Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pietra

PS: Excelente decisão, em colocar os programas da Benfica TV - na integra - disponíveis no YouTube, espero que seja para continuar...

Empate com Celtic sabe a pouco

"O Benfica fez o seu melhor resultado de sempre em Glasgow. Mas, no fim do jogo, mesmo com tantas adversidades, o empate sabe a pouco. O Benfica pareceu sempre ter mais e melhores condições para vencer, e não será adquirido que este Celtic possa tirar pontos ao Spartak Moscovo, que foi a Barcelona mostrar ter uma excelente equipa. O Benfica discutirá com o Spartak um lugar na Liga dos Campeões, e terá sempre seguro, no pior dos cenários, um lugar na Liga Europa. Mas não há como não disputar com os russos essa tão valiosa vaga na Liga milionária. O castigo do Luisão vai perdurar, mas teremos o regresso do Maxi e uma maior adaptação de vários jogadores às exigências de Jorge Jesus. O futuro dirá se este ponto foi bom.
No rescaldo da Champions há mais algumas notas soltas que ficam. Saviola goleou Hulk e Bruno Alves. Lucho mostrou ser um grande profissional. Horas depois da morte do pai, carregou a equipa à vitória. Um exemplo num futebol de mimados e amuados. Ao ver Casillas não festejar o terceiro golo do Real, e sair triste por ter ganho, percebo muito do que se passa em Madrid.
O SC Braga vai ter apuramento difícil, mesmo para a Liga Europa. Na luta Portugal-França pelo lugar no ranking, pequena vantagem para Portugal.
O Benfica tem nas próximas quatro deslocações domésticas, ainda sem Luisão, três jogos onde o ano passado deixou o título, perdendo pontos. Coimbra, Vila do Conde e Barcelos (mais Paços de Ferreira) foram destinos sem sorte. Importa, no domingo, inverter esta sorte e manter a liderança em Coimbra. Domingo, em Coimbra, será para nós como o jogo do título. Vencer as adversidades, dentro e fora das quatro linhas, fará a diferença para um Benfica campeão. Ao lembrar a última arbitragem de Coimbra penso que pior será difícil, mas não quero arriscar muito."

Sílvio Cervan, in A Bola

PS: A nomeação de Xistra para Coimbra, é mais um indicador preocupante, para não variar!!!

Presidente em Almada

“A minha primeira palavra tem de ser de agradecimento ao esforço e à dedicação de todas as pessoas que trabalharam para pôr de pé esta renovada Casa do Benfica. Portanto, na pessoa do Presidente da Casa, permitam-me que dê os parabéns a todos quantos trabalharam para poder chegar até aqui.
Apesar de ser uma ideia repetida, é uma verdade incontestável e por isso também a tenho de partilhar aqui. Sempre coloquei as Casas do Benfica como uma das prioridades da nossa estratégia de crescimento, porque é da soma das muitas Casas do Benfica espalhadas pelo país que conseguimos manter a dinâmica e o estatuto de maior clube português. E se chegámos até aqui foi porque nunca perdemos o nosso principal património: os nossos sócios e adeptos, e esta sala é a melhor prova de que essa riqueza continua bem presente entre nós. Vamos continuar a apostar nas pessoas, porque este Clube tem um dono: os seus sócios. Foi assim até aqui e será assim no futuro. O Sport Lisboa e Benfica é dos seus sócios, não qualquer investidor, venha ele de onde vier. Esta é a melhor garantia do nosso futuro e do nosso crescimento. Não há outro caminho!
É evidente que vamos enfrentar dificuldades. A difícil situação económica que atravessamos vai, naturalmente, condicionar a nossa actividade durante os próximo anos. Dizer o contrário seria demagógico, fazer o contrário seria irresponsável. Todo o trabalho que até aqui desenvolvemos obriga-nos a ser realistas com as nossas metas, sem perder ambição, mas sabendo que os anos que se avizinham vão ser anos muito difíceis que vão obrigar os portugueses a enormes sacrifícios e a uma enorme austeridade. Portanto, não nos resta outra alternativa que não seja seguir o caminho da credibilidade e da responsabilidade. Quem não o fizer por opção, dentro de pouco tempo vai ter de o fazer por obrigação. Quem pensa que pode continuar a viver como até alguns anos atrás está redondamente enganado. Quem persistir nesse erro vai acabar mal.
Às vezes fico surpreendido com alguns artigos de opinião que vou lendo em alguns jornais. À segunda-feira, leio que o futebol português não é viável, que as receitas não chegam para fazer face aos custos, que temos de entrar numa nova realidade. Mas na quarta-feira, já leio que perdemos o meio-campo, que se calhar não devíamos ter vendido, que foi tudo mal planificado, que foi um erro. O mais extraordinário é que, às vezes, são os mesmos jornalistas a assinar as duas opiniões. E eu pergunto: mas será que esses jornalistas ainda não perceberam os tempos que estamos a viver? É claro que temos de vender. Vamos ter de continuar a vender. Vender, comprar menos e formar mais. Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade. Que fique aqui bem claro: temos de garantir a nossa sustentabilidade, temos de competir e ganhar com o talento, a entrega e o empenho dos que cá ficam e confiar na capacidade do nosso treinador. Num período de mudança e de incerteza, o pior que podemos fazer é fingir que nada se passa. Caros benfiquistas, temos de aceitar que há limites e que ultrapassar esses limites significa comprometer o nosso futuro. Se outros não se importam com isso não é um problema nosso. A nossa obrigação é garantir que haja futuro para o Sport Lisboa e Benfica.
Quero dar os meus parabéns àqueles clubes que apresentando prejuízos milionários em anos consecutivos conseguem resistir a vender jogadores. Seguramente que devem ter encontrado uma fórmula mágica. Mas a magia, como sabem, é pura ilusão. Quando acordarem pode ser tarde demais. E isso, garanto-vos, não vai acontecer com o Benfica.
Precisamos de um futebol saudável, com clubes saudáveis. Precisamos de um futebol sério, com clubes sérios e gente séria. Precisamos de um futebol cumpridor, com clubes cumpridores.
Pela minha parte, a opção está tomada: pensar no Clube, garantir o seu futuro e nunca, mas nunca, comprometer a sua continuidade. No ano passado, é bom não esquecer isto, foram chamados 42 atletas do futebol de Formação do Sport Lisboa e Benfica às diferentes selecções nacionais jovens. Nunca antes qualquer outro Clube conseguiu ter tantos atletas nas selecções, sinal de que o trabalho realizado nos últimos anos começa a dar resultados, de que o investimento realizado começa a ter retorno. E se falo da Formação no nosso futebol, com a equipa B a projectar os nossos principais talentos, também tenho de falar da Formação nas modalidades. É justo destacar o trabalho de base que também aí está a ser desenvolvido. Um trabalho profundo, um trabalho estruturado, um trabalho que nos dá garantias para o futuro. É através desse investimento que espero ter – dentro de poucos anos – as nossas equipas profissionais das modalidades constituídas na sua grande maioria por atletas formados nas nossas escolas.
É este o caminho que vamos ter de seguir. Viva o Benfica!”

 
PS: O Presidente neste discurso referiu-se aos jornaleiros, que se contradizem diariamente... mas 'esqueceu-se' que existem outros com a mesma 'doença' e que até estão numa fase mais adiantada da maleita, provavelmente numa fase já irreversível... e para mal dos nossos pecados, assinam as suas opiniões, como Benfiquistas!!!
As contas que ontem foram publicadas são só mais um exemplo: os críticos das vendas do Javi e o Witsel, são os mesmo que criticam o Passivo, os mesmos que exigem a não renovação com a Olivedespostos, são os menos que se queixam da falta de receitas do Benfica, os mesmos que a cada golo do Saviola em Espanha, 'picam' a Direcção, são os mesmo que se queixam do ordenados altos no Benfica... é um fartar de vilanagem hipócrita e doentia...
Tudo normal... quando um dos lideres ideológicos deste 'movimento', espalhou-se ao comprido na caixa de comentários deste post, não compreendendo a 'fina ironia' do autor da crónica, está tudo dito, sobre a profundidade filosófica destas alternativas, e das suas estratégias infalíveis!!!
Hoje, no Fórum do costume, quando foi anunciado a contratação de um jovem promessa do futebol de Moçambique, escreveu-se as maiores alarvidades, com o maior dos 'à vontades' - como já é habitual -, demonstrando uma enorme falta de respeito pelo Clube, e até pelo jogador (algo que já foi feito no passado com outros...!!!)... Nos últimos tempos, o discurso do 'movimento' repete até à exaustão: que o Benfica já não existe!!! Eu pergunto: então porque é que eles continuam a intifada inflamada?!!!
Com toda a razão, no tema Clésio, no Fórum, alguém - Mathayus - escreveu: «Desculpem, acho que me perdi... alguém me sabe dizer onde é o fórum do Benfica?». Esta frase resume muitíssimo bem todo o discurso, da suposta oposição, à actual Direcção do Benfica.

Golaços !!!

A (não) traição de Eusébio

"Voltou a ser manchete esta semana. Vítima de um acidente de viação aparatoso. Eusébio regressou à ribalta informativa, depois de quatro hospitalizações recentes que concitaram as atenções gerais e provocaram legítima apreensão no universo benfiquista. Eusébio não sofreu quaisquer consequências, tão-pouco necessitou de assistência numa unidade de saúde. Falei com ele, minutos depois do sinistro, advertido que fui por uma pessoa amiga acabada de receber a informação. Eusébio atendeu-me, tranquilamente, o telefone, explicou-me o sucedido e até não deixou de emprestar algum humor. Fiquei tranquilo e vim a fazer, por solicitações várias (jornais, rádios e televisões) algumas despesas de comunicação com o intuito de serenar as pessoas, particularmente aqueles que nutrem carinho pelo maior futebolista português de todos os tempos.
Nos dias subsequentes, continuei, amiúde, a ser questionado por muita gente, pública e anónima. Eusébio desperta, consabidamente, algo de muito especial nas pessoas ou não seja a figura mais emblemática do século XX português.
De férias no Norte, a escassos quilómetros da cidade do Porto, recordei um episódio que poderia ter alterado a expressão emocional que a vasta legião de adeptos do Benfica dispensam, com absoluta justeza, a Eusébio. No final dos anos 70, quando se encontrava numa situação de desemprego, após várias experiências no continente americano, José Maria Pedroto convidou Eusébio para integrar a estrutura técnica do FC Porto a troco dos maiores elogios e de um contrato irrecusável.
O objectivo era claro. Pretendia-se amarrotar emocionalmente o Benfica, subtraindo-lhe a sua (ainda hoje e, se calhar sempre) referência mais carismática. O que fez Eusébio? Recusou a proposta. Poderia valer tudo, jamais trair o seu Benfica. Para que conste."

João Malheiro, in O Benfica

O puzzle de Jesus

"Como qualquer adepto facilmente anuirá, a equipa do Benfica, sem Witsel e sem Javi Garcia, ficou menos forte. Foi justamente pelas suas capacidades que pagaram mais de 60 milhões de euros por eles, e sem eles a equipa não será, obviamente, a mesma que seria com as suas presenças. É assim o mercado da bola, e neste caso concreto fomos 'vítimas' de uma autêntica avalanche de última hora, sem tempo para esboçar reacção.
Cabe agora ao treinador a difícil tarefa de encontrar as soluções tácticas e humanas que permitam ao Benfica manter as suas aspirações de pé, pelo menos até que, em Janeiro, lhe seja permitido voltar a equilibrar o plantel - quer com uma ou outra contratação cirúrgica, quer simplesmente com recurso aos jogadores emprestados que vamos mantendo espalhados pelo Mundo. E deve dizer-se, desde já, que Jorge Jesus é o homem certo para levar a cabo essa árdua missão.
Como tantas vezes o próprio tem lembrado, uma das suas atribuições passa por valorizar os activos que lhe são postos à disposição. As transferências milionárias de Di Maria, Coentrão, David Luíz, Ramires, Javi e Witsel (todas desde que Jesus chegou ao Benfica) são exemplos da forma competente como o tem feito. É verdade que traziam já o seu talento, mas se nos recordarmos do caminho que levavam as carreiras de alguns deles, perceberemos os méritos de técnico em tamanhas valorizações. Agora será, também ele, 'vítima' da qualidade do seu próprio trabalho.
Para o imediato, estou seguro de que poderemos contar com Matic (um jogador de classe), com o revitalizado Carlos Martins (um dos elementos mais em foco na pré-temporada), e com o mago Pablo Aimar, para fazer com que as baixas sofridas no plantel não tragam grandes consequências. Sem lesões (Deus nos oiça...), não tenho dúvidas que o Benfica poderá apresentar uma equipa competitiva, quer no Campeonato (onde já jogou com o SC Braga, e só defronta o FC Porto em Janeiro), quer na Champions League (onde, à excepção do Barcelona, mais ninguém nos deve assustar)."

Luís Fialho, in O Benfica

A ganhar

"Indiferente a todas as polémicas, o Benfica começou a época das diversas modalidades a ganhar. Venceu as Supertaças de Andebol e Futsal e nos três primeiros jogos do Campeonato de Futebol só não tem três vitórias porque no primeiro jogo nos roubaram um golo. Da mesma forma que, no ano anterior, somaram um golo irregular ao nosso adversário mais directo, como reconheceu o presidente do Conselho de Disciplina da FPF na declaração em que votou vencido contra o inacreditável castigo a Jorge Jesus.
«O árbitro em causa tinha todas as condições para ver a falta e tinha a obrigação funcional de o fazer, e não fez, por motivações que só ele sabe», diz Herculano Lima.
A verdade é que o árbitro do jogo em questão foi premiado - em Portugal e na Europa - e Jesus foi agora crucificado. Parece que só há castigos para o Benfica, neste Sistema dominado pela mentira. E, certamente, ninguém castigará a grande mentira pública sobre a venda de Hulk.
Mas o Benfica perdeu alguma coisa neste início de época. Embora ganhando milhões, perdeu Javi Garcia, no último dia de mercado, e Witsel, já depois de fechar o mercado para alguns. Porque a UEFA, sob liderança de inenarrável Platini, permite que o mercado, para alguns, funcione com fecho retardado. O que cria esta situação que é um foco de desigualdade e mentira na competição desportiva: há equipas de países que podem comprar quando outras já não podem ir ao mercado equilibrar as perdas sofridas depois da última hora. Claro que não há insubstituíveis, como bem assinalou o presidente do Benfica, num Clube que teve que substituir Eusébio. Mas há jogadores que, sendo substituíveis, não substituídos em tempo útil e justo."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Objectivamente (patranhas)

"Já passaram alguns dias depois do fecho do mercado mas ainda soam ecos das transferências. E voltaram a vir ao de cima os velhos e insistentes complexos de inferioridade dos dirigentes do FCP que teimam em não contar toda a verdade sobre a transferência de Hulk. Um amigo meu, que há muitos anos trabalha nesta área e que conhece em pormenor como tudo isto funciona, deixou-me um alerta sobre as trapalhadas do comunicado oficial da SAD do FCP e garante que a omissão de valores como os 9 milhões de euros ao Fundo de Investimento, os 6 milhões de comissões e os 2 milhões de dívidas ao jogador deveriam ser mencionados para esclarecimentos dos accionistas e do público em geral. Isto para não falar no Fundo de Solidariedade, 5% do valor da transferência (2.000.000 de euros) que tem de ser distribuídos pelos clubes formadores onde Hulk jogou entre os 12 e os 23 anos. O Vilanovense, por exemplo, deverá receber cerca de 200 mil euros.
Tudo isto é clato. A FIFA não facilita nestas coisas e toda a gente sabe que o não cumprimento dos regulamentos traz muitos problemas aos prevaricadores.
Depois da criação do TMS (Transfer Match System), em vigor desde  Outubro de 2010, nele devem ser incluídos todos os dados referentes às operações - valor de transferência, valor das comissões, agentes envolvidos, formas de pagamento, contas bancárias, etc. Por isso dificilmente o FCP deixará de ter de pagar os remanescentes 15% que faltam para acertar todas as contas desta polémica transferência. Não adianta andar a fingir.
Armaram-se em multimilionários do mercado de transferências... porque a verdade vem sempre ao de cima.
E tudo isto só para aparecerem como um clube que sabe negociar melhor que os rivais. E, neste caso mais especial ainda, melhor que o Benfica!
Aconselho uma visita rápida ao psicólogo! Quantos complexos, quantos complexos!"

João Diogo, in O Benfica