Últimas indefectivações

domingo, 18 de abril de 2021

TetraCampeãs


A nossa secção de Futsal feminino sagrou-se hoje pela 4.ª vez consecutiva, Campeãs Nacionais de Futsal, na 11.ª jornada da fase final da competição (a três do final). Numa época, onde estamos invictos!!!! Hoje vencemos um dos nossos principais adversários, por 6-2, fora da Luz!
Temos de longe a melhor equipa nacional, os resultados não são ainda mais largos, porque é raro o jogo onde não existe tentativas de equilibrar o jogo através do apito...
Só uma nota: temos qualidade no banco, para rodar mais a equipa...

Rochele de Bronze...


Terceira medalha do Benfica e quarta de Portugal nos Europeus de Judo que decorreram nos últimos dias em Lisboa!
Desta vez, foi a Rochele Nunes, nos +78kg., que na decisão do Bronze não deu hipóteses à adversária... foi pena a Meia-final com a jovem francesa (suspeito que vai dominar a categoria nos próximos anos!), pois até aí a prova da Rochele tinha sido perfeita!

Na luta...

Braga 1 - 2 Benfica


Estamos obrigados a ganhar todos os jogos até ao final da época, e este era provavelmente um dos mais difíceis... O regresso da Pauleta foi um bom pronuncio, mas o jogo até nos estava a correr mal, pois apesar do domínio, foi o Braga de penalty a adiantar-se no marcador no início da segunda parte, mas pouco tempo após, fomos nós a beneficiar de um penalty... e perto do final, já com a Christy em campo, chegámos ao golo da vitória...
Nota ainda para a agressão que deu Vermelho à jogadora do Braga... mais uma acção violenta desta equipa, que com o arruaceiro que tem no banco, tem somado cenas lamentáveis!

Na próxima quarta-feira novo jogo com o Braga desta vez em Lisboa... e tal como este, estamos obrigados a vencer se quisermos manter a decisão do título nos nossos pés!!!

Qualificação...

Alto do Moinho 21 - 35 Benfica
(10-18)

Vitória esperada, com passagem aos Quartos-de-final da Taça de Portugal, onde vamos defrontar o SC Horta na Luz...

Um passo atrás


"Nada faria prever o desfecho do desafio realizado ontem com o Gil Vicente. O percurso recente da nossa equipa, vencedora de sete partidas consecutivas (seis na Liga NOS) sem permitir qualquer golo aos adversários, justificava a confiança na obtenção de mais um triunfo.
A derrota inesperada serve como alerta e é uma lição aprendida para o que resta da temporada. Há uma classificação na Liga NOS para melhorar nas sete jornadas por disputar e uma Taça de Portugal para vencer.
A resposta será dada já no próximo jogo, comprovando o trajeto de crescimento até agora alcançado. Vamos continuar a abordar o Campeonato jogo a jogo, procurando sempre a vitória.
Será fundamental atingir um nível de excelência do primeiro ao último minuto de cada jogo para que possamos somar os triunfos que desejamos e necessitamos.
Deixamos também um alerta para as situações de antijogo verificadas ontem na partida. Essa não foi a razão da derrota, porém apelamos às equipas de arbitragem para que sejam menos permissivas relativamente a estas ações que em nada contribuem para o espetáculo.
Agora a nossa equipa tem de estar unicamente focada em trazer uma vitória de Portimão e demonstrar que este desaire não passou de um percalço.
Aproveitamos ainda para desejar boa sorte à nossa equipa feminina de futsal, que poderá sagrar-se tetracampeã nacional esta tarde, num fim de semana também marcado pelo sucesso da nossa Telma Monteiro, campeã europeia de judo pela sexta vez."

Sem moral


"Depois de sete jogos consecutivos a vencer (e sem sofrer golos), o Benfica de Jorge Jesus foi derrotado pelo Gil Vicente, na Luz, por 2-1

Numa semana em que se falou muito de "moral", entre Jorge Jesus e Sérgio Conceição, devido às palavras de Pepe sobre a expulsão de Eustáquio, o Benfica teve, esta noite, um jogo em que bem se pode dizer que perdeu todo o moral. Porque não sofria golos há sete jogos, os mesmos que venceu consecutivamente, mas chegou à Luz e, perante o 11.º classificado da Liga, não conseguiu impor-se, particularmente numa 1.ª parte muito desinspirada.
Pelo contrário, o Gil Vicente de Ricardo Soares entrou muito seguro em campo, defendendo bem e saindo frequentemente com qualidade para os ataques rápidos, criando muitas dificuldades a um Benfica que teve pouca qualidade com bola e pouca criatividade.
A equipa de Jorge Jesus voltou a aparecer em 3-4-3, com Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen a partir de trás, mas nunca pareceu confortável com o sistema, tendo muitas dificuldades em ligar o jogo mais à frente, apesar das muitas tentativas de Taarabt.
O Gil foi mesmo a primeira equipa a dar um sinal de perigo, com um remate de longe de Vítor Carvalho, ao lado. Se o Benfica não criava oportunidades de golo, o Gil continuava a parecer melhor e chegaria mesmo à vantagem, aos 35 minutos: o francês Antoine Léautey teve espaço pela direita, puxou para dentro e rematou de fora da área com potência, surpreendendo Helton Leite.
A vantagem forasteira era merecida e o Benfica só responderia em cima do intervalo, com um cabeceamento torto de Waldschmidt, após cruzamento de Diogo Gonçalves.
À entrada para a 2.ª parte, o Gil tinha mais remates efetuados do que o Benfica (cinco contra quatro) e Jorge Jesus não gostava do que via: tirou Veríssimo e desfez a defesa a três, para fazer entrar para a frente de ataque Everton.
Ainda assim, mal o jogo foi retomado, foi mesmo o Gil quase a chegar ao 2-0, num contra-ataque rápido que Lourency não conseguiu finalizar com qualidade. Perto da baliza de Denis, era Seferovic a criar finalmente algum perigo, após dois remates consecutivos, mas nenhum deles acertou na baliza.
O Benfica estava finalmente mais afoito no ataque, empurrando o Gil para trás, mas a lentidão de circulação da bola não permitia criar grandes ocasiões. Já depois de novo remate torto de Seferovic, Jesus fez entrar Pizzi e Darwin para os lugares de Taarabt e Waldschmidt, mas as melhorias não foram muito claras.
Depois de um cruzamento de Rafa pela direita, Seferovic voltou a ter um remate perigoso, mas a falhar a baliza - algo que Lourency não voltou a imitar. A dez minutos do final, num belo lance de ataque pela esquerda, Lourency aproveitou o espaço que lhe concederam e acelerou até à área, onde rematou certeiro para o 2-0.
Já com poucos minutos para tentar a reviravolta, o Benfica continuou a tentar empurrar o Gil para trás, já com Pedrinho e Cervi em campo por troca com Weigl e Grimaldo, e iria mesmo reduzir, já aos 87': depois de um remate de Rafa, Denis defendeu para a frente e a bola acabou por embater no colega Vítor Carvalho, entrando assim na baliza.
Mas o autogolo não seria suficiente para o empate - mesmo que Otamendi tivesse estado perto do 2-2 num último remate ao lado, à beira da área gilista. O Benfica interrompe assim um ciclo vitorioso que tinha voltado a deixar a equipa otimista e vê a distância para o líder Sporting aumentar, para 12 pontos. Resta saber o que fará o FC Porto, que está, para já, três pontos à frente dos benfiquistas, e que joga domingo na Madeira, perante o Nacional, último classificado da Liga."

SL Benfica 1-2 Gil Vicente FC: Lourency e companhia surpreende águias apagadas


"A Crónica: Galo Bem Organizado Leva A Melhor Sobre Águia Desinspirada
O técnico Ricardo Soares tinha prometido uma equipa sem receio à procura de levar pontos para Barcelos, e isso acabou mesmo por acontecer. Em partida a contar para 27.ª jornada da Primeira Liga, um Gil Vicente FC bem organizado conseguiu surpreender o SL Benfica em sua casa e venceu por 1-2, garantindo assim três importantíssimos na luta pela manutenção. A série vitoriosa dos encarnados termina de forma retumbante e o segundo lugar passa a ser cada vez mais uma miragem.
O início do jogo na Luz foi mexido, com o Gil Vicente FC a cumprir o plano delineado pelo seu técnico – não ter medo de ter a bola na posse e a procurar transições rápidas para criar perigo, algo que condicionou o jogo encarnado. Um exemplo disso foi o remate ao lado de Vítor Carvalho ao minuto 15, naquele que foi o primeiro lance de perigo da partida.
O jogo ia correndo sem grandes motivos de interesse, mas dava a sensação de que a formação visitante estava melhor na partida, com maior iniciativa no jogo e foi sem surpresa que se adiantou no marcador aos 36 minutos. Pedrinho lançou o extremo Antoine Léautey, que fletiu para o centro e rematou rasteiro para o fundo das redes do SL Benfica, fazendo assim o primeiro golo da partida. A reação encarnada ao golo sofrido foi quase inexistente, uma vez que o SL Benfica não conseguiu encontrar uma forma de furar a muralha defensiva gilista, um pouco à imagem do que se assistiu durante toda a primeira parte. Se quisesse somar mais um triunfo, os encarnados tinham de fazer muito mais para ultrapassar um Gil Vicente FC bem organizado e a jogar sem receio do poderio do adversário.
Insatisfeito com a exibição da sua equipa, Jorge Jesus colocou Everton em campo, mudando assim o sistema tático para o 4-4-2. A mudança tática teve peso no ritmo de jogo do SL Benfica, já que passou a pressionar mais a defesa visitante, mas estava a faltar maior acerto na hora de finalizar. Aos 61’, Seferovic desperdiçou uma ocasião soberana num lance de insistência de Rafa, onde Denis fez uma defesa incompleta.
O tempo corria contra o SL Benfica, que ia tentando furar a defesa do Gil Vicente, só que a previsibilidade nos movimentos dos homens da frente da formação encarnada estava a ser a nota dominante e a missão dos visitantes de manter a preciosa vantagem ficava mais facilitada.
Como diz e muito bem a velha máxima de “quem não marca, sofre”, Lourency tratou de ferir ainda mais as “águias” aos 81 minutos. Excelente exploração da profundidade pela esquerda do ataque gilista, com Lourency a ser lançado em profundidade, a ir para dentro e a rematar para o 0-2.
Numa posição muitíssimo delicada, o SL Benfica ainda conseguiu reduzir a diferença a três minutos dos 90’. Rafa surgiu na direita, rematou para defesa de Denis e a bola embateu em Vítor Carvalho, que foi infeliz e colocou a bola na própria baliza. O golo ainda trouxe uma réstia de esperança numa possível reviravolta nos últimos minutos, o que acabou por não acontecer.
A partida terminou com o triunfo muito importante do Gil Vicente FC, que se exibiu a um bom nível durante toda a partida, em contraste com um SL Benfica que esteve muito apagado e sem grande produção ofensiva, em comparação com jogos anteriores. O “galo” conseguiu levar a melhor sobre a “águia” e está bem encaminhado para se manter na Primeira Liga.

A Figura
Lourency (Gil Vicente FC) – O extremo brasileiro foi importante para o triunfo gilista na Luz. Aproveitou bem os espaços dados pela defesa encarnada durante grande parte do encontro, e foi num desses lances que acabou por fazer o golo que praticamente acabou com as dúvidas quanto ao vencedor do encontro.

O Fora de Jogo
Haris Seferovic (SL Benfica) – O reflexo da exibição (muito) desinspirada do SL Benfica. Até tem estado em grande destaque nos últimos jogos, mas hoje Seferovic passou muito ao lado da partida. Muito escondido durante grande parte do encontro, o número “14” encarnado não conseguiu criar espaços na defesa adversária e, nas poucas oportunidades que teve para marcar, não mostrou a frieza que tem vindo a evidenciar nas jornadas anteriores.

Análise Tática – SL Benfica
A senda de triunfos consecutivos trouxe um SL Benfica confiante para mais um duelo da Primeira Liga. Depois do triunfo folgado na Mata Real, Jorge Jesus não mexeu qualquer peça no seu onze inicial, voltando a optar pelo sistema com três centrais.
A entrada das “águias” na partida não foi a expectável, já que a equipa encarnada não estava a conseguir pôr em prática o seu jogo, muito por culpa da boa organização gilista em termos defensivos. Os comandados de Jesus acabariam por sofrer um golo aos 36 minutos, o que já não acontecia há sete encontros. A reação encarnada ao golo sofrido foi inexistente, muita por culpa pela boa exibição do conjunto visitante.
O segundo tempo trouxe um SL Benfica com vontade de chegar ao empate o mais rápido possível, só que a previsibilidade dos ataques encarnados não criou qualquer perigo para o setor defensivo do Gil Vicente. Na procura pelo golo do empate, as “águias” acabaram por sofrer o segundo golo que ditou o fim da série de vitórias.

11 Inicial e Pontuações
Helton Leite (5)
Diogo Gonçalves (6)
Nicolás Otamendi (5)
Lucas Veríssimo (5)
Jan Vertonghen (6)
Grimaldo (5)
Julian Weigl (5)
Adel Taarabt (5)
Rafa Silva (6)
Luca Waldschmidt (5)
Haris Seferovic (4)
Subs Utilizados
Everton Cebolinha (5)
Darwin Núñez (4)
Pizzi (4)
Pedrinho (-)
Franco Cervi (-)

Análise Tática – Gil Vicente FC
Atualmente a ocupar o décimo lugar na classificação, o Gil Vicente FC queria pontuar na Luz, mas a tarefa não seria nada fácil de ser alcançada. Depois da derrota sofrida em casa na jornada anterior, o treinador Ricardo Soares fez quatro mudanças no seu onze: Rodrigão, Lucas Mineiro, Vítor Carvalho e Antoine Léautey foram titulares nos lugares de Ygor Nogueira (castigado), João Afonso, Claude Gonçalves e Kanya Fujimoto, respetivamente.
A atuar num 4-3-3, Ricardo Soares tinha prometido uma equipa com vontade de pontuar na Luz, tentando impor o seu jogo. De facto, isso aconteceu durante a primeira parte – o Gil Vicente FC conseguiu travar a iniciativa encarnada, não teve medo de ter a bola na posse e adiantou-se mesmo no marcador, com o golo de Léautey à passagem do minuto 36.
Na segunda parte, a equipa visitante deu a iniciativa de jogo ao SL Benfica, tendo passado grande parte no seu meio-campo defensivo, embora não tenha descurado os lances que teve para pôr em perigo a defesa do SL Benfica e foi assim que Lourency acabou por fazer o segundo dos gilistas, que praticamente selou o triunfo forasteiro, apesar de ter sofrido ainda um golo perto do fim.

11 Inicial e Pontuações
Denis (6)
Joel Pereira (7)
Rúben Fernandes (6)
Rodrigão (6)
Talocha (6)
Vítor Carvalho (5)
Lucas Mineiro (6)
Pedrinho (7)
Lourency (8)
Antoine Léautey (6)
Pedro Marques (6)
Subs Utilizados
Claude Gonçalves (5)
Samuel Lino (5)
Kanya Fujimoto (5)
Henrique Gomes (-)
Diogo Silva (-)

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
Não foi possível colocar questão ao treinador do SL Benfica, Jorge Jesus.

Gil Vicente FC
BnR: O Gil Vicente FC conseguiu anular bem o jogo ofensivo do SL Benfica e acabou por vencer. Qual foi o segredo para o triunfo de hoje?
Ricardo Soares: Na primeira parte nós estivemos bem na primeira fase de construção, o que obrigou os pontas de lança do Benfica a correr muito atrás da bola. Conseguimos bater a primeira linha de pressão do Benfica, ganhámos uma vantagem espacial, chegámos à frente e, em vez de atacar a baliza, quisemos ficar com a bola, trazê-la para trás e ter posse. O Benfica não está habituado a isso, vem de um grande momento e é uma equipa que interpreta bem os momentos do jogo, mas não estava preparado para que o Gil Vicente tivesse tanta bola no Estádio da Luz e penso que esse foi o segredo para a vitória de hoje."

Rescaldo...

Directo: Benfica vs. Gil Vicente...

Hugo "Macron" Miguel, o árbitro das decisões

Uma Semana do Melhor...

Agenda...

Vermelhão: apanhados a dormir...!!!

Benfica 1 - 2 Gil Vicente


Aquilo que temia aconteceu: nas últimas jornadas temos vencido com alguma facilidade, jogámos vários jogos contra 10 durante bastantes minutos (vermelhos justos...), a eficácia tem sido razoável e as vitórias 'pareciam' naturais! E no Benfica, quando este tipo de resultados se acumula, ainda por cima num momento da época, onde o objectivo 'financeiro' está 'escondido' no 2.º lugar, o plantel tem a tendência de relaxar... e no Tugão um Benfica relaxado, arrisca-se a não ganhar!!!

Independentemente de não concordar com os 3 Centrais num jogo deste tipo na Luz! De também não ter concordado com a saída do Adel, que na minha opinião estava a ser um dos melhores...! Não foi por aí que perdemos o jogo! A equipa entrou apática, completamente a dormir... Demos 45 minutos de 'graça' ao Gil com um golo de vantagem... e jogando melhorzinho no 2.º tempo, ficámos expostos ao 'contra'...!!! É verdade que este Gil ainda há pouco tempo, em Barcelos, contra os Corruptos 'poupou' titulares e jogou com uma falta de atitude gritante, mas até pelas declarações do seu treinador antes da partida, para quem conhece o Tugão, sabia que não podiamos dar esperança ao adversário senão iria ser muito complicado...

Com esta derrota, praticamente oferecemos o 2.º lugar, e vamos ter muitas dificuldades em aguentar o 3.º lugar...
Recordo que ainda teremos um título para vencer este ano no Jamor... O problema é que para vencer esse jogo, não basta jogar bem nessa partida, se entrarmos em modo 'dormir' até lá no campeonato, iremos chegar ao Jamor totalmente fora de forma, e com pressão acrescida, enquanto o adversário irá com a confiança toda... Portanto, será preferível manter os níveis de motivação altos, para todas as partidas, e não só para aquelas onde o nome do adversário 'assusta' um pouquinho mais!!!