Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Ao velhote das barbas que veste de vermelho

"Estava a ver o jogo do Benfica em Olhão, que por sinal era em Loulé, e chegando ao intervalo, perante um empate a duas bolas, comecei a pensar o que havia de pedir ao Pai Natal.
A situação era a seguinte: no primeiro quarto de hora da partida, todas as jogadas de ataque do Benfica terminaram com a queda do jogador que recebia a bola supostamente para rematar à baliza, por causa do péssimo da relva do Estádio Algarve; a equipa adversária marcara nos primeiros 45 minutos 25 por cento dos golos que obtivera em 12 jornadas e meia do Campeonato; o Olhanense já obtivera dois tentos em meio jogo, sendo que havia 11 meses que não bisava em 90 minutos; o ataque do Benfica lá ia respondendo aos golos do adversário, correndo mais uma vez atrás do prejuízo.
A entrada de Sulejmani após o intervalo ficou justificada em um minuto: o número 8 da equipa do Benfica passou com autoridade pela defesa contrária e com um remate de trivela fez o resultado que viria a ser o final.
E então, que hei-de pedir ao Pai Natal? Relvados em condições para todos os jogos do Campeonato? Mais atenção e eficácia por parte da defesa do Benfica que este ano já sofreu 9 golo em 13 jogos do Campeonato, 4 golos em 2 jogos na Taça, 8 golos em 4 da Champions e 15 golos em 10 jogos particulares de preparação? O rapidíssimo restabelecimento de Cardozo e de Salvio?
Excluindo a última questão, que obviamente imploro do coração ao velhote das barbas brancas que veste de vermelho, por razões de solidariedade e pela falta que fazem à equipa, só peço mais uma graça na minha modesta qualidade de Benfiquista: mais paciência, que uma fé imensa já eu tenho. Já escrevi e repito: o Benfica tem todas as condições para fazer mais."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Lixívia 14

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......33 (-7) = 40
Sporting.....33 (-1) = 34
Corruptos...33 (+7) = 26
Braga.........19 (+2) = 17


Existem duas hipóteses para as reacções histéricas da Lagartada: estratégia, ou atrasadês mental !!! Pessoalmente, penso que é um pouco das duas!!! Desde do primeiro minuto que teve direito a tempo de antena, o presidente Lagarto procurou sempre conflitos para se armar em vitima, a estratégia é clara... Mas ao mesmo tempo, só mesmo um atrasado mental pode pensar que alguém (a não ser os acéfalos Lagartos) leva a sério a indignação inflamada dos Calimeros!!!
Admito que no meio da choradeira, existe uma característica que elogio: o descaramento!!! Não é fácil, marcar 4 golos em fora-de-jogo nas primeiras 4 jornadas do Campeonato; não é fácil beneficiar de um penalty, inexistente, que a existir seria fora da área, ou mesmo fora do campo; não é fácil ter os jogadores da sua equipa, cobardemente, sistematicamente, estrategicamente, passarem o tempo todo a mergulharem para a piscina sempre que são afectados por uma corrente de ar; não é fácil ver um golo bem anulado, por duas faltas ofensivas consecutivas; não é fácil beneficiar disto tudo (e mais algumas coisas...), e chegar ao fim do jogo, e afirmar que tem vergonha de fazer parte do desporto Português; não é fácil...!!!

Não vi em directo o jogo dos Lagartos, assim que vi o golo anulado, fiquei descansado: a polémica com as horas vai passar, pois será difícil defender o indefensável!!! Ingenuidade minha!!! A quantidade de Lagartos acéfalos, que têm direito a tempo de antenas nas rádios, nas TV's e nos jornais, torna impossível, qualquer tentativa de bom-senso...!!!
O golo foi bem anulado, existe falta do Montero, e também existe falta do Argelino: o Miguel Rodrigues, está a recuar, e quando tenta fazer a 'chamada' para o salto, é empurrado/'apoiado', só mesmo quem nunca jogou à bola (ou basket) pode dizer que aquele contacto é inócuo. Não havia necessidade, o Miguel Rodrigues nunca chegaria à bola, mas a falta existe... Basta inverter os papéis, imagine-se que era o Miguel Rodrigues, a dar um toque daqueles ao Silimani - e o árbitro nada marcava -, neste momento os mesmos Lagartos estariam a chorar um penalty!!!
De todos os lances idênticos, o mais parecido, foi o empurrão do Jackson no jogo contra o Paços. É verdade que o Silimani foi menos ostensivo, mas não deixou de ser falta... Mas também podemos comparar este contacto, com os mais variados penalty's e faltas 'pedidas' pelos adeptos Lagartos, em vários jogos. Ainda no último jogo com o Belenenses, o penalty exigido pelos Lagartos, dá-se num contacto, onde a intensidade também é duvidosa, mas nesse caso todos eles ficaram com a certeza, que era falta...!!!
O discurso do presidente da claque Lagarta ainda defendeu que o jogo foi muito violento, que ficaram muitos vermelhos por mostrar, etc., etc... Ontem nos programas da noite, vi alguns dos lances supostamente mais duros, e fiquei estarrecido!!! Então os Lagartos acham que aquilo é violência, excessiva virilidade?!!! Então aconselho a rever o Setúbal-Benfica, e as várias agressões ao pontapé que os jogadores do Benfica sofreram...!!!
A falta sobre o Jefferson, devia ter sido marcada, e o jogador do Nacional merecia o amarelo. Nada mais. Ainda foi um fora-de-jogo mal assinalado ao Carrilo. Um lance complicado, com a 'linha' a passar em cima do pé do Carrilo... O Peruano continuou o lance e rematou ao lado, não sei se já tinha consciência que o jogo estava interrompido. Estes foram os dois únicos erros que vi. O resto é treta... Estes dois lances não são suficientes, para considerar que os erros tiveram influência no resultado...
Estou também muito curioso, para saber quais vão ser os castigos, para dirigentes e jogadores do Sporting, depois do ajuntamento no final da partida. Quando os próprios jornaleiros tentam, inquinar a discussão para um possível castigo ao Presidente da Lagartada, estão simplesmente a tentar branquear o comportamento dos jogadores. É visível, nas imagens vários jogadores, completamente fora de si, em volta do árbitro, alguns repetentes nestas situações... e se nada for escrito nos relatórios, as imagens podem ser usadas?!!!
Já no jogo das equipas B's, depois daqueles festival no final do encontro, a impunidade foi a nota geral, sendo que o jogador Lagarto que ia partindo a perna ao Lindelof, levou 1 jogo, e os outros que andaram ao soco, nem uma multa!!!

Em Setúbal tivemos mais um festival de porrada (este não foi ficção!!!), não foi só a pisadela nas costas do Nico. O Sulejmani, o Garay também foram agredidos sem bola, pontapeados, por trás... E imagine-se o Matic levou com um pontapé na cabeça, dentro da área do Setúbal, e ninguém achou que era penalty (nem livre indirecto!!!)... O critério que leva os avençados (TV's, rádios, jornais...) a considerarem um lance, como Duvidoso, ou como um Erro clamoroso, continua torto, tortíssimo...
Como é que é possível neste jogo, considerar um lance duvidoso, um mergulho do Sabino na área do Benfica, e depois nem sequer mencionar o pontapé na cabeça do Matic?!!!
Como afirmei na crónica do jogo, o Benfica tinha a obrigação de jogar melhor na 1.ª parte, mas muita da culpa do mau jogo de futebol, deveu-se ao critério de impunidade que o árbitro resolveu dar aos Setubalenses. É verdade que o Fejsa, também entrou na festa, e podia ter levado o amarelo mais cedo... mas, isso só aconteceu porque o Sérvio resolver 'repetir' o que vi do outro lado...!!! E tenho a certeza que este Setúbal, quando jogar com os Corruptos (e os Lagartos também), vai ser dos mais 'manso' possível. Tal como o Olhanense, que na jornada anterior fez 22 faltas (as que foram assinaladas, mais as outras...), e nesta jornada com os Corruptos, fez 7 !!!
O penalty a favor do Benfica, é claríssimo, o jogador aumentou a área... Ainda podia ter sido marcado outro penalty, sobre o Luisão, que é impedido de saltar. E para mim, o pontapé na cabeça do Matic é penalty claro.

O treino dos Corruptos com o Olhanense teve pouca história. O mais interessante foi a rapidez com que os elogios começaram a chover em cima da equipa Corrupta!!! Bastou 2 golos de canto, para desbloquear o resultado, e mais 2 nos minutos finais, para serem os melhores do mundo e arredores...!!!
O erro mais grave, foi um penalty, já nos últimos minutos, por Mão na bola do Diákete. Os outros dois lances que os Corruptos protestaram, não existe qualquer falta... A maneira como os jornaleiros, rapidamente juram que existiu um penalty sobre o Licá, quando este deu simplesmente o cu ao adversário e atirou-se para a piscina, é demasiado absurdo sequer, para ter graça!!! Houve um fora-de-jogo mal assinalado ao Varela.
Uma nota sobre o 2.º golo dos Corruptos: mais uma vez temos o Jackson a saltar nas costas de um defesa, tal como tinha acontecido no jogo com o Braga. Eu até admito que não existe falta, mas acho muito estranho (ou nem por isso...) ninguém catalogar estes lances como Duvidosos...

O Braga na Madeira, deixou marcas principalmente nas bancadas. Dentro do campo, parece que houve alguma permissividade disciplinar para o Braga, mas a expulsão do Derley foi justa.
Agora, estou muito curioso, para saber que o Braga vai ser castigado, devido ao comportamento dos adeptos, que invadiram o campo, violentamente... e que durante toda a estadia no Funchal, provocaram vários desacatos. Será que as imagens televisivas não podem ser usadas neste caso?!!! Afinal, o prevaricador não é o Benfica...!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenense(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
7.ª-Estoril(f), V(1-2), Manuel Mota, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Nacional(c), V(2-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
9.ª-Académica(f), V(0-3), Hugo Pacheco, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Paixão, Nada a assinalar
12.ª-Arouca(c), E(2-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
13.ª-Olhanense(f), V(2-3), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
14.ª-Setúbal(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(4-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Corruptos(f), D(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(c), V(3-2), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Guimarães(f), V(0-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(c), V(3-0), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Nacional(f), E(0-0), Miguel Mota, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Sporting(c), V(3-1), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-Belenenses(f), E(1-1), Miguel Mota, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
10.ª-Nacional(c), E(1-1), Xistra, Nada a assinalar
11.ª-Académica(f), D(1-0), Capela, Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
12.ª-Braga(c), V(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
14.ª-Olhanense(c), V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Nacional(f), D(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar
8.ª-Académica(c), D(0-1), Benquerença, Beneficiados, Sem influência no resultado
9.ª-Rio Ave(c), D(0-1), Jorge Tavares, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(f), D(0-1), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
11.ª-Olhanense(c), V(4-1), Soares Dias, Nada a assinalar
12.ª-Corruptos(f), D(2-0), Paulo Baptista, Nada a assinalar
13.ª-Setúbal(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
14.ª-Marítimo(f), E(2-2), Rui Costa, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores: