Últimas indefectivações

sábado, 11 de novembro de 2023

100

Terceiro Anel: Bar do Cosme #2 - A Polemica está servida! - Os Equipamentos do Benfica e a revisão dos estatutos.

Crónica de uma viagem a San Sebastián


"Quando saiu o sorteio da Champions, o pensamento foi logo San Sebastián. Milão não podia ser e Salzburgo era demasiado longe e caro para o que sobra de orçamento de final de ano. San Sebastián permitia ir de carro e, juntando uns amigos, dividia-se as despesas.
Os meses foram passando e a decisão final ia-se protelando. Até porque o Benfica não punha os bilhetes à venda. Eu não sei se isto é culpa do clube ou da UEFA, mas como é possível só venderem os bilhetes para um espetáculo uma semana antes de ele acontecer? Imaginam isto noutro sector que não o futebol? Pessoas com viagens marcadas ou por marcar, não sabendo se terão entrada ou não. Muito mal é tratado o adepto de futebol.
A confusão de sempre com o site do Benfica para comprar bilhetes levou a que só no segundo dia se tenha conseguido os pdf mágicos. Com a entrada para o estádio garantida, a decisão foi tomada: 'bora lá a mais de dez horas de viagem de carro'! Para um jogo em que estava convencido que o Benfica ia perder, salvo algum milagre. Mas fala mais alto o amor ao clube, o convívio com os amigos e a experiência incrível que são estes aways no estrangeiro. E quem sabe...o tal milagre.
A viagem começou às oito da manhã de Portugal e só terminou às 21 horas de Espanha! Pelo meio, 12 horas no carro, com paragens para abastecer o depósito e as gargantas (cerveja e favaios, menos para o condutor, claro). Paragem mais longa em Valladolid para umas tapas, que a fome já apertava.
Tivemos muita sorte com o tempo, pois pouco choveu e após deixar as malas no hotel foi tempo de ir à parte velha da cidade e lá conviver com outras dezenas de benfiquistas até às tantas da madrugada. Um highlight da noite foi falar com um espanhol que se apaixonou pelo clube, desde os tempos de Pablo Aimar. E a mãe dele a contar-me que o filho tem o quarto todo decorado à Benfica!
Na manhã seguinte visitamos Bilbao e o Museu Guggenheim, para regressarmos ao início da tarde, mesmo a tempo de entrar no cortejo até ao estádio. É sempre delicioso ver as caras dos locais ao ver a turba estrangeira aos cânticos e aos saltos, avançando pelas ruas da sua cidade.
O estádio? De média dimensão, mas com um excelente ambiente. Os adeptos da Real Sociedad comprovaram a fama de terem das melhores atmosferas em Espanha. A sua equipa também ajudou ao entusiasmo, claro. Já a nossa...
Acho que foram os 30 minutos mais vergonhosos que alguma vez vi uma equipa do Benfica fazer. Cada ataque deles era golo. Foi uma sorte não estar 6-0 aos 30 minutos. Cinco vezes a bola entrou nas nossas balizas (duas felizmente anuladas), mais a bola ao poste no penálti. Cheguei a temer que ia rever o pesadelo de Vigo, mas desta vez comigo presente no estádio.
Houve uma pequena reação do Benfica na segunda parte, mas foi quebrada por mais uma vergonha: novamente «benfiquistas» a atirarem tochas para a bancada adversária. É urgente banir estas pessoas, o clube tem de fazer mais! Não tenhamos medo das palavras, quem faz isto não é boa pessoa nem benfiquista. É impossível gostarem do clube, mais a mais, sabendo que este já estava no risco de uma punição forte.
Atirar tochas a homens, mulheres e crianças. Quem é capaz de uma coisa destas? É preciso não ter nada na cabeça. São uma minoria, porque a nossa bancada estava tão revoltada com isto como os espanhóis.
No final do jogo, longa espera e depois percebemos porquê: a saída de todos foi feita de forma individual, pois a polícia espanhola queria identificar quem atirou a tocha. Se eles conseguiram filmá-los, porque não consegue o Benfica? Não sei responder, mas não sei se também não tenho medo de saber a resposta.
Apesar da expetativa de represálias dos espanhóis, a cidade continuava muito tranquila e conseguimos comer e beber, antes de ir dormir. Que no dia seguinte houve muitas mais horas no carro para regressar a Portugal.
Esta equipa do Benfica está um descalabro. Treinador desorientado, reforços que não se mostram e jogadores antigos bloqueados e a não render o que meses antes rendiam. E vem aí agora o Sporting...
Pode ser que haja aqui o milagre."

6 jogadores que podem decidir o dérbi eterno


"Lisboa recebe este domingo o primeiro dérbi da temporada entre SL Benfica e Sporting CP. Com a liderança do campeonato em causa, as duas equipas chegam ao jogo em fases muito distintas da época.
De um lado, a equipa da casa que se encontra num período crítico face aos resultados e exibições recentes. Do outro, o rival que se desloca à Luz sem qualquer derrota para o campeonato esta temporada.
Posto isto, num jogo decisivo para o futuro próximo dos clubes, olhemos para aqueles que se podem destacar como principais protagonistas e decidir o eterno dérbi.

6. Nicolás Otamendi: O capitão dos encarnados, apesar das más exibições recentes da equipa, tem-se destacado por entre os demais. Fazendo jus à braçadeira que verga no braço, o argentino é sempre peça-chave para o conjunto encarnado.
Num dérbi em que se espera um Sporting muito ofensivo e pressionante, recaem em Otamendi as principais expectativas para a manutenção do equilíbrio da defesa encarnada, que terá de estar no seu melhor para parar o ataque rival.

5. Marcus Edwards: Num dia de inspiração, Marcus Edwards é um elemento muito desequilibrador e diferenciador na equipa.
Face às fragilidades que a ala esquerda do Benfica tem sentido nos últimos jogos, o inglês pode tirar proveito disso e destacar-se pelas melhores razões, tal como fez frente ao CF Estrela da Amadora.

4. João Neves: Apesar da tenra idade, João Neves já parece estar habituado a jogos grandes. Decisivo na última temporada em Alvalade e dominador nos dois encontros frente ao FC Porto na presente época, o jovem médio português já mostrou que é feito para este tipo de partidas.
No domingo, não se espera nada mais que uma exibição de esforço e compromisso por parte de João, que pode ajudar a equipa no alcance de um bom resultado frente aos leões.

3. Paulinho: Ainda que não seja consensual entre muitos, Paulinho já garantiu doze pontos aos leões esta temporada a partir dos seus golos que levaram a equipa a vitória.
Superior ao ano passado, o avançado português pode ser mais uma vez decisivo tal como foi frente ao Vizela, Famalicão, Casa Pia e Estrela da Amadora, onde garantiu os três pontos aos leões de forma crucial.

2. Viktor Gyokeres: 11 golos em 12 partidas esta temporada fazem do avançado sueco uma verdadeira ameaça à baliza encarnada. Tal como Rúben Amorim referiu, o facto de Gyokeres estar suspenso para o jogo da Liga Europa faz com que o avançado vá com mais “sede” à Luz.
Naquele que é o primeiro dérbi do número 9 dos leões, o jogador pode voltar a surpreender e aparecer de forma categórica no encontro como tem feito ao longo desta temporada.

1. Angél Di Mária: O histórico não mente. Elemento crucial em grandes jogos, o argentino prepara-se para mais um encontro decisivo na sua carreira, desta vez em circunstâncias diferentes. Depois de espalhar magia para além-fronteiras e garantir vitórias importantíssimas em diferentes ocasiões, o melhor marcador das águias esta temporada pode fazer a diferença mais uma vez.
Frente ao FC Porto, marcou duas vezes nos dois jogos disputados e, para além disso, surgiu também como elemento desbloqueador em situações de pressão e dificuldade noutras partidas. Podendo surgir a qualquer momento, Di Maria é o principal suspeito para decidir o eterno dérbi de Lisboa."

Agenda para o fim de semana


"Nesta edição da BNews, o destaque recai na atividade desportiva agendada para o fim de semana.

1. Dérbi para vencer
O desafio com o Sporting, domingo, na Luz, às 20h30, é o cabeça de cartaz do fim de semana. O mercado secundário já foi ativado.

2. Chamadas internacionais
João Neves e António Silva estão convocados pela Seleção Nacional para os próximos compromissos. Também Samuel Soares e Tomás Araújo, mas pelos Sub-21. Estas convocatórias seguem-se às já conhecidas relativamente a Otamendi e Di María (Argentina), Trubin (Ucrânia), Jurásek (Chéquia) e Aursnes (Noruega).

3. Regresso dos Heróis (VII)
André Almeida, um dos tetracampeões e quinto jogador com mais jogos no Estádio da Luz, é o protagonista de mais um episódio da série dedicada aos escolhidos pelos Benfiquistas para o Mural dos Campeões na Catedral.

4. Resultados
O Benfica derrotou o Belenenses, em futsal, por 10-1, e o Marítimo, em andebol, por 44-28.

5. Outro dérbi
Benfica e Sporting encontram-se em voleibol, no Pavilhão João Rocha, na segunda-feira, às 20h00. Amanhã, na Luz às 17h00, a equipa orientada por Marcel Matz recebe o GC Santo Tirso.

6. Embates europeus
A equipa feminina de andebol do Benfica tem duplo confronto com o Neistin a contar para a 3.ª ronda da EHF European Cup Women. Ambos os jogos são na Luz: sábado às 12h00 e domingo às 13h00. Em hóquei em patins no feminino, o Benfica visita o CP Esneca Fraga (sábado às 18h30).

7. Mais partidas
A equipa feminina de futebol recebe o Damaiense no Benfica Campus (sábado às 15h00). À mesma hora, mas na Luz, encontro com o CDRC Tebosa em futsal no feminino. Em hóquei em patins, deslocação ao CH Carvalhos (sábado, 18h00). No futsal, há jogo com o Ferreira de Zêzere (domingo às 15h00). Também no domingo, a equipa feminina de voleibol é visitada, na Luz, pelo Braga (16h45).
No futebol de formação, a equipa B visita o Académico de Viseu (domingo, 18h00). Os Sub-23 recebem o Portimonense (domingo, 17h00). Os Sub-19 são anfitriões do Estoril. E os Sub-15 visitam a AD Almada 2015."

É favor colar no balneário do Sport Lisboa e Benfica 🔴⚪🦅

Previsíveis...


"O FC Porto está em terceiro lugar da Liga Portugal , a 3 pontos do Benfica e a 6 do Sporting.
Vem de uma derrota em casa, contra, o até então, último classificado - o Estoril que até tem mais golos marcados).
No entanto, a preocupação da comunicação social é perguntar a Sérgio Conceição o que acha da contestação que Roger Schimdt sofreu após a derrota na Champions League, ou qual a opinião que tem sobre um possível despedimento do treinador alemão.
Pelos vistos, o terceiro posto na Liga, não é razão suficiente para se perguntar a Conceição se o seu lugar está em risco. A possibilidade (caso o Benfica vença o Sporting) de ver a liderança ser repartida entre os dois clubes da capital, não é motivo suficiente para questionar o treinador dos azuis e brancos. Nem tampouco importa perguntar se vai colocar o lugar à disposição, caso o FC Porto não vença o Vitória e assim fique a 9 pontos do líder ( caso o Sporting vença o Benfica).
O facto de esta época apenas um clube ter acesso direto à Champions e o atraso do clube nortenho poder aumentar ( já leva desvantagem no confronto direto com o SL Benfica), também não é motivo suficiente para que a comunicação social sinta necessidade de colocar perguntas incómodas.
RESUMINDO: A COMUNICAÇÃO SOCIAL ESTÁ MAIS PREOCUPADA EM PLANTADAR NOTÍCIAS, FAZENDO PERGUNTAS PARA OBTER RESPOSTAS, QUE MAIS NÃO SÃO DO QUE A CONTINUIDADE DA CARTILHA DE QUE ROGER SCHMIDT CAIU EM DESGRAÇA!!
Previsíveis..."

De cabeça fria

Dormindo com o inimigo...


"Ou o Benfica erradica os ‘hooligans’, ou são estes a arruinar a reputação do clube.

Os adeptos do Benfica foram impedidos de marcar presença em San Siro, no jogo da Champions com o Inter de Milão, disputado a 3 de outubro. Foi a UEFA a determinar essa medida, argumentando com o mau comportamento de alguns benfiquistas, no 3-3 com o mesmo Inter, jogo realizado a 19 de abril, onde arremessaram tochas para a bancada dos adeptos nerazzurri, provocando ferimentos em várias pessoas, nomeadamente numa criança de oito anos. O Benfica foi ainda multado em 35 mil euros…
Esta quarta-feira, em San Sebastián, o filme repetiu-se: alguns adeptos do Benfica voltaram a atirar tochas para as bancadas onde estavam sócios da Real Sociedad, mostrando à UEFA que a sanção que aplicara recentemente não tivera qualquer eficácia. Perante a justa indignação dos bascos, o presidente da Real afirmou ter recebido um pedido de desculpas de Rui Costa, manifestamente incomodado pelo que tinha presenciado. Porém, como está à vista de todos, há no seio dos adeptos do Benfica quem procure, objetivamente, prejudicar a instituição, e não basta que o presidente encarnado fique incomodado, deverá fazer muito mais para erradicar, dos estádios, esses marginais que arrastam na lama o nome do clube. O símbolo do Benfica é uma águia e não uma avestruz, pelo que não é lícito meter a cabeça na areia e fazer de conta que não se passa nada. Passa-se, não é de agora, é grave, e se não houver medidas corajosas, mesmo que drásticas, o Benfica não só voltará a ser penalizado (esta reincidência poderá ter consequências muito graves, mas o mal está feito, e agora haverá que arcar com o prejuízo) como entrará numa lista negra, por atos que são da responsabilidade de uns quantos, mas afetam a imagem de milhões.
De que serve ter um estádio de última geração, planear o futuro de olhos postos na modernidade, se depois, no básico, que é o controlo da segurança, se falha em toda a linha?
É verdade que o Benfica vem de uma derrota pesada e de uma exibição desastrada no País Basco, é verdade que se aproxima o dérbi com o Sporting, e estas são preocupações legítimas para o benfiquismo.
Mas não é menos verdade que se o Benfica não encarar de frente este inimigo que tem dentro de casa caminhará para uma fragilização inevitável."

A galinha dos ovos ou os ovos da galinha


"O Benfica tem a formação mais valiosa do Mundo, num montante de 670 milhões de euros, atribuídos a 104 jogadores. 'Papoilas e girassóis', a opinião de Bagão Félix.

A sempiterna questão no futebol de como conciliar o desempenho resultadista, a exigência económica e o equilíbrio financeiro é — mal comparada — a de como deslindar se foi o ovo que veio primeiro que a galinha ou se foi esta que pôs o ovo.
Pondo de parte, por absurdas, as duas lógicas extremadas do exclusivismo da vertente desportiva ou da obsessão exclusiva das finanças, concentro-me no que se passa no meu clube. No futebol como na vida, nem sempre o que é caro é bom e nem sempre o que é barato é mau. Por outras palavras, não há uma relação automática e directa entre preço e performance. Percebo que é quase uma impossibilidade um clube português competir com o oligopólio dos clubes ricaços. Mas, a habitual justificação de que «é necessário vender» para equilibrar as contas pode acabar por ter um efeito boomerang. Adaptando uma frase de um conhecido político, um clube até pode ficar melhor, mas a equipa pode piorar. Vejamos apenas o caso paradigmático de Gonçalo Ramos (não falo de Enzo porque foi accionada a cláusula rescisória e de Grimaldo que quis mudar). O avançado saiu, prematuramente, por um preço irrecusável, mesmo descontando as estapafúrdias bulas comissionistas. A esse montante, porém, deve subtrair-se o preço de contratar um substituto (neste caso Arthur Cabral). O saldo entre o certo (a saída) e o incerto (a prestação futebolística de quem entra) começa por medir-se na diferença entre os euros que entram e os que saem (por alto, entre 30 a 35 milhões, não contando com a diferença salarial). Depois, mede-se na comparação do desempenho de cada um e nos efeitos gerados no colectivo da equipa. No final da época, saberemos certamente o que foi mais custoso (ou menos proveitoso). Para já, a não passagem aos oitavos da Champions e as quatro derrotas na fase de grupos anulam cerca de 2/3 daquele ganho. E já nem falo do risco — que espero não se concretize — de falhar a Champions na próxima época. Sei que, no futebol, não se pode parametrizar tudo e muito menos eliminar a incerteza. E sei que jamais se pode provar o contrafactual, ou seja, neste caso, o que teria feito o Benfica ainda com Gonçalo Ramos. Apenas dei este exemplo para evidenciar o círculo vicioso que pode resultar de um ganho monetário de uma venda poder ser, mais à frente, anulado ou fortemente diminuído, como resultante de piores resultados desportivos. E, por tabela, com menos capacidade para obter receitas de merchandising, bilheteira, publicidade, direitos televisivos, que variam em função do sucesso e das vitórias.
É fácil acertar nesta dilemática? Obviamente que não. Contudo, a primazia deveria ser a de retenção de talentos por mais algum tempo, quanto mais não seja para diminuir a imprevisibilidade de substituições apressadas ou menos enquadradas. Tratando-se de jogadores importantes e em posições-chave, está-se sempre, desportivamente falando, a ter de reconstituir e recomeçar. Reconheço que é praticamente uma inevitabilidade. Mas é desejável retardar o mais possível tal desenlace. Inquieta-me ver o Benfica como plataforma de warm-up negocial dos melhores jogadores. Nos últimos 10 anos foram os casos, entre outros, de Ederson, Ruben Dias, Gonçalo Guedes, João Félix, Enzo Fernández, Darwin, Nelson Semedo, Renato Sanches, João Cancelo, Bernardo Silva, Witsel, etc., que passaram pelo clube por escasso tempo (às vezes uns meses só). Temo que possa acontecer o mesmo com António Silva e João Neves, e até com Tiago Gouveia que tem tudo para ser um craque.
O Benfica tem a formação mais valiosa do Mundo, num montante de 670 milhões de euros atribuídos a 104 jogadores que passaram pelo menos três anos no Seixal, entre os 15 e os 21 anos. É notável. O Benfica é igualmente o campeão mundial dos últimos 10 anos em receitas brutas de vendas de passes de atletas: 1,23 mil milhões de euros! Valores sem dúvida cruciais para umas contas equilibradas. Mas, na minha inquietude benfiquista, pergunto-me se não gostaria de deixar de ter estes títulos financeiros para aspirar a outros troféus desportivos, como, aliás, Rui Costa verbalizou quando disse que tinha o sonho de voltar a ser campeão europeu. Em suma, sempre o dificílimo ponto de intersecção da (in)equação financeira e da equação desportiva.

E.T. O resultado do jogo contra a Real Sociedade foi lisonjeiro. Receei a hecatombe. Sem laterais (!!), sem um verdadeiro 6 e sem ponta-de-lança que dê golos e com jogadores dispensados de correr, não há milagres. Schmidt inventa e confunde-se."

5 minutos: Diário...

Águia: Diário...

O Benfica Somos Nós - S03E20 - San Sebastián...

A Verdade do Tadeia #2024/69 - O projeto da Real Sociedad

Terceiro Anel: Diário...

Aquecimento, excerto...

Hora, excerto...

O Futebol é Momento, excerto...

Hora, excerto...

Todos iguais ...


"Há convocatória para reunirem em Assembleia Geral do Futebol Clube do Porto (clube e não SAD) no próximo dia 13 com vista à alteração estatutária. Entre outras, pretende-se reforçar requisitos de candidatura à presidência e alteração ao regime de incompatibilidades e impedimentos. O novo n.º 2 do artigo 64.º passa a exigir que os próximos candidatos à presidência tenham que ter, pelo menos, 15 anos ininterruptos como associados sénior (maiores de idade que gozam dos direitos consignados nos Estatutos — n.º 1 do atual artigo 16.º). Acrescentam-se 5 aos 10 anos previstos nos atuais estatutos (n.º 4 do artigo 63.º) para se assumir o cargo mais alto da hierarquia da direção.
Esta alteração não parece melindrar a eventual candidatura de André Villas-Boas, afiliado do clube, segundo rezam notícias públicas, desde outubro de 1987. Caso tenha mantido a quotização ativa, os seus 15 anos de associado sénior estarão cumpridos em 2010.
Curiosamente, o Sporting Clube de Portugal apenas exige 38 anos para candidatura ao cargo em causa e o Sport Lisboa e Benfica leva o prémio aberração por (ainda) exigir 25 anos ininterruptos como associado efetivo (a partir dos 18 anos de idade) e concomitantes com a data da eleição (o que só permite candidaturas com 43 anos de idade já feitos). Algo que foi aprovado numa célebre assembleia geral em 2010 com pouco mais de cem associados.
Por fim, a alteração ao artigo 45.º dos estatutos do FC Porto sobre as incompatibilidades e impedimentos em que se quer ver aprovado um novo n.º 5 onde conste que será «vedado aos titulares dos órgãos sociais do clube realizar, por si ou por interposta pessoa, quaisquer negócios com o Clube ou com qualquer sociedade em que o Clube exerça, direta ou indiretamente, influência dominante, salvo quando o negócio seja do manifesto interesse do Clube, haja sido precedido de concurso público ou se tenha obtido prévio parecer favorável do Conselho Fiscal e Disciplinar». A redação não é feliz ao não se perceber, no imediato, se são requisitos cumulativos (a expressão ou leva ao caminho contrário). Mas os princípios da transparência, ética, integridade e correção vertidos nos Estatutos estão pela hora da morte..."