Últimas indefectivações

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Semanada...

"Uma análise semanal sobre pequenos pontos relacionados com o Benfica que me fui lembrando durante a semana.
1. Dyego Sousa. No último dia do mercado, o Benfica fecha a última contratação. Dyego Sousa foi apontado ao Benfica no último verão. Acabou por rumar à China. Alegadamente agora com o vírus que assola a China, quis mudar de país durante uns tempos e chega ao Benfica por empréstimo até ao final da época. É um jogador razoável, que - imagino eu - vem para ficar com os minutos de um terceiro ponta de lança. Ou seja, não acredito que voltemos a jogar com dois pontas de lança. O melhor Benfica surgiu a jogar com apenas um. E como tal, o Dyego Sousa jogará apenas caso aconteça alguma coisa a Seferovic ou Vinícius. Na minha opinião, o Benfica tem uma equipa B fantástica, que se farta de produzir muitos jogadores talentosos e tem um treinador extraordinário. O Benfica deve usar essa ferramenta de maneira a que o quarto central da equipa principal, o terceiro guarda-redes e o terceiro ponta de lança - posições que são precisas por precaução, mas não têm muitos minutos - sejam jogadores titulares na equipa B. Talvez tenhamos tentado arranjar um jovem para equipa B para fazer de terceiro avançado, não conseguimos achar ninguém e por isso acabámos com Dyego Sousa porque estava disponível. Se for um empréstimo até ao final da época, é melhor do que nada. Mas não é com este tipo de contratações que vamos deixar de ser uma chacota na Europa. 
2. Yony Gonzalez integrado. Ao que tudo indica, Yony Gonzalez já se treina com a equipa principal e se não arranjar nenhum clube até ao final do dia de hoje pode mesmo ficar lá. A contratação de Yony nunca fez sentido. É um jogador sem grande talento, já com 25 anos, e como tal a perspectiva de valorização não parece ser muito grande. Passámos o verão e o mês de Janeiro todo a dizer que o objectivo é diminuir o tamanho do plantel e aparentemente agora trouxemos um jogador ainda mais banal do que o Caio Lucas. Como adepto do Benfica, esta é das coisas que menos consigo aceitar. O Benfica diz uma coisa, faz outra. Sempre assim.
3. Nuno Santos emprestado. O melhor jogador da equipa B actualmente - o que é diferente de ser o jogador com maior potencial - vai ter oportunidade de jogar na Primeira Liga. É um bom empréstimo. O Nuno Santos tem muito talento. Infelizmente joga numa posição onde estamos sobrelotados. Mas vamos ver como lhe corre o empréstimo e se no próximo verão não terá a hipótese de ser chamado para a pré-época. Pessoalmente acho que teria mostrado mais do que David Tavares se tivesse tido os minutos que David teve na equipa principal. E arrisco dizer que se não o aproveitarmos, num par de anos está no Braga ou no Guimarães e é um dos melhores do plantel - como acontece com os irmãos Horta, Pêpê, Fábio Cardoso e o outro Nuno Santos.
4. Resumo do Mercado de Inverno. As saídas foram mais ou menos o que se esperava. Saiu RDT para o Espanyol por 20M e houve ainda os empréstimos de Gedson ao Tottenham, Caio ao Sharjah, Conti ao Atlas e Fejsa ao Alavés. São cinco saídas de jogadores que não eram titulares, nem tinham assim tantos minutos na rotação. Houve duas entradas. Julian Weigl e aparentemente o Dyego Sousa. O alemão tem sido titular desde que chegou. Dyego ainda vamos ter que esperar para perceber qual é exactamente o plano. O plantel tem neste momento 25 elementos a contar com Yony e Svilar. Ficou a faltar resolver o caso de Zivkovic, aparentemente de Yony e contratar um segundo avançado que era algo que estávamos em falta no verão e aparentemente vamos continuar. Creio que estas reticências todas do clube para contratar um segundo avançado se podem estar a prender devido a Gonçalo Ramos, que é um dos jogadores com um potencial tremendo que temos na equipa B. Em falta, na minha opinião, ficou a gestão dos jovens que estão emprestados. Willock, Zé Gomes e Alex Pinto não têm jogado nas respectivas equipas. Ebuehi e Daniel dos Anjos já não estão a fazer nada na equipa B. Todos estes jogadores deveriam ter sido emprestados a novos clubes.
5. Carlos Resende de partida no final da época. A bomba explodiu. Carlos Resende vai deixar o Benfica no próximo verão, o que não choca. Resende foi um falhanço total como treinador do Benfica. Primeiro insistiu imenso em jogadores portugueses, negligenciando a contratação de estrangeiros. Depois não conseguiu atrair quase nenhum jovem português talentoso. Acabaram todos - tirando o Cavalcanti que já estava no Benfica - ou no Sporting (Frade, G. Vieira) ou no Porto (A. Gomes, Branquino). O senhor que se segue é o antigo campeão mundial de Andebol Chema Rodriguez que tem sido treinador-jogador numa equipa da 2º Divisão de França e foi treinador adjunto do Hungria no último Europeu. Chema como treinador tem percurso muito pouco significativo, mas é um homem dos meandros do Andebol europeu, que jogou nas melhores equipas, disputou as melhores provas e poderá conseguir atrair alguns jogadores interessantes só pelo seu nome. Na minha opinião, o Andebol é uma das modalidades onde um bom departamento de scouting faz milagres. Há jovens muito talentosos no Egipto, Cuba, Chile, Tunisia, Irão, Letónia, Croácia que certamente gostariam de vir jogar para Portugal. Acho que é mais por aí que devíamos pensar e não tanto andar a contratar jogadores à procura do último contrato da carreira.
6. Jacaré reforça equipa de futsal. Chegou ao Benfica em 2017. A partir deste mês já conta como formado localmente e como tal é mais uma alternativa para Joel Rocha. A primeira época no Futsal Azeméis foi boa. Fez 12 golos em 25 jogos. Esta segunda não estava a ser tão boa. Estou curioso para ver se temos nele um pivot para o futuro, ou se num espaço de 6-18 meses estará de saída. Independentemente da evolução do Jacaré, espero que o Benfica assegure a contratação do Ludgero, pivot do Quinta dos Lombos, que já tem 19 golos esta época e que tem sido uma das sensações da temporada. Com Ludgero, Fernandinho e Fits ou Jacaré, teríamos um trio pivots muito interessante. 
7. Manchester United S23 fará estágio no Benfica Futebol Campus. Tem sido falada a hipótese do Benfica construir um Hotel no Seixal. Eu não estou muito convencido com a ideia. Mas se tal viesse a acontecer, seria por casos como este que aparentemente vai surgir em breve. A equipa S23 do Man United vai fazer um estágio no Benfica Futebol Campus. Deve haver um mercado para estágios e esse mercado deve procurar climas quentes e espaços com certas condições para a prática de futebol. Se valer o dinheiro, porque não? È arrojado. Vamos ver o que acontece com esta equipa do Man United."

3 comentários:

  1. Todos desejavam uma contratação de peso, mas a montanha pariu um rato. É pena . Mudando de assunto, numa de conversação, a tendência do Benfica para Futebolistas "meias-lecas , retomou. Estou a ver o Benfica/Portimonense para a Liga Revelação , (0-1 na parte…), e é dececionante a maneira como os atletas abordam os lances. Parece-me que estão a fazer um frete . O Treinador Luis Castro tem uma forma muito pessoal de dispôr os miudos em campo...nada eficaz, quanto a mim . Os comentadores Valdemar Duarte e Pires Vicente vão fazendo o que podem para animar , mas em vão. " O Portimonense tem calmeirões…(?)" ouve-se, em ver de dizerem que o Benfica tem...anões . Avançados Centro há muito que não se vê um no Seixal, depois de José Gomes. E os comentários ridículos e o a péssima prestação da equipa continuam...agora debaixo de chuva. Tristonho tudo isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi o jogo e o que se observa é que os clubes mais pequenos vão buscar jogadores africanos que são quase todos mais fortes fisicamente, mais altos, são mais precoces, poderão até haver alguns catanados.

      O Portimonense com vários jogadores mais velhos, mais altos e mais fortes, mas com menos talento, enquanto o Benfica tinha alguns juniores. Notou-se a diferença.
      Não façamos o mesmo erro do Sporting e do Porto que escolhem jogadores com menos talento, mas mais fortes e mais altos. O talentosos escolhem o Benfica. Por isso eles andam pelas ruas da amargura.
      Nas equipas de formação a diferença física nota-se mais e tem mais influência nos resultados. Mas não é procura de resultados na formação que faz andar o Benfica.

      Ninguém gosta de perder. Mas o objectivo das equipas de formação não é ganhar troféus mas formar jovens, dando-lhes competição com adversários mais fortes, mais velhos e mais experimentados.
      O ideal é formar a ganhar, mas a equipa sub-23 lidera, é a 3ª equipa do Benfica, a 2ª é o Benfica B que também tem alguns juniores e que joga com equipas que têm lugar na 1ª divisão.

      Eliminar
  2. O Treinador do Benfica, Luis Castro, a perder por 0-2 e a jogar com dez , por expulsão de Ronaldo Camara ,faz entrar três jogadores aos 89 minutos…,???!!! ( Não houve UM UNICO jogador que sobressaísse .) É a degunda derrota seguida e a jogar assim , certamente que não será certa a última . Autêntica deceção !!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!