Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Vermelhão: Mão-cheia...!!!

Portimonense 1 - 5 Benfica


Boa resposta à derrota na jornada anterior, provando na minha opinião, que o desaire com o Gil Vicente, foi essencialmente uma questão de excesso de confiança, que descambou numa tremenda falta de atitude, principalmente no 1.º tempo, mas que depois já não conseguimos retificar!

Quando foi anunciado a 'viagem' do Weigl para Lisboa (assistir ao parto da esposa), fiquei ainda mais receoso, porque seria fácil perceber que o Gabriel iria ser titular... e doutras paragens por lesão semi-prolongadas do luso-brasileiro, sabemos que o Gabi precisa de três ou quatros jogos, para ganhar ritmo, para jogar alguma coisa de jeito... E de facto, com um cartão amarelo logo no início da partida, o jogo do nosso '6' ficou logo condicionado! O golo sofrido só ocorre porque o Gabriel encolheu-se com medo do 2.º amarelo!

Mas a resposta acabou por ser rápida, e com a 'descida' do Pizzi para o meio-campo, a equipa ficou melhor... Uma das consequências dos 3 Centrais, é 'facilitar' a vida aos médios-centros, e assim uma dupla Pizzi/Taarabt até 'resulta', porque já não precisam de 'recuar' tanto! Como o Portimonense acreditou desde do início que podia 'ganhar', com o Benfica em vantagem, acabámos por ter espaço e a goleada acabou por ser construída com alguma naturalidade!

Recordo que recentemente os Corruptos, neste mesmo campo, ganharam à rasquinha, com uma arbitragem miserável do seu acólito Rui Costa, com muita confusão nos bancos! Portanto essa história dos adversários que o Benfica goleia serem fracos, não é bem assim...

Destaco o regresso do Pizzi à titularidade! Eu sei que o Pizzi é um daqueles jogadores que tem muitos 'haters' no Benfica, mas jogando bem ou mal, normalmente marca (ou assiste)... e se na altura que o Benfica jogava 2 vezes por semana se percebia a rotação do Pizzi, nas últimas partidas, com o Benfica a jogar uma vez por semana, a ida para o banco não me pareceu justificada, mesmo com a equipa a ganhar a maior parte dos jogos...

Agora na Segunda-feira com o Santa Clara, só espero que não voltem a pensar que as camisolas sozinhas ganham os jogos! Nem que seja preciso recordar os maus resultados com o Santa Clara, na Luz, recentemente... Mesmo tendo consciência que será praticamente impossível subir na classificação, vendo os jogos dos dois primeiros classificados, só temos que ganhar os nossos jogos, nem que seja para os fazer 'tremer'!!!

Arranque vitorioso...

Benfica 95 - 89 Oliveirense
23-14, 21-28, 18-21, 33-26

Primeiro jogo dos Play-off's, com uma vitória sobre a Oliveirense, numa partida onde o factor impressionante, foi mesmo o Benfica ter conseguido vencer, com o Quincy a fazer somente 3 pontos!!!
Vamos ver se estas boas indicações do Alford e do Moore são para se confirmar nas próximas partidas!

Bastidores: Gil...

Em Portimão para ganhar


"O Portimonense atravessa um bom momento, vem de três triunfos consecutivos, e não nos esquecemos das dificuldades por que passámos em Portimão nas últimas temporadas.
Mas mais que condicionar a nossa equipa, esses factos devem antes servir de tónico para uma boa exibição e, sobretudo, para a conquista dos três pontos.
Na reta final do Campeonato, o histórico ensina-nos que a obtenção de vitórias se torna mais complicada, o que é válido para todos os clubes. Porém, estamos certos de que será com foco e determinação que a nossa equipa se apresentará hoje em campo, imbuída de espírito de missão, procurando superiorizar-se ao adversário e vencer.
Conforme afirmou Jorge Jesus na conferência de imprensa de antevisão do jogo, "sabendo que o adversário também está moralizado, temos a capacidade e o valor para sair de Portimão com os três pontos, que é o que nos interessa".
O desaire com o Gil Vicente interrompeu uma série de sete vitórias consecutivas, pelo que importa agora retomar o trilho dos triunfos.
Jogo a jogo, cabe-nos tudo fazer para melhorar a classificação atual. "A pressão é sempre a mesma num clube como o Benfica, que tem de ganhar sempre", como bem reconheceu Jorge Jesus.
Estamos convictos de que a nossa equipa regressará já hoje ao nível que tinha vindo a apresentar desde o início de março e que, no final, possa sair de Portimão com os três pontos na bagagem.
De Todos Um, o Benfica!"

Lanças...

Contas...

O Cantinho Benfiquista #49 - Fomos Depenados Como A Super Liga

Uma ligação eterna


"Após a primeira vez em que se defrontaram, um triste episódio uniu Benfica e Torino para sempre

Antoine de Saint-Exupéry foi o autor da célebre frase 'aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós', numa alusão à partilha de emoções e sensações nos laços criados, que se exacerbam, especialmente, em situações de vulnerabilidade. Os momentos de tristeza têm o condão de estreitar as ligações, mesmo que os contactos daí em diante sejam esporádicos. Do apoio advém uma gratidão que se perpetua.
Em 3 de Maio de 1949, na festa de homenagem a Francisco Ferreira, o Benfica defrontou o Torino, considerada a melhor equipa da Europa. O público acorreu em massa para o Estádio Nacional, onde assistu a uma verdadeira parada de estrelas, que protagonizaram uma excelente partida que culminou com vitória dos 'encarnados' por 4-3. A festa desenrolou-se de forma perfeita.
No entanto, tudo seria diferente no dia seguinte! Na viagem de regresso a Itália, o avião que transportava jogadores, treinadores e dirigentes do Torino despenhou-se em Superga, vitimando todos os ocupantes. A notícia deixou os atletas do Benfica bastante abalados, principalmente Francisco Ferreira, ao ponto de os 'jornais italianos reproduziram as fotografias em que se dava conta do estado de prostração de Chico Ferreira, e o público foi unânime em se mostrar impressionado com o abatimento moral do nosso atleta, não escondendo a sua emoção perante o facto'.
Passados sete anos, na primeira visita do Benfica a Itália, para participar na Taça Latina, os dirigentes Pinheiro Machado e Hipólito Silva sugeriram que a equipa prestasse tributo aos malogrados jogadores do Torino. Em 29 de Junho, dia anterior à visita no monumento erguido em homenagem das vítimas do acidente, um dos filhos de Mazzola, capitão dessa grande equipa, ligou para Pinheiro Machado e pediu para se encontrar com a comitiva, ao que o dirigente consentiu. No dia seguinte, acompanhados pelo avô, os filhos do avançado cumprimentaram os dirigentes, e Sandro, o mais velho, 'pediu que fossem portadores de uma fotografia que desejavam oferecer a Francisco Ferreira (...) por quem o seu pai nutria a mais profunda admiração'. Conviveram com os jogadores e seguiram com a comitiva para Superga, onde os benfiquistas depositaram uma coroa de flores vermelhas e brancas, num momento de grande emoção! Dias depois, os filhos de Mazzola enviaram ao presidente do Benfica, Joaquim Ferreira Bogalho, em que afirmaram: 'Nel nostro cuore resterÀ sempre vivo il recordo'.
Sandro reencontraria o Benfica em 1965, na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, e, tal como o pai, tinha-se tornado um avançado temível.
Saiba mais sobre esta ligação entre o Benfica e o Torino na área 15 - No Caminho do Tempo do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica