Últimas indefectivações

domingo, 15 de agosto de 2021

6 pontos!!!

Penafiel 0 - 1 Benfica B

Soares; Ferreira, Tomás(Álvaro, 56'), Ganchas, Rafa; Brito, Vukotic(Neto, 56'), Bernardo; Umaro(Jair, 86'), Samu(T. Araújo, 69'); Henrique(Duk, 86')

Dois jogos, duas vitórias, contra adversários com plantéis de I Divisão!
Eu sei que provavelmente vamos 'perder' jogadores (o Vukotic é provável que vá para o Boavista...), mas esta equipa, sem alterações significativas, arrisca-se a dominar completamente a II Liga!!!

Vitória justa, com um marcador curto, pois desperdiçamos várias oportunidades para alargar a vantagem... Na segunda parte, recuámos, deixámos de sair nos 'contra' perigosos, e arriscámos o empate... principalmente nos descontos, onde tínhamos vários jogadores ao 'pé coxinho', e com as substituições esgotadas!!!

O regresso do Capitão


"Só o triunfo interessava e foi focada nesse propósito que a nossa se equipa se apresentou em campo frente ao Arouca, imprimindo desde cedo a dinâmica e a qualidade de jogo que lhe permitiram, no último quarto de hora da primeira parte, adiantar-se no marcador e ampliar a vantagem ainda antes do intervalo, selando o resultado final (2-0).
Para Jorge Jesus, da partida há a extrair “duas coisas muito importantes: a vitória e novamente o regresso dos nossos adeptos”.
A quarta vitória consecutiva nos quatro jogos inaugurais da época, um registo que ocorreu somente pela 5.ª vez desde o final dos anos 60 do século passado, refletem o bom início de temporada, ao qual não será certamente irrelevante o regresso do público às bancadas. “Com os nossos adeptos temos sempre mais um jogador. Eles ajudam muito a equipa a ter de lutar pelo golo”, reconhece Jorge Jesus.
O nosso treinador destacou ainda a rotatividade do onze titular nas partidas efetuadas, ganhando-se “um plantel que está sempre em competição, hoje joga um, amanhã joga outro, e todos vão ter um ritmo alto de jogo, que é o que queremos”, a segurança coletiva da equipa em mais um jogo em que manteve as redes invioladas, e, no lado oposto, as muitas oportunidades de golo criadas.
Yaremchuk, autor de um golo e de uma assistência, foi considerado o homem do jogo. E Pizzi, que assistiu o ucraniano, atingiu a marca de 333 jogos oficiais de águia ao peito, passando a figurar no top 20 dos jogadores com mais jogos em todas as competições oficiais pelo Benfica, dando-se a coincidência de ter atingido este marco frente ao mesmo adversário, também na Luz, com que se estreou de vermelho e branco. Nota ainda para o 50.º jogo oficial de Vinícius pelo Clube.
Mas o grande momento da tarde, além do triunfo, deu-se à passagem dos 66 minutos de jogo, quando André Almeida, depois de quase um ano de muito sofrimento e ainda mais trabalho com vista ao seu restabelecimento físico e regresso à competição, voltou a pisar os relvados para defender as cores e o emblema que já representa pela 11.ª primeira temporada.
André Almeida tem sido, desde que chegou ao Benfica, insuperável na dedicação e competitividade e foi instrumental nas muitas conquistas do Clube na última década, entre as quais cinco Campeonatos Nacionais. Versatilidade tática, conhecimento do jogo e entrega são as suas imagens de marca, conforme Jorge Jesus fez questão de destacar ontem. E também as assistências para golo (desde 2012/13, só Pizzi, Gaitán e Salvio fizeram mais).
O nosso capitão explicitou todas as emoções que envolveram este regresso: “Senti-me muito emocionado, esperei muito tempo por este momento. Já se fazia tarde, até. Foi uma lesão muito dura, foram meses muito duros, mas tive muito apoio dos meus colegas e da estrutura do Benfica. Estou extremamente feliz por estar de volta."
“Foi uma satisfação para todos nós, treinadores, adeptos e colegas de equipa”, confidenciou Jorge Jesus acerca do regresso de André Almeida, acrescentando que “a equipa precisa dele!". A estrondosa ovação que lhe foi prestada ao entrar em campo foi reveladora do grande e merecido apreço que os benfiquistas sentem por ele. Foi a 283.ª vez que André Almeida alinhou pela equipa de honra do Benfica. Caso o treinador assim o entenda, que sejam muitas mais!"

Cadomblé do Vata


"1. Imaginem a azia do dono do PSG a esta hora... vai pagar 35 milhões por época ao Messi, quando tinha logo ali ao lado o Yaremchuk a pedir 2 milhões ao ano.
2. Bolas aos postes, defesas do guarda redes, remates ao lado... a baliza do Arouca parecia tão pequena, que a meio da segunda parte eu pedi a entrada do Nicolia.
3. Waldschmidt faz-me lembrar Ola John... tem futebol nos pés, mas a equipa joga em FM e ele está 90 minutos em AM.
4. Destaque especial para o regresso de André Almeida depois de 10 meses fora... foram tempos duros para ele que sofreu com a lesão e para os adeptos que sofreram com o Gilberto.
5. O futebol português não para de nos surpreender... nas 4 participações anteriores do Arouca na Primeira Liga o SL Benfica foi campeão e mesmo assim, agora que foi promovido ao escalão maior pela quinta vez e a Liga de Clubes insiste que se tem de disputar as 34 jornadas para decidir o vencedor."

Yarem no fim do bloqueio em Lisboa


"Que estreia do avançado ucraniano. “Expulsa” o guardião adversário, num lance bem bizarro, cria o primeiro golo do jogo, e marca o segundo. Pelo meio, ao longo de toda a primeira parte foi aparecendo em lances prometedores aos quais chegou pela sua superior leitura das situações. Alguns perdeu por não ser tecnicamente um jogador refinado. Promete não precisar de tal para deixar marca. Intuição e Finalização de quem não poderia ter estreia melhor.

Estava difícil entrar em Ataque posicional contra o 5x4x0 – Desbloqueou o jogo em Transição – Superior definição de J. Mário e Yaremchuk no golo de Luca

O jogo iniciou-se com um Benfica dominante e controlador – Desta feita organizado num 4x4x2, que permitiu colocar mais gente em zona de criação – Everton, Luca, Roman e Pizzi, mais a chegada de Gil Dias e Gilberto – e com João Mário uma vez mais a assumir protagonismo no ataque posicional. Em cobertura (atrás da linha da bola) quando a bola chegava a zonas altas, foi sendo opção para receber e ligar os diferentes corredores. Nas suas costas, Meité controlou possíveis saídas adversárias. Ora caindo em cima de quem podia ser referência, ora ganhando duelos.
Contudo, foi bem cedo que a história se começou a definir. Com a expulsão do guarda redes do Arouca, se o jogo já havia prometido toada única, quase ficou sentenciado.
Contra 10, João Mário saltou uma estação e incorporou-se na frente de ataque, mesmo que com liberdade para oscilar entre diferentes espaços entre sectores.

João Mário a saltar entre diferentes espaços, forçando igualdade numérica sobre a numerosa linha defensiva adversária

A numerosa organização adversária foi dificultando o processo criativo do Benfica, e quando o Arouca finalmente saiu de trás, abriram-se os espaços em Transição para a equipa de Jesus se adiantar, e a partir daí a única dúvida passou a ser perceber por quantos venceria um Benfica que vai crescendo no processo e na confiança.

Superioridade numérica em cima dos 5 defesas do Arouca

A segunda parte trouxe um Arouca com maiores dificuldades para controlar o processo criativo do Benfica, e as ocasiões foram-se sucedendo. A entrada de Rafa, Ramos e Taarabt com o jogo sentenciado, e o Arouca sem condições de colocar dificuldades à construção de Otamendi e Morato, vieram trazer velocidade às combinações ofensivas. Para lá de mandão, passou a criar com maior facilidade. A própria opção de saída do Arouca proporcionou momentos óptimos para os encarnados roubarem bolas em zona alta, e procurarem acelerar contra uma equipa ainda a fechar-se.
Somente as várias perdidas na finalização impediram a águia de sorrir mais. E algumas das quais seriam imperdoáveis, não tivessem os três pontos assegurados. O volume de criação na etapa complementar deixou o Benfica com amargo de ficar a dever a si próprio um resultado bem mais avolumado. 

Homem do Jogo
Roman Yaremchuk
Foi o homem que desbloqueou todo o jogo. Esteve nos três lances capitais na definição do resultado e da toada da partida. Contornou o guardião obrigando-o a “expulsar-se” para impedir o golo do avançado, serviu Luca para o primeiro num lance que definiu com qualidade imensa, e marcou com a simplicidade que se lhe reconhece o golo que sentenciou definitivamente as aspirações do Arouca."

SL Benfica 2-0 FC Arouca: Yaremchuk é sinónimo de golos nos lados da Luz


"A Crónica: Expulsão Ao Início Tornou Fácil a Tarefa Encarnada
O início de época do SL Benfica tem sido em alta e hoje assistiu-se a mais um episódio que faz os adeptos antever uma temporada mais positiva que a anterior: após eliminar o Spartak de Moscovo, os encarnados receberam no seu reduto o FC Arouca.
Os comandados de Jesus não tiveram qualquer dificuldade em despachar o conjunto visitante com uma vitória categórica por 2-0, com o destaque a ir para a exibição do último reforço das águias, Roman Yaremchuk, que esteve presente nos dois golos da sua equipa. Um jogo sem grande história que acabou por ter a bizarra expulsão de Victor Braga como o momento-chave para o triunfo encarnado.
Num final de tarde de bastante calor, o jogo começou muito mal para o FC Arouca: à passagem do minuto oito, o guardião Victor Braga viu o cartão vermelho direto por ter tocado com a mão esquerda na bola fora de área, o que obrigou o técnico visitante a mudar muito cedo a sua estratégia. O sacrificado foi Arsénio, para entrar o suplente Fernando Castro. No livre direto, Luca Waldschmidt atirou à barra e Everton Cebolinha na recarga cabeceou em cheio no poste.
A expulsão veio ainda reforçar uma tendência que já se previa antes do início do jogo: o SL Benfica a ter mais bola e completamente instalado no meio-campo contrário. Contudo, as desmarcações dos encarnados estavam a ser em vão, já que a defesa arouquense estava bem sintonizada e conseguia sempre colocar os homens mais avançados caseiros em posição irregular. Foi preciso esperar até aos 29’ para ver novamente um lance de perigo para as águias: num lance já típico seu, Cebolinha fletiu para o meio e disparou a rasar a trave da baliza adversária.
O marcador foi inaugurado aos 38 minutos por Waldschmidt. Pizzi recuperou a bola no meio-campo defensivo, deu para João Mário que desmarcou Yaremchuk, com este a passar por um defesa e a assistir o número dez do SL Benfica para o seu segundo golo na Primeira Liga.
Cinco minutos depois, Yaremchuk fez mesmo o gosto ao pé depois de um belo cruzamento do lado direto tirado por Pizzi. A vantagem de dois golos a favor da equipa da casa justificava-se pela maior procura durante a maioria da primeira parte, muito por culpa da inferioridade numérica do FC Arouca.
O primeiro lance de perigo da segunda parte surgiu por intermédio de João Mário aos 51 minutos, num potente remate fora de área que não passou muito longe da baliza de Fernando Castro. Antes do alcance do minuto 60, Jorge Jesus fez uma tripla substituição, colocando em campo Taarabt, Rafa Silva e Gonçalo Ramos. O FC Arouca timidamente ia tentando levar perigo à baliza de Vlachodimos, e fê-lo aos 65 minutos num remate ao lado de André Bukia.
Já com André Almeida em campo, foi-se assistindo a um autêntico show de golos falhados por parte do SL Benfica, com Waldschmidt a ser o maior protagonista de lances em que a vantagem podia ter-se alargado, só que estava a faltar assertividade na hora de colocar a bola no fundo das redes.
Até ao apito final do árbitro, o conjunto caseiro bem tentou chegar ao terceiro golo, mas esse objetivo acabou por não se concretizar para grande tristeza dos adeptos presentes nas bancadas da Luz. O jogo fechou com 2-0 no marcador e a confirmação de que o SL Benfica está a ter um início fulgurante de época, o que pode ser um sinal de que a má temporada 20/21 já vai bem longe no horizonte. Yaremchuk fez toda a diferença numa partida controlada a belo prazer pelas águias!

A Figura
Roman Yaremchuk Que bela estreia no onze inicial para o último dos reforços do SL Benfica para esta temporada! Bastante interventivo na frente de ataque, o avançado ucraniano teve em alta nos minutos que esteve em campo, sendo que participou de forma direta nos dois primeiros golos das águias, primeiro com uma assistência e com um golo. Uma exibição que deixa antever uma possível preponderância no ataque encarnado durante a época.

O Fora de Jogo
Victor Braga O guarda-redes prejudicou bastante os seus colegas com um lance de completa desatenção que ditou na sua expulsão. Costuma-se dizer que erros destes ao mais alto nível se pagam caro, e o certo é que o FC Arouca saiu muitíssimo penalizado com a mudança repentina na estratégia ocorrida ainda antes dos primeiros 10 minutos de jogo.

Análise Tática – SL Benfica
A senda de três triunfos consecutivos no início de temporada trouxe um SL Benfica confiante para mais um duelo da Primeira Liga. Depois de eliminar o Spartak na eliminatória da Liga dos Campeões, Jorge Jesus fez bastantes mexidas – sete no total – no seu onze inicial: o sistema utilizado foi o 4-4-2, com os grandes destaques a serem as duplas de meio-campo (Meité e João Mário) e ataque (Roman Yaremchuk e Luca Waldschmidt).
O SL Benfica entrou bem no jogo com vontade de assumir as despesas de jogo, e isso ficou evidenciado com a expulsão de Victor Braga numa fase prematura da partida. A jogar mais com um, os comandados de Jorge Jesus intensificaram ainda mais a pressão sobre o adversário, embora o momento de desmarcação estivesse a sair mal, muito por culpa da boa sincronização da linha defensiva do FC Arouca.
Teve de se esperar até aos últimos 15 minutos do primeiro tempo para ver o SL Benfica a chegar à vantagem, que se aceitava perfeitamente. O grande destaque dos primeiros 45 minutos foi a excelente dinâmica entre João Mário, Yaremchuk e Luca Waldschimdt.
Na segunda parte assistiu-se a uma repetição do filme observado nos primeiros 45 minutos: equipa encarnada com maior controlo de jogo e à procura de deixar o FC Arouca ainda mais numa posição frágil, só que faltava maior acerto no momento de visar a baliza à guarda de Fernando Castro.
O SL Benfica ia pressionando, mas sem grande acutilância, o que permitiu a Jorge Jesus fazer uma rotação mais efetiva da sua equipa a pensar no jogo da próxima semana contra o PSV.

11 Inicial e Pontuações
Odysseas Vlachodimos (5)
Gilberto (6)
Nicolás Otamendi (6)
Morato (6)
Gil Dias (6)
Soualiho Meité (6)
João Mário (6)
Pizzi (6)
Everton Cebolinha (6)
Luca Waldschmidt (7)
Roman Yaremchuk (8)
Subs Utilizados
Adel Taarabt (5)
Rafa Silva (6)
Gonçalo Ramos (5)
André Almeida (5)
Carlos Vinícius (-)

Análise Tática – FC Arouca
Após ter começado o campeonato com uma derrota em casa, o FC Arouca veio à Luz à procura de conquistar os seus primeiros pontos, mas a tarefa não seria nada fácil de ser alcançada. Depois da derrota sofrida em casa na jornada anterior, o treinador Armando Evangelista fez apenas duas mudanças no seu onze: no setor mais recuado, o central João Basso e o lateral Quaresma jogaram de início nos lugares de Baptiste Aloé e Joel Ferreira respetivamente.
O jogo praticamente começou com a expulsão do guardião Victor Braga, o que levou à mudança repentina na estratégia para o resto do jogo. Se já com 11 seria uma árdua tarefa pontuar na Luz, com menos um isso acabaria por ser uma completa miragem, uma vez que os homens de Armando Evangelista se limitaram somente a tentar suster as intenções encarnadas de marcar.
A missão estava a ser parcialmente bem-sucedida, mas o golo de Waldschmidt aos 38’ deitou tudo por terra. Já perto do intervalo, o FC Arouca pôs em sentido a defesa encarnada com dois lances seguidos – remate de Eugeni Valderrama para defesa apertada de Vlachodimos e lance de André Silva na sequência de um canto, onde Gilberto fez um corte importante -, mas não conseguiu reduzir a diferença no marcador.
O segundo tempo foi ainda mais penoso para o FC Arouca, em que esteve apenas remitido ao seu meio-campo defensivo e só por uma vez conseguiu ir até à baliza de Vlachodimos. A expulsão de facto estragou qualquer vontade dos visitantes em tirar pontos ao SL Benfica, deixando assim a equipa recém-promovida sem qualquer ponto conquistado ao fim de duas jornadas já jogadas.

11 Inicial e Pontuações
Victor Braga (2)
Thales Oleques (4)
João Basso (5)
Sema Velázquez (6)
Mateus Quaresma (4)
Pedro Moreira (4)
Leandro Silva (5)
André Bukia (5)
Eugeni Valderrama (5)
Arsénio Nunes (-)
André Silva (4)
Subs Utilizados
Fernando Castro (5)
Pité (4)
Adílio Santos (5)
Brunão (4)
Or Dasa (4)

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
Não foi possível colocar questão ao treinador do SL Benfica, Jorge Jesus.

FC Arouca
BnR: Na antevisão ao jogo, disse que um dos objetivos na visita à Luz era o Arouca conseguir conquistar o respeito dos adversários. Antes de sofrer o primeiro golo, a sua equipa conseguiu fechar bem os caminhos da baliza. Sente que esse objetivo foi alcançado e o que retira de positivo deste jogo?
Armando Evangelista: “A mim, parece-me que uma equipa chegou agora à Primeira Liga e que há um ano estava a jogar o Campeonato de Portugal e que conta com um grande número de atletas que jogaram nessa divisão (eram seis) e faz aquilo que fez, acho que acaba por deixar uma imagem positiva. Até porque a nossa postura não foi de perder tempo, quebrar o ritmo de jogo e recorrer sistematicamente à falta. Foi sim uma postura de uma equipa que quer jogar o jogo pelo jogo, que quer divertir-se na disputa do jogo e gosta de jogar, por isso, perante o domínio que não deixa dúvidas e nem a justiça do resultado se discute, parece-me que, em relação a esse objetivo, fomos bem-sucedidos. Por isso, por este conjunto de situações, tenho apenas de dizer que fico orgulhoso da equipa, embora não satisfeito com o resultado final”."

Bello: Arouca...