Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de maio de 2015

«Dá-me o 34...»

"Esta é a semana onde todos os benfiquistas reclamam junto da equipa, como os No Name cantam no estádio:
«Dá-me o 34, dá-me o 34».
Todos nos sentimos membros da claque, na vontade de ver novamente o Benfica bicampeão nacional. É preciso baixar a ansiedade e aumentar a concentração, porque acredito motivação não faltará. Os 4-0 ao Penafiel eram previsíveis, mas as dificuldades em Guimarães também. Contra o Penafiel a arbitragem apenas conseguiu produzir um ridículo amarelo a Samaris, mas causa dano para o jogo da cidade berço onde Gaitán ainda está em dúvida. Esperemos pelo melhor Fejsa, que deu excelentes indicações em Barcelos. Jorge Jesus sabe tratar das tácticas e avisar dos truques que se irão encontrar. O campeonato disputado ombro a ombro com o FC Porto não terá nenhuma facilidade nesta recta final. O Benfica tem a grande vantagem de ter dois jogos, para vencer um, e ser campeão, mas era muito importante resolver já a questão em Guimarães.
Uma palavra final para o voleibol do Benfica e para a sua época de sonho. Quando acabou o jogo com o Penafiel as atenções estavam todas nos Açores. José Jardim conseguiu um feito único, Supertaça, Taça de Portugal, e campeonato nacional ganho na negra em casa do adversário e uma final Europeia. O Voleibol está de parabéns (muito bom o Bastardo) e o do Benfica fez algo de verdadeiramente fantástico.
Para quem, como Rui Mourinha e José Jardim, passaram tantas dificuldades no passado para impor a modalidade no clube, esta é uma estrondosa vitória e um merecido prémio. Esta vitória é celebrada por todos os verdadeiros benfiquistas, e tem um toque de justa desforra do título perdido para o mesmo adversário há poucos anos. Este ecletismo vencedor que o Benfica ostenta é motivo de orgulho. Depois do hóquei em patins e do voleibol, haverá certamente mais. O ecletismo no Benfica não é um panfleto é um palco de títulos."

Sílvio Cervan, in A Bola

Condenados!!!

Está tudo a pensar no mesmo

Está tudo a pensar no mesmo!

Posted by Sport Lisboa e Benfica on Sexta-feira, 15 de Maio de 2015

Sonhos!!!

DÁ-ME O 34 !!!!!O Futuro está garantido, com adeptos como este e COLINHO assim ninguém nos pode parar. COMO EU TE AMO BENFICA !!!!!

Posted by SL Benfica - Maior Clube do Mundo on Sexta-feira, 15 de Maio de 2015

Só mais uma!

"Depois de nove longos meses de competição, de jornadas intensas - ora mais difíceis, ora menos complicadas -, de ansiedade e sofrimento, de muitos avanços e poucos recuos, de constante pressão, de demasiada conversa fora das quatro linhas, de boas exibições e grandes golos, de muito suor e algumas lágrimas, eis chegado o momento em que tudo poderá, enfim, ficar definido.
Falta-nos uma, apenas uma vitória. Com mais três pontos, ninguém nos poderá retirar o direito de comemorar a conquista do 34.º título nacional, consumando assim o principal objectivo da temporada desportiva de 2014/2015. Poderá acontecer já em Guimarães, num terreno difícil, e perante um adversário que não nos tem sido nada simpático - nos últimos sete anos, derrotou-nos cinco vezes, quer em jogos do Campeonato, quer na Taça de Portugal.
Com uma margem de erro que ainda permite um deslize, não haverá motivo para que a equipa acuse qualquer tipo de pressão negativa. Sabemos que somos melhores, que merecemos ganhar, e que vamos certamente cortar a meta em primeiro. É com a auto-estima em alta que devemos partir para a cidade-berço. E é em festa que esperamos de lá voltar.
Estou em crer que o Futebol nos fará justiça já nesta jornada, no primeiro de dois 'matchs-points' de que dispomos para fechar as contas do título. Estou em crer que a glória está iminente. Falta um bocadinho assim. Vamos a isso!

PS: O Hóquei e o Voleibol já estão no papo. O Futebol vem caminho. Espera-se que também o Basquetebol e o Futsal possam ainda festejar. Talvez estejamos à beira de um momento absolutamente ímpar na nossa história centenária."

Luís Fialho, in O Benfica

A duas jornadas do fim da Liga

"É já no próximo domingo que o Benfica vai jogar o primeiro dos dois championship points de que dispõe na I Liga de 2014/15. Da Luz têm chegado, nos últimos dias, sinais de maturidade: no âmbito desportivo as rotinas estão a ser seguidas com a tranquilidade de quem sabe estar a correr uma maratona; Guimarães, na importância que tem, não deve assoberbar os jogadores, tolhendo-os pela pressão desmesurada. No campo da política, as respostas residuais aos derradeiros mind games com origem no Dragão traduzem bem a serenidade com que esta recta final da prova mais importante do futebol português está a ser encarada.
Do Porto têm chegado inúmeros remoques e reparos, com a clara vontade de provocar uma reacção negativa ao rival. É uma estratégia que se compreende, própria de quem sabe que as hipóteses de chegar ao título são escassas e deve procurar desestabilizar a concorrência, à espera de, por aí, colher vantagem.
Os árbitros e as arbitragens têm vindo à baila, mas devido à falta de novidade subjacente a esses argumentos, invariavelmente usados por quem se senta no lugar do perdedor, não deve com eles perder-se muito tempo de análise.
A outra arma de arremesso tem nome, Julen Lopetegui, o treinador do FC Porto. E a dúvida que em relação a ele aqui e agora se levanta ganhará maior pertinência logo que a poeira assente e se façam as contas à época, aos meios que foram colocados à disposição do técnico basco, aos resultados obtidos e até à forma como ele acabou por colocar-se face à opinião pública e à classe a que pertence."

José Manuel Delgado, in A Bola

Por qué no te callas?

"A duas jornadas do fim do Campeonato, o SL Benfica está a três pontos de ser Bicampeão. Tem o melhor ataque da prova (mais de 100 golos em todas as competições), o maior número de vitórias, a segunda melhor defesa, não perdeu nenhum jogo frente aos rivais directos e o Estádio da Luz tem a melhor média de assistências de Portugal. Isso é suficiente para ser Campeão? Ainda não, falta uma vitória em Guimarães. Na última jornada, nova goleada ante um Penafiel que fez tudo para roubar pontos ao Benfica. E o tudo incluiu batalha táctica, vontade e duas agressões violentas (Rabiola com dois socos simultâneos em Luisão e Braga com uma pisadela na cara de Salvio) que nem amarelo valeram. O prémio de jogo deveria ser alto, mas nem assim o Penafiel escapou à descida de divisão. Acontece.
O que também aconteceu no fim de semana passado foi mais uma triste conferência de imprensa do treinador do segundo classificado. Desta vez, o técnico espanhol em vez de esclarecer alegadas agressões que ocorreram entre os seus jogadores num determinado treino da equipa, ao invés de comentar mais uma exibição fraquinha do FC Porto ou a sua continuidade no clube, resolveu atacar Jorge Jesus. Diz Lopetegui (está bem escrito, mister?) que perdeu o respeito ao treinador Campeão Nacional, que a sua equipa tem sido prejudicada pelas arbitragens (pausa para rir) e que Jesus só fala porque está sob um 'manto protector'. Tem razão: é o manto sagrado. O manto de milhões de adeptos, o manto da vitória. E será sempre melhor estar sob este manto do que trabalhar debaixo do pano, o modus operandi preferido do FC Porto nas últimas três décadas. Carrega, Benfica! Vozes de burros não chegam ao céu."

Ricardo Santos, in O Benfica

Por falar em 'ADNs'

" 'Coitadinho' do Jorge Jesus que já não é respeitado por Lopetegui. Já nem dorme... Mas será que há alguém que ainda respeite o treinador espanhol? Com duas semanas para digerir a polémica que ele próprio criou, ao interpelar ostensivamente o nosso treinador no relvado após noventa minutos em que nada fez, onde devia fazer - no banco - para tentar ganhar o jogo, e reflectir sobre os seus erros ao comando da equipa portista, prefere insistir, arrogantemente, em não reconhecer que, apesar de ter à sua disposição 'o melhor plantel dos últimos trinta anos' e o mais caro de sempre do futebol português, tem sido incapaz de superar um Benfica que, esperamos, conquistará o bicampeonato.
Pelos vistos, a arrogância 'faz parte' do seu ADN, por certo diferente daquele que é reclamado nas bancadas do estádio do dragão: O que potencia a propensão para inventar datas de fundação de clubes ou para ter conversas por telefone que obrigam a deslocações súbitas à Galiza... Pelo andar da carruagem, mais depressa regressará ao País Basco...
Mas falemos de assuntos sérios: O Sport Lisboa e Benfica é tricampeão nacional de Voleibol naquela que é a nossa melhor época de sempre na modalidade. Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça e presença na final de uma competição europeia... É do ADN glorioso! A contagem de títulos e troféus prossegue a bom ritmo. Só nos seniores masculinos das modalidades de pavilhão, atletismo e futebol, já vamos em catorze. Os restantes clubes, em conjunto, somam cinco. A 'maior potência desportiva nacional', o Sporting (pausa para gargalhada), conquistou dois, enquanto F.C. Porto, Valongo e ABC têm um cada."

João Tomaz, in O Benfica

Guimarães Nossa!

"O FC Porto não deixa de nos surpreender. Note-se bem: para além de vencer com dificuldade um Gil Vicente que o Benfica dominou desde o início do jogo; para além de ter perdido em casa e empatado na Luz, com um saldo negativo de golos; para além de ter visto o domínio avassalador e a goleada sobre o Penafiel... Lopetegui vem falar de um "manto protector" e de um eco social favorável, como se fossem outros que não o trabalho árduo, a motivação e a crença inabalável na vitória os factores responsáveis pelo primeiro lugar dos 'encarnados' desde a 5.ª jornada do Campeonato!
O delírio chega aos comentadores afectos aos azuis e brancos que, mesmo após uma indiscutível vitória de quatro golos, se empenharam em discutir um eventual penalti de Talisca sobre a linha da grande área. Parecia impossível de acontecer mas acontece mesmo... na cabeça dos nossos amigos do Norte!
Chegam até a falar de um plantel benfiquista sem garra nem nota artística... que não joga nem deixa jogar. Não se percebe como é o Benfica a equipa com mais pontos e vitórias conquistados fora. Muito menos a marca avassaladora de 17 golos... pela defesa! A melhor defesa de sempre em termos de golos.
O melhor mesmo é deixá-los delirar sozinhos... porque discussões sem um único fio condutor racional não é facto que deva ocupar o tempo dos adeptos do Glorioso.
Agora o tempo é outro: o do assalto a Guimarães. No berço na Nação vamos recuperar o bicampeonato e marcar o início de uma nova era de domínio no Futebol português. Vem aí o título esperado. Vamos cobrir a cidade berço de um manto vermelho. E enquanto os portistas se entretêm a discutir os penáltis fúteis e os livres teóricos, nós começámos esta semana a gritar bem alto: Guimarães é a nossa vitória!"

André Ventura, in O Benfica

Gente pequena

"O Benfica pode conquistar o campeonato este fim de semana, em Guimarães. É normal que no dia da vitória se festeje. Não há 'festejómetros' e nenhum clube é dono da cidade onde a vitória se dá. Assim, as declarações de José Isidro Lobo, presidente da mesa da assembleia geral do Vitória de Guimarães, são abaixo de lamentáveis: 'Aqui, como sabem, nem há casas dos outros clubes, do FC Porto, Benfica e Sporting; aqui somos vitorianos'. E acrescentou: 'Até seria uma provocação irem festejar para o Toural'. Ficamos a saber que quem não seja vitoriano é estrangeiro em Guimarães. Estas declarações, negação do fair play e da hospitalidade, são prepotentes e roçam a ameaça. Festa não é provocação, é futebol. Que um qualquer hooligan não viva bem com isso, compreende-se. Que um dirigente desportivo o afirme publicamente, é inaceitável.
Continua o tal presidente da assembleia geral: 'Quando vencemos a Taça de Portugal não fomos festejar para o Marquês. Certamente que o Benfica também quererá fazer a festa em sua casa.' Acontece que a casa do Benfica, como a do Sporting e cada vez mais a do Porto, não é nas suas cidades de origem. É, pela sua dimensão desportiva, em milhões de casas em todo o país. Estes clubes são clubes nacionais. Estatuto que um dia, se o Vitória de Guimarães trabalhar muito e for dirigido por gente com mais visão, também conquistará. Se o Guimarães não festejou a sua taça no Marquês, fez mal. Seria bem tratado. Porque Lisboa, com três clubes na primeira divisão, está habituada ao pluralismo clubístico. E porque é uma cidade de chegada, onde vive gente de todo o país. Não é de ninguém porque é de todos. A culpa destas afirmações não é, claro, dos vimaranenses. Todas as cidades têm gente pequena que gostaria de viver em lugares à sua dimensão. Pena que tenham palco."

Destilar ódios

"O FC Porto inaugurou recentemente uma nova forma de destilar ódios. Chamam-lhe comunicação, mas o panfleto electrónico, em rigor, não comunica. Serve apenas como arma de arremesso contra tudo o que os dragões entenderem e nos últimos dias tem-se dedicado sobretudo a tentar manchar o provável 34.º título do Benfica. A escalada de agressividade não pára, seja contra árbitros ou contra quem os nomeia, passando por cima das próprias palavras de Pinto da Costa que ainda há poucas semanas dizia que estar sempre a falar de arbitragens 'é ridículo e estúpido'. Só que no momento em que o disse, o líder portista ainda acreditava que o título seria azul e branco. Talvez por isso não mostre actualmente qualquer incómodo com aquilo que se escreve no 'Dragões Diário'.
Enquanto a turba que subscreve a 'newsletter' se alimentar destes assuntos menores, esquece-se de questionar as verdadeiras razões pelas quais o FC Porto está muito perto de terminar a temporada sem um único título conquistado. Os erros de Lopetegui deixam de ser assunto (em rigor, parece que nunca o foram no Dragão...). Tudo o que importa é aquilo a que o treinador apelidou de 'manto protector'. Alimentados por este ódio, acredito que muitos adeptos esqueçam com outra facilidade um dos maiores falhanços da história recente do clube mais vencedor em Portugal nos últimos 30 anos. A história do pão e do circo continua bem actual. Apesar de sobre ela se terem passado muitos séculos.
O que mais me espanta em tudo isto é ver um clube que liderou o futebol português no caminho da modernidade aceitar agora este retrocesso para uma era primitiva, aquela em que tudo se discute na base da cacetada. Pelos vistos é esta a comunicação moderna, feita ao estilo das redes sociais, em que nada se respeita, em que vale tudo, seja o atropelo da verdade ou mesmo o insulto boçal.
Se o Benfica não 'fechar' o campeonato no domingo, em Guimarães, aposto que, se seguirá mais uma semana tão 'animada' quanto aquela que está a terminar. O circo continuará na cidade enquanto houver gente disponível para assistir a este espectáculo. E basta um dragão para o manter em permanente actividade."