve a cara ao jogo do basquetebol, a explicar como sempre se manteve fiel ao jogo, sem fazer batota e que, apesar do seu amor continuar forte como se ainda fosse o jovem de cinco anos que pegou na bola pela primeira vez, o seu corpo já não aguentava mais.
Assim, usando esta carta, Kobe, juntamente com Glen Keane, transformou a sua carta numa curta metragem que viria ser lançada a 23 de abril de 2017. Esta curta metragem ficou nomeada para um Óscar da academia, Óscar esse que Kobe viria mesmo a ganhar, tornando-se no primeiro ex-jogador de basquetebol a alcançar tal feito.
Este era um típico momento “Mamba-mentality” de Kobe, a mostrar-nos de que com dedicação tudo era possível.

Assim relembramos, com saudade, Kobe Bean Bryant, a nossa estrela que partiu demasiado cedo. No entanto, e para citar textos que têm circulado nas redes sociais, se temos saudades de Kobe basta olhar à nossa volta pois este continua presente. Kobe é o jogo de poste de Devin Booker, Kobe é o trabalho de pés que DeMar Derozan tem, Kobe é a mentalidade de jogar 1×1 que Kyrie Irving carrega, é a mentalidade de liderança de LeBron James, é a confiança de Luka Doncíc, entre tantos outros. Kobe, sem dúvida que deixou a sua marca no jogo e na vida que viveu. Poucas são as pessoas que carregam um propósito maior do que a vida em si, mas Kobe era uma delas. Obrigado pela inspiração, motivação e memórias. Para sempre, descansa em paz, Kobe Bean Bryant."

Benfiquismo (MCDXXVIII)

Até debaixo de água...!!!