Últimas indefectivações

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Palhaçada

Este castigo de 15 dias ao Jorge Jesus é um bom exemplo para o estado da Justiça Portuguesa - desportiva e não só...!!! -, um autêntico Circo...!!!
Seis meses depois - noutra época -, castiga-se um treinador, que no final de uma partida criticou uma equipa de arbitragem - com toda a razão do Mundo... Não me recordo de ouvir, ou ler, o árbitro, ou o árbitro-auxiliar, pedir desculpa pelo erro descomunal que cometeram... que por acaso, é só por acaso, acabou por decidir um Campeonato!!! -, algo que todas as semanas acontece na maioria dos campos deste País - muitas vezes com razão... -, mas como castigar um treinador, tem um efeito relativo no resultado final das partidas, resolveu-se dar a aparência de um certo favorecimento ao Benfica, ao aplicar o castigo, numa altura, onde não existe jogos, ficando assim sem efeito - desportivamente - o castigo...
Ficando para mais tarde - já falta pouco...!!! -, um castigo exemplar ao Benfica... noutros processos - provavelmente o caso Luisão -, tentando assim, condicionar uma presumível reacção do Benfica, contra o CD da FPF!!!
Estes senhores Juízes e advogados, são das criaturas com a espinha mais torta neste cantinho à beira mar plantado... uns verdadeiros Palhaços.

Elogio de Saviola

"Neste rodopio de transferências, Javier Saviola saiu do Benfica. Tenho pena. Percebo a perspectiva do clube, bem como a posição do jogador. Atleta fundamental na conquista da Liga de 2010, foi sendo progressivamente relegado para um segundo plano perante outras tão discutíveis quanto legítimas opções técnicas.
Saviola sai como entrou: discreto, sensato, sereno, correcto. Qualidades que aprecio em qualquer pessoa e muito mais no futebol onde impera o contrário. Nunca se lhe ouviu publicamente um queixume. Foi sempre um profissional sem alardes ou tiques de vedetismo disparatado. Leal e correcto para com colegas e adversários. Não precisa de se tatuar alarvemente ou de usar outros adereços ou penteados artísticos, nem de aparecer em tudo o que não é futebol.
Ouvi-o numa curta declaração após ter assinado pelo seu novo clube. Com o sentimento de gratidão como memória de coração. Com o sentido de responsabilidade de quem sabe ponderar todas as circunstâncias.
Em Fevereiro de 2011, escrevi nesta coluna que não conhecendo pessoalmente Saviola, acho que ele é nos relvados o que é na rua, em casa, na sociedade: um homem recatado responsável e simples. Avesso à ilusão, à quimera, ao deslumbramento efémero, ao aplauso de ocasião. Sem espalhafatos inconsequentes. Com 1,68 m de altura e muito mais de personalidade.
Como em tudo o resto, a idade é cada vez mais uma ditadura. No alto futebol chegar aos 30 anos é meio-caminho andado para a desqualificação. Saviola faz falta ao nosso futebol. Mas irá longe quando os holofotes se apagarem. Porque tem vida e carácter para além da bola redonda."

Bagão Félix, in A Bola

As primeiras palavras...

As opções na Champions

Equipa A:
Guarda-redes: Artur, Paulo Lopes;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Miguel Vítor, Jardel, Luisinho, Melgarejo;
Médios: Matic, Carlos Martins, Aimar, Bruno César, Nolito, Gaitán, Enzo Peréz, Ola John, Salvio;
Avançados: Cardozo, Lima, Rodrigo.

Equipa B, Juniores:
Guarda-redes: Bruno Varela, José Costa;
Defesas: Fábio Cardoso, João Nunes, João Cancelo, Bruno Gaspar, Luís Martins, Daniel Martins;
Médios: Cafú, André Almeida, André Gomes, João Teixeira, Raphael Guzzo, Miguel Rosa, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro;
Avançados: Sancidino Silva.

São estes os jogadores inscritos para a Liga dos Campeões. Existem várias regras da UEFA que condicionaram esta Lista. Como só são permitidos 17 jogadores não-formados localmente - noutra Federação -, o Kardec ficou de fora. Da equipa B - e Juniores -, os 'não-portugueses' também não foram inscritos: Coppeti (Bra), Lindelof (Sue), Carole (Fra), Luciano Teixeira (Gui), Elvis (Bra), Derlis (Par), João Mário (Gui), Correa (Par). O André Almeida, o André Gomes e o Miguel Rosa foram inscritos na Lista A, como se fossem jogadores do plantel principal... Para mim a grande surpresa foi a não inscrição do Mika. Talvez devido a uma qualquer regra que desconheço.

Ainda sobre os possíveis jovens que podem jogar no meio-campo do Benfica, os nomes mais falados têm sido o André Almeida e o André Gomes. Mas existe uma outra forte possibilidade, que me 'escapou': o Cafú !!! O ano passado num particular na Suíça o Cafú foi utilizado - com sucesso -, no meio-campo. É verdade que o ano passado nos Juniores jogou a ponta-de-lança, mas a sua posição 'normal' (para mim!!!) é a de trinco. Chegou à formação do Benfica - vindo do Guimarães -, como Central, depois foi testado a Ponta-de-lança, recuou para Trinco e depois devido à falta de opções voltou a Ponta-de-lança!!! De todas as posições creio que o futuro do Cafú é no meio-campo. Esta pré-época fez parte de uma Selecção Nacional que esteve no Japão, quando voltou apanhou o 'comboio' da equipa B a meio, e talvez por isso tenha sido pouco utilizado... Tem uma enorme vantagem em relação aos Andrés (!!!), é fisicamente muito superior. É raçudo, joga de 'peito feito', parece-me ser um jogador com enorme auto-confiança, não me parece que fosse acusar a responsabilidade de jogar na equipa principal...