Últimas indefectivações

domingo, 22 de outubro de 2023

Vitória...

Benfica 3 - 0 Viana
25-16, 25-14, 25-17

Finalmente, com o plantel completo... com o Eshenko, a ser o melhor pontuador na estreia!!!

Empate...

Benfica 30 - 30 ABC
16-16

A equipa ficou retida em França após o jogo com o Nantes, mas mesmo assim, exige-se mais...

Derrota...

Corruptos 79 - 62 Benfica
20-14, 16-10, 14-16, 29-22

Começo a pensar que os jogadores querem fazer a folha ao treinador!!!

Em frente na Taça


"O Benfica confirmou o favoritismo e venceu na visita ao Lusitânia, por 1-4, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O regresso à Ilha Terceira, passados mais de 50 anos, motivou uma enorme manifestação de Benfiquismo. Estes são os temas em destaque na BNews.

1. Tarefa cumprida
Roger Schmidt destaca a competência da equipa num campo com condições adversas e o triunfo obtido: "Estamos contentes por termos vencido, isso é o mais importante na Taça. Foi um jogo especial nos Açores, uma longa viagem, clima especial, o campo estava muito escorregadio. Não foi fácil jogar, mas, no final, ambas as equipas estiveram bem. Houve muitas coisas boas hoje e a defesa foi fantástica. Penso que estivemos bem, vencemos o jogo e isso é o mais importante."

2. Compromisso
João Mário destaca a abordagem à partida: "Fomos sérios e competentes. Foi um bom jogo, conseguimos o principal objetivo, que era passar esta eliminatória. Entrámos bem no jogo e depois foi controlar."
João Neves foi eleito o homem do jogo pelos adeptos.

3. Banho de Benfiquismo
Foi impressionante o apoio ao Benfica desde a chegada à Ilha Terceira até final do jogo.
Roger Schmidt refere que "é fantástico" e explica: "Já estive em países diferentes como treinador e o Benfica é um clube especial. O ambiente no Estádio da Luz é fantástico, mas, nos jogos fora, muitas vezes, é como se fosse um jogo em casa, tal é a quantidade de adeptos do Benfica sempre a apoiar e felizes por verem os jogadores."
João Mário também elogia os adeptos: "Acima de tudo, agradecer aquilo que foi esta receção aqui na ilha Terceira, é espetacular ver tantos Benfiquistas."

4. Outros resultados
No dérbi de hóquei em patins, a ineficácia penalizou os encarnados (3-2, para o Sporting). Os Sub-23 venceram, por 1-0, frente ao Estrela da Amadora. No futsal, 1-15 na visita ao Candoso. Na estreia europeia do Benfica em polo aquático no feminino, derrota com o Izmir Buyuksehir, por 10-19, na 1.ª jornada da ronda de qualificação para a Challenger Cup. Esta manhã, o Benfica ganhou ao Física em hóquei em patins no feminino (14-3).

5. Agenda
Eis os jogos agendados para hoje: em andebol, receção ao ABC, na Luz, às 15h00; no basquetebol, visita ao FC Porto, às 14h30; em voleibol, duplo desafio na Luz (a equipa feminina defronta o Vilacondense às 17h00 e a masculina encontra-se com o VC Viana, às 19h00); no futsal no feminino, o Benfica defronta o Povoense, na Luz, às 21h00; a equipa feminina de andebol joga no reduto do ABC, às 18h00; no futebol de formação, os Sub-19 recebem o Farense, às 15h00.

6. Inspiradoras na Champions
Já é conhecido o calendário da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol no feminino.

7. Protagonista
Marcel Matz chegou às 200 vitórias desde que chegou ao Benfica e lembra que essa marca se deve ao coletivo.

8. 20 anos do Estádio da Luz
João Salgado, secretário-geral do Benfica, dá o seu testemunho no "Chão Sagrado: memórias da Nova Luz (15)".

9. Sport Lausanne e Benfica de parabéns
A BTV esteve nas celebrações do 30.º aniversário."

Benfica News, in SL Benfica

Nota de pesar


"Condolências do Sport Lisboa e Benfica pelo falecimento de Sir Bobby Charlton

O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pela morte de Sir Bobby Charlton. Trata-se de uma notícia que entristece o mundo do futebol e particularmente o futebol inglês, do qual Sir Bobby Charlton era um dos maiores vultos.
É, também, uma oportunidade para relembrar a amizade que sempre uniu Sir Bobby Charlton a Eusébio, outra das figuras maiores da história do futebol mundial.
Além de terem sido contemporâneos em campo, Eusébio e Sir Bobby Charlton foram criando uma amizade, fora dele, que os tornou ainda mais lendários.
Em 1966, o Campeonato do Mundo que consagrou Sir Bobby Charlton como campeão do mundo e um dos mais respeitados jogadores de sempre, foi, também, o momento em que Eusébio ascendeu ao estatuto verdadeiramente imortal, tornando-se o melhor marcador dessa competição.
Sir Bobby Charlton e Eusébio foram representações bem-sucedidas de uma saudável e histórica relação entre pessoas e povos, mas também de um permanente engrandecimento dos clubes que amaram e são símbolo.
Ao Manchester United e a todos os seus adeptos, o Sport Lisboa e Benfica endereça igualmente as suas condolências por esta perda inestimável."

Chão Sagrado - Memórias da Nova Luz #16 - Eduardo Aleixo

BI: Megafone #5 - "Vamos ser sempre barriga de aluguer de novos talentos"

Oportunismo e ingratidão


"O futebol vai prestar mais um serviço ao País, que continua a penalizá-lo fiscalmente

Portugal vai ser uma das sedes do Campeonato do Mundo de 2030, juntamente com Espanha e Marrocos (participações de Uruguai, Argentina e Uruguai são simbólicas, assegurando 3 dos 104 jogos do evento) e os custos desportivos para o nosso País serão de somenos, embora do caderno de encargos do Governo decorram melhorias estruturais nos sistemas rodoviário e ferroviário, além de garantias a serem dadas pelos sistema de Saúde, pela Segurança Interna e pela Hotelaria. Destas melhorias decorrerão custos, mas não haverá alguém que, no seu juízo perfeito, considere tratarem-se de despesas e não de investimentos.
Sejamos absolutamente claros: Portugal apenas tem um estádio que pode albergar uma meia-final, a Luz, enquanto que Espanha e Marrocos se batem pela final.
Os espanhóis, que tinham por certo o jogo decisivo em Madrid, no novo Bernabéu, um projeto futurista apadrinhado por Florentino Pérez, para 81.044 espectadores, vêm-se agora ameaçados pela disponibilidade de Marrocos construir, nos arredores de Casablanca, um estádio ainda melhor, para 113.000 adeptos, que seria o segundo maior do Mundo, atrás do anfiteatro de Pyongyang, na Coreia do Norte. Mas Marrocos, que vê neste mundial uma possibilidade de modernização e aprofundamento do turismo, está disponível para remodelar outros cinco estádios, até às «5 estrelas», para ter mais uma sede, ambição que a Espanha deverá contraditar com elementos semelhantes. De qualquer forma, e sabendo que o investimento nas infraestruturas portuguesas não será significativo, o retorno, tangível e intangível, representará um novo salto quântico para o nosso País. Perante esta oportunidade ganha para Portugal por Fernando Gomes (e seria injusto se não referisse o nome de Tiago Craveiro), este deverá ser um momento de consenso, que não pode ser prejudicado por estratégias partidárias ou outras, que podem visar metas egoístas, mas não levam em linha de conta o interesse do País. Aliás, de um País político que se tem servido do futebol para ficar bem na fotografia, mas que, ao mesmo tempo, foge a sete pés das responsabilidades que devia ter com quem aporta mais-valia a Portugal, recusando nivelar a carga fiscal, pelo menos ao nível médio que é praticado na UE. Assim, soa a oportunismo e ingratidão."

Os filhos de um deus menor


"Abençoado futebol que nos faz reparar no país real da interioridade e da insularidade, o país honrado, trabalhador, pobrezinho mas limpinho

TAÇA. Há todo um universo mitológico naquela que será a prova mais democrática e popular do futebol português. Grandes e pequenos juntos na mesma prova. Amadores e profissionais criadores de um mesmo espetáculo que, como se fosse um circo, anda de terra em terra para gáudio de um povo que apenas tem por hábito ver os seus ídolos na televisão.
Jornais, rádios, televisões e ainda esse mundo alucinante, diverso e disperso, das redes sociais, falam da existência de clubes que passam anos e anos no anonimato, cumprindo a sua função proletária de jogar um futebol simples, mas digno. São filhos de um deus menor. Representam a basesinha de uma indústria desportiva que não foge em desigualdade da estrutura social do país.
Tenho na memória o momento televisivo em que as câmaras captaram a euforia nas cabinas do Olivais e Moscavide quando se ouviu o nome do Sporting como adversário da Taça de Portugal. Não deixa de ser uma alegria aparentemente paradoxal, porque, do ponto de vista desportivo, cada um daqueles modestos jogadores de futebol, sabe que, salvo qualquer milagre, a temporada da Taça acaba aqui. Mas há sempre o sonho indizível de que o jogo com os leões os possa lançar numa carreira de verdade. Subir a um palco onde atua um dos grandes do nosso futebol é, já de si, uma conquista e uma glória. Daí a festa, antes da festa. Daí a sensação de chegada a uma terra prometida e que levava tempo em tornar-se real.
Esta é uma fase da Taça que, admito, não entusiasma especialmente, aqueles adeptos de coração de pedra de qualquer um dos grandes clubes. E, no entanto, para quem cedeu muitos jogadores às seleções, esta suave transição para o futebol faminto de vitórias e de pontos é desejável. É preciso retomar o ritmo e a exigência competitiva e os treinadores sabem que nem sempre se consegue mudar o chip com a facilidade com que se acende ou apaga a luz da sala.
Há um espírito de solidariedade na Taça. E uma alma lusa que adora ficar de bem com a consciência quando pratica boas ações. Daí que os jogos entre grandes e pequenos tenham sempre os mais modestos como visitados e os grandes senhores como ilustres visitantes. O que não deixa de ser uma falácia. Muitas vezes, os mais pequenos são tão pobres que não têm casa suficientemente digna para receber equipas profissionais. Por isso, pede-se uma casa emprestada e lá se vai o tal espírito de Taça e a festa de aldeia.
Apesar de tudo, a Taça faz vibrar o país real. O país da insularidade e da interioridade. O país honrado e trabalhador, pobrezinho, mas limpinho. O país desenhado em rugas e suores de uma luta quotidiana. O país de gente anónima e de uma vida severina. O país pequeno, mas, ainda assim, demasiado distante do Terreiro do Paço. O país dos retratos fiéis de Aquilino e de Torga. Pois abençoado futebol que nos faz reparar na existência desse país real, tão diferente do país telenovélico, onde os maus são castigados e os bons ganham sempre a felicidade eterna.
É curioso como ainda sobrevive, na Taça, esse lado tão romântico do futebol. Como ele resiste aos tempos, às modas, à modernidade dessa nova filosofia da era do vazio e do homem máquina. Como ele sobrevive entre os escombros das ideias de um desporto com ética e com princípios.
Festejemos, então, a Taça e o que ela ainda simboliza de valores e de resistência ao unanimismo dos gestos e dos atos de uma sociedade que, de tão uniformizada, cada vez mais estranha os diferentes e as diferenças. Daí o crescimento das intolerâncias e dos sectarismos. Ser diferente, mais do que estranhar-se, causa medo."

Porque escorregas tanto, Benfica?


"Regresso à muito mais exigente Liga dos Campeões, já na próxima terça-feira, deve servir para os encarnados meditarem sobre o futebol que estão a jogar

O Lusitânia dos Açores deu, na verdade, extraordinária réplica e soube impor alguns obstáculos ao Benfica, mas isso não pode explicar tudo sobre a pobre exibição do campeão nacional na estreia na Taça de Portugal 2023/24.
Devemos reconhecer todo o esforço da equipa de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que compete no Campeonato de Portugal (a quarta divisão do futebol português) para se tornar num adversário que foi tudo menos fácil para as águias.
Mas devemos reconhecer também que o Benfica esteve quase sempre longe de mostrar um futebol entusiasmante, suficientemente aplicado ou minimamente eficaz, apesar do resultado final parecer o contrário.
Chegou, aliás, a parecer absurda a facilidade com que a equipa de Roger Schmidt perdia a posse da bola, bem como, em demasiados momentos, a surpreendente dificuldade de conseguir sair a jogar da zona defensiva ou concretizar lances com princípio, meio e fim.
O opositor mostrou muita valentia, mas o valor da equipa açoriana não pode, por si só, justificar o futebol tão pouco fluído e tão pouco consistente jogado pelos encarnados.
Foi ridícula, ainda, a quantidade de vezes que alguns jogadores das águias escorregaram e caíram no relvado encharcado, sem poderem, assim, dar a melhor sequência às jogadas ou, como foi o caso particular do brasileiro Arthur Cabral, de as finalizar.
E porque escorregaram tanto alguns jogadores encarnados? Por má escolha dos pitons das botas para um relvado que naturalmente pela quantidade de chuva não estava nas melhores condições? Não sei se foi pelos pitons ou não; mas escorregar tantas vezes não lhe fica nada bem!
Dir-se-á que o Benfica jogou, agora, nos Açores, o suficiente para ultrapassar confortavelmente esta primeira eliminatória da Taça de Portugal. Mas numa equipa como a do Benfica, mesmo o suficiente tem de valer mais do que se viu no relvado do Lusitânia.
São difíceis de explicar tantos passes falhados, não é fácil aceitar tanta dificuldade na recuperação da bola, tanta previsibilidade, tanta falta de imaginação, tanta inadaptação ao relvado.
O Benfica dos Açores acabou, mais uma vez, por se valer muito do jovem João Neves e da determinação que outro jovem, Tiago Gouveia, aplicou na iniciativa individual que o levou a obter um belo golo e a fechar a contagem do jogo nos 4-1.
Além deles, e naturalmente da vitória, as únicas outras boas notícias para as águias talvez acabem na estreia a marcar do ainda inadaptado (e muito ineficaz) Arthur Cabral e nos minutos mais de competição a que voltou a ter direito o infeliz Gonçalo Guedes.
De resto, talvez se exija meditação á águia sobre o futebol que está a jogar, sobretudo agora que está de volta a Liga dos Campeões, com a Real Sociedad a visitar a Luz, já na próxima terça-feira).
Podem Roger Schmidt e jogadores considerar que está, afinal, tudo bem com a equipa. Mas se, porventura, se confirmar o contrário, não podem, pelo menos, dizer que não foram avisados!"

Ética e integridade?!


"O Sporting CP, que irá jogar contra o Olivais e Moscavide para a Taça de Portugal, informou que não vai ceder as receitas do encontro ao seu adversário.

A justificação para esta tomada de posição é atribuída a questões de ÉTICA E INTEGRIDADE.
Ora, ética e integridade é tudo o que, ao longos dos anos, não se tem visto nos viscondes de Alvalade.
▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro quando teve um presidente que afirmou: «PAGUEI A ÁRBITROS PARA FAVORECEREM O SPORTING COMO PAGARAM OS DIRIGENTES DE QUASE TODOS OS CLUBES E SITUAÇÕES HOUVE EM QUE O ADVERSÁRIO PAGOU MAIS DO QUE EU». in A bola magazine, n.º128/Janeiro de 1998

▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro, quando, alguns dos seus adeptos, invadiram a própria Academia para agredir treinadores e jogadores, num episódio de TERROR e VIOLÊNCIA?
▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro, quando teve um presidente que de forma DESRESPEITOSA, não reconheceu e ignorou uma suspensão de uma Comissão de Fiscalização?

▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro quando, de forma ESCANDALOSA, lesou todo um povo, que através dos impostos foi "pagando" a fatura do descontrolo financeiro, ao receber sucessivos perdões bancários pelos atos de má gestão que cometeu, contribuindo para o abismo em que o próprio banco se meteu.


▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro, quando vive em constante bajulação de um jogador, que raramente fala do Sporting, mas que por ser considerado um dos melhores do mundo, até apagam o nome Manuel Fernandes.
▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro, quando não consegue assumir e aceitar o número de campeonatos ganhos, mesmo quando são feitos estudos históricos e, por vontade própria, se pedem alterações à verdade, não sendo pedidos aceites por historiadores e arquivistas?
▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro, quando teve um dirigente que depositava quantias monetárias em contas bancárias de árbitros, com o intuito de fazer crer que o juiz era corrupto?

▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro, quando aceitou que fosse criado um SACO AZUL com 60 mil euros, para pagar a árbitros de andebol e futebol?


▶️ Como pode um clube achar-se ético e íntegro, quando nos jogos da finais do campeonato de futsal da época passada, jogou com um jogador dopado e sabiam disso?

Por tudo isto e muito mais, o Sporting CP não tem MORAL alguma para ousar, se quer, usar termos como ÉTICA E INTEGRIDADE..."

Os diferentes!!!


"Sporting justifica porque não vai doar receitas ao Olivais e Moscavide: "Questão de integridade e de defesa dos seus adversários" 🚨
"O Sporting luta pela transparência no futebol. Ainda que, historicamente, seja uma prática habitual, eticamente considera não fazer sentido doar receitas a equipas com que vai competir, independentemente dos valores envolvidos."
"Combate uma ideia, que infelizmente se perpetua, de que o apoio financeiro a clubes mais pequenos serve o propósito de conferir vantagem aos clubes maiores, sobretudo a realização de jogos em estádios com condições mais favoráveis aos grandes."
Palavras de Frederico Varandas.
Agora pegamos nisto e colocamos na questão dos direitos televisivos.
Qual será a conversa do visconde???"

É isto


"Desculpem a frontalidade, mas os adeptos e sócios do Benfica são os adeptos mais burros do Mundo. Como é que ainda não conseguiram perceber que, neste momento, não há um único orgão de Comunicação Social que não esteja dominado pela Aliança do Altis e com o propósito bem definido de atacar o Benfica?
A perseguição a Schmidt, a Trubin, a Kokcu, a Arthur, tudo estrategicamente alinhavado por eles, com linhas editoriais bem definidas, simplesmente para desestabilizar, criar narrativas falsas e com isso gerar barulho. A situação de Arthur então é inaceitável. Ainda ontem ouvíamos no relato do jogo um lagarto fanático de nome Rui Pedro Rocha falar nos "sete" jogos de Arthur, mentira bem difundida nas últimas semanas, parida pelo Departamento de Terrorismo das Antas. Hoje é ver jornais a falar no 1ºgolo ao 8ºjogo. Enfim...
A falta de equidade e de verdade com que (não) se discutem os assuntos do Calor da Noite deixa tudo a nu sobre as reais intenções da Comunicação Social e é o melhor exemplo do que acabámos de dizer.
Não sejam burros, é apenas o que vos pedimos. A eles, deixemo-los a falar sozinhos e a imprimirem jornais para ficarem nas bancas. A falarem na TV para o segundo maior clube de Portugal: o Anti-Benfica. A sério, não sejam inocentes e pensem no mal que essa gente nos anda a fazer, sempre que tiverem a tentação de meter no canal CMTV, SICN ou CNN ou comprar qualquer um dos jornais desportivos nacionais."

Cadomblé do Vata

"SC Lusitânia 1x4 SL Benfica

1. A História tem coisas doidas como esta... se estivéssemos em 1830, hoje tínhamos ido à capital do Reino de Portugal lutar contra o centralismo, ganhar contra tudo e contra todos e outras patetices do género.
2. Não vou dizer que o relvado estava escorregadio, mas... a coisa tinha corrido melhor se no banco o Schmidt tivesse sido substituído pelo Nuno Resende.
3. Espero que os dirigentes do Lusitânia não estejam atentos, porque se estiverem, podem protestar este jogo... de certeza que é ilegal jogar em simultâneo com Tengstedt e Arthur.
4. Responsáveis do Lusitânia passaram 2 semanas a dizer que iam lutar pela vitória, discutir o jogo, etc e depois aparecem em campo vestidos de camisola às riscas verdes e brancas... parece a minha mulher a dizer que eu tenho de emagrecer e depois faz bolos e sobremesas.
5. Mesmo sem imprimir um ritmo muito elevado, mostramos concentração, empenho e respeito pelo adversário... e em momentos que estamos vivos, nem com ordem do Padre Cura alguém nos consegue ganhar."

UMA ESPÉCIE DE JOGO-TREINO RUMO AO JAMOR


"Lusitânia 1 - Benfica 4

1. É bonita a festa da Taça, especialmente quando vamos jogar fora, enchemos de alegria povoações locais... e ganhamos!
2. Depois de paragem de duas semanas para as seleções, um jogo em ritmo de treino, sem grandes exigências competitivas, não me parece a melhor forma de preparar um embate de Champions como aquele que vamos ter na terça feira. À atenção de quem faz os calendários das nossas competições.
3. Lá está: jogámos a passo, sem velocidade, sem intensidade, sem necessidade de fazer grande pressão. E, contra uma equipa do quarto escalão, os golos naturalmente apareceram...
4. Minuto 68, Eureka! Arthur Cabral, que estava a fazer um jogo sofrível, faturou, por fim, com o "Manto Sagrado" vestido.
5. Dois golos mal anulados a Gonçalo Guedes e um grande golo de Tiago Gouveia mostraram que Schmidt tem mais opções para a frente de ataque.
6. Difícil entender a substituição de Chiquinho por Florentino... aos 87 minutos. Ainda se fosse para estrear um jovem na equipa A...
TERÇA FEIRA É A DOER!
CARREGA BENFICA!!!"

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Terceiro Anel: Lusitânia...

Terceiro Anel: Bola ao Centro #14 - Taça de Portugal, paragem das Seleções e antevisāo da Champions e da Liga

BI: Lusitânia...

Bigodes: Lusitânia...

Águia: Lusitânia...

5 minutos: Lusitânia...

Vambora: Lusitânia...

Uma Semana do Melhor, excerto...

BTV: pós-jogo, excerto...

RTP, excerto...

Total, excerto...