Últimas indefectivações

domingo, 30 de agosto de 2015

7.ª Supertaça: em jogo inacreditável...

Benfica 6 - 3 Fundão

Até poucos segundos do fim, estava a ser um dos resultados mais mentirosos da história do Desporto Mundial, sem exageros!!! No final dos 40 minutos, havia 71 remates para o Benfica e 9 para o Fundão, e o marcador marcava 3-3!!! O já habitual guarda-redes possuído, os postes, alguma aselhice, ansiedade, tudo misturado, fez com que o Benfica a 7m40 do fim do jogo, estivesse a perder por 0-3... mas o jogo só acaba, quando acaba. E se alguém alegar que naquele último minuto - quando o Fundão falhou o 2-4 escandalosamente, e o Brandi teve uma 'ajuda' no 3-3 -, que o Benfica teve sorte... então não devem estar bons da cabeça...!!!

É verdade que o jogo começou morno, mas o Benfica esteve sempre por cima do jogo, mas o massacre aumentou, e muito, de intensidade, depois do 0-2 (sem que o Juanjo fizesse uma defesa digna desse nome)!!! Se antes, já tínhamos sido superiores, depois do 0-2 - ainda no 1.º tempo -, foi um massacre impressionante até ao fim do tempo regulamentar!!! Autêntico jogo de bruxedo...!!!
Houve alguns momentos de precipitação, com tudo a correr mal, é normal, mas a equipa manteve-se unida... e acreditou!!! Apesar da natureza épica da remontada, recordo-me de um jogo no Fundão no Play-off, com uma história praticamente igual, e que terminou com um 6-3 para o Benfica... além de um jogo em Belém em 2008, também muito parecido

Este jogo, inaugurou uma nova variável no plantel do Benfica: devido ao numero de estrangeiros no plantel, 1 tem que ficar de fora, nas competições internas: o escolhido hoje, foi o Hemni (o Mário Freitas continua indisponível). O Patias, 'facilitou' o trabalho ao Joel, para o próximo jogo, ao fazer-se expulsar já depois do final da partida!!!
Uma nota ainda para arbitragem: horrível!!! Além da permissividade com o jogo agressivo contra o Benfica, os erros foram tantos, que perdi a conta... Só em reposições laterais ao contrário, foram dezenas!!!

Supertaça de Portugal MasculinaResumo: SL Benfica 6-3 AD Fundão

Posted by Zona técnica - Futsal on Domingo, 30 de agosto de 2015
É sempre bom começar a época com mais um título: 7.ª Supertaça. É bom recordar que neste momento, somos o detentor de todos os títulos e troféus do Futsal nacional: Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça.

Póvoa amarga...

Varzim 2 - 1 Benfica B


Não foi um jogo bem jogado - por ambas as equipas -, mas o Benfica fez o suficiente para empatar... O erro do Rebocho no 2.º golo do Varzim foi fatal... E se no golo do Renato tivemos alguma sorte, no assalto final, acabámos por ter muito azar...

Olhares acerca do futebol

"Uma viagem analítica pelo mundo dos direitos televisivos, com olhar atento para o que se passa no estrangeiro e, também, em Portugal.

1. Vivemos os últimos momentos do grande período da intermediação nas principais ligas europeias. É certo que em algumas ligas, cada vez mais poderosas sob o ponto de vista financeiro, a data limite não será o dia 31 de agosto. Mas serão sim os primeiros dias de Setembro. Agora que todos os clubes sabem as competições em que participam é tempo para uma reflexão global acerca desta indústria. Para uns olhares acerca do futebol. Que tem muitas especificidades. Desde logo sabemos que as regras do jogo económico têm no futebol um significado próprio. Distinto de muitos outros sectores e actividades. Há clubes, em rigor sociedades desportivas, que têm uma situação económico-financeira tão débil que em outras indústrias já teriam sido consideradas falidas. Mas não o são, mesmo com as singularidades jurídicas que a nossa legislação concebeu para a recuperação de empresas. Há outros clubes, em rigor sociedades desportivas, que compram e vendem jogadores a preços que parecem impossíveis e ninguém questiona a forma da respectiva avaliação. E os adeptos, e até os accionistas, mesmo que minoritários daquelas sociedades desportivas, parecem não sensíveis aos números apresentados e, igualmente, insensíveis à qualidade do produto que consomem.
2. Este tempo de intermediação, principalmente em razão das largas centenas de milhões de euros que já circularam no espaço europeu, tem na liga inglesa o seu centro. O seu centro de poder financeiro. Sem esquecermos alguns clubes como o PSG ou a Juventus, o Milão ou o Bayern de Munique. Daí que o exemplo inglês seja referência para outras ligas. A Inglaterra, e o seu futebol, é o exemplo perfeito da combinação entre o liberalismo económico e um profundo colectivismo. Há cerca de vinte anos o futebol inglês, abalado pela crise de violência, começou uma verdadeira revolução que o leva, no momento, a ser uma referência mundial e um espaço de atractividade de muitos milhões de adeptos desta modalidade que, pela simplicidade das suas regras, se tornou uma marca global. E com os ídolos de referência e de excelência. E o sistema igualitário de voto dos vinte clubes da principal Liga inglesa, a par do direito da federação inglesa, permitem uma estabilidade societária que ajuda a multiplicar as receitas, como as televisivas e comerciais, e a não exagerar nas despesas. A Liga inglesa já é, a par da FIFA e da UEFA, uma verdadeira multinacional.
3. Convém igualmente olhar para o que está a acontecer nas ligas francesa e espanhola. Em ambas tensões entre a Liga e a Federação. E em França um conflito com clubes da primeira liga a entrarem em ruptura com o sistema orgânico vigente e, criando o seu próprio sindicato, olham para o êxito da liga inglesa e procuram uma solução semelhante. O que implica uma significante alteração das relações de poder - e de força! - no conjunto do futebol francês. Em Espanha a tensão entre a Liga e a Federação é indiscutível. E a questão dos exclusivos televisivos é, tão só, um dos temas para essa tensão. Que atinge, já, as relações pessoais entre o Presidente da Federação e o Presidente da Liga. Talvez estas razões, bem relevantes, sejam a justificação para os programas eleitorais das principais forças políticas concorrentes às próximas eleições legislativas portuguesas serem quase que omissos na abordagem destas questões. Que bem sabemos queimam!
4. E queimam ainda mais em Portugal. Em razão de uma singularidade portuguesa. Entre nós temos uma televisão de clubes - a BTV - que detém os exclusivos dos jogos do clube (e também do Farense) e, ainda, e nesta época, os exclusivos das ligas inglesa, francesa e italiana. Temos, depois, um canal desportivo, igualmente pago, a Sport TV, que detém os direitos de transmissão de todos os outros clubes participantes nas competições profissionais e, também, de outras ligas importantes como a espanhola, alemã ou holandesa. E temos, singularmente, uma empresa liderada por Joaquim Oliveira que é detentora dos direitos exclusivos televisivos da quase generalidade das sociedades desportivas e é parceira societária da Sport TV. E esta singularidade portuguesa exige cautela e ousadia, capacidade de articulação e força negocial. E, também, um olhar permanente para as estratégias dos principais operadores, seja a NOS seja a MEO - agora Altice, ex-PT - e, também, para a possível alteração accionista em algum canal privado português. Sem nos esquecermos das novas realidades ligadas a jornais como a nossa A BOLA TV ou a CMTV. E, nesta matéria, a «distribuição» de eventos desportivos que a FPF está a fazer por diferentes canais é um sinal interessante acerca da sua posição face ao mercado existente. Onde a RTP com a Liga dos Campeões e as nossas principais selecções tem, claramente, e nas próximas épocas, uma posição bem destacada.
5. Para além destes aspectos convém não ignorarmos o peso da intermediação desportiva em Portugal. E este peso resulta de um dos principais actores mundiais neste sector de actividade ser português, Jorge Mendes. Sendo, necessariamente, um quase que abono permanente para algumas sociedades desportivas portuguesas. Ele é, neste âmbito, o porto de chegada e o porto de saída. Chegada de jogadores, sua valorização e partida pintada ouro em certos casos. Como no arranque da liderança comercial portuguesa e em que os Descobrimentos são um momento relevante, Jorge Mendes é quase que uma casa dos vinte e quatro. Onde tudo se decidia!
6. O que falta em Portugal é, também, a análise sistemática e sistémica dos dados. Há estatísticas, e muitas, acerca dos jogos. Mas não há uma ponderação profunda acerca dos dados económicos, das entradas de fluxos financeiros, do valor da intermediação, da origem das sociedades destinatárias das verbas da intermediação, do volume de impostos - sem ser o IVA - que o conjunto do futebol português paga ao Estado. Faltam estes estudos que não podem ser, como muitos, simples ou meros exercícios intelectuais. De forma que, na ante câmara da entrada em vigor das apostas online, se possa dizer «que o futebol português é assim»! E, dessa forma, percebem-se os mitos e sabem-se as verdades que marcam, há tanto tempo, o futebol português. Talvez seja o tempo. A questão é da vontade. E como, há alguns séculos, dizia Maquiavel «onde há uma vontade forte não pode haver grandes dificuldades»! Antes que estas se multipliquem!"

Fernando Seara, in A Bola

Coração...

Benfica 3 - 2 Moreirense


Suspeito que a continuar assim, o coração dos Benfiquistas, não vai aguentar muito mais tempo..!!!
Não é fácil escrever sobre este jogo: voltamos a cometer erros parvos, menos no que os outros jogos, é verdade, o Júlio César desta vez foi quase um espectador (isto com um Moreirense acessível... mas que acabou por ter uma eficácia de quase 100% !!!). No ataque, voltámos a demonstrar ansiedade, falta de soluções, jogadores sem saber o que fazer com a bola... mesmo assim falhámos golos 'impossíveis' de falhar, massacrámos (2.ª parte), mais uma vez podíamos ter goleado... mas acabámos o jogo, em sofrimento.
A equipa continua a dar tudo, creio que ninguém pode acusar os jogadores de falta de atitude, mas nota-se uma tremenda falta de confiança. Alguns queixam-se do excesso de cruzamentos, pessoalmente só os maus cruzamentos (e hoje foram muitos), são escusados, hoje marcámos dois golos em dois bons cruzamentos, se fosse sempre assim... O problema, é que no momento do remate, a bola parece queimar...
Além disso, continuamos a perder bolas, em zonas proibidas, e aí o Pizzi (e o Samaris em algumas ocasiões) tem culpa no cartório... Quando os laterais estão em posição ofensiva, nos passes feitos na zona central, não se pode perder a bola, simples... Ainda por cima, quando estamos a falar de passes fáceis...
Tenho reclamado a necessidade de contratar um '8', e este jogo, ajudou a explicar o meu ponto de vista: o Talisca na Luz, neste jogos, chega, mas precisamos de alguém com competência nas coberturas e na pressão, e que tenha a capacidade de passe do Talisca, mas com melhor decisão...
Esta paragem para as Selecções, vem no momento certo, para ser perfeito, só mesmo os jogadores ficarem todos no Seixal!!!
Júlio sofreu dois golos, e não fez uma defesa digna desse nome...; o Luisão, nunca foi rápido, mas na forma como o Benfica está a jogar, fica muito mais exposto, com o regresso do Jardel, será um erro o Lisandro ir para o banco; o Lisandro cometeu um erro parvo no 1.º golo do Moreirense... é verdade, que o deveria existir alguém naquela zona, mas o corte, naquelas circunstâncias, tem que ser feito pela linha lateral... no resto da partida esteve muito bem; o Nelsinho fez talvez o seu pior jogo, muitos passes falhados, e aparentemente com medo de subir...; o Eliseu esteve regular, sem grandes notas de destaque... mas a verdade, é que o Benfica melhorou muito, quando o Nico passou a ser o nosso defesa-esquerdo... precisamos de um lateral, rápido, que saiba cruzar...; o Samaris fez um grande jogo, terá sido o melhor jogador durante os 90 minutos...; o Pizzi voltou a desiludir, esteve melhor que no jogo com o Estoril, mas falta-lhe capacidade de fazer passes de ruptura... com o Talisca, mesmo com os bloqueios mentais do Baiano, a circulação de bola entre os flancos aumentou imediatamente...
O Vítor Andrade provou que ainda não pode ser titular no Benfica... pouco participativo, e mais uma vez foi demasiado individualista... às vezes, existem jogadores, que produzem muito quando saltam do banco, mas rendem pouco quando são titulares, neste momento da carreira do Vítor parece que é um desses casos; o Nico curiosamente começou mal... com muitas más decisões, melhorou muito no 2.º tempo... e quando baixou para defesa-esquerdo foi decisivo com 2 assistências; o Jonas falhou golos impossíveis... a forma como festejou o golo da vitória, pedindo desculpas, é elucidativo... o jogo só foi emocionante, porque o Jonas não 'quis' acertar na baliza, mas no final marcou o golo decisivo...; o Mitrogolou está mais enquadrado nas movimentações da equipa, mas tem algumas limitações... meter bolas pelo ar para o Mitro não resulta, agora quando recebe a bola de costas, no chão, é perigoso... basta recordar a forma como assistiu o Samaris para o 2.º golo; Raúl Jimenez estreou-se na melhor maneira na Catedral, primeiro toque na bola: golo!!! Tem mais mobilidade do que o Mitro, poderá ser titular dentro de pouco tempo...; boa 2.ª parte do Guedes, bem nas diagonais, e praticamente não perdeu bolas...
No Estádio, mesmo estando na outra baliza, fiquei logo com a ideia que o 2.º golo do Moreirense estava fora-de-jogo. Pareceu-me ter ficado um penalty por marcar sobre o Mitro. Mesmo assim, e apesar da tentativa descarada de fazer anti-jogo por parte dos jogadores do Moreirense, tenho que elogiar a forma como o árbitro tentou, não cair na tentação de parar o jogo, sempre que um jogador ia para o relva, principalmente na 2.ª parte... Em algumas ocasiões, foi 'obrigado' a mandar entrar a maca (duas dessas vezes, foi 'enganado'!!!), mas pelo menos tentou 'lutar' contra o anti-jogo, algo tão raro em Portugal, que só por isso merece um elogio!!!
Segunda-feira fecha o mercado. É verdade que neste momento, o ideal seria a equipa começar a jogar um futebol, organizado, confiante, e ganhador!!!
Será errado pensar que algumas contratações de última hora, podem 'salvar' a época, mas também é errado, pensar que vier quem vier, nada se alterará.
Precisamos, na minha opinião de 3 jogadores: defesa-esquerdo; extremo; e médio organizador de jogo.
As informações que me chegaram, é que a intenção da Direcção, é mesmo essa. Mas não está fácil. Suspeito que a noite de Segunda será emocionante!!!