Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Entrada suicida...

Benfica 3 - 4 Chaves


Aos 24 minutos estávamos a perder por 0-3 !!! Nada corria bem... O Chaves trouxe a lição bem estudada, e com uma mistura de eficácia e falta de inspiração nossa, parecia ter tudo decidido a meio da 1.ª parte...
O Benfica 'mexeu' e com uma grande segunda parte, conseguimos empatar o jogo a 3... para pouco depois num livre lateral, o Chaves voltar a ter vantagem no marcador!!!
Nos últimos minutos, faltou cabeça e experiência...

Benfica After 90 - Os Encarnados #1

Feito histórico


"Pela primeira vez na nossa história todas as equipas femininas do nosso Clube estão na Primeira Divisão!
É notória a tendência crescente de participação feminina no desporto. A presença mais acentuada de mulheres nos estádios e pavilhões e a notoriedade das competições e atletas femininas são reflexo desse fenómeno, para o qual o Sport Lisboa e Benfica tem contribuído decisivamente.
É longa a história do Benfica na promoção e desenvolvimento da vertente feminina do desporto. Porém, apesar do enorme sucesso de algumas das suas equipas, como foi o caso das "Marias" no voleibol nas décadas de 60 e 70, do andebol nos anos 80 e início dos 90, ou do râguebi já neste século, tratou-se de apostas que se viriam a revelar inconsequentes, marcadas, por vezes, pela interrupção abrupta do investimento e subsequente abandono do panorama competitivo.
Na última década, a aposta benfiquista no desporto feminino teve um novo impulso, beneficiando do impacto e sucesso que várias atletas, apoiadas no âmbito do projeto olímpico, atingiram, e do reconhecimento da responsabilidade social que um clube com a grandeza do Sport Lisboa e Benfica deve sempre assumir.
Esta aposta centrou-se, numa primeira fase, no basquetebol, futsal e hóquei em patins, com as duas últimas a darem enorme retorno desportivo. Somos heptacampeões nacionais no hóquei em patins, além de campeões europeus em 2015, e tricampeões nacionais no futsal. Na temporada passada, vencemos, pela primeira vez, uma competição ao mais alto nível no basquetebol.
Entretanto a atividade no andebol e voleibol, curiosamente aquelas em que tínhamos maior tradição, foi finalmente retomada. As nossas atletas começaram por disputar as divisões inferiores, como sinal de respeito do Sport Lisboa e Benfica por todos os clubes que já integravam os quadros competitivos.
A ambição de alcançar o patamar superior nestas modalidades foi concretizada no andebol e, agora, também no voleibol, perfazendo o pleno das modalidades de pavilhão no primeiro escalão de cada uma delas. Trata-se de um feito inédito na nossa história que muito nos orgulha e, simultaneamente, nos responsabiliza, pois é bem sabido que, qualquer que seja a equipa do Benfica em campo, o objetivo terá de ser sempre o da vitória.
Realce-se, ainda, que a forte aposta no feminino não se extingue nos pavilhões. Todas as modalidades incluídas no projeto olímpico têm vindo a contar com o contributo de cada vez mais mulheres, recentemente estreámo-nos no futebol, com sucesso imediato, e há ainda a nossa equipa de polo aquático, que tem acrescentado títulos e troféus ao nosso vastíssimo e muito diversificado palmarés.
Em boa hora, finalmente, o Benfica assumiu uma posição de liderança no apoio ao desenvolvimento da vertente feminina do desporto, uma aposta que será para manter e reforçar.

P.S.: Não perca hoje, às 19 horas, a presença de Jorge Jesus na TVI, onde será entrevistado por Cristina Ferreira."

Benfica Podcast #379 - Herzlich Wilkommen

Jorge Jesus e a frente de ataque do Benfica


"Com a época a iniciar-se e com os reforços ainda em fase de ambientação, a confiança de Jorge Jesus, na frente de ataque, recaiu nos jogadores que já integravam o plantel.
À partida, Carlos Vinícius parecia ter lugar cativo no 11. No entanto, para surpresa de muitos, Haris Seferovic (vindo de uma época muito pouco positiva) começou a temporada como titular. A que se deveu esta opção do treinador do SL Benfica e afinal quem deve ser o titular na frente de ataque? 
Comecemos por aquele que foi o melhor marcador da última edição da Primeira Liga: Carlos Vinícius. A qualidade do avançado brasileiro é inegável, mas Jorge Jesus parece não ser especial apreciador das características de Carlos Vinícius. É fácil de perceber o porquê. Vinícius terá muita dificuldade em adaptar-se ao modelo e às dinâmicas do treinador português.
Apesar de até ser relativamente rápido, Vinícius não é um ponta de lança que procure a tão discutida profundidade. Algo normalmente fundamental nas ideias de Jorge Jesus. A capacidade técnica do brasileiro também deixa algo a desejar, não sendo um jogador capaz de controlar e manter a bola quase como um pivot de futsal, como tantas vezes vimos fazer Slimani ou Cardozo. É igualmente fraco a recebendo a bola entrelinhas.
Defensivamente também lhe falta a intensidade no momento de pressão, que Jorge Jesus exige aos seus avançados. A capacidade de finalização de Vinícius foi disfarçando e compensando estas lacunas, mas agora inserido num sistema onde se exige mais do que golos ao avançado a sua vida complica-se. Sendo também um dos ativos mais valiosos da equipa das águias, a sua saída pode ser vista com bons olhos pelos responsáveis encarnados.
Já Haris Seferovic encontra-se num posição diferente, mas igualmente pouco segura. O avançado suíço encaixa, pelas suas características, na perfeição no sistema de Jorge Jesus. Seferovic é um jogador conhecido pela forma como ataca a profundidade nas costas da defesa e é consideravelmente mais intenso no momento defensivo. No entanto, a qualidade pura do jogador não está nem sequer perto do nível exigido por Jorge Jesus.
Darwin Nunez, pelo que fez frente ao FC Famalicão e pelas qualidades que apresenta, parece já ter a titularidade assegurada. A forma como o uruguaio dá profundidade à equipa, mas consegue igualmente funcionar como um homem alvo na construção ou uma figura central dentro da área, dá uma enorme versatilidade ao ataque encarnado.
A tão discutida ideia da profundidade acaba por ser algo limitadora, sobretudo num campeonato onde boa parte das equipas se irá apresentar com linhas muito baixas e juntas. Darwin oferece essa versatilidade que mais nenhum avançado do SL Benfica pode oferecer.
A forma como o uruguaio se associa com Luca Waldschmidt pode também ser muito importante para o sucesso da equipa de Jorge Jesus. Esta dupla dinâmica entre um avançado mais possante e outro mais técnico faz lembrar o SL Benfica de 2010, com Saviola e Cardozo na frente de ataque.
O alemão parece também já ter convencido Jorge Jesus. A qualidade que tem a ligar setores e a boa capacidade de finalização e remate de longe, tornam Luca Waldschmidt no jogador perfeito para desempenhar aquela função. O internacional alemão é o mais parecido com João Félix a chegar ao SL Benfica, desde a saída do prodígio do Seixal.
Darwin e Waldschmidt parecem ser a dupla por agora, mas se Vinicius ficar certamente que o avançado brasileiro trabalhará para recuperar a titularidade. O jovem alemão também não pode descansar, Pizzi e até mesmo Pedrinho podem roubar-lhe o lugar. Atenção também a Gonçalo Ramos! O jovem jogador continua semana sim, semana sim, a bater à porta.
As opções são muitas e de excelente qualidade!"

Curiosidades...


"Curiosidades #PortoaoColo:
- Nenhum árbitro assinalou mais de 2 penáltis desfavoráveis ao #PortoaoColo no total das últimas 12 temporadas;
- Em contraste, ao Benfica vários árbitros já o fizeram. Artur Soares Dias é o árbitro recordista, tendo assinalado 8 penáltis contra o Benfica. Em 2º lugar encontra-se Rui Costa e em 3º Jorge Sousa. Curiosamente, ou talvez não, 3 árbitros da AF Porto;
- Nos confrontos diretos entre os 4 candidatos ao Título nas últimas 12 épocas (71 jogos para cada equipa), o #PortoaoColo beneficiou de 21 penáltis a favor e sofreu 6 desfavoráveis;
- O Benfica beneficiou de 15 penáltis favoráveis e sofreu 14 penáltis contra. Fazendo o saldo (penáltis assinalados – penáltis contra), temos +15 para o #PortoaoColo e +1 para o Benfica.
Tudo isto são factos que demonstram o que se passa no futebol português. Está à vista de todos, mas muitos continuam de olhos fechados."

Lista...!!!


""FC Porto é o clube com mais políticos nos seus órgãos" - Investigação SIC
A investigação não surpreende, os dados eram conhecidos, fica apenas a descoberto a desonestidade de todos aqueles que se levantam sobre meros apoios eleitorais - que mantemos a não concordância- e se escondem quando não o deveriam fazer.

É obsceno a quantidade de políticos no ativo e "reformados" que fazem parte dos órgãos oficiais do clube do apito dourado.
Uma promiscuidade e um poder visível que todos continuam convenientemente a ignorar, até quando?"

Fever Pitch - João & João... Espanha!